Voo Virtual
Ol�, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda n�o seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conte�dos do site.
Por favor leia as regras do f�rum aqui antes de postar, para evitar advert�ncias e suspens�o.

Posi��es & Cartas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Posi��es & Cartas

Mensagem por renaq em Sex 14 Jun 2013, 22:45

Pessoal,
Saindo de Guaratuba (SSGB), voo visual, com destino Curitiba (SBBI), devo utilizar quais cartas?
Obs: Guaratuba est� na Terminal Curitiba

No planejamento do meu voo, utilizei a carta "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba". Assim, ingressaria no corredor visual que me levaria at� Curitiba. Chegando na CTR Curitiba, eu utilizaria a "REA para Voo Visual na CTR Curitiba", agora vem a d�vida: A rota feita de acordo com a�"REA para Voo Visual na Terminal Curitiba", me deixaria muito longe e muito a frente das entradas das rotas da�"REA para Voo Visual na CTR Curitiba". Simplificando a d�vida, Eu sempre devo ingressar nas rotas visuais da CTR pelas suas respectivas entradas? Ou posso ingressar nelas em qualquer posi��o?

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em: 11/12/2009
Reputa��o: 2
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Brasil

Re: Posi��es & Cartas

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 14 Jun 2013, 23:13

renaq escreveu:Pessoal,
Saindo de Guaratuba (SSGB), voo visual, com destino Curitiba (SBBI), devo utilizar quais cartas?

No planejamento do meu voo, utilizei a carta "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba". Assim, ingressaria no corredor visual que me levaria at� Curitiba. Chegando na CTR Curitiba, eu utilizaria a "REA para Voo Visual na CTR Curitiba", agora vem a d�vida: A rota feita de acordo com a�"REA para Voo Visual na Terminal Curitiba", me deixaria muito longe e muito a frente das entradas das rotas da�"REA para Voo Visual na CTR Curitiba". Simplificando a d�vida, Eu sempre devo ingressar nas rotas visuais da CTR pelas suas respectivas entradas? Ou posso ingressar nelas em qualquer posi��o?

A carta a utilizar � a REA CT 2010 (cuidado, tem algumas vers�es antigas circulando porai que n�o possuem os port�es colombo e almirante).
Com ela voc� vai checar qual o port�o que voc� utilizar� chegando de Guaratuba. Pode ser o port�o Trevo 277 (proximo a Paranagu�) ou o Vo�oroca. Como voc� teria que seguir a REA Litoral, d� pra ir direto Paranagu� e ingressar por l�.

Em tese voc� vai ingressar sempre pelos port�es. Por�m aqui em Curitiba o APP geralmente corta caminho dependendo de onde voc� vem, as vezes troca o corredor (voc� preenche Piraquara/Ped�gio/Serra e ele te manda Marumbi/Represa). J� em Sampa tu voa corredor do come�o ao fim.

Dica: Deixe sempre alternativas calculadas, exemplo: O planejamento foi SSGB-SBBI ingressando por vo�oroca. Deixa calculada a proa de Vo�oroca pro Marumbi, Mirante e Ped�gio, caso o controle d� alguma encurtada. Na hora do retorno, mesma coisa. Planejou Represa/Marumbi, j� deixa pronto a proa direta de SSGB ap�s o Marumbi).

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 07/04/2011
Reputa��o: 502

Mensagem por renaq em Sex 14 Jun 2013, 23:31

Paulo,
Meu plano era o seguinte
Decolar de Guaratuba e ir para Paranagu�, entrar pelo Port�o TREVO 277, depois seguir para a Posi��o MARUMBI e depois para a Posi��o REPRESA. Mas ap�s ver a carta REA de voo visual na CTR Curitiba, vi que n�o poderia seguir para a posi��o REPRESA, pois indo nessa posi��o, eu ficaria distante da posi��o�PORTAO SBR595, que � a entrada do corredor visual dentro da CTR.

Como faz nesse caso?

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 14 Jun 2013, 23:44

Essa carta n�o � mais v�lida, nem essa nem a de 2007. N�o sei o que o DECEA faz no site deles que deixam AIC antiga l� sem nenhum aviso que foi revogada.
Entrando na AIC 04/11, que � a em vigor n�o aparece mensagem alguma sobre a revoga��o da AIC 22/11, s� quando voc� filtra as AIC-N. Provavelmente antes de excluirem a AIC 22/11 havia uma nota que ela revogava a AIC 12/07, que � essa que voc� achou, mas deixaram a 12/07 l� e sem aviso.

Voc� vai utilizar somente aquela carta ali de cima, que eu coloquei que � de 2010 mas na verdade � de 2011. Da posi��o Represa ou voc� vai direto Bacacheri ou v�o te mandar pra posi��o Atuba, que consta na VAC do SBBI.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por renaq em Sex 14 Jun 2013, 23:52

Estou entendo, muito obrigado Paulo.
S� pra finalizar, para que serve a carta REA para voo visual na CTR? N�o vou usa-la ent�o? E essa carta que n�o existe mais?
Essa rota MARUMBI/REPRESA/ATUBA ent�o pode ser utilizada sem problema em voo real?

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Sab 15 Jun 2013, 00:04

Ela est� revogada, n�o existe, n�o vale. S� existe a que eu lhe passei la no come�o, que o DECEA fez o favor de sumir com ela do site novamente. Antigamente voc� usaria ela pra chegar em ctba mas ela ja foi deixada de lado.

Pode usar a rota sim. No seu PV vai somente os corredores no formato RMK/REA CT MARUMBI REPRESA la no campo 18. Em voo voc� ser� orientado pelo controle sendo essa a mais provavel rota. No campo da rota vai o DCT somente, caso n�o tenha TGL em SSPG ou se houver, precisa colocar DCT, as coordenadas de png, a velocidade novamente, o nivel, e o DCT novamente. Ficaria assim (n�o sei as coordenadas de png, s� um exemplo):
DCT 25 48S 050 08W/N0085 F065 DCT

Se tiver o tgl, la no campo 18 vai um outro rmk tamb�m: RMK/TGL SSPG.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por renaq em Sab 15 Jun 2013, 00:29

thumbsupreverenciaaplauso
Tirou todas as minhas d�vidas. Muito obrigado!
Grande abra�o

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por andre_sp em Seg 17 Jun 2013, 11:20

renaq escreveu:Pessoal,

renaq, de acordo com as regras:

12. � proibido o uso de CAIXA ALTA, negrito, it�lico ou fontes com tamanho maior que o normal do f�rum, salvo se estes servem de instrumento para a melhor compreens�o da mensagem. Estas fun��es s�o de uso da modera��o.
O uso de fontes coloridas n�o � permitido em nenhum caso (fun��o apenas para uso pelos moderadores).

hmm

andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em: 26/08/2009
Reputa��o: 904
Emprego/lazer: Avia��o

http://www.voovirtual.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo