Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada Gse_multipart13851

[Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada

Ir para baixo

[Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada Empty [Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada

Mensagem por Amilckar Ter 04 Fev 2014, 11:54

BRASIL: Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada

[Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada Copaairlines-600x398 
Depois de ser cancelado por causa do calor, voo da Copa Airlines decolou no início da madrugada.


De acordo com a Infraero, a aeronave saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho a meia-noite e meia.
Após ser cancelado por causa do calor durante a tarde de segunda-feira, o voo 408 da Copa Airlines, com destino ao Panamá, aproveitou a temperatura mais baixa da noite e decolou no início da madrugada desta terça-feira em Porto Alegre.


De acordo com a Infraero, a aeronave saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho a meia-noite e meia.
Inicialmente o voo estava programado para sair às 12h15min, com cerca de 140 passageiros, mas foi cancelado quando todas as pessoas já estavam dentro da aeronave. Passageiros, então, foram obrigados a desembarcar do avião e, de ônibus, foram levados para hotéis de Porto Alegre.


Temperatura é um dos fatores levados em conta na decisão sobre decolagem.


Especialista explica cálculo que pode ter resultado no cancelamento de voo nesta segunda-feira.
O cancelamento do voo da Copa Airlines, ocorrido nesta segunda-feira sob a alegação de que o calor de Porto Alegre impedia a decolagem, tem uma explicação técnica. Cláudio Roberto Scherer, comandante aposentado da Varig e instrutor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, explica que toda decolagem depende de uma análise da pista, que nada mais é do que um cálculo envolvendo o peso total da aeronave (avião, combustível, passageiros e bagagens), a temperatura do ambiente e a extensão da pista.


— Em função do comprimento, a pista é dependente da temperatura. Quanto mais quente, menor o peso com que o avião pode decolar. Com o aumento da temperatura, a turbina não consegue desenvolver toda potência que tem e a aeronave precisa de mais espaço para correr — explica.


Em voos internacionais, como o 408 da Copa Airlines, que iria até o Panamá, a quantidade de combustível é maior. A duração de cerca de 7h exige, segundo Scherer, aproximadamente 20 mil quilos de combustível. Um Boeing 737-800, modelo usado pela companhia, tem cerca de 35 mil quilos vazio. Se contar que haviam 140 passageiros, com uma média de 100 quilos totais (bagagem e peso do corpo), já são mais 14 mil quilos. A soma de 69 mil quilos se aproxima dos 75 mil quilos que a aeronave comporta.


A partir dos 30°C, o comandante aposentado explica que a capacidade das turbinas fica reduzida. No começo da tarde desta segunda-feira, o aeroporto Salgado Filho registrava 34°C, e a sensação térmica chegou aos 39,5°C.


Scherer comenta que a solução pode ser transferir o voo para um horário menos quente. No caso da Copa Airlines, um voo especial foi marcado para a 0h30min desta terça-feira. Enquanto isso, passageiros foram levados para hoteis da Capital. A Infraero confirma que o calor influencia na operação, mas não entra em detalhes sobre o caso desta segunda-feira.


Fonte: Zero Hora
Via: Cavok


NOTA DO EDITOR: Forno Alegre!

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Depois de ser cancelado por causa do calor, voo decolou no início da madrugada Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos