[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos
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[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos
A atribulada existência do "Concordski" soviético e os novos projetos
Tupolev Tu-144 "Charger"
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Tupolev_tu144_01](https://2img.net/h/3.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEylzyQlLJI/AAAAAAAAqgg/ZirhJldsicI/s400/tupolev_tu144_01.jpg)
O Tupolev TU-144 foi primeiro avião comercial supersônico a levantar voo, em 31 de dezembro de 1968, antecipando-se ao Concorde em dois meses. A este sucesso, ainda que em velocidade subsônica, sucederam-se uma série de atribulações e dois acidentes. O primeiro, em junho de 1973, durante o grande evento de Le Bourget, na França, e o segundo, em maio de 1978, num voo comercial entre Moscou e o Cazaquistão. Semelhante exteriormente ao Concorde - dai a designação ‘Concordski’ - era considerado tecnologicamente menos sofisticado. Os voos foram suspensos após o acidente de 1978.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Tupolev_TU-144](https://2img.net/h/2.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEylzua5XgI/AAAAAAAAqgY/v7fhQYX_kRM/s400/Tupolev_TU-144.jpg)
Curiosamente, a NASA assinou um acordo com a Tupolev em 1995 com o objetivo de relançar o projeto do TU-144. Ainda que tenha sido abandonado logo em seguida, sem quaisquer resultado práticos, em alguns meios da indústria aeronáutica foi sugerido que o real objetivo americano era o de obter conhecimentos na área dos voos comerciais supersônicos, setor em que todos os projetos até então ou tinham sido cancelados ou não passaram do estado de protótipos.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Concord02b](https://2img.net/h/1.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEylzRLBgbI/AAAAAAAAqgQ/XohvTrXQHnM/s400/concord02b.jpg)
No total foram construídos 16 aeronaves Tupolev TU-144.
Mais longe, mais rápido e mais ecológico
Futuro
Não faltam projetos para novos aviões supersônicos, aproveitando-se dos enormes avanços em matéria tecnológica verificados desde a época do Concorde. Projetos esses em que foi acrescentada a preocupação ecológica.
Um destes projetos é parceria entre a NASA e a Lockheed Martin conhecida como a Supersonic Green Machine (A Máquina Ecológica Supersônica - imagem acima) em que a aerodinâmica foi estudada para reduzir o ruído quando da passagem para a velocidade supersônica e aumentar a eficácia energética.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos A2-concept-bnsa-001](https://2img.net/h/1.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEyozgUwJJI/AAAAAAAAqgw/d98D8SA1d2Y/s400/a2-concept-bnsa-001.jpg)
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O Tupolev TU-144 foi primeiro avião comercial supersônico a levantar voo, em 31 de dezembro de 1968, antecipando-se ao Concorde em dois meses. A este sucesso, ainda que em velocidade subsônica, sucederam-se uma série de atribulações e dois acidentes. O primeiro, em junho de 1973, durante o grande evento de Le Bourget, na França, e o segundo, em maio de 1978, num voo comercial entre Moscou e o Cazaquistão. Semelhante exteriormente ao Concorde - dai a designação ‘Concordski’ - era considerado tecnologicamente menos sofisticado. Os voos foram suspensos após o acidente de 1978.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Tupolev_TU-144](https://2img.net/h/2.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEylzua5XgI/AAAAAAAAqgY/v7fhQYX_kRM/s400/Tupolev_TU-144.jpg)
Curiosamente, a NASA assinou um acordo com a Tupolev em 1995 com o objetivo de relançar o projeto do TU-144. Ainda que tenha sido abandonado logo em seguida, sem quaisquer resultado práticos, em alguns meios da indústria aeronáutica foi sugerido que o real objetivo americano era o de obter conhecimentos na área dos voos comerciais supersônicos, setor em que todos os projetos até então ou tinham sido cancelados ou não passaram do estado de protótipos.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Concord02b](https://2img.net/h/1.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEylzRLBgbI/AAAAAAAAqgQ/XohvTrXQHnM/s400/concord02b.jpg)
No total foram construídos 16 aeronaves Tupolev TU-144.
Mais longe, mais rápido e mais ecológico
Futuro
Não faltam projetos para novos aviões supersônicos, aproveitando-se dos enormes avanços em matéria tecnológica verificados desde a época do Concorde. Projetos esses em que foi acrescentada a preocupação ecológica.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos Greenmachine_nasa](https://2img.net/h/3.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEyo0X0PFSI/AAAAAAAAqg4/Rf9jqbb-Q9Q/s400/greenmachine_nasa.jpg)
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos A2-concept-bnsa-001](https://2img.net/h/1.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEyozgUwJJI/AAAAAAAAqgw/d98D8SA1d2Y/s400/a2-concept-bnsa-001.jpg)
Outro projeto em desenvolvimento é o A2 (imagem acima), este na Europa, a cargo da Agência Europeia Espacial. O objetivo é criar um aparelho com capacidade para 300 passageiros e que alcance até cinco vezes a velocidade do som (Mach 5), ou cinco mil quilômetros por hora, "capaz de viajar entre Bruxelas e Sydney em menos de seis horas", informava na passada semana um dos responsáveis do projeto.
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos N%2B3_MIT_](https://2img.net/h/4.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEyozet8ReI/AAAAAAAAqgo/1X_SERT7Q6U/s400/N%2B3_MIT_.jpg)
![[Internacional] A atribulada existência do "Concordski" e os novos projetos N%2B3_MIT_](https://2img.net/h/4.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TEyozet8ReI/AAAAAAAAqgo/1X_SERT7Q6U/s400/N%2B3_MIT_.jpg)
A eficiência energética está também no centro de um projeto desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology, o N+3 (D “double bubble” - imagem acima), com capacidade para 350 passageiros, que poderia reduzir até 70% o consumo de combustível e até 75% as emissões de gases poluentes. O N+3 voaria, contudo, a velocidade subsônica.
Fonte: Blog Notícias sobre Aviação (com informações do DN Economia) - Fotos: Reprodução / MIT / EAS
Fonte: Blog Notícias sobre Aviação (com informações do DN Economia) - Fotos: Reprodução / MIT / EAS
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