Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Gse_multipart13851

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

+3
voocruz
thiagokr
jefersonsilveira
7 participantes

Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefersonsilveira Qui 07 maio 2015, 01:35

Fala pessoal!! Td bem?

Estou a alguns dias tentando criar meu sistema de tracker para o FSX. Gostaria de saber o que vocês estão utilizando, se alguma cam indicada no site da freetrack, se de PS3 ou ainda de Wii.

Eu fiz um projeto com 3 LEDs ligados em uma fonte de celular. Ele funciona porém não lixei a cabeça dos leds, assim ele perde angulo. Alguém saberia me diser que lixando realmente aumenta o angulo de atuação do feixe?

Aqui uma foto do esquema parcial: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM 10475454_10152674237881710_4709203196929931733_n

Outro lance que testei foi diretamente o FaceTrackNoIR que capta nossa face. Minha cam é bem antiga, possui FPS baixo e pelo que lembro ela fez no máximo 15FPS.

E também fiz alguns testes com realidade virtual, que postei neste vídeo:


Resumindo meus testes, estou fortemente inclinado a pega uma PS3 Eye ou um WII Remote. Mas caso você utilize uma cam que tenha resposta rápida e cumpra o objetivo, comente aqui. Smile

Desde já agradeço a atenção

Abraço!!

_________________
--
Jeferson Silveira
http://jefersonsilveira.com

jefersonsilveira
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 35
Reputação : 1
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://jefersonsilveira.com

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por thiagokr Qui 14 maio 2015, 13:18

Olá Jeferson, recentemente terminei meu clip para o headtrack depois de muito tempo pesquisando, enrolando e testando.

Hoje meu setup é um clip com 3 ir-leds e uma ps3 eye. A camera fez TODA diferença, testei com Wiimote e embora funcione apenas o Freetrack tem suporte à ele e faz muito tempo que ele não tem atualização (2012 se não me engano). De software estou usando o OpenTrack que suporta vários protocolos (inclusive por smartphone) e achei bem robusto.

Minha opinião é que a PS3 eye funcionou melhor que o Wiimote, e nem tive que fazer nenhum mod nela para retirar o filtro de IR. Apenas coloquei um filtro de luz visivel na frente com papel colorido de papelaria mesmo (em duas camadas de vermelho + duas camadas de azul). Nas condições de luminosidade do quarto, funcionou perfeitamente. Muito responsivo, sem lag, sem perder track dos leds. Perfeito.

O único porém da PS3 eye é que o driver é pago. Dois euros no site da Code Laboratories https://codelaboratories.com
Tenho o driver se precisar ;-)

Uma coisa garanto, depois de se habituar com o aparelho, não dá pra ficar sem.

Edit: Esqueci de falar, eu raspei a cabeça dos LEDs sim e fez muita diferença. Consigo mexer a cabeçade um lado a outro sem perder os pontos.

thiagokr
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 14/05/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 40
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefersonsilveira Qui 14 maio 2015, 13:49

thiagokr escreveu:Olá Jeferson, recentemente terminei meu clip para o headtrack depois de muito tempo pesquisando, enrolando e testando.

Hoje meu setup é um clip com 3 ir-leds e uma ps3 eye. A camera fez TODA diferença, testei com Wiimote e embora funcione apenas o Freetrack tem suporte à ele e faz muito tempo que ele não tem atualização (2012 se não me engano). De software estou usando o OpenTrack que suporta vários protocolos (inclusive por smartphone) e achei bem robusto.

Minha opinião é que a PS3 eye funcionou melhor que o Wiimote, e nem tive que fazer nenhum mod nela para retirar o filtro de IR. Apenas coloquei um filtro de luz visivel na frente com papel colorido de papelaria mesmo (em duas camadas de vermelho + duas camadas de azul). Nas condições de luminosidade do quarto, funcionou perfeitamente. Muito responsivo, sem lag, sem perder track dos leds. Perfeito.

O único porém da PS3 eye é que o driver é pago. Dois euros no site da Code Laboratories https://codelaboratories.com
Tenho o driver se precisar ;-)

Uma coisa garanto, depois de se habituar com o aparelho, não dá pra ficar sem.

Edit: Esqueci de falar, eu raspei a cabeça dos LEDs sim e fez muita diferença. Consigo mexer a cabeçade um lado a outro sem perder os pontos.

Que legal Thiago!

Eu comprei o trackclip pro deve chegar esta semana ainda ou semana que vem. A CAM que estou utilizando é uma C270 HD da Logitech. Fiz alguns testes utilizando o Freetrack e parece rolar, apenas não gostei que eu tenho poucos graus de giro com meu trackclip caseiro.

Então comprei o oficial e vamos testar o que ocorre Smile

Eu comecei a lixar os leds, ainda não terminei kkk.

No vídeo eu utilizei o OpenTrack tb.

Valeu pela colaboração.

_________________
--
Jeferson Silveira
http://jefersonsilveira.com

jefersonsilveira
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 35
Reputação : 1
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://jefersonsilveira.com

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Pedido de ajuda free track

Mensagem por voocruz Ter 11 Ago 2015, 14:08

Olá ,
Sou novo aqui, gostaria de saber se algum de voces poderia me ajudar, ha algum tempo comprei uma web cam playstation eye com intenção de montar um free track , comprei de um rapaz e ele baixou os drivers para mim, o problema é que o programa free track não reconhece esses drivers, se alguem tiver ai os drivers e puder me fornecer agradeço, se puder me dar umas dicas tb agradeço. ou onde baixar quais são exatamente os drivers eu sei qual é o site mas não sei qual driver exatamente devo baixar


Grato voocruz

voocruz
Recruta
Recruta

Feminino
Inscrito em : 11/08/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por thiagokr Ter 11 Ago 2015, 14:19

voocruz escreveu:Olá ,
Sou novo aqui, gostaria de saber se algum de voces poderia me ajudar, ha algum tempo comprei uma web cam playstation eye com intenção de montar um free track , comprei de um rapaz e ele baixou os drivers para mim, o problema é que o programa free track não reconhece esses drivers, se alguem tiver ai os drivers e puder me fornecer agradeço, se puder me dar umas dicas tb agradeço. ou onde baixar quais são exatamente os drivers eu sei qual é o site mas não sei qual driver exatamente devo baixar


Grato voocruz

Os drivers que você tem é o CL-eye-driver? Testa a câmera com o Open Track, o FreeTrack não é mais atualizado a alguns anos.
https://github.com/opentrack/opentrack/releases/download/opentrack-2.3-rc15p1/opentrack-2.3-rc15p1.zip

Se ainda der problema me manda uma mp que compartilho os drivers com vc.

thiagokr
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 14/05/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 40
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por voocruz Sáb 15 Ago 2015, 15:12

olá thiagokr.
         Obrigado pela dica do open track minha playstation reconheceu o programa, mas não sei como configura-lo procurei alguma coisa na internet, achei mas não entendi muito bem fala-se muito pouco, se puder  me dar umas dicas agradeço.

voocruz
Recruta
Recruta

Feminino
Inscrito em : 11/08/2015
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por MarcoAtSantiago Qua 08 Nov 2017, 10:40

Reativando tópico !

Bom dia povo.

Esses dias eu fui tentar instalar e rodar o freetrack no w10 64bits, mas quá, não rodou nem a pau, juvenal !

Alguém conhece alguma outra opção free que possa substituí-lo ou faze-lo rodar nessa plataforma ?

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefiepsen Sex 13 Dez 2019, 16:14

Boa tarde, Marco,

Free Track e 64 é uma sofrencia... Ja fiz funcionar, mas nao vale o trabalho.

Depois de muita luta, troquei pro opentrack. Cara... Sensacional! Calibração automatica, filtro show de bola de primeira, sem 2 meses pra configurar certo, configuração de curvas show tambem, roda em tudo... Cabou a sofrencia. Recomendo!


jefiepsen
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 13/12/2019
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefiepsen Sex 13 Dez 2019, 16:24

Só faltou eu olhar o ano do post assobiar

Enfim, perdão pela exumação do tópico.

Sei que estamos na era do VR, mas creio que muita gente ainda use trackers - ou não use por ainda não ter.

Eu uso tracker ha uns 10 anos e estou no meu 4º modelo, atualmente rodando reflexivo e com uma PSEye 3.

Se alguém tiver interesse posso fazer um tutorial ou algo assim pra montagem e configuração Smile Smile

jefiepsen
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 13/12/2019
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por Bonotto Seg 16 Dez 2019, 11:39

Opas ! tenho interesse sim. Faz tempo que gostaria de ter um destes.
Se puder fazer um tutorial eu agradeceria muito Smile

_________________
Educação não muda o mundo, educação muda as pessoas, pessoas mudam o mundo. (Paulo Freire )
Bonotto
Bonotto
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 162
Reputação : 14
Idade : 58
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.voelatina.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefiepsen Dom 26 Jan 2020, 17:23

Bonotto e pessoal,

Demorei, mas promessa é dívida!

Segue o tutorial completo pra confecção e configuração de um tracker reflexivo usando Opentrack.

http://bit.ly/TutorialHiTechHeadTracker

Se vocês acharem pertinente, posso criar um tópico dedicado.

Quaisquer dúvidas, estamos aí!

Abraços

jefiepsen
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 13/12/2019
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por Maqven Qui 30 Abr 2020, 15:05

Funciona no X-Plane 11?

Maqven
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 04/02/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefiepsen Qui 30 Abr 2020, 15:46

Magven,

Claro, funciona sim.

Hoje em dia todos os jogos de simulação e simuladores tem suporte a head tracking.

Mesmo nos bem antigos onde não tem, existem gambiarras pra simular um joystick com o movimento da cabeça e atribuir esse joystick ao movimento no jogo. Isso se tu for voar por exemplo YSFlight.

Acho que qualquer simulador de voo de 2005 pra cá tem suporte.

jefiepsen
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 13/12/2019
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por Maqven Qui 30 Abr 2020, 17:59

jefiepsen escreveu:Magven,

Claro, funciona sim.

Hoje em dia todos os jogos de simulação e simuladores tem suporte a head tracking.

Mesmo nos bem antigos onde não tem, existem gambiarras pra simular um joystick com o movimento da cabeça e atribuir esse joystick ao movimento no jogo. Isso se tu for voar por exemplo YSFlight.

Acho que qualquer simulador de voo de 2005 pra cá tem suporte.

Muito obrigado, jefiepsen, blza então, porque uso o X-plane 11 e tô com vontade de usar esse recurso.
Vi que vc usa um PSEye 3 pra capturar os movimentos, e que o pessoal reclama do filtro IR dela. Se vc fez a remoção, como foi o processo?

Maqven
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 04/02/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por jefiepsen Qui 30 Abr 2020, 18:14

Magven,

Existem dois tipos de PSEye, as de lente redonda e as de lente plana.

As de lente redonda é bem facil tirar o filtro, nao tem muito grilo.

As de lente plana tem o filtro pintado na lente, então nao é um pedaço que tu tira. Ja vi relatos de gente que tira com alguma tipo de solvente, nao sei detalhes. Mas tambem já ouvi relatos de que o filtro dessas de lente plana é tao fraco que nem precisa ser removido.

Eu tenho algumas de lente plana vindo da china, entao vou fazer alguns testes e posso dizer com mais certeza.

Dentro do tutorial na parte da cam tem a explicação de como identificar os dois tipos pra nao comprar gato por lebre.

jefiepsen
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 13/12/2019
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por Maqven Sex 01 maio 2020, 13:29

Ok👍
Quanto à Cam com lente plana, ficaria muito grato por fazer o teste. Encontrei algumas PS3 eye no ML, inclusive um vendedor confirmou q a lente era arredondada, mas sempre fica aquela desconfiança qdo a gente mesmo não vê. Já estou lendo o tutorial.

Maqven
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 04/02/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM Empty Re: TrackIR, Freetrack, FaceTrackNoIR e CAM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos