Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Gse_multipart13851

[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013

Ir para baixo

[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Empty [Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013

Mensagem por Amilckar Sex 16 Ago 2013, 11:32

Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013

FAB anuncia aposentadoria do Mirage, obsoleto e com mísseis vencidos.



Menos potente, F-5 é o 'tampão'; Brasil fica vulnerável, dizem especialistas.



[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Miragesgtjohnson2

Mirage, comprado por Lula em estratégia 'tampão' em 2005, será aposentado

 em 31 de dezembro - Foto: Sgt Johnson/Agência Força Aérea



A falta de recursos e a indefinição do governo federal sobre o novo caça brasileiro obrigaram a Aeronáutica a parar de operar e a “canibalizar” (termo que os militares usam para a retirada de partes de uma aeronave) seis dos 12 Mirage 2000-C que possui, os mais potentes e velozes do Brasil, para manter em operação em 2013 a outra metade da frota.


Os Mirage, comprados em uma estratégia “tampão” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva já usados da França, em 2005, serão aposentados oficialmente em 31 de dezembro, dois anos após o previsto, anunciou o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, em audiência no Senado nesta terça-feira (13).


Os aviões estão sucateados e sem armamento, pois os mísseis "já estão vencidos ou vencerão até o fim do ano", disse Saito.


A decisão preliminar da FAB é de substituir provisoriamente os Mirage, que ficam na base aérea de Anápolis (GO), por outras 6 unidades F-5, que possuem velocidade e alcance inferior e menor potencial de reação em caso de interceptação de invasores.


"Os Mirage foram comprados em 2005 para voar, cada aeronave, mil horas de voo. Esta meta foi atingida em 2011 e fizemos um esforço muito grande para mantê-los voando até 2013. É uma plataforma até que não temos mais armas. Elas estão vencidas ou vão vencer agora no fim do ano", disse o brigadeiro Saito no Senado.


"Não precisamos de um avião para fazer sobrevoo em desfile. Precisamos de avião para defesa", acrescentou o oficial. Foi um Mirage que, em um rasante, destruiu os vidros da fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em julho.

[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Cacasfabarte1

Especialistas ouvidos pelo G1 apontam que ao menos quatro fatores que ficam prejudicados pela indefinição: 1) a proteção dos recursos naturais, principalmente da Amazônia e do pré-sal; 2) a busca por projeção internacional e por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU; 3) dissuasão de tentativas de invasão ao território brasileiro e de contrabando e tráfico e armas com aeronaves; e 4) desprestígio internacional e fragilidade de defesa para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, de 2016.

[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Miragexf5

Clique AQUI para ler a matéria completa do G1.


Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013 Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos