Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Gse_multipart13851

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

3 participantes

Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por rquintelarj Sex 04 Out 2013, 12:08

Bom pessoal.

Fiquei 5 anos sem voar virtualmente e resolvi voltar. Comecei pelo B.a.bá e agora esto treinando procedimentos ifr, sendo que estou totalmente perdido de como efetuar saidas e chegadas RNAV em aeronaves pequenas (Sem fms, cdu e etc.)

Eu andei lendo que é necessário o uso do GPS (confere?) para tais procedimentos, sendo que, estou super perdido de como devo proceder. Alguem conhece algum tutorial ou video q ensine como fazer isto, operar o GPS para estes fins?

Obs: Já atualizei os NAVids do FSX (caso isto tenha alguma relevância).

Desde já agradeço!

rquintelarj
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/10/2009
Mensagens : 40
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Re: Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por Leber Sex 04 Out 2013, 12:29

Veja o tópico no link abaixo, onde se discute algo parecido com a sua dúvida. Além disso, no mesmo tópico, o Ultra posta o link de uma página com uma aula sobre o procedimento.

Mas você está correto ao afirmar que este tipo de proc. só pode ser feito com o auxílio de um GPS.

https://www.voovirtual.com/t19230-rnav-pmdg-737-ngx?highlight=Rnav

E seja Welcome ao VV !

thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Re: Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por rquintelarj Sex 04 Out 2013, 20:07

Leber escreveu:Veja o tópico no link abaixo, onde se discute algo parecido com a sua dúvida. Além disso, no mesmo tópico, o Ultra posta o link de uma página com uma aula sobre o procedimento.

Mas você está correto ao afirmar que este tipo de proc. só pode ser feito com o auxílio de um GPS.

https://www.voovirtual.com/t19230-rnav-pmdg-737-ngx?highlight=Rnav

E seja Welcome ao VV !

thumbsup 
Obrigado pela resposta. O tópico que você citou eu já andei dando uma boa olhada e gostei muito. O lance é que eu quero algo mais para "fazer na mão" mesmo com aviões de pequeno porte sem fms.

Na verdade o procedimento eu tenho pesquisado e até to começando a entender o conceito. O problema é como coloca-lo em pratica. Eu estou voando a aeronave da Carenado Cesnna 208 Grand Caravan e to bem perdido com relação a operação do GPS.

Por exemplo, em uma das cartas de saida RNAV do galeão (RNAV ADA 1B-AKNUB 1D-MOTOB 1D-NINDO 1D RWY 10/33) eu observo q existe um fixo GL001. Como devo inseri-lo no GPS? Preciso atualizar os Navids do gps tb (conforme atualizei os do FSX com o programa q eu citei acima) ou teria que comprar add ons como o reality xp para poder opera-lo de forma correta?

Agradeço muito a todos pelas repostas. Desde que voltei ao universo do voo virtual, todas as perguntas que tenho feito o pessoal tem sido super-solicito em me responder!

rquintelarj
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/10/2009
Mensagens : 40
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Re: Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por Co-pilaHugo Sáb 05 Out 2013, 05:29

Oba amigo bem vindo ao forum.
1. Para fazer estes tipos de procedimentos voce precisa de um GPS e entender como ele funciona.
2. Na maior parte das vezes voce não precisa adicionar ponto nem um pois, estes procedinto já são pre publicados e voce só precisa ter a base de dados actualizada.
3. Aconselho a comprar o rxp pois pra mim é o gps mais completo e simulado que conheço além de outros como o KLN-90B da Pro-Tu e o trimble da Digital Aviation do Piper Cheyenne.

Co-pilaHugo
Co-pilaHugo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 16/07/2009
Mensagens : 195
Reputação : 10
Idade : 46
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Piloto Comercial/flight sim
Nacionalidade : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Re: Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por rquintelarj Sáb 05 Out 2013, 14:38

Co-pilaHugo escreveu:Oba amigo bem vindo ao forum.
1. Para fazer estes tipos de procedimentos voce precisa de um GPS e entender como ele funciona.
2. Na maior parte das vezes voce não precisa adicionar ponto nem um pois, estes procedinto já são pre publicados e voce só precisa ter a base de dados actualizada.
3. Aconselho a comprar o rxp pois pra mim é o gps mais completo e simulado que conheço além de outros como o KLN-90B da Pro-Tu e o trimble da Digital Aviation do Piper Cheyenne.

Obrigado! Graças a sua diga sobre o reality xp consegui fazer o meu primeiro voo SBGL-SBKP hoje! O ADD é muito bom msm!

rquintelarj
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/10/2009
Mensagens : 40
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas. Empty Re: Procedimento SID/STAR RNAV em aeronaves pequenas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos