Construir cen�rios para X-plane usando o WorldEditor
P�gina 1 de 1 • Compartilhe •
Construir cen�rios para X-plane usando o WorldEditor
Pessoal, estou construindo cen�rios para o x-plane 10 na realidade estou mais colocando objetos 3d nos cen�rios que vem todo limpo sem nada. Est� ficando bem legal e n�o � complicado, agora a minha maior d�vida � a seguinte: Estou usando a biblioteca OpenSceneryX, RuScenery e R2 library porem gostaria de fazer algumas coisas personalizadas, tipo hangar dos correios, hangar da tam entre outras coisas, at� o momento desenho muito bem no Sketchup 8 e cheguei a montar algumas coisas nele, o problema vem agora, n�o consigo carregar os .OBJ no WorldEditor algu�m sabe me falar se existe uma forma especifica para se exportar esses .obj ou alguma forma diferenciada para carrega-los pois n�o consigo ver o desenho 3d dentro do WorldEditor cheguei a jogar na mesma pasta o OpenSceneryx para ver se dava certo e nada... Se algu�m puder me ajudar, continuo na luta pra dar certo.... E dando certo, compartilho aqui com voc�s. Obrigado
jefmachia- Aspirante
-
Inscrito em: 27/06/2014
Reputa��o: 0
Nacionalidade:
Re: Construir cen�rios para X-plane usando o WorldEditor
Ol�, primeiramente voc� precisa baixar e instalar o plugin sketchup para exportar para o x-plane: http://marginal.org.uk/x-planescenery/SketchUp2XPlane_170.rbz
Dai sim voc� consegue exportar os modelos no formato .obj
O detalhe aqui � que o objeto do x-plane s� aceita uma unica imagem para textura. Ent�o voc� precisa criar um unico arquivo .png e neste arquivo incluir todas as imagens necessarias para "colorir" seu objeto. Do contr�rio dar� erro na hora de exportar para x-plane.
Dai sim voc� consegue exportar os modelos no formato .obj
O detalhe aqui � que o objeto do x-plane s� aceita uma unica imagem para textura. Ent�o voc� precisa criar um unico arquivo .png e neste arquivo incluir todas as imagens necessarias para "colorir" seu objeto. Do contr�rio dar� erro na hora de exportar para x-plane.
Rafasax- Major
-
Inscrito em: 27/06/2013
Reputa��o: 62
Simulador preferido: X-Plane
Emprego/lazer: T�cnico de suporte
Nacionalidade:
Ol� Rafasax, obrigado amigo, agora quanto esse arquivo .png � tranquilo pois mexo com photoshop e da pra fazer nele, o detalhe � o seguinte, isso me parece ser um arquivo de mapeamento de textua do 3d, ent�o � s� eu jogar as imagens de qualquer jeito l� dentro e ele reconhece isso quando rodar ou precisa ter uma ordem correta para o mapa do 3d ?
jefmachia- Aspirante
-
Nacionalidade:
No Sketchup tu vai ajustar a posi��o da textura que voc� criou no arquivo .png. Dai � importante planejar bem as texturas que ser�o inclu�das no arquivo .png.
Rafasax- Major
-
Nacionalidade:
Deixa eu ver se eu entendi certinho, exemplo: Tenho um arquivo png com textura de telhado, uma logomarca e concreto da parede, tudo isso em um �nico arquivo, ai vou carregar esse arquivo com as 3 texturas e vai entrar tudo misturado no objeto, ent�o eu vou editar a posi��o dessa textura e deixar cimento para a parede, telha para o telhado e logomarca para a placa, aplicando sempre o mesmo arquivo com as 3 texturas nele s� posicionando de forma diferente. Seria isso?
jefmachia- Aspirante
-
Nacionalidade:
Exato, voc� pode ter quantas faces quiser no objeto mas na hora de "texturizar" precisa ter todas as imagens refer�ncia em um �nico arquivo .png
Rafasax- Major
-
Nacionalidade:
Certo, bom vou tentar aqui e vamos ver se vai dar certo... Dando certo posto pra voc�s usarem tamb�m.. Obrigado.
jefmachia- Aspirante
-
Nacionalidade:
Seja ��ao VooVirtual, jefmachia.
Vou mover seu t�pico para o f�rum mais apropriado. �
�
Vou mover seu t�pico para o f�rum mais apropriado. �

Ainda Est�o pintando d�vidas aqui.. J� estou exportando, s� que a textura n�o exporta junto, � assim mesmo ou deveria exportar junto com o .obj - Se for normal assim, eu coloco ela manual... Segunda d�vida � na cria��o da textura, estou usando Photoshop CS3 e fazendo um quadro de 1500x1500 pixels com texturas de parede, telhado, logomarcas - � preciso colocar transpar�ncia na pagina em branco? pode ser com 8 bits o quadro? Essas coisas que estou com d�vidas.... O plugin j� exporta e converte certinho.... Agora o galho est� s� na textura.... Obrigado pessoal.....
jefmachia- Aspirante
-
Nacionalidade:
Jef, as texturas devem ser de valores bin�rios ent�o use multiplos de 512x512, a maior resolu��o aceita pelo X-Plane � 4096x4096. O menor valor deve ser de 512x512.
O Fundo eu coloco transparente. Com rela��o a exporta��o, voc� deve colocar na mesma pasta em que est� o arquivo .obj o arquivo de textura que no caso est� .png por exemplo:
Terminal_Passageiros.obj
Terminal_Passageiros.png (o nome aqui � s� como exemplo, o arquivo .png pode ter qualquer nome desde que quando exportado voc� use este mesmo arquivo de textura.)
Se voc� abrir o arquivo do objeto criado, ver� que ele faz men��o ao arquivo .png que foi utilizado no ato da texturiza��o, por exemplo eu criei um pr�dio referente a loja Localiza Rent a Car (comum em todo o Brasil), quando salvei este arquivo e exportei foi dado a ele o nome de "Predio Localiza.obj" ao abrir este objeto simplesmente dando dois cliques, voc� ver� que ele abre no bloco de notas e acredite, o .obj nada mais � do que um conjunto de n�meros e letras contendo coodernadas do objeto.
Continuando ao abrir o objeto dando dois cliques o cabe�alho lhe mostrar� o seguinte:
I
800
OBJ
TEXTURE Textura_localiza.png
TEXTURE_DRAPED Textura_localiza.png
Note que na linha come�ada com TEXTURE temos uma tabula��o e logo em seguida o texto "Textura_Localiza.png" que no meu caso � exatamente o nome do arquivo de imagem que criei para poder texturizar o meu objeto. Voc� pode editar as cores inclusa na imagem a vontade depois de criadas desde que n�o altere a resolu��o e a disposi��o de imagens criadas no arquivo de imagem .png
O Fundo eu coloco transparente. Com rela��o a exporta��o, voc� deve colocar na mesma pasta em que est� o arquivo .obj o arquivo de textura que no caso est� .png por exemplo:
Terminal_Passageiros.obj
Terminal_Passageiros.png (o nome aqui � s� como exemplo, o arquivo .png pode ter qualquer nome desde que quando exportado voc� use este mesmo arquivo de textura.)
Se voc� abrir o arquivo do objeto criado, ver� que ele faz men��o ao arquivo .png que foi utilizado no ato da texturiza��o, por exemplo eu criei um pr�dio referente a loja Localiza Rent a Car (comum em todo o Brasil), quando salvei este arquivo e exportei foi dado a ele o nome de "Predio Localiza.obj" ao abrir este objeto simplesmente dando dois cliques, voc� ver� que ele abre no bloco de notas e acredite, o .obj nada mais � do que um conjunto de n�meros e letras contendo coodernadas do objeto.
Continuando ao abrir o objeto dando dois cliques o cabe�alho lhe mostrar� o seguinte:
I
800
OBJ
TEXTURE Textura_localiza.png
TEXTURE_DRAPED Textura_localiza.png
Note que na linha come�ada com TEXTURE temos uma tabula��o e logo em seguida o texto "Textura_Localiza.png" que no meu caso � exatamente o nome do arquivo de imagem que criei para poder texturizar o meu objeto. Voc� pode editar as cores inclusa na imagem a vontade depois de criadas desde que n�o altere a resolu��o e a disposi��o de imagens criadas no arquivo de imagem .png
Rafasax- Major
-
Nacionalidade:
Rafa agora ficou mais claro que �gua... rrsrsrsrs.... Vou testar e assim que der certo eu posto aqui... Muito obrigado pela paci�ncia e dedica��o de voc�s.... Abra��o
jefmachia- Aspirante
-
Nacionalidade:
P�gina 1 de 1
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum