Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


plane - Opiniões sobre o X-Plane Gse_multipart13851

Opiniões sobre o X-Plane

+4
Vitor Castro
Carvalho
sandroedudias
Fontenele
8 participantes

Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Fontenele Qua 09 Set 2015, 11:57

Bom dia,

Até o momento eu não havia dado importância ao X-Plane, aí, indo de vídeo em vídeo no Youtube, vi este vídeo:



Fiquei muito impressionado com o que foi dito e mostrado e vi que foi falado no IXEG 737, onde aí meu queixo caiu:

admirado



Depois dessa, com um Boeing 737 com este nível, penso seriamente em comprar o X-Plane 10, portanto, peço a opinião dos amigos do fórum sobre suas experiências.

Abraços,

Fontenele

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por sandroedudias Qua 09 Set 2015, 13:42

Estou testando o X-Plane 10! Até agora estou gostando. Senti muita diferença no comportamento e no desempenho no meu caso do cessna 172. Como ainda estou nos voos VFR preciso preparar melhor o X-Plane em relação a terreno, mesh! No FSX temos landclass como Cloud9 ou SceneryTech, ORBX, FS Global e varios outros. Estou dando uma olhada aqui no forum e na net, mas esta bem dificil achar um tópico resumindo todas essas informações.

_________________
Hardware:

- Fonte XFX TS 750w FULL WIRED PSU
- Asus Z97 Maximus VII Ranger
- Kingston HyperX FURY 16GB 1600Mhz
- i7-4790K @ 4.4GHz  
- Deepcool Captain 240 Computer Cpu Water Cooler Silent Liquid Cooling
- ASUS ROG GTX 1080 STRIX ADVANCED EDITION
- SSD Samsung EVO 850 1TB
- HD Seagate 1TB
- TV SMART LED 43 UHD 4K 43MU610
- Soundbar Philips 200w

Cockpit:

- Pro Flight Yoke System
- Pro Flight Multi Panel
- Pro Flight Switch Panel
- Pro Flight Radio Panel
- Stargate Rudder
sandroedudias
sandroedudias
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 24/12/2014
Mensagens : 107
Reputação : 6
Idade : 43
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Fontenele Qua 09 Set 2015, 13:51

Sandro,

Baixei a versão de demonstração, porém não pude testar ainda, farei esta noite, obrigado pela opinião.

Fontenele

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Carvalho Qua 09 Set 2015, 16:13

Fontenele, não sei qual versão a demo instala, se for a 10, teste, diurno e noturno para ver o desempenho na sua máquina, pois KSEA e arredores é bem pesado.Feito isso atualize para a 10.36 para ver a diferença e nos diga o que achou.
Vai sim estranhar a interface de configuração, mas é algo com que se acostuma rápido, inclusive com mais opções para melhor configurar seus comandos até para cada aeronave individualmente(via plugin), um sistema nativo que permite gravar até 10 câmeras, AIRAC atualizável pelo Navigraph e um GPS default que é muito legal.
Bem, a minha opinião?Ao contrário do amigo do primeiro vídeo, não acho que o FSX pareça brincadeira, apenas depende do que voce voa e o que tem instalado, mas o voo de helicóptero e o noturno são insuperáveis com certeza, e todos os Carenado que eu tenho voam melhor no XP em termos de dinâmica e tem mais funcionalidade(Tirando o Avidyne que é inútil), mas ainda estão longe de um A2A-talvez o recém lançado 172 da Airfoil Labs tenha esse nível estou esperando a versão 1.muito para comprar, agora, são simuladores domésticos e todos ainda tem muito o que andar.
Em termos de airliners complexos, eu só tenho o CRJ 200 do Javier Rollon, bem exposto pelo nosso colega Jorge Uvo neste tópico https://www.voovirtual.com/t39176-tutorial-crj200-jrollon mas o pessoal fala muito bem de addons como 777, 757 e Airbus, eu estou mesmo esperando esse https://www.youtube.com/watch?v=HXnUEjgKfcU&feature=youtu.be lol e claro que o Cascão da IXEG, quando for lançado será obrigatório.
Gostaria de concordar com o camarada que o cenário para o Brasil está bom, mas não está e não é pela falta de aeroporto, temos bons trabalhos, free e pay de gente do fórum inclusive, mas como o cenário é baseado em dados OSM e esses não são bons para o Brasil, fica um landclass nada satisfatório, embora tenha na SimHeaven um para a América que melhora um pouco.Na Europa e USA, além dos referidos dados já serem melhores, tem addons free como o Mesh HD V3, trees, lines and farms do mesmo autor e os cenários W2XP da SimHeaven que os tornam ainda melhores.
Se quiser mais algum esclarecimento que esteja ao meu alcance, é só falar thumbsup
Sandro, estava pensando em reunir o que está disponível em um tópico, mas ainda estou vendo como, já que teria cenários, plugins e configurações, mas poste em dúvidas sobre cenários, qual o tipo de voo e região que a gente ve o que tem.

_________________
Si vis pacem, para bellum
plane - Opiniões sobre o X-Plane 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Vitor Castro Qua 09 Set 2015, 16:24

Grande Carvalho,foi de tanto ver suas screenshots que eu migrei no XP,e para quem acha que realismo em gráficos é aquelas cores saturadas ,coloridas até a alma,eu adorei o ambiente do XP por que as cores são como as do nosso dia a dia mesmo,a primeira coisa que me chamou atenção no XP foi sem dúvidas em uma final quando pude ver de longe os veículos circulando nas estradas e eu passando por cima,muito dinâmico. yes
Vitor Castro
Vitor Castro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/11/2014
Mensagens : 385
Reputação : 21
Idade : 38
Simulador preferido : X Plane 10
Emprego/lazer : Analista de Suporte(TI) estudante de Análise de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Duley Qua 09 Set 2015, 21:28

Eu tenho o X-Plane 10, não me empolguei muito, pois a interface é muito diferente. Isso me deixou um pouco preguiçoso em buscar aprender a lidar melhor com o simulador.

Sem sombra de dúvidas o voo noturno é insuperável. É bonito de se ver. Já de dia não gosto muito da iluminação. Mas me lembro que até o momento que ainda estava usando o X-Plane pra aprender um pouco mais, lançaram um add-on gratuito que se chama Real Terra Haze que deu uma melhorada muito significativa na atmosfera geral do simulador, especialmente nos voos diurnos.

Acredito que quem tiver tempo e paciencia pra saber configurar o X-Plane ao agrado e principalmente sair em busca de add-ons que o deixam mais bonito, sem sombra de dúvida vale a pena. E acredito também que tem espaço pros dois simuladores sem brigas yes

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Alexandre Lima Qui 10 Set 2015, 00:09

Falar de mulheres, time de futebol, religião, rede de voos virtuais é complicado lol...eu já usei o FSX depois fui para o XP, me agradou muito, então não uso mais o FSX, pelo fato da grande diferença da dinâmica no solo e voo, mais aconselho a fazer um teste, conheço pessoas que hoje, segundo eles, tem um novo motivo para voar, e outras não foram com a "cara" da novidade, como tudo é uma questão de gosto, experimente!!!thumbsup

_________________
plane - Opiniões sobre o X-Plane 261581
_________________
Alexandre Lima
Windows 10 Pro 64-bit/AMD Ryzen 7 2700X/8,00GB Single-Channel/BIOSTAR Group B350GT3 (AM4)/SyncMaster (1920x1080@60Hz)
2047MB NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB/ Storage:238GB PM951 NVMe SAMSUNG 256GB (SSD))
//
Alexandre Lima
Alexandre Lima
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/07/2013
Mensagens : 277
Reputação : 19
Idade : 54
Simulador preferido : P3D V4.5
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Fontenele Qui 10 Set 2015, 06:58

Bom dia

Usei ontem a versão de demonstração, causou estranheza a questão das visualizações e localização dos comandos, tanto que só configurei o joystick e visões (4) do HAT, nem uso de flaps por exemplo fui atrás.
Vou esperar então uma promoção do Steam para comprá-lo, certamente pois esse "Cascão" da IXEG é impressionante, assinei o canal do desenvolvedor e vi todos os vídeos com olhar apaixonado Amor .
Sandro e Carvalho, obrigado pelas opiniões e seria muito interessante esta questão de fazer um diretório com addons por tipo para o X-Plane. brigado ao Vitor também. Duley, realmente, tem a curva de aprendizagem, pois estamos acostumados a décadas com as teclas e configurações do Flight Simulator, mesmo antes de ser Microsoft, obrigado pela opinião. Alexandre, realmente isso dá discussões acaloradas, mas, pelo menos para mim, é uma opção a mais, abraços.

Agradeço se vierem mais opiniões.

Fontenele

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Douglas.Matos Qui 10 Set 2015, 16:45

Bom, acredito que você está "aberto e pronto" para mudanças em visto que demonstra grande interesse no querido X-plane.

Primeiramente seja bem vindo ao "novo mundo da simulação", enfim, vamos falar sobre o assunto.


1 - Mudanças ( Menu / Ambiente / Adaptação ) :

- O menu é algo simples e fácil de acostumar, nenhum bicho de sete cabeças, a dificuldade que a maioria têm com a mudança é a configuração do seu joystick ou manche afinal "nada vêm pronto" porém...Isso é algo que em 10-15 minutos configura facilmente e com várias opções para se fazer no mesmo.

- O ambiente é algo que ainda me deixa meio a meio, o FS me deixava feliz com cores vivas e uma boa representação de "cor" devido ao REX, por outro lado faltava um ambiente mais real como sombra das nuvens, aquele horizonte azulado difundindo com as nuvens e etc, no X-plane você tem todas essas opções tirando aquele "brilho do FS" ( atualmente existe o Maxx-FX no qual você consegue configurar as cores do simulador deixando assim o ideal para você ).

- Adaptação é algo complicado, leva tempo e querendo ou não da trabalho para quem é acostumado a anos no FS...
Porém após a primeira "adaptação" no X-plane quando você for entrar no FS irá parecer tudo diferente, como sempre estivesse faltando algo ali naquele antigo simulador.


2 - Aeronaves / Cenarios:

Temos duas produtoras de peso do FS já no "nosso" simulador, (Carenado e Alabeo), temos a PMDG chegando com uma aeronave um tanto quanto diferente (DC6) . O mercado daqui para frente só tende aumentar agora em visto que muitas empresas esperam os resultados das vendas da PMDG por aqui...

Agora falando realmente das empresas "X-plane" destaco essas atuais e as que estão por vim:

JarDesigns: A320 / A330 : Não é um modelo "advanced" da vida mas são muito bons, estão em constantes updates buscando melhorar cada vez mais.

FlightFactor: 757 / 777 : Na minha opinião perfeitos, em termos de simulação tem um grau excelente. Eles têm o A350 também porém não tenho ele e nem me interesso em visto que foi um lançamento imaturo já que a aeronave ainda se encontra em testes de fabricação (se não me engano estão perto de entregar as primeiras né? )
Eles estão para lançar o 767 no qual falam que vai concorrer facilmente com o LevelD do Flight Simulator; acredito que irá se sair bem melhor já que estão trabalhando nos erros passados que foram encontrado no passado.

Carenado e Alabeo: Defino elas apenas sendo "melhor' do que são para FS.

DreamFoil: Empresa brasileira na qual criou sua segunda aeronave (Bandeirantes EMB110), a primeira foi um AB-115 Boero, você pode saber dessas aeronaves aqui no fórum mesmo e verá quão perfeitas são. Tenho um review do AB, infelizmente ainda não pude adquirir o Bandeirantes.

Uma pequena observação: Ela também é a melhor produtora de helicópteros para o X-plane e você consegue comprar tudo em reais com eles, bastar entrar em contato diretamente com algum dos criadores.

IXEG: Acho que você já sabe o que esperar dessa produtora né? São 5 anos de projeto no 737, vai vim perfeita!  Amor

RotateSim: Está para ainda esse ano lançar seu MD80 no qual podemos acompanhar em fóruns e imagens se trata de um belo trabalho, estou ansioso pelo mesmo.

Temos outras produtoras porém fica com você agora para matar a curiosidade e ir dando uma olhada hahahaha  thumbsup


Cenários: De cara quero deixar claro uma coisa, cenários têm? Têm sim e muito mas nada ainda se compara aos "detalhes" dos cenários do FS, falta coisa ainda para chegarmos lá.

Para mundo a fora temos Aerosoft, TropicalSim (alguns para o Brasil), Beti-X (a melhor porém até hoje só lançou um cenario: CZST ) , Drzewiecki Designs (Alguns cenários nos Estados Unidos , Polônia e Russía, ótimos cenários por sinal, ela produz para o FS também).

Para o Brasil infelizmente não temos um Paulo Ricardo, Zanolli, Alexandre entre outros que gosto de destacar quando comenta algo sobre FS porém... Temos um Rafael, Joz, Richard , Felipe entre outros aqui do fórum que já mostraram ótimos trabalho de deixar o queixo de muita gente caída. Infelizmente o Joz anda meio sumido mas fez e ainda faz aos poucos perfeitas ferramentas para ajudar toda a comunidade; O Richard e Rafael destaco por estarem trazendo novos cenários que estão uma belezura! Amor

Ponto fraco dos cenários no mundo X-plane: No X-plane a comunidade é bem unida, compartilham e muitos suas bibliotecas ( desenhos em 3D para serem usados nos cenários), o problema disso?
A resposta é que com isso muita gente pode fazer o cenário facilmente porém não buscando o modelo real do hangar, terminal ou seja lá o que for.
Mas temos um ponto positivo nisso, a facilidade de se criar um cenário se torna muito maior, podendo assim você mesmo fazer o aeroporto de uma cidade facilmente thumbsup


3 - Plugins / Melhorias:

Os plugins no X-plane são muitos, desde ótimos free até pagos, destaco esses atualmente:

XHatSwitch: Você configurar as visões em 8 eixos.

HeadShake thumbsup thumbsup : Efeito de tremer o cockpit correndo na pista...

X-Camera: Ele seria o Ezdock do Flight Simulator thumbsup

NoaaWeather: Seria nosso gerenciador de clima, está longe de ser algo perfeito porém é o quebra galho que temos, esse é um ponto fraco no qual encontro no X-plane porém acredito que teremos uma melhora logo logo thumbsup

Esses no qual destaco são freeware, um plugin pago que realmente vale a pena e acaba de ser lançado é o :

Ground Handling: Nosso Ground Services X, a comunidade está fazendo "todos" presets possíveis para as aeronaves e disponibilizando, bom disso que dai você não precisa ficar configurando nada para quando pegar uma aeronave diferente happy

Programas:

Skymaxx: Nuvens e céu, seria um REX porém com bem menos opções do mesmo.

Maxx-FX: Como citado anteriormente, com ele você consegue alterar as cores do simulador, buscando assim algo que realmente te agrade, brilho, contraste e etc.

SoundMaxx: Melhora o som ambiente do simulador, infelizmente esse eu ainda não tenho, será uma compra futura com certeza. thumbsup


Isso é somente um pouco do que poderia passar horas e horas falando aqui porém é complicado abordar um assunto totalmente sem ainda você ter experimentado o mesmo, faça testes e "se divirta" nesse novo mundo, tenho certeza que não irá se arrepender.

Código:
Desculpe se o texto ficou um pouco "atrapalhado", comecei escreve-lo era 11 horas da manha e só consegui terminar agora devido ao serviço. Qualquer duvida só postar aqui ou mandar mensagem em privado  


Última edição por Douglas.Matos em Sex 11 Set 2015, 16:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para correção observadas pelo nosso amigo Carvalho)

Douglas.Matos
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/01/2013
Mensagens : 3102
Reputação : 167
Idade : 28
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Fontenele Qui 10 Set 2015, 17:16

Olá Douglas!

Muito obrigado pelo tempo em escrever estes direcionamentos, veio bem completo. Ponto para você.

Abraços,

Fontenele

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Carvalho Qui 10 Set 2015, 20:41

Douglas, ficou bom, só um pouco atrapalhado mesmo, mas na correria é normal;
Aonde voce colocou ''XHatSwitch: Efeito de tremer o cockpit correndo na pista...'' voce deve estar se referindo ao HeadShake
O Ground Handling não tem nada a ver com Ground EnvironmentX, o primeiro são veículos e quipamentos de solo para airliners no XP e o segundo são texturas de solo no FSX, aqui acho que voce queria se referir ao GSX Ground Services for FSX.

_________________
Si vis pacem, para bellum
plane - Opiniões sobre o X-Plane 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Douglas.Matos Sex 11 Set 2015, 00:12

Carvalho escreveu:  Douglas, ficou bom, só um pouco atrapalhado mesmo, mas na correria é normal;
Aonde voce colocou ''XHatSwitch: Efeito de tremer o cockpit correndo na pista...'' voce deve estar se referindo ao HeadShake
O Ground Handling não tem nada a ver com Ground EnvironmentX, o primeiro são veículos e quipamentos de solo para airliners no XP e o segundo são texturas de solo no FSX, aqui acho que voce queria se referir ao GSX Ground Services for FSX.  


Grande Carvalho, muito obrigado pelas correções...Como disse foi tudo meio no serviço então acabei errando em alguns detalhes hehehe...

Novamente, obrigado!

Douglas.Matos
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/01/2013
Mensagens : 3102
Reputação : 167
Idade : 28
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por FelipeGA Dom 13 Set 2015, 18:05

Douglas resumiu, e muito bem, a atual situação do XP, ou seja, não deve nada pra nenhum simulador!
FelipeGA
FelipeGA
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/03/2014
Mensagens : 242
Reputação : 28
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

plane - Opiniões sobre o X-Plane Empty Re: Opiniões sobre o X-Plane

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos