Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Controlador de luzes do trem de pouso Gse_multipart13851

Controlador de luzes do trem de pouso

5 participantes

Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Ter 22 Out 2013, 21:42

Pessoal

Gostaria de apresentar e compartilhar um circuito eletrônico que controla o acionamento de luzes do trem de pouso de forma sequenciada.
Pesquisando sobre a utilização de um circuito eletrônico para controle de acionamento das luzes do trem de pouso no diversos estágios de movimento (baixado, em trânsito e recolhido) próprio para a construção de um painel de voo, eu encontrei o tão esperado circuito entitulado Landing Gear Light Relay de autoria de William Riley no forum do site My cockpit.
No post do Forum, o William disponibiliza o esquema elétrico e o PCB para download. Baixei os arquivos  (esquemático e pcb layout, ambos projetados no EAGLE), montei o placa de circuito impresso, comprei e soldei componentes e o resultado foi excelente.
O projeto utiliza três CIs (um NE555 timer, um HD74LS08P gate e um HD74LS04P inverter) além de outros componentes eletrônicos (resistores, capacitores, transistors, etc). O circuito pode ser montado por qualquer pessoa que tenha noção elementar de eletrônica, apenas prestar atenção na posição e montagem dos componentes. O projeto inicial previa a construção de um PCB dupla face, porém eu consegui montar num PCB face simples com alguns ajustes de posição dos componentes para facilitar a construção da PCI.  

O circuito funciona da seguinte forma:
- O switch do circuito está na posição aberto, as luzes do trem de pouso indicam trem em cima (opção vermelho ou apagado e as outras luzes estão desligadas)
- No momento do acionamento do switch, o timer aciona a luz correspondente ao trem em trânsito (que pode ser a opção Led vermelho ou apagado) e o tempo é ajustado por um trimer entre 1,5 a 15 segundos.

Neste projeto, pode ser utilizado três opções de LED e o sequenciamento das luzes pode funcionar de acordo com as seguintes opções:

- trem baixado (verde), trem em trânsito (amarelo) e trem recolhido (vermelho); ou
- trem baixado (verde), trem em trânsito (vermelho) e trem recolhido (apagado); ou
- trem baixado (verde), trem em trânsito (apagado) e trem recolhido (vermelho).
Segue abaixo as fotos do circuito montado, testado e aprovado thumbsup 
Controlador de luzes do trem de pouso T7t4

Controlador de luzes do trem de pouso Eojk

Se alguém tiver interesse em montar o circuito, eu posso repassar o desenho das trilhas do PCB em PDF pronto para imprimir numa placa virgem.
Abraços e Salute!
Edson

OBS: A presente divulgação do circuito elétrico e do trabalho realizado foi autorizado pelo autor do projeto, o Senhor William Riley, após consulta sobre a permissão de publicação do projeto executado. Todos os créditos de elaboração, divulgação do projeto e disponibilidade dos arquivos para o Senhor William Riley, usuário do forum Mycockpit.org

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 22 Out 2013, 22:36

Olá Ecosta, se for possível divulgue também o esquema elétrico. Para podermos entender a interação do circuito com o FS.
Obrigado thumbsup ,  abraços

_________________
Controlador de luzes do trem de pouso Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Ter 22 Out 2013, 23:09

Inventor escreveu:Olá Ecosta, se for possível divulgue também o esquema elétrico. Para podermos entender a interação do circuito com o FS.
Obrigado thumbsup ,  abraços
Meu caro professor

O esquema elétrico pode ser visto aqui

[]`s e Salute
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por juliomendes Ter 29 Out 2013, 16:31

Ecosta, muito show. Gostaria de receber sim o PDF para montar o projeto. Quando disse sobre o ajuste do trimer, o circuito funciona não pela resposta do FS mas em ajuste do tempo das luzes em relação ao curso entre recolhido e abaixado do avião? É um circuito que é ativado pela 'mesma chave' que abaixa o trem do avião e que também liga o circuito, em que 'duas ações' ocorrem simultaneamente de forma distinta? (FS no PC e o Circuito não interligado com o software. Pois não visualizei nenhuma porta de comunicação, USB, serial...)
abraços
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Ter 29 Out 2013, 17:22

juliomendes escreveu:Ecosta, muito show. Gostaria de receber sim o PDF para montar o projeto. Quando disse sobre o ajuste do trimer, o circuito funciona não pela resposta do FS mas em ajuste do tempo das luzes em relação ao curso entre recolhido e abaixado do avião?
Olá julio. O circuito funciona com o acendimento das luzes sendo gerenciado por esta placa controladora. O trimer (também pode ser um potenciometro) regula o tempo para o trem em trânsito. Na prática: trem em cima (luz vermelha ou apagado), aciono o switch para comandar trem para baixo (no movimento de trem em trânsito, pode ser identificado pelas opções LED amarelo, led vermelho ou leds apagados). Quando o trem fica na posição B/T, leds verdes indicam a posição.

juliomendes escreveu:
É um circuito que é ativado pela 'mesma chave' que abaixa o trem do avião e que também liga o circuito, em que 'duas ações' ocorrem simultaneamente de forma distinta? (FS no PC e o Circuito não interligado com o software. Pois não visualizei nenhuma porta de comunicação, USB, serial...)
Você terá que usar uma chave do link abaixo:
switch 3 x 2
Os terminais 1,3 ,e 5 serão ligados no conector SWITCH (3) e GROUND (1 e 5) da placa controladora, lembrando que o circuito é alimentado inicialmente em 5 V podendo ser alimentado até 12 volts , desde que se utilize um dissipador no LM 7805 (regulador de tensão para 5V)

Os pinos 2,4 e 6 serão ligados na placa controladora (de joy ou de teclado, etc) pra enviar o comando ao FS.
Caso não tenha ficado de forma clara a explicação, eu posso te mandar um vídeo para você ver o funcionamento do circuito. Lembrando que você precisa de uma chave com 6 polos e que simultaneamente acione o trem de pouso e o circuito. Verifique o tempo de movimento do conjunto do trem do seu avião preferencialmente voado e acerte o tempo de trânsito no trimmer ou pot do circuito.

Você manja de construção de Placa de circuito impresso? solda de componentes? No meu caso, eu sempre faço as placas de circuito impresso dos circuitos que eu monto. Eu construí um lote de apenas três placas para este circuito e montei os três... Se eu tivesse outro PCB sobrando, eu te remeteria para você montar o circuito thumbsup 
[]'s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por juliomendes Ter 29 Out 2013, 17:33

Olá Ecosta,

Ecosta escreveu:Você manja de construção de Placa de circuito impresso? solda de componentes? No meu caso, eu sempre faço as placas de circuito impresso dos circuitos que eu monto. Eu construí um lote de apenas três placas para este circuito e montei os três... Se eu tivesse outro PCB sobrando, eu te remeteria para você montar o circuito thumbsup  
Sim, ja fiz placas (mas faz tempo que não faço e até to sem material -componentes quimicos etc..-). Fiz algumas recentemente mas como eram mais simples, usei as semiprontas e fiz jumpers. Dado a questão que abordo la no outro topico, com o avanço do projeto provavelmente terei que confeccionar placa.
Ecosta escreveu:Caso não tenha ficado de forma clara a explicação, eu posso te mandar um vídeo para você ver o funcionamento do circuito
Nâo, ficou claro sim. Perguntei quanto a ligação da chave para ratificar o meu pensamento. Nâo imaginei que fosse diferente, até porque não ser faria necessario toda uma elaboração em programação para algo mais elementar.
Ecosta escreveu:Verifique o tempo de movimento do conjunto do trem do seu avião preferencialmente voado e acerte o tempo de trânsito no trimmer ou pot do circuito.
Muito legal isso.

Se for o caso de passar meu email para o envio do pdf, diga se publico aqui ou se tem aceeso no perfil...enfim.
Mais uma vez, valeu.

----------------

Acabo de receber sua solicitação para MP, Ecosta. Ok.
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Ter 29 Out 2013, 17:41

juliomendes escreveu:Olá Ecosta,
Sim, ja fiz placas (mas faz tempo que não faço e até to sem material -componentes quimicos etc..-). Fiz algumas recentemente mas como eram mais simples, usei as semiprontas e fiz jumpers. Dado a questão que abordo la no outro topico, com o avanço do projeto provavelmente terei que confeccionar placa.
Muito bom saber disso! yes 
Então não terá problema em construir por processo térmico (tonner) ou por processo fotossensível (como silk screen) a plaquinha de circuito. Eu te remeto mais tarde os projetos de PCB que eu fiz para esta placa (um PCB com apenas as trilhas e o outro PCB com o plano de terra).

juliomendes escreveu:Se for o caso de passar meu email para o envio do pdf, diga se publico aqui ou se tem aceeso no perfil...enfim.
Mais uma vez, valeu.
Eu te mandei uma Mensagem Privada. Caso não tenha recebido, pode me remeter uma MP com o seu e-mail que remeto os layout de PCB.
[]'s
Ecosta

EDIÇÃO DO ASSUNTO
Já recebi a sua MP!

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Agradecimentos

Mensagem por Luiz Fernando schmidt Qua 30 Out 2013, 08:02

Muito obrigado, Edson.
O que você precisar, assim como os outros membros do Forum, pode contar comigo no que estiver ao meu alcance, e o que não estiver pesquisamos e com certeza tentamos ajudar da melhor maneira possível.
Abraços.

Luiz Fernando schmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 12/01/2010
Mensagens : 66
Reputação : 20
Idade : 55
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Qua 30 Out 2013, 11:24

Luiz Fernando schmidt escreveu:Muito obrigado, Edson.
O que você precisar, assim como os outros membros do Forum, pode contar comigo no que estiver ao meu alcance, e o que não estiver pesquisamos e com certeza tentamos ajudar da melhor maneira possível.
Abraços.
Obrigado também Luiz
[]'s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty trem de pouso

Mensagem por waldemar rubim Seg 04 Nov 2013, 10:27

Que boa noticia isto chega em boa hora pois estou montando um protótipo da alavanca de trem de pouso, minha primeira experiencia.
Controlador de luzes do trem de pouso Bfjw

Controlador de luzes do trem de pouso 4dpq

Controlador de luzes do trem de pouso Lnid


Última edição por waldemar rubim em Seg 04 Nov 2013, 10:51, editado 1 vez(es)

_________________
AMD GA-990FXA-UD3 AM3 -  AMD Bulldozer FX 8150 3.6GHz 8MB AM3 - xfx HD7870 2gb - CORSAIR RED 8gb
waldemar rubim
waldemar rubim
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 11/06/2013
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 78
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : UFRN
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Ecosta Seg 04 Nov 2013, 10:41

waldemar rubim escreveu:Que boa noticia isto chega em boa hora pois estou montando um protótipo da alavanca de trem de pouso, minha primeira experiencia.
Oi Rubim!
Se precisar do print do PCB para a construção da placa, eu posso te remeter. Infelizmente eu construi apenas 03 modelos destas placas e fiquei sem nenhum PCB de reserve pois poderia te remeter para você montar o circuito.
[]'s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por waldemar rubim Seg 04 Nov 2013, 11:00

Edison, grande companheiro, claro que quero. vou me arriscar na eletrônica embora seja completamente ignorante nesse assunto kkkkk.
o protótipo eu fiz mais ou menos no olhômetro mas vou fazer um projetinho com as medidas certas, pois preciso fazer alguns ajustes nesse das fotos que enviei agora.

_________________
AMD GA-990FXA-UD3 AM3 -  AMD Bulldozer FX 8150 3.6GHz 8MB AM3 - xfx HD7870 2gb - CORSAIR RED 8gb
waldemar rubim
waldemar rubim
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 11/06/2013
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 78
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : UFRN
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controlador de luzes do trem de pouso Empty Re: Controlador de luzes do trem de pouso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos