Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Gse_multipart13851

Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

+7
Bruno Nascimento
Leber
Braconi
mrzappa
Meira
Paulo Stavis
Nicolasalves
11 participantes

Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Nicolasalves Ter 04 Jun 2013, 14:35

Eu sou inciante na aviação virtual e estou tentando pousar na rwy 12 de SBFN, a carta manda seguir o QDM 333 e seguir por 2 minutos para então aproar o QDM 130. Mas sempre que eu estou seguindo essa radial e fico a menos de 1 nm do NDB a agulha muda de lugar e eu nunca passo exatamente em cima, sempre um pouquinho de lado. Aí quando eu vou pra aproximação final minha aeronave nem fica alinhada com a pista. Queria saber também se isso é por causa do posicionamento da antena, que fica do lado da pista, próximo ao prédio do aeroporto. Me ajudem.

Nicolasalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Paulo Stavis Ter 04 Jun 2013, 15:18

Estamos falando do NDB RWY 12 então...

Partindo do princípio que você está na espera já ou vindo de algum setor que permita a aproximação direta, estando na proa do NDB você aguardará o bloqueio (a agulha passará "da frente para trás"). Nesse momento, se você já não estava, vai passar para a proa 333 para voar a QDR 333 por 2 minutos descendo para 1600' com razão de 500 ft/min.

Quando atingir os 2 minutos, vai curvar à esquerda para interceptar (agora sim) a QDM 130 do NDB descendo então para a MDA (1360') com 500 ft/min. Ao atingir a MDA ou antes você pode começar a procurar a pista, ela deverá estar ligeiramente à esquerda. Você não vai ficar alinhado com a pista justamente porque é um procedimento de não-precisão, deverá seguir o procedimento até avistar e então corrigir a trajetória.

A agulha sempre vai ficar um pouquinho de lado, isso não afeta o seu bloqueio. Só fique atento para manter a QDR 333 (proa 333, agulha "para trás") e a QDR 130 (proa 130, agulha "para frente).

PS: Radial é para VOR.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Meira Ter 04 Jun 2013, 15:31

Aula muito bem dada. Parabens.

Meira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/04/2011
Mensagens : 229
Reputação : 7
Idade : 96
Emprego/lazer : Militar Reformado/Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Nicolasalves Ter 04 Jun 2013, 18:17

Paulo Stavis escreveu:Estamos falando do NDB RWY 12 então...

Partindo do princípio que você está na espera já ou vindo de algum setor que permita a aproximação direta, estando na proa do NDB você aguardará o bloqueio (a agulha passará "da frente para trás"). Nesse momento, se você já não estava, vai passar para a proa 333 para voar a QDR 333 por 2 minutos descendo para 1600' com razão de 500 ft/min.

Quando atingir os 2 minutos, vai curvar à esquerda para interceptar (agora sim) a QDM 130 do NDB descendo então para a MDA (1360') com 500 ft/min. Ao atingir a MDA ou antes você pode começar a procurar a pista, ela deverá estar ligeiramente à esquerda. Você não vai ficar alinhado com a pista justamente porque é um procedimento de não-precisão, deverá seguir o procedimento até avistar e então corrigir a trajetória.

A agulha sempre vai ficar um pouquinho de lado, isso não afeta o seu bloqueio. Só fique atento para manter a QDR 333 (proa 333, agulha "para trás") e a QDR 130 (proa 130, agulha "para frente).

PS: Radial é para VOR.

Obrigado, você explicou muito bem! Tentarei o procedimento denovo dessa forma. Boa noite Cmdt Smile

Nicolasalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por mrzappa Ter 04 Jun 2013, 18:53

O QDR não seria + 180º do QDM ? Após a passagem é claro .
mrzappa
mrzappa
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 209
Reputação : 20
Idade : 58
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Paulo Stavis Ter 04 Jun 2013, 19:28

mrzappa escreveu:O QDR não seria + 180º do QDM ? Após a passagem é claro .

Me embolou os miolos essa, mas na verdade não.

Vamos usar de exemplo o QDM 090. Quando estou voando ele, minha proa é 090 e a agulha está aproada.
Ao bloquear o NDB, minha proa continuará 090 porém a agulha estará apontada para trás. Estarei voando então o QDR 090 ainda.

Isso vale para radial. Digamos que eu estava voando na radial 270 inbound (ou seja, proa 090). Após o bloqueio passarei a voar a radial 090 outbound (ainda proa 090).

PS: Ótima pergunta.

Edit: Ponto negativo na explicação que dei? Vocês me divertem lol
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por mrzappa Ter 04 Jun 2013, 19:36

Paulo Stavis escreveu:
mrzappa escreveu:O QDR não seria + 180º do QDM ? Após a passagem é claro .

Me embolou os miolos essa, mas na verdade não.

Vamos usar de exemplo o QDM 090. Quando estou voando ele, minha proa é 090 e a agulha está aproada.
Ao bloquear o NDB, minha proa continuará 090 porém a agulha estará apontada para trás. Estarei voando então o QDR 090 ainda.

Isso vale para radial. Digamos que eu estava voando na radial 270 inbound (ou seja, proa 090). Após o bloqueio passarei a voar a radial 090 outbound (ainda proa 090).

PS: Ótima pergunta.

Edit: Ponto negativo na explicação que dei? Vocês me divertem lol

Desculpe Paulo, mas não esta correto. Ao bloquearmos, quer seja um NDB, ou um VOR, e continuarmos na mesma direção , teremos que adicionar simplesmente 180º, ou se preferir subtrair , pois tanto faz.

Agora , se ao bloquear o NDB, com um determinado QDM e imediatamente retornar pelo mesmo eixo do QDM, ai sim, o QDR sera igual.


mrzappa
mrzappa
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 209
Reputação : 20
Idade : 58
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Braconi Ter 04 Jun 2013, 19:49

mrzappa escreveu:Desculpe Paulo, mas não esta correto. Ao bloquearmos, quer seja um NDB, ou um VOR, e continuarmos na mesma direção , teremos que adicionar simplesmente 180º, ou se preferir subtrair , pois tanto faz.

Agora , se ao bloquear o NDB, com um determinado QDM e imediatamente retornar pelo mesmo eixo do QDM, ai sim, o QDR sera igual.



Não entendi Mr. Zappa, você está equivocado.

Ao bloquear um NDB me aproximando por ex. pelo QDM 090, meu QDR após o bloqueio continuará sendo 090. Não somarei nem subtrairei nenhum grau.

Se após o bloqueio eu retornar (pela reciproca) sobre mesmo eixo do que então era o QDR , ele deixara de ser QDR e passará a ser QDM que ai sim terá + 180° somados ou subtraídos.

A explicação do Paulo esta correta, diga-se de passagem que o cara é INVA .
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Paulo Stavis Ter 04 Jun 2013, 20:02

mrzappa escreveu:Desculpe Paulo, mas não esta correto. Ao bloquearmos, quer seja um NDB, ou um VOR, e continuarmos na mesma direção , teremos que adicionar simplesmente 180º, ou se preferir subtrair , pois tanto faz.

Agora , se ao bloquear o NDB, com um determinado QDM e imediatamente retornar pelo mesmo eixo do QDM, ai sim, o QDR sera igual.

Se estou na QDM 090 (proa 090, agulha aproada) e faço o bloqueio e retorno por essa mesma trajetória feita, terei proa 270 e a QDR será a 270, aí sim adiciona 180º.

Agora se estou na QDM 090 e faço o bloqueio, prosseguindo com a proa 090 terei QDR 090 (proa 090, agulha para trás).

Falar que tem que adicionar 180º sempre além de incorreto é extremamente generalista. Veja porque:

Se estou voando no curso 090 de um VOR, tenho proa 090 antes e depois do bloqueio e o curso permanece o mesmo antes e depois do bloqueio.

Braconi escreveu:A explicação do Paulo esta correta, diga-se de passagem que o cara é INVA .

Aiiiinda não, falta o check pinch

PS: Mesmo sendo INVA as vezes pode ocorrer um deslize nas explicações.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por mrzappa Ter 04 Jun 2013, 20:48

Senhores (Paulo e Braconi),


Realmente cometi um equivoco danado.

Confundi alhos com bugalhos.

Agradeço a paciência e a explicação, que depois de ler em minhas "apostilhinhas", foi percebida a besteira da minha observação.

Abs
mrzappa
mrzappa
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 209
Reputação : 20
Idade : 58
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Braconi Ter 04 Jun 2013, 20:58

mrzappa escreveu:Senhores (Paulo e Braconi),


Realmente cometi um equivoco danado.

Confundi alhos com bugalhos.

Agradeço a paciência e a explicação, que depois de ler em minhas "apostilhinhas", foi percebida a besteira da minha observação.

Abs

thumbsup

Magina, este assunto é bem controverso mesmo, o conceito de QDM/QDR e Radial.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Paulo Stavis Ter 04 Jun 2013, 21:34

mrzappa escreveu:Senhores (Paulo e Braconi),


Realmente cometi um equivoco danado.

Confundi alhos com bugalhos.

Agradeço a paciência e a explicação, que depois de ler em minhas "apostilhinhas", foi percebida a besteira da minha observação.

Abs

Erros acontecem, essa história de QDM/QDR até hoje me confunde.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Leber Qua 05 Jun 2013, 07:21

Desculpem o "off topic", mas é por tópicos como este que eu sempre digo: Vida longa ao VV !

reverencia

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Bruno Nascimento Qua 05 Jun 2013, 08:26

Tem gente que não tem o que fazer mesmo né ? Vir aqui para dar negativo !
Parabéns pela Aula,Paulo. off-topic

_________________
como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? 239102
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Alexandre da Silva Qua 05 Jun 2013, 13:55

Bruno Nascimento escreveu:Tem gente que não tem o que fazer mesmo né ? Vir aqui para dar negativo !
Parabéns pela Aula,Paulo. off-topic

Faço das suas palavras as minhas;

thumbsup

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Franham Qua 05 Jun 2013, 14:13

Bela explicação, vai mais um pontinho.

_________________
ASUS:P8H61-M Processador:Core i7 2600 3.40GHz Memória:8.00GB Sistema: Windows 7 64 bits HD:2T Placa de Video: GTX580 1.5GHz Monitor: LG D2342 Wide 29" Control: CyborgX 5
Último Addon: FS2Crew 737NGX (Nota 10, deveria ter para TODAS aeronaves)
Franham
Franham
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/03/2012
Mensagens : 277
Reputação : 24
Idade : 40
Simulador preferido : P3D v3.4
Emprego/lazer : Estatístico/Dormir
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Julio Giunti Sex 07 Jun 2013, 13:25

NDB você nunca irá bloquear propriamente dito em cima do auxílio. O NDB é um radio auxílio muito antigo muito sujeito a interferências climáticas.

Na real, aqui em SBTE estamos usando o NDB como auxílio principal (nosso VOR esta fora do ar) e as aeronaves sempre passam a esquerda ou direita dele, nunca em cima. E na final as aeronaves sempre estão em angulos de 30 a 40 graus para os lado da pista, tendo que corrigir o alinhamento quando avistam.

Por isso é definido como um procedimento não precisão.
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Nicolasalves Dom 09 Jun 2013, 15:03

Obrigado a todos Cmdt pela compreensão.

Nicolasalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Fontenele Dom 09 Jun 2013, 15:32

Minhas também! Parabéns aos que contribuíram com a postagem

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)? Empty Re: Como cruzar um NDB perfeitamente (sem desvio)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos