Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Gse_multipart13851

[Brasil] Laguna - nova empresa aérea

3 participantes

Ir para baixo

Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Empty [Brasil] Laguna - nova empresa aérea

Mensagem por andre_sp Qui 05 Ago 2010, 08:23

Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea 3z7gvyl004dk9i62amcpv7e3u

Projeto da empresa é voar para 96 cidades com 48 aeronaves; a Trip, com 78, tem o maior número de destinos atualmente



Pouca gente pode dizer hoje que conhece a Laguna Linhas Aéreas. A empresa já existe, mas ainda não voa. Quando voar, de avião Fokker, serão 96 os destinos, segundo o prospecto de negócios da companhia. O número não só é expressivo como, se o projeto se concretizar, a Laguna, novata criada por um empresário desconhecido no setor, já nascerá como a companhia aérea com o maior número de destinos no mercado brasileiro. A Trip, atual líder nesse quesito, voa para 78 municípios.


A Laguna vai ingressar neste mês com o pedido para a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa Aérea (Cheta). O documento, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representa um dos últimos passos para a criação de uma companhia área de transporte regular de passageiros. Em abril, a empresa já obteve a autorização para funcionar juridicamente como uma companhia aérea, atestado recebido com base na avaliação da viabilidade econômica do seu plano de negócios.


À frente do projeto está Daniel de Souza, um ex-professor de Física da rede estadual de Lorena, cidade do interior paulista. A criação da Laguna exigirá um investimento inicial estimado em R$ 70 milhões, valor que não inclui a aquisição das aeronaves, segundo calcula Souza. Com um escritório como sede operacional em São José dos Campos, a Laguna planeja atuar na aviação regional. Sua meta é voar com 48 aviões desde o início da sua operação, previsto para dezembro deste ano.


Poucos detalhes


O empresário revela poucos detalhes de seu projeto. Ele afirma que a empresa está "com negociações avançadas" para a captação de verbas com instituições financeiras brasileiras, mas os nomes das fontes de recursos não são apresentados. Ele ressalta que não procura novos sócios, mas apenas instituições dispostas a financiar o projeto de fazer a empresa decolar.


Para entrar no mercado em grande escala, a Laguna optou por uma frota de segunda mão, formada por aviões Fokker 100 e Fokker 50, oriundos de companhias internacionais e com capacidade para transportar entre 50 e 100 passageiros. Se a empresa efetivamente estrear com 48 aeronaves, já entrará no mercado com a terceira maior frota do país, atrás apenas das líderes TAM e Gol, ambas com mais de cem aviões. A previsão de Souza é que a primeira aeronave da Laguna chegue ao Brasil em setembro.


A escolha do Fokker é criticada por especialistas do setor. "Não há restrições por parte da Anac, mas está na hora de criar impedimentos para aviões que pararam de ser fabricados continuarem voando", diz um consultor da indústria aeronáutica consultado pelo iG. Graziela Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, também faz críticas à decisão. "Não vejo muito pilotos no mercado para essa aeronave", afirmou.


Aviões disponíveis


O preço menor em relação a outros modelos foi um dos motivos que favoreceram a escolha do Fokker para a composição da frota da Laguna. “No final do leasing eu pagaria mais do que vou gastar para comprar as aeronaves”, afirma o empresário Daniel de Souza. Outra vantagem das aeronaves da falida fabricante holandesa foi a disponibilidade de aviões no mercado, segundo ele. Se a empresa seguisse a decisão mais usual entre as companhias aéreas, que é de encomendar modelos novos, teria que entrar em uma fila para obter a aeronave. O resultado seria uma espera de cerca de dois anos para receber os primeiros modelos, que chegariam aos poucos, e não de uma só vez.


A estratégia da companhia também é vista com ressalvas pelos especialistas em aviação ouvidos pelo iG. "Avião barato gera um custo menor para a criação da empresa, mas o importante é o custo operacional menor", disse um executivo de uma das principais companhias aéreas do País. Ressalte-se que, entre os especialistas, a qualidade do Fokker é bem avaliada. Mas as críticas concentram-se na idade da frota e na falência do fabricante.


Reticências


Por se tratar de uma empresa novata, criada por um estreante no mercado, muita gente se diz reticente com a novidade - o iG ouviu nove especialistas do setor. "Nada contrário à criação de novas companhias, mas é estranho que uma empresa nasça para voar para cidades que não têm aeroporto", afirmou o executivo que faz parte de uma grande companhia aérea do País.


O proprietário da Laguna, contudo, é irredutível na estratégia. Ele reforça também a ideia de que a operação em grande escala garantirá custos reduzidos e possibilidade de oferta de preços competitivos. “Se eu começar na aviação regional atendendo quatro cidades, com dois aviões serei mais um que entra no mercado com preço alto”, afirma Souza, o novato do ar.


Fonte: IG / via Blog Direto da Pista

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Empty Re: [Brasil] Laguna - nova empresa aérea

Mensagem por Alvega Qui 05 Ago 2010, 09:40

Hmm, este parece-me estar a querer começar alto demais. Ainda nem tem um avião e já diz que vai voar para 96 cidades (algumas sem aeroporto shocked ) e com 48 aeronaves.
E quero ver como vai ser depois a manutenção em aviões que já não são fabricados e que a empresa faliu.
Não acredito neste projecto até vê-lo em prática. Blah

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Empty Re: [Brasil] Laguna - nova empresa aérea

Mensagem por Amilckar Qui 05 Ago 2010, 12:41

Acredito que podem até colocar em prática, mas como diz o ditado popular "Quem muito quer, nada tem" Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea 67293

_________________
Carlos Amilckar
Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Laguna - [Brasil] Laguna - nova empresa aérea Empty Re: [Brasil] Laguna - nova empresa aérea

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos