Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Gse_multipart13851

Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

5 participantes

Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Paulo Stavis Sex 08 Nov 2013, 21:20

Caros colegas com muita alegria consegui resolver o problema do meu throttle saitek. Acredito que seja um problema crônico que todos throttles um dia terão porém nunca tinha visto esta sugestão.

Este vídeo no Youtube aponta a solução. É necessário limpar os potenciômetros que comandam os eixos, provavelmente com o tempo o atrito faça a camada superior dos contatos se soltar e acumula, causando o problema. Para desmontar o throttle este vídeo dá uma boa idéia mas não é tão difícil.

A parte mais difícil é a remontagem, eu levei 5 minutos desmontando e limpando e 1h montando. Sugiro tirar fotos das posições dos componentes e como os fios estão organizados, vai ajudar muito. Fazendo o processo atentamente e cuidando com as peças pequenas não tem erro.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Ecosta Sex 08 Nov 2013, 22:50

Paulo Stavis escreveu:Caros colegas com muita alegria consegui resolver o problema do meu throttle saitek. Acredito que seja um problema crônico que todos throttles um dia terão porém nunca tinha visto esta sugestão.

Este vídeo no Youtube aponta a solução. É necessário limpar os potenciômetros que comandam os eixos, provavelmente com o tempo o atrito faça a camada superior dos contatos se soltar e acumula, causando o problema. Para desmontar o throttle este vídeo dá uma boa idéia mas não é tão difícil.

A parte mais difícil é a remontagem, eu levei 5 minutos desmontando e limpando e 1h montando. Sugiro tirar fotos das posições dos componentes e como os fios estão organizados, vai ajudar muito. Fazendo o processo atentamente e cuidando com as peças pequenas não tem erro.
Paulo
Por acaso você anotou aquela numeração que está no potenciômetro?
Tenho um throttle que está dando problemas num dos pots, mas a minha intenção é substituir o pot problemático.
[]`s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Paulo Stavis Sex 08 Nov 2013, 23:34

Ecosta escreveu:Paulo
Por acaso você anotou aquela numeração que está no potenciômetro?
Tenho um throttle que está dando problemas num dos pots, mas a minha intenção é substituir o pot problemático.
[]`s
Ecosta
Não me lembro de nenhuma numeração no potenciômetro. Na verdade o pot que vai nesse throttle eu nem sei como é que chama, não é aqueles antigos, é um amarelinho diferente.
Já tentou limpar os pots pra ver se nem precisa substituir? O da Saitek é bem específico, ele precisa ter uma "lingueta" pra encaixar a haste da manete, não sei se é facilmente substituível.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Ecosta Sáb 09 Nov 2013, 01:19

Paulo Stavis escreveu:
Ecosta escreveu:Paulo
Por acaso você anotou aquela numeração que está no potenciômetro?
Tenho um throttle que está dando problemas num dos pots, mas a minha intenção é substituir o pot problemático.
[]`s
Ecosta
Não me lembro de nenhuma numeração no potenciômetro. Na verdade o pot que vai nesse throttle eu nem sei como é que chama, não é aqueles antigos, é um amarelinho diferente.
Já tentou limpar os pots pra ver se nem precisa substituir? O da Saitek é bem específico, ele precisa ter uma "lingueta" pra encaixar a haste da manete, não sei se é facilmente substituível.
É um potenciômetro sem eixo. Acho que deva ser da Linha CTS Series 251. Vou abrir e verificar mais detalhes do pot.
[]`s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 09 Nov 2013, 10:00

Ecosta escreveu:É um potenciômetro sem eixo. Acho que deva ser da Linha CTS Series 251. Vou abrir e verificar mais detalhes do pot.
[]`s
Ecosta
Veja este tópico na Avsim. Tem foto e o cara fala de alguns numeros e letras no post #16.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Ecosta Ter 12 Nov 2013, 00:52

Paulo Stavis escreveu:
Ecosta escreveu:É um potenciômetro sem eixo. Acho que deva ser da Linha CTS Series 251. Vou abrir e verificar mais detalhes do pot.
[]`s
Ecosta
Veja este tópico na Avsim. Tem foto e o cara fala de alguns numeros e letras no post #16.
Obrigadão Paulo thumbsup 
Comas fotos do Potenciômetro, eu vou comparar com os modelos da linha CTS 251.
[]`s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 12 Nov 2013, 12:10

Ecosta escreveu:
Paulo Stavis escreveu:Veja este tópico na Avsim. Tem foto e o cara fala de alguns numeros e letras no post #16.
Obrigadão Paulo thumbsup 
Comas fotos do Potenciômetro, eu vou comparar com os modelos da linha CTS 251.
[]`s
Ecosta
Olá Cmtes, potenciometro sem eixo é conhecido comercialmente por "trimpot" o valor da resistência pode ser descoberto medindo com o ohmímetro nos pinos externos thumbsup , abraços

_________________
como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Leber Dom 02 Mar 2014, 16:50

Reativando Tópico

Pessoal,

Fiz o procedimento repassado pelo Paulo, e posso dizer com certeza que tenho um novo throtle quadrant. Por mais que o meu tivese pouco mais de 1 ano e meio de uso, a melhora nos comandos foi exepcional.

Reforço apenas para tomarem extremo cuidado com os potenciômetros durante a limpeza. Eu acabei entortando um pouco uns filete de metal em um deles e o eixo morreu. Depois de muito custo consegui ressuscitá-lo.

Abraço !

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Paulo Stavis Dom 02 Mar 2014, 19:22

Leber escreveu:Reativando Tópico

Pessoal,

Fiz o procedimento repassado pelo Paulo, e posso dizer com certeza que tenho um novo throtle quadrant. Por mais que o meu tivese pouco mais de 1 ano e meio de uso, a melhora nos comandos foi exepcional.

Reforço apenas para tomarem extremo cuidado com os potenciômetros durante a limpeza. Eu acabei entortando um pouco uns filete de metal em um deles e o eixo morreu. Depois de muito custo consegui ressuscitá-lo.

Abraço !

De fato dá uma melhorada enorme mesmo, obrigado pelo feedback!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Brentano Qua 21 maio 2014, 13:33

É uma bela dica mesmo, deixa zero km. Tenho dois conjuntos e fiz uma vez em cada um. No segundo achei que já era experiente, não testei antes de montar e acabei tendo que desmontar porque botei um pot errado. lol 

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 21 maio 2014, 13:40

Brentano escreveu:É uma bela dica mesmo, deixa zero km. Tenho dois conjuntos e fiz uma vez em cada um. No segundo achei que já era experiente, não testei antes de montar e acabei tendo que desmontar porque botei um pot errado. lol 

É facim de errar na montagem  lol eu me bati no começo mas depois de analisar bem vi que é só ter cuidado.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos Empty Re: Como consertar um throttle Saitek com problema nos eixos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos