Voo Virtual
Ol�, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda n�o seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conte�dos do site.
Por favor leia as regras do f�rum aqui antes de postar, para evitar advert�ncias e suspens�o.

Ajuda com Cartas de Aproxima��o ( IAC )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com Cartas de Aproxima��o ( IAC )

Mensagem por murilogb2 em Qui 22 Maio 2014, 22:55

Ol� Pessoal, queria pedir a ajudar de quem tem conhecimento para que eu possa tirar algumas duvidas ainda relacionada as cartas IAC

nesse caso,vamos supor que estaria chegando pelo fixo LISAN na proa/radial 295..eu poderia passar direto pelo AD ir at� o VOR e bloquear e seguir na radial 168 fazer a curva a 10 DME do VOR e seguir para radial 348 que seria a CRS do ILS ???? ou isso � impossivel creio que seja pois n�o h� nada disso nessa carta, pois estou com duvida dps que vi umas coisas na web mas acho que isso � imposivel..

ou mesmo o �nico modo poss�vel � fazendo o ARC DME ??? ( o que seria mais obvio pela carta ) e se sim, ao chegar na CRS da pista ( 348� ) essa orbita � obrigatoria ou ela s� esta na carta caso o controlador solicite a mesma ???

obrigado!

murilogb2
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em: 24/08/2010
Reputa��o: 0
Nacionalidade: Brasil

Re: Ajuda com Cartas de Aproxima��o ( IAC )

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 22 Maio 2014, 23:01

Negativo. Voc� deve prosseguir no ARCO de 12 NM at� a radial 168 do CIA, onde voc� intercepta no localizador e a� � festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e n�o ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), � vetorar a aeronave por certa proa que a levar� at� o mesmo ponto por�m sem a realiza��o do arco.

Jo�o Pedro Duarte
PC SPECS: i7-4770 | 8GB HYPERX FURY 1600MHz 2X4GB | 1TB SATA 3Gb/s (7200 RPM) | EVGA GTX 770 SC | Kingston V300 60GB

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 30/11/2011
Reputa��o: 143
Simulador preferido: S�rie FS
Emprego/lazer: Estudante

Mensagem por murilogb2 em Qui 22 Maio 2014, 23:07

Jo�o Pedro escreveu:Negativo. Voc� deve prosseguir no ARCO de 12 NM at� a radial 168 do CIA, onde voc� intercepta no localizador e a� � festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e n�o ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), � vetorar a aeronave por certa proa que a levar� at� o mesmo ponto por�m sem a realiza��o do arco.

Muito obrigado pela explica��o, ajudou mt !

murilogb2
Aspirante
Aspirante

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 22 Maio 2014, 23:14

murilogb2 escreveu:
Jo�o Pedro escreveu:Negativo. Voc� deve prosseguir no ARCO de 12 NM at� a radial 168 do CIA, onde voc� intercepta no localizador e a� � festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e n�o ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), � vetorar a aeronave por certa proa que a levar� at� o mesmo ponto por�m sem a realiza��o do arco.

Por nada, e somente para completar, esses procedimentos com Arco DME j� est�o caindo no desuso com a implanta��o do RNAV nas TMAs, tanto nas IACs com fixos RNAV e nas STARS que j� te deixam na "cara do gol".

Jo�o Pedro Duarte
PC SPECS: i7-4770 | 8GB HYPERX FURY 1600MHz 2X4GB | 1TB SATA 3Gb/s (7200 RPM) | EVGA GTX 770 SC | Kingston V300 60GB

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por murilogb2 em Qui 22 Maio 2014, 23:20

Jo�o Pedro escreveu:
murilogb2 escreveu:

Por nada, e somente para completar, esses procedimentos com Arco DME j� est�o caindo no desuso com a implanta��o do RNAV nas TMAs, tanto nas IACs com fixos RNAV e nas STARS que j� te deixam na "cara do gol".

Entao, eu sempre voei desde o come�o por SID, STAR FMC tudo prontinho e tal ai me interessei mais pelos tecos tecos, turbo helices e bimotores, �happy��happy��happy�estou voando agora com o C340 da Carenado, ai no caso eu estou voando de VOR a VOR ou as vezes na ERC-L ai para pousar com mal tempo, s� nessas IACs ou pelo auxilo do VOR n�..as vezes consigo tempo bom e fa�o pouso VFR ou em aeroporto sem Cartas msm.. mas depende aonde estou voando e quando estou voando kkk.. mas mesmo assim obrigado pelas dicas.

murilogb2
Aspirante
Aspirante

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Sex 23 Maio 2014, 11:15

murilogb2 escreveu:
Jo�o Pedro escreveu:

Entao, eu sempre voei desde o come�o por SID, STAR FMC tudo prontinho e tal ai me interessei mais pelos tecos tecos, turbo helices e bimotores, �happy��happy��happy�estou voando agora com o C340 da Carenado, ai no caso eu estou voando de VOR a VOR ou as vezes na ERC-L ai para pousar com mal tempo, s� nessas IACs ou pelo auxilo do VOR n�..as vezes consigo tempo bom e fa�o pouso VFR ou em aeroporto sem Cartas msm.. mas depende aonde estou voando e quando estou voando kkk.. mas mesmo assim obrigado pelas dicas.

Hehe... Gostei de ver garoto. Por�m, se est� voando em Aerovias, tenha certeza de que est� voando em uma balizada por r�dio-aux�lios, pois h� algumas restri��es h� aeronaves n�o homologadas a RNAV. Mas a� teria que dar uma olhada nos regulamentos de IFR com calma.

Jo�o Pedro Duarte

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Trovis em Seg 26 Maio 2014, 16:32

Se me permitem, apenas uma corre��o: na verdade voc� faz o arco at� a radial 156 de CIA. Ao cruzar essa radial, a� sim, curva a direita para interceptar o curso do localizador.

O 168� em quest�o nada mais � que o rumo da perna de afastamento, para o caso de realizar a �rbita. E como a �rbita est� em negrito, na teoria, ela deve ser feita obrigatoriamente, a n�o ser que o ATC autorize direto o ILS.

Bons voos! �thumbsup�

Trovis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em: 09/08/2011
Reputa��o: 9
Emprego/lazer: PC/MLTE/IFR

Mensagem por danielsantana em Seg 26 Maio 2014, 17:51

Complementando: A 12 DME voc� curva pra esquerda e manter 10 DME at� a radial 156.

PM= ECS MG41T-M7. CPU= Dual Core E5500 @ 2.80Ghz. Memoria Ram= 2GB DDR3. PV= Nvidia Gforce 9500GT 1GB, 128Bits. SO= W7 Profissional 32bits.

danielsantana
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em: 26/03/2012
Reputa��o: 59
Simulador preferido: FSX-SE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum