Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
3 participantes
Página 1 de 1
Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Prezados Amigos
Alguém sabe me dizer qual é a capacidade mínima ( em quilos ou libras ) de combustível que deverá haver ( ou sobrar ) nos tanques de asa no momento do pouso, e para que não haja problemas nas bombas de combustível e as mesmas comecem a falhar? Ou não existe este mínimo?
Abraço.
João
Alguém sabe me dizer qual é a capacidade mínima ( em quilos ou libras ) de combustível que deverá haver ( ou sobrar ) nos tanques de asa no momento do pouso, e para que não haja problemas nas bombas de combustível e as mesmas comecem a falhar? Ou não existe este mínimo?
Abraço.
João
_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"
Callsight: VV153 - Fortunati
Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Fortunati
Creio que o mínimo são cerca de 500 kg.Por exemplo nos tanques centrais caso não sejam usados nunca deverão estar a zeros..
Mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar ou corrigir o que eu disse.
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Fortunati escreveu:Prezados Amigos
Alguém sabe me dizer qual é a capacidade mínima ( em quilos ou libras ) de combustível que deverá haver ( ou sobrar ) nos tanques de asa no momento do pouso, e para que não haja problemas nas bombas de combustível e as mesmas comecem a falhar? Ou não existe este mínimo?
Abraço.
João
Pelas normas é necessário que você chegue com bem mais combustível do que o necessário apenas para ir de A a B. Você também precisa de combustível para chegar ao alternado, fazer órbita e etc. Sobre sua pergunta, creio que o combustível mínimo é o até as bombas chegarem a condição de Low Pressure (não estou com o FSX agora, mas acho que é na casa de 300 quilos). Há uma razão para as bombas serem desligadas antes, como explicou o Lito nesse excelente post no Aviões e Músicas: http://www.avioesemusicas.com/nitrogenio-nos-tanques-de-combustivel.html. Embora a explicação seja para o 787, ela se aplica a toda linha Boeing.
Caso eu tenha falado abobrinha, e alguém possa corrigir, ficaria muito grato. E ao Fortunati, qualquer dúvida que a gente consiga resolver, fique a vontade
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Caros el lopes e João Pedro
Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, consegui essa informação nos manuais do Boeing da PMDG. Lá diz que o correto é manter sempre a quantia total de 1800 quilos de combustível de reserva, o que dá para um voo não programado, além do já previsto, de até 45 minutos. Mesmo assim, agradeço pelas informações prestadas pelos amigos.
Um abraço.
João
Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, consegui essa informação nos manuais do Boeing da PMDG. Lá diz que o correto é manter sempre a quantia total de 1800 quilos de combustível de reserva, o que dá para um voo não programado, além do já previsto, de até 45 minutos. Mesmo assim, agradeço pelas informações prestadas pelos amigos.
Um abraço.
João
_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"
Callsight: VV153 - Fortunati
Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Fortunati escreveu:Caros el lopes e João Pedro
Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, consegui essa informação nos manuais do Boeing da PMDG. Lá diz que o correto é manter sempre a quantia total de 1800 quilos de combustível de reserva, o que dá para um voo não programado, além do já previsto, de até 45 minutos. Mesmo assim, agradeço pelas informações prestadas pelos amigos.
Um abraço.
João
1800 quilos? Depende da rota. Se você vai para Manaus e desce com 1800 quilos, caso você precisasse alternar, após 40 minutos de voo estaria no chão. O combustível mínimo varia com a rota. Rotas que possuem alternados mais longos, necessitam de mais combustível mínimo, alternados mais próximos menos combustível mínimo. Esse combustível mínimo representa a sigla em inglês MFOD ou Minimum Fuel Over Destination ou Combustível Mínimo Sobre o Destino. Esse valor é inserido no campo reserva do FMC
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
Mas então desde que tenhamos o combustivel necessário para a rota incluindo alternate, taxi, espera etc...e suponhamos que não seja necessário colocar fuel no tanque central...qual a quantidade obrigatória minima de fuel que o tanque central tem que ter,mesmo que não seja necessário usar para o voo?
Li em algum lugar que o tanque central tem que ter sempre algum fuel,mesmo que não seja necessário para o voo, para que as bombas não desferrem.
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Pergunta Técnica sobre Boeing 737 - Combustível Mínimo.
el_lopes escreveu:
Mas então desde que tenhamos o combustivel necessário para a rota incluindo alternate, taxi, espera etc...e suponhamos que não seja necessário colocar fuel no tanque central...qual a quantidade obrigatória minima de fuel que o tanque central tem que ter,mesmo que não seja necessário usar para o voo?
Li em algum lugar que o tanque central tem que ter sempre algum fuel,mesmo que não seja necessário para o voo, para que as bombas não desferrem.
O mínimo até chegar em Low Pressure, como o Lito disse no artigo que eu dei lá em cima, Lopes (:
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Uma pergunta técnica...
» Pergunta sobre o ENB
» Pergunta sobre ATI 2 Gb
» Uma pergunta sobre o REX
» Gente pergunta sobre o CS 767!!!
» Pergunta sobre o ENB
» Pergunta sobre ATI 2 Gb
» Uma pergunta sobre o REX
» Gente pergunta sobre o CS 767!!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos