Ajuda para planejar vôo
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Ajuda para planejar vôo
Olá pessoal.
Preciso de ajuda para planejar um vôo. De tanto voar 737 e com o automatismo do FMC, a agente acaba esquecendo das coisas mais básicas...
Preciso planejar um vôo de SBBH para SBBR. A aeronave será um bimotor B58. Pretendo executar um plano IFR e voar no nível de cruzeiro FL080.
Olhando as cartas de aerovias de baixa altitude, verifiquei que a aerovia que me leva direto pra Brasília seria a W2, de mão única. O problema é que, segundo a carta, a altitude mínima para esta aerovia seria FL160. Portanto eu não poderia voar nela no nivel 080 como eu gostaria.
Neste caso, como eu devo planejar esta rota? Eu poderia voar nesta aerovia, mesmo no nivel 080?
Preciso de ajuda para planejar um vôo. De tanto voar 737 e com o automatismo do FMC, a agente acaba esquecendo das coisas mais básicas...

Preciso planejar um vôo de SBBH para SBBR. A aeronave será um bimotor B58. Pretendo executar um plano IFR e voar no nível de cruzeiro FL080.
Olhando as cartas de aerovias de baixa altitude, verifiquei que a aerovia que me leva direto pra Brasília seria a W2, de mão única. O problema é que, segundo a carta, a altitude mínima para esta aerovia seria FL160. Portanto eu não poderia voar nela no nivel 080 como eu gostaria.
Neste caso, como eu devo planejar esta rota? Eu poderia voar nesta aerovia, mesmo no nivel 080?

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Re: Ajuda para planejar vôo
Considerando que a altitude mínima de área na região do vôo é de 4900 pés, acho que você pode planejar normalmente o vôo no FL080 pela W2 desde que declare no item 18 do plano já ter voado VMC (assim mesmo: "Já voado VMC").
Brentano- Coronel
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Re: Ajuda para planejar vôo
Olá Brentano. Obrigado por responder.
Eu sempre tive esta duvida sobre a altitude, quando voando aeronaves pequenas. Como o teto operacional delas são sempre abaixo dos limites minimos das aerovias de baixa, eu ficava na duvida de como voar.
Eu andei acompanhando algumas aeronaves pequenas pelo FlightRadar e pude observar algumas seguindo aerovias, com altitude abaixo de FL100. Então creio que seja realmente permitido.

Eu sempre tive esta duvida sobre a altitude, quando voando aeronaves pequenas. Como o teto operacional delas são sempre abaixo dos limites minimos das aerovias de baixa, eu ficava na duvida de como voar.
Eu andei acompanhando algumas aeronaves pequenas pelo FlightRadar e pude observar algumas seguindo aerovias, com altitude abaixo de FL100. Então creio que seja realmente permitido.
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Re: Ajuda para planejar vôo
É permitido sim THPS, porém existem altitudes mínimas que às vezes não podem ser cumpridas.
Pra voar IFR fora de aerovia ou abaixo da altitude mínima da aerovia, você deve observar o que diz o regulamento (trecho do RBAC Nº 135):
1.2 – O cálculo do nível mínimo para vôo IFR fora de aerovia, obedece aos seguintes critérios:
a) procura-se a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30 Km (16 NM)
para cada lado do eixo da rota,
b) soma-se a maior correção “QNE” da rota; e
c) somam-se 300m (1000FT) – gabarito. Se o valor encontrado não corresponder a um
nível de vôo, arredonda-se para o nível de vôo IFR imediatamente acima.
NOTA 1: Sobre regiões montanhosas o gabarito é de 600m (2000FT).
NOTA 2: A correção referida em b), anterior, é obtida da publicação intitulada
“CORREÇÃO QNE”.
1.3 – Em virtude da insuficiência de dados altimétricos disponíveis, a última edição de cartas
WAC BRASIL não deverá ser utilizada para determinação de nível mínimo para vôo IFR
fora de Rota ATS. Somente os dados planimétricos poderão ser utilizados para aquele fim.
Em conseqüência, os vôos IFR fora das rotas ATS publicadas nas FIR Brasília e Curitiba
não deverão ser realizados em níveis inferiores ao FL 110. Nas demais FIR o nível
mínimo será o FL080, exceto na região localizada entre a fronteira com a Venezuela (FIR
MAIQUETIA) e os pontos de COORD N0100/W06640, 0000/W06600, 0000/W06400,
N0200/W06125 e N0425/W06125, onde o nível mínimo será o FL 130. Tal exigência será
dispensada se o piloto declarar, no item 18 do PLN, já ter voado VMC, mantendo
referência visual com o solo, no nível e rota propostos, obedecido o prescrito em ENR 1.2
Regras de Vôo Visual.
Ou seja, a performance permitindo e você tendo oxigênio à bordo, poderia voar no FL120.
Caso contrário, deve voar abaixo do nivel citado declarando "já voado VMC" (que na realidade exigiria que você tivesse feito previamente o trecho em vôo VFR), observando a altitude mínima de área (que no seu caso é de 4900 pés).
Pra voar IFR fora de aerovia ou abaixo da altitude mínima da aerovia, você deve observar o que diz o regulamento (trecho do RBAC Nº 135):
1.2 – O cálculo do nível mínimo para vôo IFR fora de aerovia, obedece aos seguintes critérios:
a) procura-se a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30 Km (16 NM)
para cada lado do eixo da rota,
b) soma-se a maior correção “QNE” da rota; e
c) somam-se 300m (1000FT) – gabarito. Se o valor encontrado não corresponder a um
nível de vôo, arredonda-se para o nível de vôo IFR imediatamente acima.
NOTA 1: Sobre regiões montanhosas o gabarito é de 600m (2000FT).
NOTA 2: A correção referida em b), anterior, é obtida da publicação intitulada
“CORREÇÃO QNE”.
1.3 – Em virtude da insuficiência de dados altimétricos disponíveis, a última edição de cartas
WAC BRASIL não deverá ser utilizada para determinação de nível mínimo para vôo IFR
fora de Rota ATS. Somente os dados planimétricos poderão ser utilizados para aquele fim.
Em conseqüência, os vôos IFR fora das rotas ATS publicadas nas FIR Brasília e Curitiba
não deverão ser realizados em níveis inferiores ao FL 110. Nas demais FIR o nível
mínimo será o FL080, exceto na região localizada entre a fronteira com a Venezuela (FIR
MAIQUETIA) e os pontos de COORD N0100/W06640, 0000/W06600, 0000/W06400,
N0200/W06125 e N0425/W06125, onde o nível mínimo será o FL 130. Tal exigência será
dispensada se o piloto declarar, no item 18 do PLN, já ter voado VMC, mantendo
referência visual com o solo, no nível e rota propostos, obedecido o prescrito em ENR 1.2
Regras de Vôo Visual.
Ou seja, a performance permitindo e você tendo oxigênio à bordo, poderia voar no FL120.
Caso contrário, deve voar abaixo do nivel citado declarando "já voado VMC" (que na realidade exigiria que você tivesse feito previamente o trecho em vôo VFR), observando a altitude mínima de área (que no seu caso é de 4900 pés).
Brentano- Coronel
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Re: Ajuda para planejar vôo
Brentano, obrigado pela aula.
Só uma pergunta: Em que carta eu observo a altitude mínima da área? Seria as ERCs?

Só uma pergunta: Em que carta eu observo a altitude mínima da área? Seria as ERCs?
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Re: Ajuda para planejar vôo
Nela mesma.THPS escreveu:Brentano, obrigado pela aula.![]()
Só uma pergunta: Em que carta eu observo a altitude mínima da área? Seria as ERCs?

Brentano- Coronel
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