Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Gse_multipart13851

Projeto Socata TBM 700 para x-plane

+10
Eliézer Ruivo
Ricardo Gonçalves
FelipeGA
Joz
Carvalho
Jeanzao
Vitor Castro
Maurici Anesi
Cmte. Pena
Junkie
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Dom 27 Set 2015, 16:25

Caros brothers
Após descrever meus infortúnios, lá no tópico do Baron 58 P, cá estou, de pé, poeira sacudida e dando a volta por cima.
Lá não deu? Ok, risca e inverte.
Vamos de Socata. (Inclusive combina tudo, já que vou construir de sucata clown )
E para não perder o embalo, enquanto desistia de um, já estava pensando no outro.
Vejamos o que vem pela frente:

Só uma observação, os créditos constam nas respectivas fotos, ou seja, as duas primeiras... as demais são de minha autoria, menos a imagem da base do projeto, na qual não constava o autor e portanto, configurado o "domínio público", legalmente pude fazer as alterações e publicá-la em meu blog.
Só posso dizer que a foto, base da imagem, não é de minha autoria, apenas as alterações para adaptá-la ao projeto.

Esse será o avião:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane 0997743

Esse o painel (inclusive é um simulador):

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane TBM700

Essa é a "base da base" lateral do projeto:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Tbm_lat_01

Essa é a máscara do painel, mdf 3mm, com as marcações de posicionamento dos monitores para as gauges. (haverá outras telas de menor tamanho para os instrumentos não cobertos pelos monitores):

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01514

Essa é a base do painel, que receberá os monitores e demais aparatos, já cortada "a maior", para receber o glareshield, mais os apoios laterais. Aqui ainda falta uma barra de 2cm de espessura, que vai embaixo do painel, usada no modelo real como decoração... na verdade essa decoração esconde uma barra de suporte, e a mesma é recortada no centro para receber a caixa de manetes:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01515

Finalizando, a mesma vista por trás... Essa coisa está de pé por sorte, pois ainda não há parafusos nem cola... sorte? ou será que o Junkie cortou direitinho? thumbsup Inclinação do painel em 5 graus, largura dos apoios 10cm, distância final do piso será 399mm. Como eu não dispunha de uma chapa maior de madeirit 15mm, completei dois pedaços com outras chapas e colei com araldite... secou, cortou, funcionou:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01516

Ok, então é isso... e quem pensou que se livraria facilmente do Junkie estava enganado Twisted Evil
Obrigado a todos e espero contar com o pessoal aqui, dando aquela força.
Junkie



Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Cmte. Pena Dom 27 Set 2015, 16:46

É isso aí, comando, segue firme! O negócio é voar!

Huuumm... nunca voei esse TBM, apesar de já ter visto por aí. scratch

Sabe uma aeronave que estou gostando demais de voar no FSX? É o PA46 Malibu da Carenado.

Voa cravado nos 180 nós, painel muito lindo, aerodinâmica muito boa, muito realista. Acabo de fazer um tour da IVAO com ele e fiquei satisfeitíssimo.

Se eu fosse fazer um cockpit de mono, seria um Malibu. wink

Boa sorte! Estamos acompanhando. Ah! Detalhe: seu projeto poderia ser até de uma vassoura piaçava voadora, que eu estaria colado pra voar nele um dia. Imagina: ter a oportunidade de voar num simulador ao lado de um amigo tão experiente... seria show!

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Maurici Anesi Dom 27 Set 2015, 17:46

As vezes mudanças nas nossas vidas são necessárias.

Sei que esta nova aeronave, ficará tão perfeita quando seria o Baron.

Abração amigo.

Maurici

Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Dom 27 Set 2015, 21:01

Cmte. Pena escreveu:...seu projeto poderia ser até de uma vassoura piaçava voadora, que eu estaria colado pra voar nele um dia...


Fala meu brother das belíssimas Minas Gerais
Essa da piaçava vale mestrado lol
Bro, agradeço as palavras lá no outro tópico e também vossa presença aqui... nem tenho o que falar... valeu!
O Malibu é "da hora" mesmo. Tem avião que a gente pega aquela afeição e não tem jeito, parece vírus.
Eu havia pensado no TBM, até mesmo antes do Baron. Só mudei para o Baron por causa daquele video.
Meu falecido amigo voava TBM 850, então tem um certo "quê" de... sei lá o quê.
Agora, mineirim... o socata pega mais de 300 kts... e dependendo do vento, do 200 para cima... nem falo nada... eu estava lá, mas se contar, ninguém vai acreditar mesmo. E na final, você trás para 85/90... docinho, docinho.
Valeu brother, sei que posso contar contigo e sabes que a recíproca é verdadeira.
Vai seguindo aí que agora fiquei "nervoso" por causa do Baron... então vou descontar a frustração no socata... só para dar um gostinho, ele tem uma "rodela" na caixa de manetes, é a seletora... se você coloca no automático, a cada 10 minutos ele muda de tanque sozinho, e a "rodela" roda prá lá e prá cá... vou botar até o som real que ela faz... vai vendo!
Abração

Maurici Anesi escreveu:As vezes mudanças nas nossas vidas são necessárias...

Fala brother Maurici
Meu irmão... estamos juntos nessa "fita" e naquela outra.
Só posso te agradecer pela consideração e pela compreensão.
Ah sim, recebi o outro, enquanto escrevia um... está valendo, veja lá.
Abração e sei que posso contar contigo aqui.
Logo vai chegar a tua vez e sabes que poderá contar comigo também.
Abração

E por hoje, já cortei os alojamentos dos monitores. Amanhã, com tudo fixado, postarei mais algumas fotos.
Vou deixar o painel ajustado, mas só trabalharei nele após a conclusão da cabine... no decorrer do projeto os amigos verão que uma coisa depende da outra.
Mas, nesse socatinha eu estou botando fé.
Uma boa noite a todos e meus sentimentos aos que amanhã, vão ter que pegar no batente... calma, uma hora a aposentadoria chega happy
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Vitor Castro Dom 27 Set 2015, 21:14

Já dizia aquele ditado "sucata velha é que faz comida boa" scratch
Quer dizer "Mais vale um sapato velho do que um pé descalso"
A idéia é essa mesmo hmmm
kkkkk Abraços Junkie
Vitor Castro
Vitor Castro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/11/2014
Mensagens : 385
Reputação : 21
Idade : 38
Simulador preferido : X Plane 10
Emprego/lazer : Analista de Suporte(TI) estudante de Análise de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Jeanzao Seg 28 Set 2015, 07:16

A males que vem para o bem...ou.... Na dificuldade encontramos novas ideias...

Rumo ao novo projeto... valos lá, sentar na window e apreciar esse novo projeto..

abração!!
Jeanzao
Jeanzao
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/08/2014
Mensagens : 78
Reputação : 17
Idade : 37
Simulador preferido : FSX e X-Plane
Emprego/lazer : Segurança Executivo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Seg 28 Set 2015, 15:13

Vitor Castro escreveu:Já dizia aquele ditado "sucata velha é que faz comida boa"...

Fala brother Vitor
Tens razão... só falta o cozinheiro acertar a mão... ou seria o sucateiro? questões... questões...
Irmão, obrigado por você estar aqui, acompanhando.
Valeu mesmo! Forte abraço

Jeanzao escreveu:...Rumo ao novo projeto...

Fala brother Jean... é isso mesmo, vamos correr ao Socatinha!
Obrigado pela força, meu brother.
Abração

E "prá não dizer que não falei das flores.."
Historinha:
Estava hoje o pobre junkie a lidar com seu novo painel, acertando os monitores, cheio de boas intenções.
Primeiro monitor ok... segundo monitor ok, mas... escapa da mão do "retarda junkie" e vai de bico ao solo...
Primeiro pensamento: não posso postar aqui!
Segundo: juntar os cacos.
Terceiro: a caixa plástica se foi... beleza, basta reajustar o tamanho do recorte... vai ficar melhor ainda!
Quarto: mas será que está funcionando?
Quinto: junta tudo, liga e... beleza... perfeitex
Sexto: Fazer um vídeo e postar no youtube... só pra relaxar.
Quem quiser, dê uma passada lá para conhecer um pouco mais da oficina e do depósito do Junkie, e também a armação do novo painel.
O link: https://www.youtube.com/watch?v=bNZZIW2du8k
Abração a todos.



Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Maurici Anesi Seg 28 Set 2015, 18:20

Boa tarde amigão Junkie

Assisti a seu vídeo no youtube. Da hora sua oficina.
Gostei do som, música show de bola.

Vai ficar bem legal o espaço com o Socata aí dentro.

Abração

Maurici

Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Carvalho Seg 28 Set 2015, 19:17

Grande Junkie, gostei da oficina e que coincidência, estava escutando Cranberries-Zombie, quando fui ver o vídeo, hahahaha.
O Baron voce usava um modelo do default alterado, não?Esse Socata vai usar qual modelo de voo?

_________________
Si vis pacem, para bellum
plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 64
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Seg 28 Set 2015, 21:23

Maurici Anesi escreveu:...Da hora sua oficina...

Maurici, meu brother
Valeu amigo... no vídeo parece que fica menor, mas o espaço é tranquilo mesmo... não é grande, mas é o suficiente.
Por enquanto está essa bagunça, que era o que eu queria mostrar.
Mas quando o simulador estiver pronto... muita coisa vai mudar.
A música é da hora... a banda é da hora. Eu sou roqueiro, não metaleiro. Mulher, filhos e a maioria dos amigos também... mas a gente também curte bandas "mais amenas" pela melodia e pelo conteúdo das letras... mas quem pensa que rock é só barulho... melhor aprender inglês e interpretação de texto. Ouçam "parachutes" do Pearl Jam... depois me digam se rock é só barulho.
Valeu bro... mas, e a viga? conseguiste o encaixe? Estou ansioso para saber se acertei o cálculo!
Abração.

Carvalho escreveu:... gostei da oficina e que coincidência, estava escutando Cranberries-Zombie...

Brother Carvalho
Valeu irmão, a oficina é coisa de pobre se virando... Brasil, acima de tudo!
Quanto à coincidência da música... prova que você tem bom gosto Rulez
Carvalho, na minha opinião há poucas aeronaves free para x-plane, que não me façam recordar o FS95. É de doer.
Em compensação, as boas (free), algumas até superam várias pagas, o que dói ainda mais.
Só não me atrevo, ainda, a lançar mão do Plane Maker e construir o meu, devido à curva de aprendizagem.
Depois do projeto concluído terei mais tempo. Certamente vou dar uma fuçada para ver o que consigo.
Para o TBM 700, o melhor que encontrei foi um modelo lá na org, pena que não me lembro o autor, mas posteriormente eu até vou informar aqui.
O problema é que, assim como o Baron, as características desse Socata são muito discrepantes em relação ao real.
Eu conheço a aeronave, já tive o privilégio de conduzir um 850, passando dos 300 kts no fl 260.
Claro que há diferenças do que voei para esse modelo 700, mas a "base" é a mesma, até pela aerodinâmica da nave.
E já alterei o modelo para as especificações do fabricante com mais algumas dicas que recebi de operadores.
Em resumo, o bichinho já está afinado.
É isso bro, grande prazer em tê-lo por aqui.
Aquele abraço.

E para os amigos que acompanharem, e que ainda não conhecem, breve mostrarei como fazer iluminação "neon", no glareshield.
Tudo feito em casa, custo praticamente zero.

Por hoje, ficamos com duas fotos, frente e verso da "carcaça mal amada" do painel.

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01519

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01520





Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Maurici Anesi Seg 28 Set 2015, 22:00

E aí amigão

Pois é, fiz a viga superior ontem e te mandei um e-mail.
Bom, vou mandar novamente.
Ah, Pearl Jam é show. Ouvia bastante.

Valeu

Maurici




Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Cmte. Pena Ter 29 Set 2015, 07:52

Junkie escreveu:
Para o TBM 700, o melhor que encontrei foi um modelo lá na org, pena que não me lembro o autor, mas posteriormente eu até vou informar aqui...

...Por hoje, ficamos com duas fotos, frente e verso da "carcaça mal amada" do painel.

Fala, comando!

Ontem dei uma olhada e achei um TBM 850 HD da Carenado; vou me arriscar com ele (no FSX); achei um também pro FS9 (também vou me arriscar com ele!) lol

Mal amada? Que nada! Tá tomando forma, que maravilha! thumbsup

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Ter 29 Set 2015, 19:47

Maurici Anesi escreveu:...fiz a viga superior ontem...

Beleza Maurici meu bro, apesar de já termos conversado, ótimo que deu certo.
E o Pearl Jam... por quê parou... parou por quê... de ouvir
Daqui 101 anos... é o que me resta de vida, como humano 2.1 wink , ainda estarei usando calça jeans e vendo o Pearl Jam em modo holográfico, lá em Europa (a lua), orbitando Júpiter... e fazendo cockpit... de caça cilônio lol
Abraço brother, e vamos em frente.


Cmte. Pena escreveu: Ontem dei uma olhada e achei um TBM 850 HD da Carenado...

Brother Pena, tudo chique?
Eu tenho esse 850. Também gostei dele, visual carenado é show. No envelope, há pouca coisa a ajustar... e no FSX é fácil.
Mas desinstalei o FSX... pense num bandão de aeroplanos "parkeados" dentro de um hd externo... dá dó!!!
Mas, se a carenado lançasse/lançar para x-plane, eu não usaria/usarei...
Você diria, "mas por quê?... uai!"
É que quando acho um modelo do x-plane para HC, a primeira coisa a fazer é me livrar do painel, qualquer coisa 3D relacionada e outras tranqueiras diversas que acompanham o arquivo.
No caso dos Carenado, e tenho alguns aqui para x-plane, se você mexe no painel, dana com o avião todo.
Não me aprofundei na busca do porque, por quê nenhum me interessou para Home Cockpit.
Outro problema são os instrumentos... Não tenho como replicar a aviônica dos 850.
Já o 700 é outra história. A aviônica não é fraca, mas é muito mais básica e posso fazer tudo aqui.
Nesse modelo eu vou caprichar mais, levar mais a sério, pois no Baron eu fui meio inconsequente... tipo, vou fazer e pronto... deixei coisas importantes para resolver no durante, confiando no taco. Mas quando você não pensa no processo, materiais e "efeitos colaterais", não adianta se achar "dono do taco". Leva taco na cabeça!!!
No mais meu brother, forte abraço e continue dando essa força...

Hoje deixo uma foto das 8 ponteiras da estrutura inferior da cabine, que acabei de cortar.
O processo é: Foto, proporção ajustada no PSP 9, transferência para escala 1:1 no papel, recorte do molde, sobreposição do molde na madeira, marcação, tico-tico na cara e na coragem (onde se lê cara, leia-se mão)... e pronto.
Se colar, envernizar, pendurar no MASP e colocar um nome famoso embaixo... algum maluco vai chamar de arte.
Mas como foi o Junkie que fez... ah... é caco e sujeira lol

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01522
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Cmte. Pena Qua 30 Set 2015, 07:38

Junkie escreveu:
Já o 700 é outra história. A aviônica não é fraca, mas é muito mais básica e posso fazer tudo aqui.
Nesse modelo eu vou caprichar mais, levar mais a sério, pois no Baron eu fui meio inconsequente... tipo, vou fazer e pronto... deixei coisas importantes para resolver no durante, confiando no taco. Mas quando você não pensa no processo, materiais e "efeitos colaterais", não adianta se achar "dono do taco". Leva taco na cabeça!!!
No mais meu brother, forte abraço e continue dando essa força...

thumbsup

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Joz Qua 30 Set 2015, 13:21

Grande Junkie! Uma pena ver o Baron inacabado, eu mesmo já podia imaginar todo o acabamento que viria pela frente montado em cima daquela estrutura. Mesmo não chegando ao fim, agradeço pelo brainstorm que desencadeou. Agora mais do nunca quero montar minha própria cabine. Se foi uma surpresa a notícia do abandono do projeto, supresa maior foi saber que já tem outro (e que projeto!) e o estágio em que está! Parabéns pela disposição em recomeçar!
Junkie escreveu:holográfico, lá em Europa (a lua), orbitando Júpiter... e fazendo cockpit... de caça cilônio  lol
Cylons? Tem alguns Vipers pro X-Plane  wink  quem sabe não pinta um projeto bônus? heheheheh
Junkie escreveu:Outro problema são os instrumentos... Não tenho como replicar a aviônica dos 850.
Como não? Se não existe a gente inventa! Tamos aí! thumbsup

Parabéns pelo novo projeto,

Abraços

_________________
Josenildo
Especialista em Navegação Aérea
http://www.hangarxplane.com.br/
Joz
Joz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 44
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por FelipeGA Qua 30 Set 2015, 18:35

Por falar em instrumentos, comprei esta semana o Air Manager pra usar os gauges em outro monitor no X-Plane. Ele tem uma interface que permite criar novos aviônicos, mas envolve programação.

Taí uma oportunidade pra replicar os instrumentos do 850!
FelipeGA
FelipeGA
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/03/2014
Mensagens : 242
Reputação : 28
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Qui 01 Out 2015, 09:36

Joz escreveu:...Uma pena ver o Baron inacabado...

Brother Joz
Nada muda irmão, o projeto do Baron ainda está à disposição. Como já tenho tudo plotado, não é preciso correr atrás.
Conte comigo assim como sei que posso contar contigo.

Um Viper seria da hora... boa ideia!

Já a G1000, irmão, é coisa que não acaba mais.
O manual dela para o cessna tem 632 páginas...
Bro, precisamos olhar o Air Manager mais a fundo... mas pelo que sei dela, e já operei na real, fico meio cético quanto à possibilidade.

Irmão, valeu o apoio. Vamos conversar mais a fundo sobre o Air Manager... vai que cola!
Abração.


FelipeGA escreveu:...comprei esta semana o Air Manage...

Brother Felipão
Embora eu também já tenha o Air Manager, até por indicação do mestre Joz, te agradeço de coração a dica.
Como disse no comentário acima, é coisa que não acaba mais, essa G1000.
Mas, vamos dar uma olhada nesse Air Manager com mais atenção.
Obrigado irmão, pela tua presença aqui.
Aproveito e deixo um link do pilots handbook da G1000 para cessna.
Caso lhe interesse, dê uma espiada... veja o tamanho da "encrenca".
http://static.garmincdn.com/pumac/190-00498-07_0A_Web.pdf
Valeu Bro!

E deixo duas fotos dos trabalhos de ontem, terceiro dia no projeto.
Na primeira, temos um junkie "atuando"... "zóio na tico-tico"... e vai saindo o novo piso.
Na segunda, o que tem pronto da parte física do projeto... hoje sai mais coisa.

Forte abraço a todos e que tenhamos um bom dia.

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01524

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01525
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Sex 02 Out 2015, 20:33

Olá a todos.
São cinco dias de trabalho no novo projeto.
Inicialmente, estimei e postei que em 5 dias deixaria o TBM 700 no mesmo estágio em que estava o Baron.
Eu até poderia... mas decidi elevar o nível do Socata.
Mesmo mantendo, ainda, a política do baixo custo, refiz o projeto da estrutura para reforçá-lo e estou escolhendo com mais esmero o material utilizado.
Portanto, dobro minha expectativa.
10 dias, talvez menos.
Dei um título ao projeto, imaginando que o mesmo despertasse uma maior curiosidade.
Pelo que percebo... muito embora eu possa estar enganado... a parte que diz "para x-plane" assusta grande parte do pessoal.
O interessante é que bastaria um raciocínio simplista para concluir que a base é a mesma, para qualquer simulador que se vá utilizar.
Por outro lado, quando posto uma evolução ou um comentário em resposta a algum colega, procuro detalhar a explanação, o que torna o texto obviamente longo. Fácil perceber, mesmo nesta postagem.
Ocorre que, por princípio, jamais me renderei ao que se apregoa hoje, inclusive em nível governamental, ou seja, a escrita minimalista.
Já recebi em outra área desse fórum, um comentário que ditava "...aprenda a escrever resumido...", entre outras ofensas gratuitas.
Nossa moderação tratou o assunto com sapiência... considero encerrado.
Mesmo assim, o comentário, não o ser virtual, continua ecoando por entre meus neurônios.
Estaremos, grande parte de nós, brasileiros, reduzidos a isso?
... ah, o texto é muito grande, não li nem 10%...
Engraçado... é exatamente essa linha de raciocínio que me diverte, ao ler comentários em fóruns nas redes sociais, tipo "Algem  mencina estalar esse pograma"
Repito: Estaremos, grande parte de nós, brasileiros, reduzidos a isso?
Não obstante... continuarei postando meu projeto... continuarei escrevendo o tanto e o quanto julgar necessário, sempre respeitando as regras do fórum.
Aos amigos, meus caros "brothers", os quais dão suporte, mesmo sem perceber, apenas comentando, o meu mais efusivo cumprimento.
Aos que apenas visitam o tópico, mesmo sem nada comentar, meu sincero agradecimento, mas lembrando... o Junkie não morde.
Também é vossa, esta casa... críticas, sugestões, dúvidas... será um prazer tê-los aqui.
Aos que passam mas não se interessam, sinto decepcioná-los... mesmo assim, reitero que a intenção aqui é mostrar uma espécie de "passo a passo", e essa coisa implica em "primeiros passos"... aqueles chatos.
Muito bem então... deixando de lado a pseudo "Filosoantropogramaticalosofia", seguem 3 fotos.
A primeira... O esqueleto da baleia alinhadinho...
A segunda... Alinhando a base da caverna traseira...
E a terceira, se me permitem, apresento com orgulho, meu neto. Urubu por parte de mãe, Junkie por parte de pai.
A intenção é instigar o pensamento daqueles que preferem somente 10% dos textos.
Vale ressaltar que ele tem acesso à todos os meios modernos de comunicação. Mesmo assim, não abre mão do bom e velho dicionário.
Esse rapazinho, aos 7 anos de idade, já pode ser encontrado na praça Campo de Bagatelle, 300, Santana, SP, nos finais de semana, praticando aeromodelismo.
Quem disse que a fruta não cai próxima à arvore?

Um abraço e uma boa noite.
Junkie

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01526

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01527

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Dani%2BBoy
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sex 02 Out 2015, 21:11

Amigo Junkie!

"E a terceira, se me permitem, apresento com orgulho, meu neto. Urubu por parte de mãe, Junkie por parte de pai."

...quem sai aos seus não degenera! Duplamente então, nem se fala!

Mentes privilegiadas costumam estar acompanhadas da boa fala e escrita...da conversa clara e coerente e, principalmente, do bom ensinamento.

É o que temos por obrigação passar para as novas gerações, mesmo que forçosamente! Um dia vão nos agradecer... wink

E como disse um dia para o nosso amigo Urubu..."Senta a Púa" bora que o projeto tá está lindão!

Abraços fabianos!

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1672
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Joz Sex 02 Out 2015, 23:18

Grande Junkie! É sempre um prazer ler seus comentários. Esse clima de bate papo descontraído com informações preciosas tem que ser degustado como as coisas boas, ou seja, com tempo. E pelas fotos podemos constatar que você não fica apenas divagando. A coisa já está tomando forma, e vem coisa boa por aí!
Vai um pontinho! Mas né pra você não, é pro moleque wink A atual facilidade na busca pela informações deixa essa cena ainda mais rara.

Abraços

_________________
Josenildo
Especialista em Navegação Aérea
http://www.hangarxplane.com.br/
Joz
Joz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 44
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Sáb 03 Out 2015, 16:57

Ricardo Gonçalves escreveu:...É o que temos por obrigação passar para as novas gerações, mesmo que forçosamente! Um dia vão nos agradecer...

Joz escreveu:...Esse clima de bate papo descontraído com informações preciosas tem que ser degustado como as coisas boas...

Brother Ricardo e brother Joz
Coloquem vossas palavras numa A4, levem ao cartório, assinem, reconheçam firma e me enviem, que assino como testemunha.
A vós, caros irmãos: reverencia

A urna que guarda as cinzas do Urubu deve ter saltado da estante, quando postei a foto do nosso neto.
Para ele, por conta de episódios desagradáveis já decorridos, segurança era prioridade "full".
Ocorre que, para alguém mal intencionado ter acesso ao rapazinho em questão, terá que passar por 4 jovens, os quais lembram muito nosso brother Felipe, no quesito porte físico... Ah sim, quem paga isso é a avó materna... eu jamais poderia.
Mas foi "conditio sine qua non" para que o Dani permanecesse no Brasil.
Colaborei na montagem do esquema e optei pela "presença discreta", até para não passar ao garoto a impressão de "privilegiado".
É... não posso pagar... mas sei jogar o jogo.
Fora nossos 4 anjos da guarda, ainda há um quinto elemento à distância, cobrindo os da primeira linha.
Apenas lamento, e lamento muito, o fato de vivermos num país onde esse tipo de coisa seja necessária.
E lamento ainda mais por aqueles que não têm acesso a esse tipo de proteção.
Finalizando, cito uma frase proferida à época da guerra do Paraguai, pelo Marechal Mallet, e a respectiva resposta da tropa:
"Eles que venham..." "Por aqui não passarão!!!"

Bom, hoje só passei por aqui para agradecer aos amigos.
Passei a manhã e parte da tarde acompanhando a instalação de uma antena para minha internet.
Vamos ver se consigo melhorar essa coisa.
Agora, restam-me pouco mais de 2 horas, as quais pretendo dedicar ao socatinha.
Até amanhã, e uma boa noite a todos.
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Cmte. Pena Sáb 03 Out 2015, 18:05

Junkie, meu velho, não se furte a prezar pelo bom português e pela descontração! Sou adepto deste tipo de postura e adepto, mais ainda, do bom português, da educação, da simpatia, da inteligência, e do que chamo de "alegria inteligente", e por aí vai.

Seus posts são antológicos e cheios de informações úteis. Não se furte de postar também!

Estou aqui para apoiá-lo sempre que for assim: educado, sapiente e parceiro. reverencia

Continue nos brindando com sua alegria e informações.

Quanto ao neto... huuum... com aquela cabeleira toda, tinha que ser neto do Junkie. Garoto bonito! Ah, e o melhor: já está os caminhos da aviação. happy

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Maurici Anesi Dom 04 Out 2015, 16:52

É amigo Junkie

Aqui no Brasil tem tanta coisa que não consigo entender, fazer o que, tenho esperança que a cabeça de muita gente mude um dia.
Seria tão bom, nós apenas nos preocuparmos com nossos objetivos, como neste caso a construção do cockpit. Sei lá, tem gente que confunde as coisas.
Sobre as ofensas no outro post, poxa se o cara nem leu 10%, como ele pode comentar ou questionar algo?
Por mim, quanto mais escreves, mais conhecimento adquiro. Leio sempre tudo e não me canso disso.
Sobre o projeto, tenho certeza que irá ficar show.

Abração a todos

Maurici

Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Dom 04 Out 2015, 17:31

Cmte. Pena escreveu:...alegria inteligente"...

Brother Pena... essa da "alegria inteligente" dá tese!
Irmão... o que posso dizer? reverencia

Ah sim, esse é o cara que vai te receber, quando vossa senhoria se dignar a aparecer por lá!

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Mano_TWR

E não se preocupem, aqueles que forem a "Belrizonte" "via aérea par avion"... pois estarão nas mãos/voz do irmão do Junkie, instruído paralela e alternativamente pelo próprio junkie... grande coisa... lol

Maurici Anesi escreveu:...poxa se o cara nem leu 10%, como ele pode comentar...

Brother Maurici... também me fiz a mesma pergunta... mas como já mencionei, nossa moderação tratou do assunto com sapiência.
Agradeço vossas palavras e só me resta dedicar-lhe: reverencia
Entretanto... "Bora" mandar brasa no teu projeto.
Quando o pessoal ver o seu, vai esquecer do pobre Socatinha do Junkie, e, ao contrário do que possam imaginar, eu estarei feliz.

Hoje postarei um link, para quem quiser ver o tbm no modo "motion", ao som do Deep Purple.
Aí galera, não custa dar uma passada por lá e deixar uma força para o amigo Junkie.
https://www.youtube.com/watch?v=_MxnS3Jus3M

Mais 3 fotos do projeto:
1. O esqueleto da baleia, agora com painel:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01531

2. Painel alinhado:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01532

3. Detalhe, esse espaço entre a base do painel e o início da pseudo caverna, será preenchido pela barra de suporte/decorativa:

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane DSC01533

Forte abraço a todos e... amanhã tem mais.
Junkie

Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Junkie Ter 06 Out 2015, 13:56

Boas, caros brothers.
Há dois dias que não posto.
Resolvi dar uma passada por aqui, apenas para cumprimentar os amigos e atualizar a situação.
Não quero passar a impressão de que me vejo como um "expert" em Home Cockpits... apenas trabalhei em alguns.
Portanto, algumas coisas que escrevo sobre o projeto, são por experiência própria e, absolutamente não significam fato concluso.
O TBM está numa fase que considero "delicada".
Estou trabalhando no posicionamento dos pedais e dos assentos.
Porquê agora?
Bem, se eu fosse mexer na fuselagem, por exemplo, atrapalharia muito na lida com essa parte de comandos de vôo e assentos.
A coisa toda precisa ficar alinhada, a parte do painel onde vai ADI/HSI centrada com o manche.
Manche centrado com os pedais.
E ambos centrados com os assentos.
Fiz uma maquete em madeira, escala 1:1 dos pedais, para checar altura e movimento.
Estou trabalhando na estrutura dos assentos, projetando o sistema de trilhos, braços e outros detalhes.
Acredito não ser uma boa hora para poluir o fórum com imagens que parecerão repetitivas, portanto, sem fotos por enquanto.
Pela fuselagem do TBM, assim como a grande maioria dos aviões, ser ovalada, qualquer erro neste estágio nos levaria a pilotar "de lado", ou batendo o cotovelo na decoração interna, ou ainda ter que encolher a barriga na hora de cabrar.
Assim que eu conseguir finalizar e posicionar a estrutura dos assentos, postarei algumas fotos para que vocês tenham uma ideia.
Só mais um detalhe, ou desabafo:
Ainda no começo desse ano, logo após o carnaval, pensei em voltar a construir HC's.
Minha primeira ideia foi o TBM e a segunda, o Baron.
Na última hora, decidi pelo Baron.
Como já disse aqui, menosprezei as dificuldades com o para brisas e, no português claro... me dei mal.
Ok. Plano B. Vamos ao TBM.
Lá no início, contatei a Textron, atual detentora das marcas Beechcraft e Cessna, e fui muitíssimo bem atendido.
Assim como pela Bombardier, Piper, Boeing, Grupo Airbus, Cirrus... entre outras, que já havia contatado no passado.
Mencionei a todas as empresas citadas que meu interesse era única e tão somente colher dados para a construção de um cockpit caseiro.
Houve algumas, dentre as citadas, que chegaram até mesmo a me ligar, apenas para complementar informações.
DAHER, ex DAHER Socata... nada.
Mas acredito que se eu fosse contatá-los, querendo comprar um tbm 900, a história seria outra.
Aproveitando o ensejo, falemos da "nossa" EMBRAER. Certa feita, no passado, já tentamos e... nada.
Primeira conclusão? cada um deve ter a sua. A minha... não vou postar aqui em respeito às regras do fórum e à minha própria ética.
Segunda?... tudo nesse modelo, o tbm 700, em se tratando de medidas, formas, performance, características... tudo mesmo, ou consegui deduzindo pelas fotos ou por informação de operadores.
Embraer... O Urubu e eu tentamos. Eu tenho acesso irrestrito às instalações do CTA em São José dos Campos. Já colaborei, quando ainda era militar, no projeto de adaptação da aviônica dos Tucanos, quando do contrato com a Elbit Systems... O Urubu foi Coronel Aviador... ou seja... é o mesmo que você chegar em casa, querer abraçar seu pai e ele te virar a cara.
Conclusão 3? Vai ser mais fácil vocês me virem reproduzindo um caça colonial Mark II, da Galáctica, como bem sugeriu o mestre Joz, do que qualquer coisa que ao menos lembre algum avião da "Embranadaer"... Magoei!!! zangado
Grande abraço e espero retornar em breve, com algo para mostrar.
Junkie








Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Projeto Socata TBM 700 para x-plane Empty Re: Projeto Socata TBM 700 para x-plane

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos