Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


(Dúvida) i7 4790k - Overclock Gse_multipart13851

(Dúvida) i7 4790k - Overclock

3 participantes

Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Rafael_FSX Seg 20 Jul 2015, 22:54

Fala galera,

Bom, utilizando o EasyTune da Gigabyte, coloquei o CPU no modo Extreme (4.7GHz), conforme a imagem abaixo:

(Dúvida) i7 4790k - Overclock I7oc

Realizei um "stress test" pelo o Intel Extreme Tuning Utility por 30 minutos. Com o uso do CPU a 100%, os fans do Water Cooler subiram para quase 2600rpm e mantive uma temperatura máxima de 83° e temperatura média de 78°, sendo que sem uso algum, meu CPU fica entre 27 e 34°.

Mesmo que seja pelo EasyTune, é seguro realizar o overclock?
Este PC é apenas para jogos, não tenho nenhum objetivo de fazer tratamento de imagem e edição de vídeo. Então é realmente necessário um OC nele?

Minha fonte possui 600w (bronze) da Corsair, está na assinatura. -> Terei problemas com ela ou por causa dela?

Desde já, agradeço.

Abraços

_________________
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX
Rafael_FSX
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/08/2009
Mensagens : 614
Reputação : 14
Idade : 30
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Re: (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Duley Seg 20 Jul 2015, 23:48

Acho que sua temperatura em stress ficou muito alta. 83 graus é muita coisa, sendo que você nem rodou por tanto tempo.
Nesse caso, recomendo baixar um pouco o clock. As temperaturas em idle estão normais.

Sua fonte não é problema. E fazer over pelo EasyTune não é a melhor opção pra conseguir um over bem otimizado. Existem muitas variáveis e o EasyTune não as considera.

E pra finalizar, recomendo fazer um teste de stress com o Prime95. Deixe rodando por pelo menos umas 2 horas e vá monitorando a temperatura.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Re: (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Rafael_FSX Ter 21 Jul 2015, 00:29

Obrigado Duley!!

Irei fazer o teste com o Prime95 amanhã no período da tarde e retornarei com os resultados.

Ainda não vou me arriscar a fazer OC pela bios, apesar de ter montado esse pc do zero sozinho, ainda não me sinto confiante para tal.

Abraços.

EDIT: Estava lendo a respeito do Prime95 e vi que recomendam um teste de no mínimo 6h para configurações normais e 24h para computadores com OC. Será preciso tudo isso mesmo thinking ?

_________________
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX
Rafael_FSX
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/08/2009
Mensagens : 614
Reputação : 14
Idade : 30
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Re: (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Duley Ter 21 Jul 2015, 17:30

24 horas é exagero. Pelo menos com duas horas você atinge os limites pra saber se vai ficar estabilizado ou não.

Mas importante que independente do teste, pode ser que você comece a usar algum programa ou o proprio FSX ou P3D e tenha algum problema. O uso é o melhor teste.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Re: (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Rafael_FSX Qui 23 Jul 2015, 19:08

Duley, acabei esquecendo de fazer o teste.
Mas o barulho dos fans a 2600 rpm estava me incomodando e acabei voltando para o dafault em 4.0 (4.4 com o turbo boost).

Mas estou interessado em fazer o "real deal" do overclock, mas ainda estou inseguro em relação a configuração na bios.

Tem um padrão específico ou varia de pc para pc?

_________________
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX
Rafael_FSX
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/08/2009
Mensagens : 614
Reputação : 14
Idade : 30
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Temp limite para i74790K

Mensagem por PheitosaBr Qua 12 Jul 2017, 13:47

Duley escreveu:Acho que sua temperatura em stress ficou muito alta. 83 graus é muita coisa, sendo que você nem rodou por tanto tempo.
Nesse caso, recomendo baixar um pouco o clock. As temperaturas em idle estão normais.

Sua fonte não é problema. E fazer over pelo EasyTune não é a melhor opção pra conseguir um over bem otimizado. Existem muitas variáveis e o EasyTune não as considera.

E pra finalizar, recomendo fazer um teste de stress com o Prime95. Deixe rodando por pelo menos umas 2 horas e vá monitorando a temperatura.

Prezados, boa tarde. Na verdade a temperatura limite (Tj. Max é de 100º), a partir dessa temperatura, a placa mãe, se estiver com as configurações de C1,C2,Termal e EIST automáticas ou ativadas, irão baixar o clock automaticamente.

1. Então se o OC for realizado todo manual e essas configurações de proteção da placa-mãe estiver ativada, o risco de queimar o processador é mínimo, porém se estiverem desativadas com o OC manual, pode sim queimar. Por isso cuidado com a quantidade de voltagem setada na BIOS. Digo isto, porque o clock alto está proporcionalmente relacionado a voltagem do processador, não é possível ter clock's altos com voltagem baixa, consequentemente, quanto mais voltagem, mais alta será a temperatura.

2. Sobre o OC automático, é ideal para ter um norte a seguir, porém é sempre bom refinar com uma voltagem mais baixa para o processador. Verificar se as demais configurações da BIOS estão de acordo, inclusive das memórias e GPU do processador. Se usa placa gráfica, desabilite ou reduza ao mínimo o GPU embarcado no processador.

3. Sobre o tipo de OC para cada CPU, depende de cada CPU, fonte de alimentação e muito principalmente placa-mãe. Existem placas que tem maior capacidade de segurar um OC em um processador e outras não. É sempre bom fazer um OC intermediário para o uso diário e refinar para não prejudicar o processador. Para OC de testes e benchmark, parta sempre do OC diário e modificando aos poucos e com calma.

OBS: Hoje eu não consigo passar dos 4.5Ghz no meu 4790K, mesmo com sistema de watercooler custom. Sempre tem uma "tela azul" ou reinicia, dependendo se uso mais ou menos voltagem. Yesyes
PheitosaBr
PheitosaBr
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 12/07/2017
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 34
Emprego/lazer : Analista de Suporte II
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/marcospaulo.f.souza

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida) i7 4790k - Overclock Empty Re: (Dúvida) i7 4790k - Overclock

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos