Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso Gse_multipart13851

[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso

Ir para baixo

[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso Empty [Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso

Mensagem por Amilckar Sex 28 Mar 2014, 10:56

Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso
Aeronaves foram impedidas de voar na operação 'Voe Seguro'.
Operação é da Anac junto à FAB, Polícia Federal e Receita Federal.

[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso Anac_cuiaba_620x465_rene_dioz
Aeronaves de pequeno porte foram fiscalizadas ainda em solo na operação 'Voe Seguro' em Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz / G1)

Dezesseis aeronaves de pequeno porte foram impedidas de levantar voo desde quarta-feira (26) em aeródromos de Mato Grosso. O impedimento às decolagens foi aplicado durante a operação "Voe Seguro", deflagrada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Receita e a Polícia Federal com intuito de coibir infrações às regras do tráfego da aviação geral - que abrange aeronaves de pequeno porte, como as agrícolas, táxis aéreos e particulares.
As aeronaves foram impedidas de voar por ação de fiscais da Anac em abordagens nos aeródromos da Grande Cuiabá (o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande) e de cidades como Barra do Garças, Cáceres, Santo Antônio de Leverger, Poconé, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.
Ao todo, 13 aeródromos receberam fiscalização em Mato Grosso, segundo o gerente de operações especiais da Anac, Cícero Feitosa. Ele mencionou que o estado, devido a sua extensão, tem um número alto de aeronaves da chamada aviação geral para transporte de pessoas, mas também para a atividade agrícola. Característica também da região Norte. Em Mato Grosso, são 1.325 aeronaves registradas, sendo 839 atualmente na ativa.
O impedimento ao voo nos aeródromos desde quarta-feira foi provocado por irregularidades como falta de documentação de tripulação e aeronaves, falta de manutenção ou condição precária dos equipamentos, carga fora das especificações, táxis aéreos não registrados (piratas), passageiros assentados em local inapropriado e excesso de peso ou de passageiros.

Por comprometerem a segurança de voo, estas irregularidades geraram autos de infração que estão em curso.
De acordo com o capitão especialista em controle de tráfego aéreo da FAB, Ubiraci da Silva Pereira, no ano de 2012 foram registrados no país 180 acidentes envolvendo aeronaves de pequeno porte. Um terço do total de ocorrências havia sido provocado por desvios de conduta por parte dos pilotos, explica o capitão.
[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso Anac_cuiaba_2_620x465_rene_dioz 
Aeronaves no Aeroporto Marechal Rondon foram fiscalizadas na operação 'Voe Seguro'. (Foto: Renê Dióz / G1)
Exemplos disso são casos em que o piloto trafega em altura diferente da especificada no plano de voo ou em que até decola sem sequer ter um plano de voo. Tais situações motivaram o início das operações “Voe Seguro” em janeiro de 2013. O número de acidentes na aviação geral caiu em percentual pouco acima de 9% entre 2012 e 2013, segundo a Anac.
As operações Voe Seguro têm sido realizadas por regiões. Nesta quarta e nesta quinta-feira, a operação está sendo deflagrada pela quinta vez e abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação deve prosseguir até amanhã na região.
Até agora, a operação contou com a abordagem a 26 aeronaves em solo por parte da Anac. Outras 174 foram monitoradas em voo pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Comando da Aeronáutica. Nesse monitoramento houve até agora apenas uma infração de tráfego aéreo em Mato Grosso.
Fonte: G1

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil]Operação impede 16 aeronaves de levantarem voo em Mato Grosso Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos