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ORBX - FTX Global

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ORBX - FTX Global - Página 3 Empty Re: ORBX - FTX Global

Mensagem por Brentano em Sab 27 Jul 2013, 15:28

Alguém testou com DX10 ativado? Li na Avsim que as luzes não funcionam em DX10, procede?

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Mensagem por Dani.Santoro em Sab 27 Jul 2013, 17:12

Obrigado Machado e Alvega pelo vídeo e pelas screens.

Duley escreveu:Vi apenas um rapido cometario sobre frames, mas nada conclusivo... Mas e ai? Come frames ou nao come??
Também gostaria de mais opiniões a respeito.

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Mensagem por harmach em Sab 27 Jul 2013, 19:15

Dani.Santoro escreveu:Obrigado Machado e Alvega pelo vídeo e pelas screens.

Duley escreveu:Vi apenas um rapido cometario sobre frames, mas nada conclusivo... Mas e ai? Come frames ou nao come??
Também gostaria de mais opiniões a respeito.

 Prezados, Dani, disponha. Duley e Dani, não senti perda de frames não, ou muito pouco, achei leve. Na transição dia-noite, percebi uma demora para carregar as texturas, mas nada absurdo, eu achei que não pesou não. Tá muito bom, eu recomendo:thumbs:

Bem, conforme o manual, existem 3 formas de ajustar o FTX Central:

Scenario 1: If you don’t have any Orbx FTX Regions installed

Aparece somente o icone do FTX Global, com as opções a) Use Orbx Trees e b) Vector Road Lights. Se usar algum add-on de arvores, deselecione (a). Se usar um add-on de luzes 3D (p.ex. Experience X - Gibaba) e preferir manter, descelecione (b)

Scenario 2: If you DO have Orbx FTX Regions installed and want to fly between them and FTXG

Aparece, substituindo o icone DEFAULT pelo FTX Global, pois substitui as texturas globais.

Sugere-se que deixe a seleção no modo HÍBRIDO ( o que funciona para todos que fazem Long Haul) ou curto entre regiões que tenham Orbx e FTX Global.
Tem 3 opções (as 2 acima descritas + modo híbrido, eles fazem o alerta (Hybrid Mode should be used only if flying into or out of Orbx FTX Regions. You would only un-tick Hybrid Mode if you intend to spend a considerable amount of time outside Orbx FTX Regions)

Scenario 3: If you intend to spend some time in an Orbx FTX Region without leaving


Aí funciona como era antes, somente com a seleção de Use Orbx Trees.

Scenario 4: If you intend to spend some time outside Orbx FTX Regions

This ensures that all the best features of FTX Global are made available to you, like full M-Tile blending, a complete set of night lights for all textures, and the best use of custom landclass textures. Para quem não pretende voar no cenários da Orbx (ex. só no Brasil, descelecione o "HIBRIDO".

Veredito: Se você só voa em regiões que tem ORBX, cenário 3, se não tem nenhuma região (ENG/WAL/SCO; AU N/S; AUS 4 ou as 4 regiões em separado), cenário 1. Eu preferi ajustar no cenário 2, mantendo FTX Global, como as 3 seleções checadas, e "esquecer". Pois estou fazendo muito vôos Transoceânicos, neste momento, se for voar no Brasil, existe a possibilidade de mudar para o cenário 4, ou seja, não faltam opções.

Aproveitando, extrai do manual algumas informações relevantes:

FTXG pag. 5

Compatibility Notes
Please visit http://www.orbxsystems.com/forum/forum/80-ftx-compatibility-forum/ for the latest compatibility
information between FTX Global and third party addons.

ULTIMATE TERRAIN X (UTX)

FTX Global is fully compatible with UTX, since we replace the landclass textures that are also called by UTX. You have a lot of configuration options available using the UTX config tool and we recommend you take time to explore what works best when FTXG and UTX are combined. We do recommend that the UTX lighting be
disabled if you have a high FPS impact with them on, but this is entirely your choice of course.

GROUND ENVIRONMENT X (GEX)

GEX is a default texture replacement product just like FTXG and is therefore not compatible at all. When you install FTXG you will replace any GEX textures which may have been active in Scenery\World\Texture. We do recommend that you firstly uninstall your GEX before installing FTXG, then also using the backup option from
our installer to make a backup of the default textures. Please check the compatibility forums at the above link for more information.

REAL ENVIRONMENT XTREME (REX)
FTXG is 100% compatible with REX and you don't need to do anything special to use REX whilst flying over FTXG. In fact, most of the Orbx developers and beta testers use REX, and it's an Orbx recommended addon. The only thing we do is add new road textures to \Scenery\World\Texture so check after the installation if you prefer the new FTXG roads or re-install some of your REX favorites. The choice is yours of course.

THIRD PARTY TERRAIN MESH
FTXG does not include any terrain mesh files. Mesh is used to provide the definition of mountains and undulating terrain so the smaller the distance between each mesh point (the resolution), the better defined these features look in the simulator. We recommend you check the compatibility forum in the link above or
the FTX forums to research what the best terrain mesh product is for FTXG. Orbx will also be partnering with other vendors on mesh and other products for FTXG so keep checking our website and forums for announcements about that. Initially though, we simply recommend using FTXG using the standard default mesh and see how you find that experience.

==================================================================================================================

Além disso, eles fizeram uma demonstração de como será o Open LC, já discutido aqui no forum, a seguir:

FTXG comes bundled with a demo of what openLC does to improve the landclass; the Baltic States in Eastern Europe. The map below shows the coverage area of the openLC Baltics demo and we recommend a flight commencing at EVRA Riga Intl Airport in Latvia and then heading east towards the capital city of Riga.


Além disso, a ORBX fez alguns ajustes de Landclass na Asia, em partes da Europa e América do Sul, para correção de cenários "default" (pag. 13).

Worldwide Landclass Fixes
To fix some very blatant omissions to landclass in Asia and parts of Europe and South America, we have included some openLC base landclass fixes with FTX Global.
 

Houve a questão sobre quais cenários são inseridos, as pastas são (openLC secenery libraries entries, p.14):

The openLC included with FTXG is contained in two initial folders inside the ORBX folder:
FTX_OLC\FTX_AA
FTX_OLC\FTX_EU1

These folders represent the base openLC folder (FTX_AA) and the first Europe folder (FTX_EU1) which contains the Baltic States openLC demo. When you add more openLC products, more folders will be added to the ORBX directory and also the Scenery Library. ****OpenLC será ofertado como um add-on do FTX Global, mesh (não mexe somente em texturas, mas também em informações de terreno, montanhas, etc.)

Estações

São 5 estações (eu ainda não testei), mas também já foi discutido aqui no VV e no forum da ORBX

DICA: Quem comprou SIGA as instruções de ajuste na PAG 17 de ajuste de cenários, posi estava com blurries e ajustei, "parece que resolveu":

Setting/ Value/ Why? (Cabeçalho)

Level of detail radius / Large / Reduces blurring of textures

FTXG Texture Resolution / Max /Best displays photoreal textures

Mesh Complexity /100 /Better terrain definition

Mesh Resolution /10m or 5m /10m is the recommended mesh resolution, but 5m is recommended for best terrain results if you have Orbx airports installed

Texture Resolution /7cm /Sharpest roads and freeways

Scenery Complexity /Extremely Dense /How Orbx designed FTXG

Autogen Density /Normal /Best FPS versus detail (vide discussão na p.22 do manual)

Aircraft AI Traffic /16% /Best balance, disable if not using AI traffic for better FPS (IVAO/VATSIM desabilite)

Road Vehicles /16% /No need to set higher for FTXG

bem, é isso pessoal, depois discutimos mais dados

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Mensagem por Eduardo em Sab 27 Jul 2013, 20:19

Da uma nova cara para o FSX mas não me empolguei muito. Prefiro e costumo fazer voos curtos e gosto mais das regiões que a ORBX lança, nem dou conta de explorar o  PNW e o PFJ e seus diversos aeroportos detalhados. Sou fã dos produtos da ORBX mas esse vai passar.
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Mensagem por joaoperalta em Sab 27 Jul 2013, 20:47

Faço uma pergunta de um leigo...tenho apenas livre 3.64GB como necessito de 4.18GB...pergunto posso instalar num 2 disco (externo) que tenho ? Embarassed 
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Mensagem por amurim em Sab 27 Jul 2013, 22:17

Pessoal,

Duvidas!

Tenho FSGX 2010 instalado, na aquisição do FTX devo desconsiderar?

thumbsup 
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Mensagem por harmach em Dom 28 Jul 2013, 00:51

joaoperalta escreveu:Faço uma pergunta de um leigo...tenho apenas livre 3.64GB como  necessito de 4.18GB...pergunto posso instalar num 2 disco (externo) que tenho ?  Embarassed 

Cara você tem um sério problema!!! até por causa da memória virtual que precisa de 16GB. Meu conselho, ou troca de HD, ou limpa o seu. Vc é um sério candidato pra OOM (Falta de Memória)



amurim escreveu:Pessoal,

Duvidas!

Tenho  FSGX 2010 instalado, na aquisição  do FTX devo desconsiderar?

thumbsup 

 Não, são produtos diferentes (acho que vc se refere ao FS Global 2010 da pilots, não é?). FTXG é textura e autogen, FS Global 2010 é landclass (montanhas e traçado das ilhas, rios etc!)
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Mensagem por Alvega em Dom 28 Jul 2013, 04:04

Machado, o FS Global é apenas mesh (elevação do terreno), não é landclass nem corrige linhas de costa ou rios. O que faz isso é o UTX.

Quanto ao espaço em HD do João, concordo com o Machado. 3GB livres é pedir problemas. O recomendado é ter sempre uns 30% do HD livre. Há até quem recomende 50%, mas isso já acho demais.

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Mensagem por harmach em Dom 28 Jul 2013, 11:58

Alvega escreveu:Machado, o FS Global é apenas mesh (elevação do terreno), não é landclass nem corrige linhas de costa ou rios. O que faz isso é o UTX.

Quanto ao espaço em HD do João, concordo com o Machado. 3GB livres é pedir problemas. O recomendado é ter sempre uns 30% do HD livre. Há até quem recomende 50%, mas isso já acho demais.

Está coberto de razão, Alvega. FS Global é um mesh, o que representa a troca das informações topográficas (elevação de terreno -eixo Y). Já o Landclass representa o mapeamento das linhas de costa, rios, etc (eixo X). Jurava que o FS Global 2010 também substituía o traçado dos rios e continentes Sad.

aproveitando, o pessoal da AirDailyX está tirando 3 screenshot de diversos aeroportos, vale a pena dar uma olhada aqui
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Mensagem por ricardomollik em Dom 28 Jul 2013, 15:49

uma duvida. E compativel com os cenarios do Paulo Ricardo?

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Mensagem por André Pacheco em Dom 28 Jul 2013, 15:55

ricardomollik escreveu:uma duvida. E compativel com os cenarios do Paulo Ricardo?

Sim! thumbsup 

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Mensagem por harmach em Dom 28 Jul 2013, 16:03

ricardomollik escreveu:uma duvida. E compativel com os cenarios do Paulo Ricardo?

 sim, mollik, veja as fotos que postei anteriormente. já fiz os testes.
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Mensagem por joaoperalta em Dom 28 Jul 2013, 16:23

Alvega escreveu:Machado, o FS Global é apenas mesh (elevação do terreno), não é landclass nem corrige linhas de costa ou rios. O que faz isso é o UTX.

Quanto ao espaço em HD do João, concordo com o Machado. 3GB livres é pedir problemas. O recomendado é ter sempre uns 30% do HD livre. Há até quem recomende 50%, mas isso já acho demais.

Obrigado pela dica já começou a limpeza, wink 
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Mensagem por lawtonnt em Seg 29 Jul 2013, 00:50

Bom dia pessoALL;

Como ficou a qualidade no Brasil? Tipo: Curitiba, PA, SP e o interior? Vale a pena?
Abraços.
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Mensagem por Alvega em Seg 29 Jul 2013, 01:04

lawtonnt escreveu:Bom dia pessoALL;

Como ficou a qualidade no Brasil? Tipo: Curitiba, PA, SP e o interior? Vale a pena?
Abraços.

Vale a pena sim. Agora já se pode voar em cenário default em qualquer lugar do mundo sem ter que evitar olhar para fora pela janela.
Ainda ontem voei VFR em Campo Grande e Manaus e também no centro de Portugal, voos que seria impossível eu fazer sem o FTX Global, pois o cenário era um lixo.

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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior em Seg 29 Jul 2013, 01:15

Pessoal, duas perguntas:

1ª. Vi no fórum da Orbx que o uso de algum mesh junto com o Global parece melhorar ainda mais o terreno como um todo. O Iain Emmsie com quem costumo trocar umas ideias deu a dica de usar o FSGenesis World Terrain Mesh, mas sei que existem outros que cobrem os continentes - como não conheço a fundo sobre meshes, teriam alguma indicação de algum ou saberiam me dizer se esse FSGenesis vale a pena?

2ª. Algum de vocês já sobrevoaram a região de Las Vegas e redondezas para ver como ficou? E o Grand Canyon?

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Mensagem por Alvega em Seg 29 Jul 2013, 01:24

Rodrigo, o FTX Global não tem mesh, então qualquer mesh que você use vai melhorar. Aqui uso o mesh do FS Global 2008.

Quanto à segunda pergunta, vou deixar outro responder pois não costumo voar nos Estados Unidos.

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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior em Seg 29 Jul 2013, 01:32

Entendi. Vou olhar o Global 2008 também, obrigado.

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Mensagem por Alvega em Seg 29 Jul 2013, 01:40

Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Entendi. Vou olhar o Global 2008 também, obrigado.

Acho que o 2008 já não vendem, só o 2010 ou o Ultimate.

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Mensagem por Hiago Sales em Seg 29 Jul 2013, 01:49

Aproveitando a dúvida do Rodrigo, que tocou nesse assunto de Mesh, gostaria de fazer uma pergunta: Qual é a diferença entre Mesh e LandClass? Sei que um deles serve para modificar elevações de terrenos, mas não sei exatamente qual é.

Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Entendi. Vou olhar o Global 2008 também, obrigado.

Se não me engano, já existe o FS Global 2010 thumbsup

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Mensagem por harmach em Seg 29 Jul 2013, 02:12

Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Pessoal, duas perguntas:

1ª. Vi no fórum da Orbx que o uso de algum mesh junto com o Global parece melhorar ainda mais o terreno como um todo. O Iain Emmsie com quem costumo trocar umas ideias deu a dica de usar o FSGenesis World Terrain Mesh, mas sei que existem outros que cobrem os continentes - como não conheço a fundo sobre meshes, teriam alguma indicação de algum ou saberiam me dizer se esse FSGenesis vale a pena?

2ª. Algum de vocês já sobrevoaram a região de Las Vegas e redondezas para ver como ficou? E o Grand Canyon?

 RSM, viu meu set list? Amor adorei seu deep house, escutei-o INTEIRO (e adorei reverencia ) e tenho uma reclamação...... cadê o Setlist pinch

MESH -> FS Genesis e Fs Global, na essencia, são a mesma coisa. Quem produz o FS Global (2010, + antigo) e o Global Ultimate (tem por regiões), pela PILOT´s (a mesma que produziu o FS GRW - engine weather).

O FS Genesis não comprei, pois já usava o FS Global, mas ouvi falar muito bem (veja em http://www.fsgenesis.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=CTGY&Category_Code=GLOBX). Mas se prepare, os MESHs são uma "fábula" de caro, e são ENORMES. (Eu tenho 10 DVDs aqui 5 do FS Global e 5 do FS Global Ultimate Américas).

Fica bem legal FS Global Ultimate Americas (eu reinstalei sobre o FS2010, conforme instruções da FS Global), em suma, ele pontua os dados "verticais" em LOD (diversos), com muito mais fidedignidade. Mas, por outro lado, tem erros, pois com a diferença dos aeródromos "p.ex." inclinados, deixa, as vezes, uma plataforma ou buraco. A Pilots lançou um SW AFM, para resolver isso, mas sinceramente dá um trabalho danado....

em linhas gerais, é isso.

Como já pontuado pelo Alvega, não é Landclass, mas somente "eixo Y" montanhas, vales, etc.
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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior em Seg 29 Jul 2013, 02:13

Sim sim, já vi aqui sobre o Global. Eu havia visto o SceneryTech, mas me dei conta que era Land Class.. não entendo muito sobre essa parte e também não sei quais são as diferenças entre eles, pelo que vi o LC da SceneryTech parece ser bom.

Edit: Fala Machado, obrigado pelas informações, só vi depois de ter mandado a mensagem. Foi esse site do FSGenesis que havia olhado mais cedo. Sobre essa parte, tinha ficado na dúvida, mas primeiro vou adquirir o FTX Global e ver como ele é - dependendo volto a pesquisar sobre algum mesh para colocar junto ao Global.

Hehe, valeu! Eu vi mais cedo e esqueci de comentar, mas vou acrescentar os setlist lá wink

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Mensagem por Paulo Stavis em Seg 29 Jul 2013, 18:34

Para quem ainda não entendeu (eu ainda não tinha entendido também) o que é/o que faz o FTX Global bem como todas as "porcarias" vendidas porai, vejam só o esqueminha que o Rob Newman fez (tradução rápida minha):

MESH = Um grid 3d (ou mesh xD) que define a forma do terreno.

LANDCLASS = Basicamente são formas que cobrem o mesh e dizem ao simulador qual tipo de terreno é a área. Não é exatamente a textura, ainda, somente uma definição do que iria ali (ex. cidade, rio, pedra, areia).

TEXTURA (& Autogen) = O que é realmente visto no solo. É uma coleção de texturas guardadas quase como um arquivo e que é aplicada à definição do landclass. Os prédios e vegetação do autogen tem posições específicas dentro das texturas e aparecem quando estas aparecem.

VECTOR = Todas as linhas do simulador, ou seja, ruas, trilhos, rios, linhas de força.

Esquema: http://fsfiles.org/flightsimshotsv2/images/2013/07/27/gOnHs.jpg

Fonte.
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Mensagem por Brentano em Seg 29 Jul 2013, 18:59

Resumindo, o FTX Global altera as texturas, autogen e alguma coisa no landclass (quais locais houve trabalho em landclass especificamente é o que eu gostaria de saber, no site deles diz "Asia etc"). Já vi que em alguns lugares ficou melhor em relação ao default, em outros não mudou quase nada e em casos como a região do Grand Canyon ficou pior que o default. Em relação ao noturno, ainda não roda em DX10, mas já sei que estão arrumando isso.
Meu visa continua ali quietinho na carteira hehehe, depois dos primeiros patches eu me animo a comprar.

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Mensagem por Eremita em Seg 29 Jul 2013, 19:03

Sua "tradução rápida", Paulo, foi bastante didática. Obrigado por permitir o fácil entendimento.thumbsup 
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