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DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Empty DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores)

Mensagem por Douglas.Matos Qui 30 Out 2014, 12:52

Segue um breve tutorial para nossos amigos aqui do fórum usar a nova tecnologia que a Nvidia nos trouxe thumbsup reverencia

O que é a tecnologia DSR?

Trata-se da Dynamic Super Resolution (DSR), uma espécie de supersampling que permitirá aos jogadores, com apenas um clique no painel GeForce Experience, otimizarem um jogo para rodar em 4K mesmo em monitores com resolução 1080p.

Com a tecnologia de altíssima resolução dinâmica (DSR) da Maxwell, os games podem ser renderizados até 4K
ou outras resoluções de ponta, e então podem ser dimensionados para a resolução nativa da tela do usuário
usando um filtro gaussiano de 13 toques.
A imagem resultante tem qualidade muito maior do que apenas renderizar diretamente para 1080p.


Fonte: Tecmundo

Explicação em video da Tecnologia e com Testes:

https://www.youtube.com/watch?v=4b-2_Pm7jsY



Passos necessários:

Em sua area de trabalho, clicar com o botão direito selecionando o Painel de Controle Nvidia, irá aparecer essa tela:

DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Passo1_zps64b13501

Após isso, na aba de configuração 3D no canto direito, ir para Gerenciar as configurações em 3D, irá aparecer a seguinte tela:

DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Passo2_zpscacd3d35

Marque a opções configurações globais e procure por DSR - Factors e DSR - Smothness isso é o que iremos "usar".

DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Passo3_zpse227ab83

Em DSR Factors selecione a opção 4.00x, já que estamos montando o tutorial para uma resolução "4x" a atual da nossa thumbsup

DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Passo4_zpsf0edc1a5

Em DSR - Smothness deixa selecionado +33% (default) é o que eu particularmente recomendo já que um valor maior ou menor pode "desfocar" muito a imagem, então atenção.

Após tudo isso é só clicar em aplicar (irá aparecer no canto inferior direito). Feche o Painel de Controle da Nvidia.

Estamos pronto para poder usufruir a tecnologia, agora é só entrar no seu Simulador e selecionar a nova resolução que deseja. Para quem tem monitor 4k irá poder chegar a 8k lol! Para os monitores FULL HD 1920 x 1080 poderemos chegar a 4K.

Lembre-se que ao você mudar a resolução poderá notar queda de FPS pois a qualidade será muito maior, então...Use com moderação thumbsup

Observação: Infelizmente não estou usando dessa tecnologia pois meu monitor "queimou", mas pretendo o mais rapido poder tirar umas Prints para o pessoal Amor


Observação2: Não sei se funciona para o FSX, me desculpem. Para Prepar3d e X-plane está 100% thumbsup reverencia

Espero que gostem pessoal, boa sorte com os "testes" reverencia

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Mensagem por José Alberto Qui 30 Out 2014, 15:45

Muito obrigado pela iniciativa de criar este tutorial.

O DSR funciona no FSX "modo Steve's Dx10 fixer". Mas ainda não pude efectuar um voo a sério para testar e ver se do meu ponto de vista vale a pena. Mas há muita gente a gostar.
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Mensagem por Graziani Qui 30 Out 2014, 18:32

Muito bacana e completo seu tutorial Douglas.
Estou usando e melhorouu muito o anti aliasing do P3D que não acho aquelas coisas. Inclusivce sumiu o serrilhado das sombras e não tive queda nenhuma de frames. Usando 33% , 3.0, no W81. , P3DV2.4 , NVidia ultimo drive - GTX550TI.
Valeu !!!

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Mensagem por flavioSSA Qui 30 Out 2014, 18:43

Obrigado Douglas! Vou testar também thumbsup
Acho que vou mover para hardware - placas de video, pois se trata de uma tecnologia genérica que pode ser usada em outros jogos também ok?

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Mensagem por Douglas.Matos Qui 30 Out 2014, 19:09

José Alberto escreveu:Muito obrigado pela iniciativa de criar este tutorial.

O DSR funciona no FSX "modo Steve's Dx10 fixer". Mas ainda não pude efectuar um voo a sério para testar e ver se do meu ponto de vista vale a pena. Mas há muita gente a gostar.

Bom saber disso, seria legal alguém do FSX testar e falar para nós o que achou thumbsup

Graziani escreveu:Muito bacana e completo seu tutorial Douglas.
Estou usando e melhorouu muito o anti aliasing do P3D que não acho aquelas coisas. Inclusivce sumiu o serrilhado das sombras e não tive queda nenhuma de frames. Usando 33% , 3.0, no W81. , P3DV2.4 , NVidia ultimo drive - GTX550TI.
Valeu !!!

Agradecido Graziani, poste algumas imagens para nós se possivel hehehe Amor

flaviossa escreveu:Obrigado Douglas! Vou testar também thumbsup
Acho que vou mover para hardware - placas de video, pois se trata de uma tecnologia genérica que pode ser usada em outros jogos também ok?

Opa Flavio, aguardando resposta em...Então, eu fiquei em duvida onde postar pois tentei puxar o foco para nossa simulação em si porém, depois do seu post lembrei que temos varios tópicos criados em relação a outros jogos também. Muda ai para nós hehehe thumbsup

Flavio: Li na avsim que isso não seja "compatível" com o SLI, se possivel reporte para nós depois dos testes thumbsup

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Mensagem por flavioSSA Qui 30 Out 2014, 19:18

Movido!
Vou testar com o SLI ligado primeiro. Depois dou um feedback.

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Mensagem por Alvega Qui 30 Out 2014, 19:34

Aqui usei o DSR uns tempos atrás mas deixei de usar pois tinha impacto grande nos FPS (cerca de 25%).
Agora uso o downsampling simples do driver, que não tem impacto nenhum nos FPS e produz o mesmo efeito, sem a perda de nitidez das texturas que o Smoothness causa.
Deixo o link para quem quiser testar: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=509076

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Mensagem por Graziani Sex 31 Out 2014, 09:05

Oi Alvega
Se ajudar.. eu não tenho uma grande placa mas não tive reduçaõ de 1 frame sequer. Não alterou nada.

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Mensagem por Douglas.Matos Sex 31 Out 2014, 09:59

Alvega escreveu:Aqui usei o DSR uns tempos atrás mas deixei de usar pois tinha impacto grande nos FPS (cerca de 25%).
Agora uso o downsampling simples do driver, que não tem impacto nenhum nos FPS e produz o mesmo efeito, sem a perda de nitidez das texturas que o Smoothness causa.
Deixo o link para quem quiser testar: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=509076


Opa Alvega, então eu andei dando uma olhada nessa forma também anteriormente, porém, falaram que muitas coisas foram "corrigidas" aparentemente para que agora o DSR funcionasse sem essa "perda" de fps absurda.

No momento não pude testar em si porém passei a alguns amigos no X-plane e muitos tiveram ótimos resultados sem nenhuma perca de fps também thumbsup

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Mensagem por alberto Sex 31 Out 2014, 10:44

Eu fiz um rápido teste com o do Alvega e achei que teve queda de frames(minha placa é uma 470), mas a resolução ficou ótima, tenho a impressão que diminuiu o pouco serrilhado que tinha, talvez diminuindo o AA no Nvidia Inspector melhore a performance e não tenha tanto serrilhado.... só fazendo mais testes.

O do Douglas não testei ainda porque estou utilizando Dx9, se voltar ao Dx10 com certeza testarei.

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Mensagem por Alvega Sex 31 Out 2014, 13:20

Graziani escreveu:Oi Alvega
Se ajudar.. eu não tenho uma grande placa mas não tive reduçaõ de 1 frame sequer. Não alterou nada.

Olá Graziani,

Você tem certeza que alterou a resolução dentro do simulador para essa nova resolução maior? As letras vermelhas em cima (que mostram os FPS) ficaram bem menores? Qual resolução você colocou?
Pergunto porque já vi alguns que testaram dizerem que não tiveram redução de FPS ou que não notaram diferença nenhuma na imagem mas afinal era porque não tinham alterado a resolução dentro do simulador.
Aqui com o DSR, onde eu tinha 50 FPS passei a ter 40. Com o outro método que estou usando, onde tinha 50 passei a ter 49. E a qualidade de imagem é a mesma e sem a falta de nitidez do Smoothness.
Deixei até de usar o Inspector (uso só o MSAA do P3D em 2x) pois a resolução maior tirou o shimmering das texturas dos aeroportos ou árvores que eu tinha no P3D.

Abraço.

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Mensagem por José Alberto Sáb 01 Nov 2014, 10:03

Fiz um voo rápido com o objectivo de ver se valia a pena usar esta ferramenta.

Tive o FSX a 3325x1871. Efectivamente as fontes dos menus e informação do simulador (letras vermelhas) ficam bastante pequenos. Não usei o Nvidia Inspector mas deixei activado AA de 8 no Dx10 Fixer. Em termos de antialiasing os resultados foram bastante bons, não notando absolutamente nada de serrilhado em nenhuma situação. Em termos de FPSs não notei perda alguma e a fluidez do Dx10 continuava bem evidente.

Acho que está aprovado, embora fosse bom testar num ambiente mais carregado de nuvens e elementos gráficos diversos (autogen).
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Mensagem por Alvega Sáb 01 Nov 2014, 12:03

É estranho porque é que alguns têm queda de FPS com o DSR e outros não. unsure

José Alberto, você pode confirmar que com FPS em ilimitado (e sem usar Vsync para que ele não limite os FPS) e ao passar do modo full screen com DSR para o modo janela sem DSR fica com o mesmo número de FPS? Se possível teste num cenário onde possa ter bem acima de 30 FPS.

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Mensagem por Douglas.Matos Sáb 01 Nov 2014, 12:34

Realmente Alvega estranho isso.

Alguém sabe me dizer qual resolução iria conseguir com um monitor que tem resolução no máximo 1280 x 1024, tentei algumas que ele me liberou com o DSR porem o monitor não aceita damn

Infelizmente não posso no momento comprar um monitor novo então...Preciso tenta me virar com esse hmmm

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Mensagem por Alvega Sáb 01 Nov 2014, 12:55

Douglas.Matos escreveu:Realmente Alvega estranho isso.

Alguém sabe me dizer qual resolução iria conseguir com um monitor que tem resolução no máximo 1280 x 1024, tentei algumas que ele me liberou com o DSR porem o monitor não aceita damn

Infelizmente não posso no momento comprar um monitor novo então...Preciso tenta me virar com esse hmmm

No meu estou usando 1.5x a resolução do monitor. Se usar mais que isso fica impossível ler os menus. Ele é de 1680x1050 e estou a usar 2520x1575.
Experimente usar também 1.5x no seu, ou seja, 1920x1536 e veja se ele aguenta.

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Mensagem por José Alberto Sáb 01 Nov 2014, 13:47

Alvega escreveu:José Alberto, você pode confirmar que com FPS em ilimitado (e sem usar Vsync para que ele não limite os FPS) e ao passar do modo full screen com DSR para o modo janela sem DSR fica com o mesmo número de FPS? Se possível teste num cenário onde possa ter bem acima de 30 FPS.

O meu sistema ainda é uma batata assim que não tenho altos FPS mesmo em cenários menos detalhados, como o de 'nuggs' Flying M (TE68).

Peço desculpa se não for isto o pretendido mas foi o que percebi:

Modo DSR activo, fullscreen, 3325x1871 de resolução, ilimitado e sem NI activo: 31 FPS.
DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) DSR311fullscreen


Mesma coisa só que em janela
DSR - Nova Tecnologia NVIDIA (Usando nos Simuladores) Sem_DSR246janela

A segunda imagem foi feita logo após colocar o FSX em modo janela. Surpreendeu-me ter menos FPS que antes...
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Mensagem por Alvega Sáb 01 Nov 2014, 15:59

Não era bem isso, José Alberto, o ideal era num cenário onde tivesse bastante mais FPS. Apesar de ser estranho que você tenha menos FPS na resolução menor.
Experimente por exemplo num cenário default que seja numa ilha, que deve ser leve. Por exemplo SCIP, onde deve ter mais que 60 FPS (aqui no meu FSX passa de 150 FPS no VC do 172 default).

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Mensagem por Cmte Will Sáb 01 Nov 2014, 17:03

Aqui no meu simulador os frames permanecem o mesmo, usado a resolução 3840x2160

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Mensagem por José Alberto Sáb 01 Nov 2014, 21:13

Alvega escreveu:Não era bem isso, José Alberto, o ideal era num cenário onde tivesse bastante mais FPS. Apesar de ser estranho que você tenha menos FPS na resolução menor.
Experimente por exemplo num cenário default que seja numa ilha, que deve ser leve. Por exemplo SCIP, onde deve ter mais que 60 FPS (aqui no meu FSX passa de 150 FPS no VC do 172 default).

Tive o mesmo resultado. Este sistema não deve ser o melhor para fazer essas medições hmmm
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Mensagem por Alvega Dom 02 Nov 2014, 04:04

José Alberto escreveu:
Tive o mesmo resultado. Este sistema não deve ser o melhor para fazer essas medições hmmm

Se você nesse cenário e com o Cessna default só tem 30 FPS então é porque não tem FPS em unlimited ou tem o Vsync ativado (provavelmente com half refresh rate). É impossível ter só 30 FPS nessa situação com um Quad core a 3.4GHz e uma GTX 760. Alguma coisa está errada.
Verifique bem se no Nvidia Inspector tem o Vsync desativado (e o limitador de FPS) e também no painel de controlde da Nvidia. Se o seu FSX não passa de 30 FPS em nenhuma situação o Vsync está ativado de certeza ou alguma coisa está a limitar os FPS.

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Mensagem por José Alberto Dom 02 Nov 2014, 06:41

Pensei nisso, mas tinha os FPS ilimitados no simulador e o perfil base no NI (que por sua vez nem sequer estava aberto) com o a sincronização vertical a cargo do jogo.

Pode ser algum setting no fsx.cfg.

PS: exacto, a linha ForceVSync=True

PSS: exactamente o mesmo resultado. O meu FSX está bem afinadinho para não ultrapassar os 30 assobiar . É claro que com o FSX cru, logo após instalado, aqueles FPS devem ir aos cento e tais...

Eu desisto. Aliás, vou voltar ao habitual 1920x1080.
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Mensagem por rodrigo mago Seg 03 Nov 2014, 16:58

Eu todo animado com esse DSR, mas minha placa parece não ser compatível com essa tecnologia, quem sabe em breve uma nova placa com novo conjunto MB com um novo Processador.

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Mensagem por Douglas.Matos Seg 03 Nov 2014, 17:01

rodrigo mago escreveu:Eu todo animado com esse DSR,  mas minha placa parece não ser compatível com essa tecnologia,  quem sabe em breve uma nova placa com novo conjunto MB com um novo Processador.

Braga sua placa é igual a minha, ela é compatível sim. thumbsup


Se não me engano da série 5x (570 ou 560, não me recordo agora) já pode usufruir da tecnologia DSR thumbsup

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Mensagem por FelipeAbdo Seg 03 Nov 2014, 17:10

Alguem sentiu brusca queda de fps usando 4K junto com SweetFX ( DX10 fixer ativo ) ?
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Mensagem por rodrigo mago Seg 03 Nov 2014, 20:20

Douglas.Matos escreveu:
rodrigo mago escreveu:Eu todo animado com esse DSR,  mas minha placa parece não ser compatível com essa tecnologia,  quem sabe em breve uma nova placa com novo conjunto MB com um novo Processador.

Braga sua placa é igual a minha, ela é compatível sim. thumbsup


Se não me engano da série 5x (570 ou 560, não me recordo agora) já pode usufruir da tecnologia DSR thumbsup
Pois amigo Douglas, me ajude, kkk, eu não encontrei essa função no painel de controle da placa, como faço?

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