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Tubo de Pitot  Gse_multipart13851

Tubo de Pitot

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Mensagem por cleisson_fsx_op Sab 14 Fev 2015, 00:26

Num dia com ventos fortes mesmo com a aeronave parada no pátio ou na taxiway, a velocidade do ar é medida e mostrada nos instrumentos? Se isso acontece, algum tipo de calibração é feita ou não tem qualquer efeito nos procedimentos de decolagem?

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Tubo de Pitot  Empty Re: Tubo de Pitot

Mensagem por AndreF1 Sab 14 Fev 2015, 04:33

Olha, posso não ser um perito, mas acredito que pela disposição dos tubos de pitot em uma aeronave, e tbm pelo formato deles, apenas ventos frontais fariam a velocidade do ar ser indicada, além disso, pra um avião o que realmente importa é a velocidade do vento e não a velocidade real, então uma calibração nesse caso não é necessária. Entretanto vento influencia sim, pois pousos e decolagens tendem a acontecer contra o vento, nunca a favor, mas não são os tubos de pitot que definem como será o pouso ou a decolagem, e sim um instrumento presente em todas as pistas de decolagem chamado de "biruta" (chama-se assim aqui em minas).

A biruta é inflada pelo vento que passa por ela e fica estendida na direção do vento, e é baseado nela que decidem em qual direção serão feitas as decolagens (alem de um monte de outros instrumentos climáticos de ultima geração, no caso dos grandes aeroportos). Espero ter ajudado!
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Mensagem por Paulo Stavis Sab 14 Fev 2015, 08:26

cleisson_fsx_op escreveu:Num dia com ventos fortes mesmo com a aeronave parada no pátio ou na taxiway, a velocidade do ar é medida e mostrada nos instrumentos? Se isso acontece, algum tipo de calibração é feita ou não tem qualquer efeito nos procedimentos de decolagem?

No C152 eu ja vi o vento marcar algumas vezes quando voei com rajada (25-30kt).

Agora senta que lá vem história...

A priori, como diriam os filósofos, o velocimetro marcar o vento não importa. Porque? Pois a sustentação se dá pela velocidade relativa ao vento, ou seja, a sua velocidade é medida em relação à massa de ar (esteja ela indo pra frente ou para trás). Cabe dizer aqui que caso a massa esteja se movendo para trás (contra você), você decola com menor distância (a grosso modo, com 20kt de proa seu velocimetro já marcaria 20kt, faltando alcançar somente outros 40kt pra decolar, supondo que a vel. de decolagem seja 60kt). Do mesmo modo se o vento está indo para a frente (a seu favor) o velocimetro já marcaria "20kt negativos" e além de alcançar os 60kt você "precisa de mais 20kt para compensar o que foi perdido".

O problema sustentação foi resolvido. Em teoria, decolando com vento de proa ou cauda, tanto faz. Mas não é só desta velocidade que vivemos. Além da velocidade indicada e verdadeira temos também a velocidade em relação ao solo.
Voltando à nossa decolagem, supomos que a pista tem 800m. Não tendo vento, levo 500m para decolar. Consequentemente com vento de proa, no qual minha velocidade indicada é atingida mais rapidamente, levarei 300m. E com vento de cauda, 700m.

Esse é o motivo pelo qual você decola e pousa contra o vento. Note que de qualquer forma você decola sempre com os 60kt de velocidade indicada, independente do sentido do vento. A diferença é no quanto você precisa correr para atingir estes 60kt.

PS: Escrevi simplificadamente Smile
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Mensagem por cleisson_fsx_op Sab 14 Fev 2015, 10:43

cara, valeu mesmo ótima explicação que me deu, com certeza me ajudará muito aqui. Obrigado

cleisson_fsx_op
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Mensagem por AndreF1 Dom 15 Fev 2015, 02:17

Paulo Stavis escreveu:
cleisson_fsx_op escreveu:Num dia com ventos fortes mesmo com a aeronave parada no pátio ou na taxiway, a velocidade do ar é medida e mostrada nos instrumentos? Se isso acontece, algum tipo de calibração é feita ou não tem qualquer efeito nos procedimentos de decolagem?

No C152 eu ja vi o vento marcar algumas vezes quando voei com rajada (25-30kt).

Agora senta que lá vem história...

A priori, como diriam os filósofos, o velocimetro marcar o vento não importa. Porque? Pois a sustentação se dá pela velocidade relativa ao vento, ou seja, a sua velocidade é medida em relação à massa de ar (esteja ela indo pra frente ou para trás). Cabe dizer aqui que caso a massa esteja se movendo para trás (contra você), você decola com menor distância (a grosso modo, com 20kt de proa seu velocimetro já marcaria 20kt, faltando alcançar somente outros 40kt pra decolar, supondo que a vel. de decolagem seja 60kt). Do mesmo modo se o vento está indo para a frente (a seu favor) o velocimetro já marcaria "20kt negativos" e além de alcançar os 60kt você "precisa de mais 20kt para compensar o que foi perdido".

O problema sustentação foi resolvido. Em teoria, decolando com vento de proa ou cauda, tanto faz. Mas não é só desta velocidade que vivemos. Além da velocidade indicada e verdadeira temos também a velocidade em relação ao solo.
Voltando à nossa decolagem, supomos que a pista tem 800m. Não tendo vento, levo 500m para decolar. Consequentemente com vento de proa, no qual minha velocidade indicada é atingida mais rapidamente, levarei 300m. E com vento de cauda, 700m.

Esse é o motivo pelo qual você decola e pousa contra o vento. Note que de qualquer forma você decola sempre com os 60kt de velocidade indicada, independente do sentido do vento. A diferença é no quanto você precisa correr para atingir estes 60kt.

PS: Escrevi simplificadamente Smile

Até que eu não errei tanto em minhas suposições xD
(Aqui fala um carinha que ainda está juntando dinheiro pra começar a voar rs)
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Mensagem por angelo marcelo Seg 16 Fev 2015, 16:35

Aula da boa,sinto que ja posso pilotar um Citation...

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