Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Gse_multipart13851

Home cockpit Helicóptero

+8
xXsparkemXx
Carvalho
Flavio Ribeiro
Ghost
Marcos Len.
Edenio Rodrigues
rodrigo mago
eduphn
12 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Dom 21 Jun 2015, 21:09

Movido:
Pessoal, estou quebrando a cabeça tentando simular um cockpit de helicóptero com um conjunto que seja viável financeiramente, percebi que há dois extremos um é http://www.heli-kit.com/ que já não é tão barato se considerar os custos da importação e os outros é do http://www.macbarecockpits.com.br/ pra cima o valor!

Sendo assim algum projeto de custo viável, nem que seja solução caseira, para o tão sonhado cíclico e pedal? Pedal esse que os da saitek ficam bem aquém de uma simulação mais real de helicóptero.
É possível construir um cíclico com arduíno por exemplo?

Coletivo GS Coletivo RBS nos atende né!

O Heli-kit, alguém tem? Custo x benefício?

Desde já obrigado! thumbsup

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por rodrigo mago Dom 21 Jun 2015, 21:17

eduphn escreveu:Movido:
Pessoal, estou quebrando a cabeça tentando simular um cockpit de helicóptero com um conjunto que seja viável financeiramente, percebi que há dois extremos um é http://www.heli-kit.com/ que já não é tão barato se considerar os custos da importação e os outros é do http://www.macbarecockpits.com.br/ pra cima o valor!

Sendo assim algum projeto de custo viável, nem que seja solução caseira, para o tão sonhado cíclico e pedal? Pedal esse que os da saitek ficam bem aquém de uma simulação mais real de helicóptero.
É possível construir um cíclico com arduíno por exemplo?

Coletivo GS Coletivo RBS nos atende né!

O Heli-kit, alguém tem? Custo x benefício?

Desde já obrigado! thumbsup
Pronto amigo, movido pra o fórum correto.

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 22 Jun 2015, 10:59

Olá eduphn, bom dia amigo  thumbsup
Nos parece que o joystick comum atende essa necessidade.  scratch
Certamente voce deseja algo mais realista. Veja nesse desenho que a construção caseira é relativamente simples:
http://www.heli-kit.com/images/Dimensions.jpg
Se você desejar construir um, poderemos ajudar com algumas dicas. thumbsup ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Seg 22 Jun 2015, 12:49

Inventor escreveu:Olá eduphn, bom dia amigo  thumbsup
Nos parece que o joystick comum atende essa necessidade.  scratch
Certamente voce deseja algo mais realista. Veja nesse desenho que a construção caseira é relativamente simples:
http://www.heli-kit.com/images/Dimensions.jpg
Se você desejar construir um, poderemos ajudar com algumas dicas. thumbsup ,  abraços

Sim, esse kit me atenderia perfeitamente, o problema é o custo da importação sem saber se vale a pena, pois não encontrei nenhum usuário comum relatando sobre esse kit. Só reviews de três sites que fico com pé atrás com esses reviews!

Quando a construir Inventor, seria possível fazer um cíclico por exemplo com a NG-Stargate?

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 22 Jun 2015, 15:59

eduphn escreveu:
Quando a construir Inventor, seria possível fazer um cíclico por exemplo com a NG-Stargate?
Sim, perfeitamente thumbsup ,  abraços

PS.: Para baixar o custo pode-se usar a Stargate SG.
O Manche de tubo plástico (cano d'agua com curva longa) . wink  ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Marcos Len. Seg 22 Jun 2015, 16:18

Olá amigos.
No Brasil tem outras empresas que fabricam o simulador de helicópteros também, e com um custo bem em conta.
Mas é possível construir também, pelo que vi não é muito complicado, o calcanhar de aquiles é o mecanismo do cíclico.

Marcos Len.
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/03/2015
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 22 Jun 2015, 17:26

Marcos Len. escreveu:Olá amigos.
...o calcanhar de aquiles é o mecanismo do cíclico.
Olá Marcos, boa tarde amigo thumbsup
Acho que o mecanismo do cíclico assemelha-se a uma junta universal (gimbal):

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Potdostick_zps267c8dc2

Sendo assim, seria só reproduzir este modelo numa escala maior,   incluindo o mecanismo centralizador. scratch

Mais detalhes em: https://www.voovirtual.com/t34266-side-stick-airbus  Smile ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Seg 22 Jun 2015, 18:25

Sensacional Marcos, vi tua MP e gostei do kit da ByFly, obrigado pela dica... Pena não termos ainda ninguém do fórum que tenha se manifestado sobre o produto (kit), quem sabe alguém que tenha comprado possa nos presentear com um feedback do conjunto.

Inventor, gostei demais do que projeto, que apesar de ser baseado para sidestick dos Airbus, seria facilmente adaptado para um cíclico. Vou aprofundar os estudos e viabilidade financeira e técnica! Obrigado mesmo!

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 23 Jun 2015, 10:21

Olá eduphn, bom dia amigo thumbsup

Acho que você criou no nosso VV, o primeiro tópico sobre construção caseira de cockpit para Heli. scratch
Minha experiência na simulação com helicópteros foi desanimadora, porque nunca consegui pousar.damn

Talvez o FS não seja o ideal para essa pratica. Ou porque nos faltava os controles apropriados.
Principalmente pela falta do Coletivo, porque pelo que sei, para subir ou descer modifica-se o anglo de ataque das pás e não aumentando e reduzindo a rotação do rotor.

Então sugiro que levemos adiante esse projeto, que certamente muito contribuirá com o nosso aprendizado. Smile ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Ter 23 Jun 2015, 20:09

Boa noite Inventor, desculpe não responder antes por conta da correria!

De fato é um projeto bem agradável de se realizar, primeiro pelo meu gosto pelas asas rotativas e por fim por não termos opções no mercado que sejam "alcançáveis".

Olha, utilizo apenas X-Plane, e o projeto se eu for participar, tem que abranger essa plataforma!

Então estou lendo a respeito da viabilidade em termos de conseguir peças ou ter que confeccioná-las com serralheiro se necessário for, pois pelo que vi a parte eletrônica já tem a solução pronta com a USBInterface e seus diversos acessórios! thumbsup

Preciso apenas de tempo e $$tempo$$, mas vou reportando aqui esse breve tempo de viabilidade, e muito obrigado pela atenção, já tens um cliente a mais! yes

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 24 Jun 2015, 11:10

eduphn escreveu:Boa noite Inventor, desculpe não responder antes por conta da correria!

De fato é um projeto bem agradável de se realizar, primeiro pelo meu gosto pelas asas rotativas e por fim por não termos opções no mercado que sejam "alcançáveis".

Olha, utilizo apenas X-Plane, e o projeto se eu for participar, tem que abranger essa plataforma!

Então estou lendo a respeito da viabilidade em termos de conseguir peças ou ter que confeccioná-las com serralheiro se necessário for, pois pelo que vi a parte eletrônica já tem a solução pronta com a USBInterface e seus diversos acessórios! thumbsup

Preciso apenas de tempo e $$tempo$$, mas vou reportando aqui esse breve tempo de viabilidade, e muito obrigado pela atenção, já tens um cliente a mais! yes
Olá eduphn, bom dia amigo e muito obrigado  thumbsup

Concordamos que os Helicópteros são maquinas voadoras fascinantes e que muitos já tentaram simular com eles.
Acredito que alguns se frustraram e acabaram desistindo.

Já  li alguns comentários, afirmando que a plataforma do X-Plane é mais apropriada para essa pratica.
Sendo assim, abre-se uma nova perspectiva para os amantes das "asas rotativas".

Para tanto nos parece indispensável, ter os controles apropriados. (Dizem que pilotar Helicópteros é o mesmo que  equilibrar uma bola sobre outra bola).
Exageros a parte, mas pilotar pelo mouse/teclado, sabemos que é impraticável.

Como o nosso Marcos Len comentou, existem diversos fabricantes de Kit's nacionais, equipamentos muito bonitos como os da ByFly, Macbare.  
Mas creio que são produtos mais voltados a pratica profissional.

Então temos um espaço para construção de cockpit's caseiros, equipamentos mais simples, sem todos os requintes dos cockpits comerciais, mas igualmente funcionais.
Além disso, temos a oportunidade de aprender a construir, lidando com os mais diferentes tipos de materiais.
Com a certeza de sermos bem sucedidos.  Very Happy ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Ghost Qua 24 Jun 2015, 21:11

Oooopa!!!! Gostei dessa placa controladora, pensei que daria pra construir um coletivo personalizado aqui em casa com ela.

Atualmente eu simulo helicóptero usando os pedais normais da saitek, o trothle quadrant como coletivo invertendo o curso e o posicionamento do comando do lado do assento como em helicóptero e de quebra ainda uso as manetes que sobram como manetes do motor, porém um coletivo com trothle rotativo pra treinar o voo com pane de governador seria muito interessante. Agora com essa plaquinha ai é só construir a carcaça do negócio.

Para o cíclico eduphn, eu uso um joystick normal, no caso o aviator da saitek, porém, frisando bem esse porém, aumentei a haste para poder simular o curso real de um helicoptero, explico, nossos joysticks normais tem um curso geralmente muito pequeno, coisa de no máximo 1 palmo, num helicoptero real o curso é de 30 a 40cm da alavanca de batente a batente, mesmo com todo esse curso o helicoptero ainda é altamente sensivel nos comandos, porém com esse novo curso o helicoptero é pilotável, com o curso do joystick normal original o voo simulado nunca chega perto da suavidade de um voo real, de quebra ainda esse joystick acabou simulando melhor em asas fixas já que o curso de comando de aviões reais (tirando alguns modelos) têm cursos generosos também.

Veja a foto como ficou:
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero T4WcIrZ

Detalhe da junção:
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero UvsS6eY

Pra fixar fiz uma estrutura de MDF grosso (pra ser pesado e ficar firme no chão).
Com esse ciclico consigo até pairar com o R22 da dreamfoil.

Inventor, como você disse o FS não é apropriado para simulação de helicópteros não pela falta de controles apropriados (sem querer ser polêmico), mas porque ele simplesmente não simula o voo do helicóptero de maneira realista, é instável demais no FS2004 e estável demais no FSX, não simula torque, não simula efeitos giroscópicos, portando está anos luz do que acontece com uma aeronave real dessa categoria, o que é uma pena, pois seria muito bom simular helicópteros nos cenários ORBX pra ficar ali pairando observando as belas paisagens, bem longe do que acontece com a simulação de asas fixas com PMDG e A2A ainda não surgiu desenvolvedor que tenha tido êxito em fazer um modelo pra essa plataforma que sirva pra simular voo, o que chega mais perto é o bell 206 dodosim, mas ainda tá longe do real, tanto é que comprei e nem uso.
Então pra quem quer simular helicópteros realistas sobraram o x-plane 10 e o DCS Huey ou black shark. Pra esses podem investir em comandos e cabines que a simulação não deixa a desejar, principalmente os modelos da dreamfoil para XP que são o A2A dos helicópteros atualmente.

Agora voltando ao assunto, o esquema elétrico e essa placa controladora onde ou acho pra comprar? Acho que vou encarar a construção de um coletivo.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 25 Jun 2015, 10:25

Olá Ghost, bom dia amigo thumbsup
Pelo visto, o Eduphn está reacendendo a nossa paixão pelas asas rotativas Yesyes
Colaborações como estas, sem duvida enriquecem os nossos conhecimentos.
Despertando o gosto pelas montagens caseiras, cada dia mais fáceis pela popularização das ferramentas e pela disponibilidade das placas controladoras, entre elas a nossa linha Stargate.

A placa controladora que aparece na foto é a nossa "plug and Play" Stargate NG
placa Stargate NG http://usbi.com.br/ng.html
No site você encontra as informações mais importantes. http://www.usbinterface.com.br/loja/pub/stargate_ng.pdf
E qualquer duvida pode ser respondida por nós mesmo.

E para apimentar ainda mais o tópico vejam:
https://www.youtube.com/watch?v=HhRN1Zvwc1Y

Vale a pena assistir todo o vídeo  Very Happy ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Ghost Qui 25 Jun 2015, 18:43

Inventor escreveu:Olá Ghost, bom dia amigo thumbsup
Pelo visto, o Eduphn está reacendendo a nossa paixão pelas asas rotativas Yesyes
Colaborações como estas, sem duvida enriquecem os nossos conhecimentos.
Despertando o gosto pelas montagens caseiras, cada dia mais fáceis pela popularização das ferramentas e pela disponibilidade das placas controladoras, entre elas a nossa linha Stargate.

A placa controladora que aparece na foto é a nossa "plug and Play" Stargate NG
placa Stargate NG http://usbi.com.br/ng.html
No site você encontra as informações mais importantes. http://www.usbinterface.com.br/loja/pub/stargate_ng.pdf
E qualquer duvida pode ser respondida por nós mesmo.

E para apimentar ainda mais o tópico vejam:
https://www.youtube.com/watch?v=HhRN1Zvwc1Y

Vale a pena assistir todo o vídeo  Very Happy ,  abraços

O cara tá dominando bem a máquina no video... Essa é uma questão as vezes polêmica, principalmente com instrutores de maior idade, eu já fui elogiado no aeroclube nas primeiras horas de voo pela habilidade natural ao executar as manobras, mas quando falava que não era mérito meu e sim devido ao tempo dedicado ao voo no simulador a resposta é sempre a mesma, simulador não ensina ninguém a voar, até concordo, mas dá uma boa noção, ai que entra a polêmica, acho que depende de cada um, se você é alguém que leva a sério a simulação prestando atenção às manobras e tentando sempre fazer um voo como se você tivesse dentro da aeronave a coisa é outra do que quando a pessoa voa achando que está num vídeo game de avião e sai dando trancos nas cabradas e picadas.
Hoje parei de voar porque tá faltando Dilma$$ pra um tipo de hobby desse digamos mais de luxo pra um país na situação na qual está hoje. Ainda planejo comprar pelo menos um ultraleve básico no futuro, mas até lá pra não perder a mão é bom ter controles e comandos de boa qualidade pra simular com o máximo de realismo durante o voo e sempre tentar fazer um voo mais próximo possível do que faria numa aeronave real e de preferência voar a mão, porque pra manusear um autopilot basta uma hora de treinamento.
Acho que qualquer veículo em que você pilote sentado um simulador de PC pode acrescentar habilidade pra pilotar, então valeria pra helicóptero, avião, lancha, navio, trem e até carro, não daria pra aprender a andar de moto num simulador, isso eu tenho certeza, porque usa-se muito o peso do corpo na pilotagem, mas pro resto é válido sim.

Vou começar o meu projeto do coletivo agora que você me passou o link da placa controladora que até ler este tópico eu nem sabia que existia Very Happy .
Antes vou dar uma boa pesquisada na internet pra copiar ideias de modelos que já existem  assobiar .

Abraço thumbsup

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 26 Jun 2015, 10:32

Olá Cmtes, estimulado pelos amigos Eduphn e Ghost, resolvemos dar asas a imaginação, afastando a artrose das mãos. (que pensam mais do que a cabeça) Yesyes

Pesquisando no google encontrei esse tesouro: https://www.voovirtual.com/t18901-tutorial-voo-do-helicoptero  

Totalmente seduzidos, iniciamos a construção do Gimbal.  
Logo estaremos postando as fotos para estimular os amigos a construirem também. Very Happy ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Ghost Sex 26 Jun 2015, 18:20

Inventor escreveu:Olá Cmtes, estimulado pelos amigos Eduphn e Ghost, resolvemos dar asas a imaginação, afastando a artrose das mãos. (que pensam mais do que a cabeça) Yesyes

Pesquisando no google encontrei esse tesouro: https://www.voovirtual.com/t18901-tutorial-voo-do-helicoptero  

Totalmente seduzidos, iniciamos a construção do Gimbal.  
Logo estaremos postando as fotos para estimular os amigos a construirem também. Very Happy ,  abraços

Sr. Edenio, essa desenterrou, nem eu lembrava mais que tinha postado esse artigo.  Very Happy
Eu penso que se não fosse pelo alto custo o helicóptero seria o sucessor natural do automóvel devido à sua extrema versatilidade. Embora nos EUA com o advento do helicóptero experimental quem sabe isso não vira realidade. O problema da legislação brasileira é que para pilotar um experimental necessita-se de habilitação PPH o que encarece demais a brincadeira já que PPH não pode ser obtido em helicóptero experimental como ocorre com as habilitações de pilotos desportivos de avião que além de exigir menos horas de voo essas horas podem ser feitas em aviões experimentais (que nesse caso nem barateia visto que as vezes as horas em boero e paulistinha ainda são mais baratas), porém a hora do R22 tá em absurdos 800 reais, resumindo, coisa de rico ainda por aqui.
Olha ai uma ideia pra não precisar de hangar e poder ter um brinquedinho desses em casa (pra quem mora fora do Brasil):


_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 27 Jun 2015, 10:40

Olá Cmtes, iniciamos a construção do Gimbal. thumbsup

Nesse modelo, estamos desenvolvendo o primeiro estágio, incluindo o mecanismo centralizador.
Que também vai servir  para o nosso projeto Stargate Sidestick.
Certamente numa escala menor.  wink

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Progimbal_zps3tyyscdl

(Parece que finalmente encontrei utilidade para essa bengala)  Very Happy

Segundo o nosso Ghost, o deslocamento do Cíclico real é de 30 a 40 cm de batente a batente.
Iremos limitar o curso dentro desses parâmetros.  thumbsup

Ficou faltando a "pá de ouro" pela desenterrada do tópico do Ghost  lol  ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Seg 29 Jun 2015, 11:55

Ghost, sensacional a aula que você nos deu no post antigo e bem atual, obrigado! Curti muito também o bacalhau que você fez no controle com o aumento da haste para simular um cíclico.

Inventor, estou muito envolvido em idéia com o start que vocês deram na USBInterface e bem focado numa solução que preze o custo e a viabilidade técnica.

Baseado nisso, eu tomei a liberdade financeira lol de fazer uma reversa do joystick Cyborg V1 e o que encontrei por lá, foi uma solução muito bacana, apesar de ser de plástico, me encantou como sobrepuseram dois eixos em forma de duas meia-lua que fizeram com que ficasse no mesmo plano. Estou coletando essas informações para só então conversar com vocês sobre a viabilidade técnica para produzir algo assim.
O que me incomoda (em relação ao Cyborg V1) é utilizar peças plásticas para um cíclico que tem um perfil mais pesado e com isso quebrar com facilidade, por isso a princípio penso em peças de ferro ou até alumínio.

Continuemos trocando figuras... thumbsup

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 29 Jun 2015, 13:55

Olá Eduphn, vamos manter a animação thumbsup

Estou curioso quanto a solução das "duas meia-lua"  shocked

Enquanto isso, estamos prosseguindo com o desenvolvimento do Gimbal.
Refinamos o mecanismo centralizador e iniciamos a construção do segundo estagio:

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Segundoestagio_zpsecqk9yp8

Estamos mantendo o deslocamento dos eixos X e Y no mesmo plano,  em 32 cm de batente a batente, na altura de 70 cm no Handgrip.
Não sabemos se o real é desse modo  scratch
Quem souber, por favor nos informem.  thumbsup

Muito obrigado  Smile ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 01 Jul 2015, 19:21

Olá Cmtes, concluímos o segundo estagio.  thumbsup

O primeiro prototipo do Gimbal está completo:

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Segundestagio_zpsvvfy1edn  

Ficou bem robusto, com movimentos justos e bem macios.
Deve suportar com folga, o peso do Handgrip  scratch

A seguir iremos instalar os dois potenciômetros para captarem os movimentos dos eixos  X e Y.
Pretendemos usar potenciômetros deslizantes de 10Kohms lineares, em vez dos clássicos rotativos.
O motivo é para tentar obter, uma gama maior de variações resistivas.
Consequentemente,  esperamos conseguir mais sensibilidade e suavidade, na operação com o Cíclico. thumbsup ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Qua 01 Jul 2015, 21:12

Inventor, qual altura que você estima que ficará o cíclico da base até a "empunhadura"?

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 01 Jul 2015, 21:30

eduphn escreveu:Inventor, qual altura que você estima que ficará o cíclico da base até a "empunhadura"?
Olá Eduphn, boa noite amigo thumbsup
A altura, pretendo deixar com 70cm, da base até o topo da empunhadura.
Preciso saber se esta altura está de acordo com Cíclico real confused , abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Qua 01 Jul 2015, 23:19

Inventor escreveu:
eduphn escreveu:Inventor, qual altura que você estima que ficará o cíclico da base até a "empunhadura"?
Olá Eduphn, boa noite amigo thumbsup
A altura, pretendo deixar com 70cm, da base até o topo da empunhadura.
Preciso saber se esta altura está de acordo com Cíclico real confused , abraços

Boa noite Inventor, por si só esta altura está muito boa imagino para o um cíclico genérico, mas seria mesmo interessante informações sobre alguns helicópteros mais comuns (exceto Robison por conta da particularidade de seu cíclico) para tirar uma média que fosse! Curtindo demais o seu trabalho... Ahhh, entendo que o coletivo da GS em princípio atenda muito bem quem quer montar um home cockpit de helicóptero, no próximo foco seria interessante os pedais do heli. Parabéns e obrigado! thumbsup

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por eduphn Dom 05 Jul 2015, 01:30

Inventor escreveu:
eduphn escreveu:Inventor, qual altura que você estima que ficará o cíclico da base até a "empunhadura"?
Olá Eduphn, boa noite amigo thumbsup
A altura, pretendo deixar com 70cm, da base até o topo da empunhadura.
Preciso saber se esta altura está de acordo com Cíclico real confused , abraços

Bom dia Inventor,

Novidade na construção do cíclico? Será possível comercializar esse seu produto em material mais resistente (algum metal)?


Solução interessante para não gastar dinheiro com um serviço de curvador de tubos, comprar um guidão usado por aí para servir de cíclico thumbsup https://www.google.com.br/search?q=guidao&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rPOZVb_qCMXFgwS-94KIBA&ved=0CAYQ_AUoAQ

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 07 Jul 2015, 19:23

eduphn escreveu:

Bom dia Inventor,
Novidade na construção do cíclico? Será possível comercializar esse seu produto em material mais resistente (algum metal)?

Solução interessante para não gastar dinheiro com um serviço de curvador de tubos, comprar um guidão usado por aí para servir de cíclico  thumbsup  https://www.google.com.br/search?q=guidao&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rPOZVb_qCMXFgwS-94KIBA&ved=0CAYQ_AUoAQ
Olá amigo, sempre que sobra um tempinho, vou tocando o nosso prototipo. thumbsup
Quanto aos materiais empregados no prototipo, eles são bem resistentes e baratos. Estando ao nosso alcance para construção caseira.
Entretanto, a construção toda em metal, certamente ficaria com um aspecto mais profissional.
O problema é que as empresas de metalurgia só se interessam em produzir grandes quantidades.
Até o simples serralheiro, demonstra má vontade e cobra muito caro para não fazer.
Achei uma excelente ideia, aproveitar as curvas de guidão.  thumbsup

Prosseguindo na construção do nosso Cíclico, instalei os dois potenciômetros deslizante de modo a aproveitar todo o curso, na captação de todos os movimentos dos eixos X e Y.
E mais 3 potenciômetros, todos plugados na placa Stargate NG.
Um para controlar o Throttle,  outro para controlar o Coletivo e o terceiro para controlar os Pedais:

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Gimbalpots_zpsum6cixg7


Fiz um teste rápido no FS 2004.  Mesmo assim, foi possível constatar, o excelente funcionamento do Cíclico, com respostas rápidas e precisas.
Superando sobremaneira, a minha expectativa.   espanto

Apesar da falta das manetes e sem poder usar os pés,  gostei muito do resultado.  Yesyes
Quando estiver tudo pronto, acredito que iremos conseguir "pairar" e pousar suavemente no local escolhido   Very Happy  ,  abraços

_________________
COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COCKPIT - Home cockpit Helicóptero Empty Re: Home cockpit Helicóptero

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos