Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ciências Aeronáuticas Gse_multipart13851

Ciências Aeronáuticas

2 participantes

Ir para baixo

Ciências Aeronáuticas Empty Ciências Aeronáuticas

Mensagem por caique_dorea Seg 13 Jan 2014, 20:58

Boa noite pessoal.

Assim como a maioria aqui também sou apaixonado pela aviação porém enfrento uma dificuldade que também atinge a maioria dos que vivem para este sonho, a dificuldade FINANCEIRA. É sabido que de um modo geral a formação de um piloto, pelo menos no Brasil, é caríssima (minha opinião).
Bem, sou estudante do curso de Ciências Aeronáuticas e venho aqui na verdade pedir um conselho aos senhores que passam ou já passaram por esta dificuldade antes. Já concluí a parte teórica do curso referente a formação do Piloto Privado e caminho agora para o 2º semestre sem perspectivas muito agradáveis se conseguirei custear toda a minha formação. De forma alguma gostaria de me distanciar muito da área de aviação civil e gostaria de saber qual posicionamento posso tomar para que isso ocorra para que de preferência que eu possa, nem que seja num futuro próximo, me tornar piloto.

Grato desde já,
Caíque.

caique_dorea
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 13/01/2014
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 30
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências Aeronáuticas Empty Re: Ciências Aeronáuticas

Mensagem por Paulo Stavis Seg 13 Jan 2014, 22:12

caique_dorea escreveu:Boa noite pessoal.

Assim como a maioria aqui também sou apaixonado pela aviação porém enfrento uma dificuldade que também atinge a maioria dos que vivem para este sonho, a dificuldade FINANCEIRA. É sabido que de um modo geral a formação de um piloto, pelo menos no Brasil, é caríssima (minha opinião).
Bem, sou estudante do curso de Ciências Aeronáuticas e venho aqui na verdade pedir um conselho aos senhores que passam ou já passaram por esta dificuldade antes. Já concluí a parte teórica do curso referente a formação do Piloto Privado e caminho agora para o 2º semestre sem perspectivas muito agradáveis se conseguirei custear toda a minha formação. De forma alguma gostaria de me distanciar muito da área de aviação civil e gostaria de saber qual posicionamento posso tomar para que isso ocorra para que de preferência que eu possa, nem que seja num futuro próximo, me tornar piloto.

Grato desde já,
Caíque.

Infelizmente não tem um botão mágico que possa resolver seu problema, eu devo dizer. Pra te falar a verdade, no seu caso, eu não teria nem começado um curso de CA sem ter dinheiro pra parte prática.

Como piloto, o que você precisa pra trabalhar é licença de voo, que você consegue fazendo hora. A facul é uma coisa pra complementar o currículo. É quase uma exigência hoje em dia? É, porém você tendo um PC/IFR/MLTE já pode voar pra um táxi aéreo enquanto cursa um superior. Na verdade qualquer superior já serve, nem que seja administração na faculdade publica.

Pra sanar seu problema você tem duas opções ao meu ver:

1) Procura uma faculdade que ofereça a formação téorica e prática junta, como no caso da universidade positivo. Comentei sobre o curso aqui. Não é uma boa opção, eu devo confessar, mas fora ela não conheço nenhuma que ofereça a parte prática inclusa nas mensalidades e que estas possam ser abonadas com o FIES ou com o Prouni.

2) Arranja um emprego e paga as horas. Aqui o maior problema é o ganho x gasto. Um emprego comum porai paga, pelo menos aqui onde moro, por volta de 1000 reais. Junta o custo que você tem pra ir trabalhar (locomoção, almoço, etc) com os custos de vida, se você não mora com os pais, e isso ja lhe toma uma boa parte do salário. Um PP sai ai por volta de 14 mil, contando que você junte, numa boa estimativa, os mil reais você levará um ano juntando dinheiro pra voar o PP. Não adianta ficar voando quebrado, voar só 3h por mês por exemplo, porque na fase do TGL são necessários voos mais próximos pra solar, e a navegação requer um total de 5h (aqui fazemos uma de 2h e uma de 3h).
Levando pro lado "mais pior", juntando uns 300 reais por mês você levaria 46 meses pra ter a grana. Dá pra fazer um empréstimo e ir pagando parcela mas aí você checa o PP em dois meses e tem que começar a voar o PC mas ainda está pagando o PP.

O PC já é mais "light", não precisa voar tão seguido, mas cada voo é uma paulada. Uma naveguinha básica dá 3-4h, ou seja, 1200 reais em um dia, mais que o salário do mês todo.

Fora que todo ano tem a cacetada do CMA, o inicial foi pra 400 reais (contando que você não precise nenhum exame externo) e a revalidação tá uns 250 reais. Tem a banca também, 250 cada uma fora o material didático.
A cada dois anos precisa revalidar tua carteira do PP (quando checado, e na verdade é o monomotor), nisso vai mais umas 2h de voo + 1h de check. Checou? Manda 300 reais pra anac, taxa de emissão de licença.

Não quero te desanimar porém viver de sonho não põe comida na barriga de ninguém, infelizmente.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos