Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuda com Arduino - Página 2 Gse_multipart13851

Ajuda com Arduino

+5
Leandro Souza
Graziani
Cunha
Joz
carlos funchal
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty FUI BLOQUEADO

Mensagem por NELSON ICIBACI Seg 10 Abr 2017, 15:46

OLÁ, PESSOAL, GOSTARIA PORQUE FUI BLOQUEADO, SE EU ENVIEI SOMENTE UMA MENSAGEM.

ABRAÇOS

NELSON ICIBACI
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/07/2016
Mensagens : 6
Reputação : 0
Idade : 71
Simulador preferido : FSX steam
Emprego/lazer : Projetista maquinas especiais
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por MarcoAtSantiago Sex 14 Jul 2017, 22:03

Reativando tópico

Boa noite povo.
Aproveitando o tópico de ajuda com arduino ou link2fs, gostaria de saber se alguém está tendo o mesmo problema que eu.
Estou usando o display para exibir o valor de Altitude do AP. Ao enviar a mudança de valores com B11 e B12 (Serial.println("B11")), os valores passados para o flight (P3D v3) funcionam numa boa e o valor aparece corretamente no painel do AP.

O problema está no retorno com a variável "=b", ela apresenta um valor 00164 quando o valor real é 00050 e aí vai dobrando em múltiplos de 164. Vide imagem abaixo. Os que já testei, rádios, Navs, ADF, Xpdr, obs, funcionam perfeitamente... Notem, na imagem abaixo, que vertical speed aparentemente (não testado na prática) apresenta o mesmo problema.

A maquina em questão é w10 64b.

Ajuda com Arduino - Página 2 PJhlq82

Editado para solução...

Terminei de postar fui tomar um banho e... um estalo, o sistema de medidas do p3d estava em metro. Foi só mudar para pés e funcionou. thumbsup

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Qua 23 maio 2018, 18:28

Pessoal estou com dúvidas sobre usar o programa link2fs. Se alguém puder tirar algumas dúvidas serei grato. Eu tenho o arduino Mega 2605 duas chaves on/off com dois pinos. então ligo um no GND e o outro na porta do arduino. Imagino eu que na parte eletrônica seja isso. Depois vou no link2fs conecto normalmente o arduino e coloco um código que peguei do jim em um tutorial no youtube. Um código apenas para ativar o botão. Na programação do arduino eu coloco os codigo que a gente pega na aba inputs no link2fs. Eu coloquei para ligar a luz da logo do avião. ficou tudo conctado certinho mas dentro do FSX quando ligo a chave nada acontece, não surte nenhum efeito. Usei um 737NGX e um A320 Extended no A320 fica baixando os flaps no 737 não acontece nada. Precisa ser avião nativo do FSX ou pode ser qualquer outro? mais um detalhe que me atentei foi o fato de ter instalado no FSX o FSUIPC apesar de eu nunca ter aberto ele, mas ele existe lá devido o NGX. tentei um outro código do exemplo que vem na pastinha do link2fs e não funcionou o botão também. Alguém tem alguma luz para me dar por favor? desde já agradeço.

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por Cunha Qua 23 maio 2018, 22:03

jefmachia escreveu:Pessoal estou com dúvidas sobre usar o programa link2fs. Se alguém puder tirar algumas dúvidas serei grato. Eu tenho o arduino Mega 2605 duas chaves on/off com dois pinos. então ligo um no GND e o outro na porta do arduino. Imagino eu que na parte eletrônica seja isso. Depois vou no link2fs conecto normalmente o arduino e coloco um código que peguei do jim em um tutorial no youtube. Um código apenas para ativar o botão. Na programação do arduino eu coloco os codigo que a gente pega na aba inputs no link2fs. Eu coloquei para ligar a luz da logo do avião. ficou tudo conctado certinho mas dentro do FSX quando ligo a chave nada acontece, não surte nenhum efeito. Usei um 737NGX e um A320 Extended no A320 fica baixando os flaps no 737 não acontece nada. Precisa ser avião nativo do FSX ou pode ser qualquer outro? mais um detalhe que me atentei foi o fato de ter instalado no FSX o FSUIPC apesar de eu nunca ter aberto ele, mas ele existe lá devido o NGX. tentei um outro código do exemplo que vem na pastinha do link2fs e não funcionou o botão também. Alguém tem alguma luz para me dar por favor? desde já agradeço.

Ola Cmte. Ali no Link2fs tem duas linhas mostrando os dados que vem do FSX para o Arduino (To card) e a linha de baixo From Card (que vai do Arduino para o FSX), quando você aciona a chave aparece algum dado ali? É a primeira coisa que vc precisa ver. Te indicaria ligar um LED num pino Digital do Arduino, e inclui no código do Arduino para acender o LED também quando vc ativa a chave, só para saber se a chave realmente esta funcionando.

Eu abandonei o Link2fs, estou partindo para o Xplane 11, usando o Plugin ArdSim. Muito mais facil. Atualmente estou testando o baron 58, vou montar o cockpit dele aqui no meu minusculo apartamento. O Cockpit do 737 vai ter que esperar um pouco.
Cunha
Cunha
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/02/2010
Mensagens : 33
Reputação : 2
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Qui 24 maio 2018, 09:15

Obrigado pela resposta Cunha. Vou fazer um teste aqui e ver se da certo. assim que eu conseguir eu já posto a resposta aqui para deixa o feedback. Poxa bacana o X-Plane 11 eu tenho o X-plane 10 aqui. O problema é que é bem pesadinho. Para curtir mais o x-plane preciso trocar de Pc. tenho um I7 com uma placa de 1gb e 8 de ram e mesmo assim o danado fica pesado. vou precisar de algo um pc mais forte para brincar no X-Plane 11 Pois é um senhor simulador. Pelo pouco que brinquei no 10 eu adorei e a física é fantástica, inclusive as subidas e descidas de pistas que dão a real situação de não ser "chapada" tão reta quando no fsx. Bem bacana. Valeu. Obrigado.

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por MarcoAtSantiago Qui 24 maio 2018, 11:30

Lembrando que, ao ligar uma chave no arduino, precisa definir o resistor que vai definir o nível lógico da porta e então definir se será pullup ou puldown.

Mas antes de tudo, como o Cunha falou, checar se a função está disponível no simulador. A função tem que ser programável, caso contrário não funcionará.

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Qui 24 maio 2018, 12:54

Olá pessoal. Primeiramente quero agradecer a ajuda. Bom deu certo em partes aqui. Fiz como o cunha disse. Primeiro fiz um teste com o led e deu tudo certo. a chave está funcionando. Ai carreguei o exemplo de luzes que vem junto com o Link2fs, liguei na porta 30 referente a logo. No avião 737  que vem junto com o FSX aquele nativo deles, deu tudo certo. ele se comunica perfeitinho. Agora no PMDG NGX e no A320 Aerosoft nada acontece. Os aviões pagos não funciona. Só deu certo nos aviões nativos do FSX. Não tem compatibilidade com o NGX da PMDG e o A320 da Aerosoft ? OU Precisar usar o FSUIPC no caso dessas duas aeronaves?

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por MarcoAtSantiago Qui 24 maio 2018, 14:18

jefmachia escreveu:Olá pessoal. Primeiramente quero agradecer a ajuda. Bom deu certo em partes aqui. Fiz como o cunha disse. Primeiro fiz um teste com o led e deu tudo certo. a chave está funcionando. Ai carreguei o exemplo de luzes que vem junto com o Link2fs, liguei na porta 30 referente a logo. No avião 737  que vem junto com o FSX aquele nativo deles, deu tudo certo. ele se comunica perfeitinho. Agora no PMDG NGX e no A320 Aerosoft nada acontece. Os aviões pagos não funciona. Só deu certo nos aviões nativos do FSX. Não tem compatibilidade com o NGX da PMDG e o A320 da Aerosoft ? OU Precisar usar o FSUIPC no caso dessas duas aeronaves?

Nesse caso, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com o suporte da pmdg e relatar o problema.

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Qui 24 maio 2018, 14:31

Certo MarcoSantiago.. Mas deveria funcionar ?

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por Cunha Qui 24 maio 2018, 17:53

jefmachia escreveu:Certo MarcoSantiago.. Mas deveria funcionar ?
Neste caso, se for PMDG, ele tem uma tabela própria (algo assim) com o código do OFFSET(acho q é isso) que ele precisa receber para ativar essa luz. Lembro vagamente, mas tem uma tabela dessa em algum lugar na Internet. Se der um tempinho, a noite eu vou fazer uma busca, se achar alguma coisa eu posto aqui. Mas eu sei que funciona, a muito tempo atrás eu usei esta tabela para ver os códigos para fazer o MCP do 737 da PMDG. Eu inseria o código manualmente no LINK2FS para ele enviar pro FSX (para não ter que programar o Arduino o tempo todo).


Achei alguma coisa. Linkhttps://fsuipc.simflight.com/beta/Offset_Mapping_PMDG737NGX.pdfTabela


Tem uma coisinha importante, precisa habilitar o PMDG pra fazer comunicação, logo no começo deste PDF tem os parâmetros ali. No arquivo 737NGX_Options.ini do PMDG, na sessão [SDK], EnableDataBroadcast=1
Editando pela quarta vez. Smile.
Eu nunca usei o FSUIPC para esses testes, pelo que sei o LINK2FS usa o Simconnect do FSX.
Cunha
Cunha
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/02/2010
Mensagens : 33
Reputação : 2
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por MarcoAtSantiago Qui 24 maio 2018, 23:28

jefmachia escreveu:Certo MarcoSantiago.. Mas deveria funcionar ?

Opa, o cmte aí ja respondeu. Não tenho nada PMDG para poder ajudar melhor

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Sex 25 maio 2018, 10:35

Obrigado Cunha e MarcoAtSantiago. Vou dar uma olhada no PDF. Eu encontrei algumas coisas ontem em uma pesquisa pela internet. A lógica que eu entendi não é muito complicado. Você usa o FSUIPC e gera as macros das teclas de atalho para serem usadas. Depois disso coloca os códigos manualmente. No Link2fs você coloca no campo e aperta as teclas que você usou no FSUIPC, o link2fs gera algo do tipo D07 caso esteja no pino 7 do arduino. Quando ativado no arduino o pino 7 o link2fs interpreta a tecla de atalho e joga pro game. Pelo que pude entender é algo mais ou menos assim. Tem um link de um projeto que vou tentar fazer um teste hoje mais tarde e ver se da certo ao menos em uma tecla. Vou deixar o link do material caso venha a interessar para mais alguém.

http://adrianoredes.blogspot.com.br/2017/10/link2fs-com-pmdg-ou-wilco-ou-qualquer.html

Vou continuar na luta para desenvolver o painel. Nada muito complexo, mas algo que ajude mais um pouco na simulação. Obrigado a todos. Conforme eu tiver progresso eu vou colocando aqui.

Obs: Para o throttle pensei em fazer um molde e revestir com massa de biscuit fazendo uma capa. Assim o acabamento acho que vai ficar bem legal.

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por Cunha Sex 25 maio 2018, 14:25

jefmachia escreveu:Obrigado Cunha e MarcoAtSantiago. Vou dar uma olhada no PDF. Eu encontrei algumas coisas ontem em uma pesquisa pela internet. A lógica que eu entendi não é muito complicado. Você usa o FSUIPC e gera as macros das teclas de atalho para serem usadas. Depois disso coloca os códigos manualmente. No Link2fs você coloca no campo e aperta as teclas que você usou no FSUIPC, o link2fs gera algo do tipo D07 caso esteja no pino 7 do arduino. Quando ativado no arduino o pino 7 o link2fs interpreta a tecla de atalho e joga pro game. Pelo que pude entender é algo mais ou menos assim. Tem um link de um projeto que vou tentar fazer um teste hoje mais tarde e ver se da certo ao menos em uma tecla. Vou deixar o link do material caso venha a interessar para mais alguém.

http://adrianoredes.blogspot.com.br/2017/10/link2fs-com-pmdg-ou-wilco-ou-qualquer.html

Vou continuar na luta para desenvolver o painel. Nada muito complexo, mas algo que ajude mais um pouco na simulação. Obrigado a todos. Conforme eu tiver progresso eu vou colocando aqui.

Obs: Para o throttle pensei em fazer um molde e revestir com massa de biscuit fazendo uma capa. Assim o acabamento acho que vai ficar bem legal.
Vai fazer o 737? Vai começar por qual parte?
Cunha
Cunha
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/02/2010
Mensagens : 33
Reputação : 2
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por jefmachia Sex 25 maio 2018, 17:26

Olá cmte Cunha. Até agora ainda não consegui nem pegar o arduino do armário..kkkkkk Está uma correia boa aqui. Desenvolvo sistemas e Websites.
Olha a intenção é iniciar pela chave que liga a logo ou alguma luz da aeronave. Depois aos poucos vou incrementando as partes. Apesar de eu usar já um T - Flight Hotas X depois quero fazer a parte de manche e os pedais também. Penso em fazer com potenciômetros no centro de uma plataforma com fim de curso no giro e o freios nos pedais. Mas vou iniciar tudo com a chave de liga e desliga das luzes para ir pegando o jeito do link2fs e o FSUIPC.
Ao menos é a ideia..rsrsrsr

jefmachia
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2014
Mensagens : 18
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por SOUZAELS Qui 01 Nov 2018, 11:46

Graziani escreveu:
Leandro Souza escreveu:Boa noite pessoal.

Temos mais algumas opções para nosso amigo arduino, um é o Mobiflight: http://www.mobiflight.com/  achei fácil de usar, uma vez que não precisa ficar mexendo na programação e gravando, mexe-se apenas na interface e ele se comunica com o fsuipc.

Outro é o NGConnect (http://737ng.info/), mas esse é específico para Prosim737 sendo que é necessário também o SIOC e o IOPC, mas fica aí a dica se alguém quiser estudar sobre o assunto.

Boa dica cmte !
Atenção só a restrição de placas do Mobifligth e também que ele pede para regravar o firmware da Arduino, se entendi direito:
Supported modules :
The following arduino modules are currently supported:
  -Arduino Mega 2560 R3 or compatible board
  -Sparkfun Micro Pro or compatible board


Buenas...também gostaria de expressar minha opinião com o Mobiflight, achei o máximo, ja desenvolvi vários instrumentos, inclusive para um painel de king air c90....deem uma espiada no meu canal, estou a disposiçao, abç

SIMULAR É...
https://www.youtube.com/watch?v=FSZkgxjoOPA&t=2s
SOUZAELS
SOUZAELS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 28/12/2015
Mensagens : 71
Reputação : 7
Idade : 44
Simulador preferido : FSX..raiz na ul
Emprego/lazer : piloto aviaçao executiva,simuleiro,creador de home cockpit e acessorios
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por MarcoAtSantiago Qui 01 Nov 2018, 15:49

SOUZAELS escreveu:
Graziani escreveu:

Boa dica cmte !
Atenção só a restrição de placas do Mobifligth e também que ele pede para regravar o firmware da Arduino, se entendi direito:
Supported modules :
The following arduino modules are currently supported:
  -Arduino Mega 2560 R3 or compatible board
  -Sparkfun Micro Pro or compatible board


Buenas...também gostaria de expressar minha opinião com o Mobiflight, achei o máximo, ja desenvolvi vários instrumentos, inclusive para um painel de king air c90....deem uma espiada no meu canal, estou a disposiçao, abç

SIMULAR É...
https://www.youtube.com/watch?v=FSZkgxjoOPA&t=2s

Olá SOUZAELS, no início eu iria usar o mobflight, mas o software só funcionava com determinada versão do arduino mega e não gostei do método de configuração dele. Acho mais prático e mais seguro escrever as linhas de código e usar o link2fs, que até hoje, nunca tive nenhuma restrição wink

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por SOUZAELS Qui 01 Nov 2018, 19:22

Buenas MARCOATSANTIAGO...o software agora está redondinho, porem eles acobselham apenas a usar a MEGA ou PRO MICRO...eu que nao tenho essa facilidade de escrever no ARDUINO, por isso optei pelo MF, mas beleza...to na escuta...abç

_________________
'VOAR É PARA ANJOS, PÁSSAROS.....E ALGUNS HOMENS DE SORTE'
SOUZAELS
SOUZAELS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 28/12/2015
Mensagens : 71
Reputação : 7
Idade : 44
Simulador preferido : FSX..raiz na ul
Emprego/lazer : piloto aviaçao executiva,simuleiro,creador de home cockpit e acessorios
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Arduino - Página 2 Empty Re: Ajuda com Arduino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos