Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Gse_multipart13851

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

4 participantes

Ir para baixo

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Empty Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

Mensagem por Amilckar Sáb 21 Fev 2015, 10:53

[size=30]Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre[/size]


Vamos explicar o que significam aqueles números nas cabeceiras das pistas de pouso. Quando falamos em navegação, é comum fazermos uma associação com uma bússola magnética não é?
Uma bússola é um círculo de 360°, onde 360 (ou 000) é o Norte, 90° é o Leste, 180° é SUL e 270° Oeste, onde o sol se põe desolado, como cantou Violeta de Outono.


Ora, se usamos uma bússola para saber para onde nos deslocamos, nada mais natural do que termos a direção das pistas de pouso alinhadas com uma bússola, concordam?
Acontece que uma pista alinhada a 275° Oeste, não vai ter o número 275 pintado em sua cabeceira, já que por convenção a numeração de pista é composta por apenas 2 dígitos. Como fazer então? Bem, a regra é tirar o último dígito e se este for maior que 5, arredondar a dezena para cima. No caso do exemplo, 275° cai o 5 e vira 27. Se fosse 276°, cairia o 6 e arredondaria para o 28 pintado na cabeceira. Para os números pequenos, exemplo, 93°, cai o 3, fica 9 e adiciona-se o 0 (zero) na frente. Entenderam?
O desenho abaixo exemplifica quais números teriam em cada ponta de uma pista alinhada no sentido leste/oeste como Guarulhos:
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Bussola-rnw-500x497
Mas Lito, eu tô vendo que você colocou o 09 do lado do 270 e 27 do lado que a bússola aponta para 90, fiquei confuso!
Não precisa ficar confuso, como eu disse acima, a bússola aponta para a direção que você segue. Se você está pousando na direção 90, é claro que suas costas apontam para o sentido oposto certo? Além do que, seu avião vai parar lá perto da 27 não vai?
E eu não mencionei, mas acho que está claro para todos que os números de cabeceiras opostas são 180 graus defasados né? Afinal, não existe pista curva, a não ser emcondições especiais lá no Congo.

Mas se o número é arredondado, isso não causa problemas pro piloto se alinhar com a pista?

Não, pois as cartas de voo e os instrumentos de navegação dos aviões apontam para a proa magnética (ou real) correta e não para o número arredondado. Exemplificando com a pista de Guarulhos, que é 09/27, as cartas de voo mostram que a pista na verdade é alinhada com a proa magnética de 95°, vejam:
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Captura-de-Tela-2015-02-18-%C3%A0s-12.58.41-373x600
Carta de aproximação por instrumentos para Guarulhos, pista 9R

E por que não pintam logo 95 na cabeceira de Guarulhos?

Primeiro porque não é o que combinamos há alguns parágrafos acima, e temos que seguir a convenção, o mundo todo faz igual. E segundo porque a Terra sofre um fenômeno interessante chamado Declinação Magnética, o que pode fazer com que ocorram variações de até 2,5° durante um período de tempo que varia o quanto mais perto você estiver dos pólos. Cidades nos extremos do planeta experimentam variações de até 1 grau a cada 3 anos – haja tinta para ficar pintando número na pista não é? Além disso, imagine a quantidade de alterações em documentos e cartas que teriam de fazer cada vez que mudasse a orientação de uma pista…

Pôxa, mas não é perigoso operar assim perto dos pólos? Como o piloto vai saber quando mudou a direção da pista?

E você acha que já não pensaram em tudo? Aeroportos acima de determinadas latitudes terrestres possuem sua direção alinhada com o norte verdadeiro da Terra, e não o norte magnético. Rá, quando você ia com a farinha os engenheiros e cientistas já voltavam com o bolo.
Estes voos que cruzam os pólos não utilizam bússola magnética, simplesmente porque uma bússola no polo Norte é tão útil quanto uma sunga para os esquimós.
Um exemplo de switch que altera o norte magnético para o norte verdadeiro em uma aeronave já “velhinha” como o Boeing 767:
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Hdgchg-500x261
E para terminar com o assunto de magnetismo, vejam que legal essa figura que mostra a declinação magnética na Terra desde 1600:
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Earth_Magnetic_Field_Declination_from_1590_to_1990

Guarulhos possui pistas paralelas, como o piloto sabe em qual vai pousar no sentido leste se as duas serão para ele 09?

Quando o aeroporto possui pistas paralelas, entram o designador L ou R junto com o número da cabeceira. L e R vêm do inglês Left e Right, logo, se o piloto for instruído a pousar na 09R, ele sabe que será a pista 09 da direita.

E se forem 3 pistas paralelas? E se forem 4?

Se forem 3 pistas paralelas, usar-se-ão (sempre quis conjugar verbo assim Smile os designadores L, R e C, sendo C de Center ou Central.
Se forem 4 pistas paralelas, como por exemplo o aeroporto internacional de Denver, usa-se um par de pistas L e R e outro par L e R alinhados com 1° a mais (ou a menos), por exemplo 34L, 34R, 35L e 35R.

E para que serve aquela “faixa de pedestre” pintada na frente dos números? Vocês podem atravessar a pé ali?

Qualquer um pode atravessar a pé ali se quiser passar uma temporada na cadeia. Invasão de pista ativa é algo gravíssimo.
Aquelas faixas indicam na verdade a largura da pista, quanto mais listras, mais largura.
As pistas de Guarulhos por exemplo possuem 12 listras, o que equivale a 45 metros de largura. A tabela abaixo mostra a relação entre número de listras e largura.

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Tabela-listras
Tabela de largura
Mas não é só a “faixa de pedestre” que é pintada nas pistas pelo mundo afora. Há também outras marcas de orientação aos pilotos. Acompanhando esse desenho da FAA, vemos que 150 metros à frente dos números existem duas marcas de 3 faixas de cada lado da linha central para indicar a “zona de toque” (touchdown zone), ou o local onde os pilotos devem tocar as rodas no momento do pouso.
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Fig-2-3-1-500x356
Para se aprofundar mais sobre todo tipo de marcação que tem numa pista, vejam esta página no site do FAA.
E para encerrar, vejam a foto do Google Maps que mostra um A319 (ou A318) na final para a pista 09R de GRU Smile


Update 18/Fev: Este regulamento abaixo informa que números até 5 arredondam para baixo, mas como GRU tem o rumo 95/275 e arredondou para cima, manterei também minha informação de que 5 arredonda para cima. Tks Bachian.
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre 10994707_10204293924161279_279764583_n-450x600



Fonte: Aviões e Músicas

_________________
Carlos Amilckar
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Empty Re: Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

Mensagem por el_lopes Dom 22 Fev 2015, 14:59


Muito boa informação!!

Gostei thumbsup

_________________
Manuel Lopes
Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Empty Re: Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

Mensagem por marcosprado Seg 23 Fev 2015, 09:48

Amilckar, muito 10!!

Como marinheiro de primeira viajem (ou melhor, piloto de primeiro voo), não sabia nada disso. Vou salvar essas informações para consultas futuras.

Obrigado. reverencia
marcosprado
marcosprado
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2014
Mensagens : 43
Reputação : 0
Idade : 53
Simulador preferido : fs2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Empty Re: Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

Mensagem por Fontenele Seg 23 Fev 2015, 12:33

Excelente a matéria!

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre Empty Re: Os números pintados nas pistas de pouso e a faixa de pedestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos