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Ciências Aeronauticas & Aviação Civil ou Aeroclube (teórico)

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Mensagem por Bruno Bastos Sáb 01 Jun 2013, 02:35

Olá senhores, sou do Rio de Janeiro, ultimamente tenho me questionado o seguinte, será que realmente é mais vantajoso iniciar a faculdade primeiro do que o aeroclube ?? Pois bem, aqui na minha cidade não há faculdade de aviação que preste, apenas a Estácio de Sá, que por sinal é uma porcaria, conheço amigos que já estão no meio período e escutei cada absurdo dos mesmo em questão, como a historia do professor de teoria de vôo, que faltou 5 aulas seguidas e na sexta quando compareceu, apenas "enrolou" o pessoal conversando, ao invés de dar matéria, então a unica alternativa que me sobra, seria iniciar o aeroclube aqui no RJ (skylab) e checar PP/PC/IFR e após ingressar em uma faculdade eliminando o PP + PC, porém gostaria de uma formação mais completa e de uma só vez, então pensei, será que é vantajoso tentar a vida em São Paulo pagando aluguel + horas de vôo e faculdade na universidade Anhembi-morumbi seria uma boa?? mês passado estava conversando com um grande amigo co-pila da gol, o mesmo me disse que as companhias atualmente estão dando muitaaaa prioridade para quem possui a faculdade de ciências aeronáuticas, gostaria da ajuda de vocês o que seria mais vantajoso?? gostaria de saber também se possível, como funciona essa eliminação de matérias da faculdade, pois ouvi dizer que é muita furada, inclusive tem que pagar 3 mil reais para eliminar apenas o PP, alguém confirmar isso??

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Mensagem por Galeno Sáb 01 Jun 2013, 10:23

Skylab? SP?

Mexe com isso não fí!

Vai pra QNE e seja feliz! Tô checando meu PC/MLTE/IFR e vale a pena o investimento! Não deixa a desejar em nada. Preço competitivo, frota bôa e crescendo, a meteorologia da região dos lagos é sempre branda, como a AEPM foi pro saco, é basicamente a QNE que opera em SDMC, tirando só a galera da Helimax que tá lá com os R22zinhos.

Quanto a Estácio, tem mó cabeçada que estuda lá... e não vejo nêgo reclamar. Só em relação à mandar nome pra ANAC, na época da banca de PC, daí eu via geral reclamar da demora.

Qualquer coisa manda MP que te passo mais detalhes.

Abraço,




Última edição por Saul Galeno em Sáb 01 Jun 2013, 20:00, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 01 Jun 2013, 10:42

Cara isso é duvida geral mas o que realmente interessa é: Você pode pagar?
Uma coisa é fazer em casa, pagando faculdade e hora de voo outra é fora de casa sobrevivendo e pagando tudo isso.

Considere que em SP você só fará a faculdade, o Aeroclube é bem complicado de se voar (pouca vaga), portanto você acabará indo voar em outro lugar.
Tem uma nova opção, a Universidade Positivo, aqui em Curitiba que oferece o pacote completo. Você paga a mensalidade, já está incluso as horas de voo na EPA, em Guaratuba (+- 1h de carro daqui). A mensalidade gira em torno de 2k e dura 3 anos. É o que você pagaria fazendo separado.

O que pesa contra lá é que o curso é novo, não sei ainda se é bom ou não, você vai checar PC/VFR muito provavelmente (ainda não tem ninguém nessa etapa portanto não sei como será feito já que a EPA não tem anv IFR) e o lugar pra fazer as horas é fora da cidade. Ainda não há transporte para os alunos mas haverá um alojamento para eles ficarem (as aulas na facul são de segunda a quarta, de quinta a sabado eles vão voar).

Tem que ver também se as faculdades permitem essa eliminação do PP/PC(a UTP aqui em CTBA não permite, não sei o resto) mas pagar 3 mil pra eliminar o PP não é negócio (o curso sai +- 1k, você iria pagar 4k no PP + eliminação na facul). Andei vendo a grade da Estacio e você terá as matérias do PP somente no 2º período e como agora o curso de PP é necessário para fazer a banca e, para voar mais de 15h você precisa da banca, fazendo a Estácio você só iria começar a voar após o primeiro ano da facul.

Tem também a opção mais conservadora, a PUC-RS, que já é largamente conhecida e bem recomendada. É rodeada de aeroclubes e boas escolas (Torres, por exemplo).
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Mensagem por Bruno Bastos Sáb 01 Jun 2013, 11:20

Saul Galeno escreveu:Skylab? SP?

Mexe com isso não fí!

Vai pra QNE e seja feliz! Tô checando meu PC/MLTE/IFR e vale a pena o investimento! Não deixa a desejar em nada. Preço competitivo, frota bôa e crescendo, a meteorologia da região dos lagos é sempre branda, como a AEPM foi pro saco, é basicamente a QNE que opera em SDMC, tirando só a galera da Helimax que tá lá com os R22zinhos.

Quanto a Estácio, tem mó cabeçada que estuda lá... e não vejo nêgo reclamar. Só em relação à mandar nome pra ANAC, na época da banca de PC, daí eu via geral reclamar da demora.

Qualquer coisa manda MP que te passo mais detalhes.

Abraço,




Boa Saul Galeno, obrigado pelas dicas!! o ruim é que moro bem ao centro do RJ, daqui para QNE seria um chão grande mais de 1h. Mas isso não é o problema, pois estou disposto até ir na china se for preciso... thumbsup
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Mensagem por Bruno Bastos Sáb 01 Jun 2013, 11:28

Bruno Bastos escreveu:
Saul Galeno escreveu:Skylab? SP?

Mexe com isso não fí!

Vai pra QNE e seja feliz! Tô checando meu PC/MLTE/IFR e vale a pena o investimento! Não deixa a desejar em nada. Preço competitivo, frota bôa e crescendo, a meteorologia da região dos lagos é sempre branda, como a AEPM foi pro saco, é basicamente a QNE que opera em SDMC, tirando só a galera da Helimax que tá lá com os R22zinhos.

Quanto a Estácio, tem mó cabeçada que estuda lá... e não vejo nêgo reclamar. Só em relação à mandar nome pra ANAC, na época da banca de PC, daí eu via geral reclamar da demora.

Qualquer coisa manda MP que te passo mais detalhes.

Abraço,




Cara isso é duvida geral mas o que realmente interessa é: Você pode pagar?
Uma coisa é fazer em casa, pagando faculdade e hora de voo outra é fora de casa sobrevivendo e pagando tudo isso.

Considere que em SP você só fará a faculdade, o Aeroclube é bem complicado de se voar (pouca vaga), portanto você acabará indo voar em outro lugar.
Tem uma nova opção, a Universidade Positivo, aqui em Curitiba que oferece o pacote completo. Você paga a mensalidade, já está incluso as horas de voo na EPA, em Guaratuba (+- 1h de carro daqui). A mensalidade gira em torno de 2k e dura 3 anos. É o que você pagaria fazendo separado.

O que pesa contra lá é que o curso é novo, não sei ainda se é bom ou não, você vai checar PC/VFR muito provavelmente (ainda não tem ninguém nessa etapa portanto não sei como será feito já que a EPA não tem anv IFR) e o lugar pra fazer as horas é fora da cidade. Ainda não há transporte para os alunos mas haverá um alojamento para eles ficarem (as aulas na facul são de segunda a quarta, de quinta a sabado eles vão voar).

Tem que ver também se as faculdades permitem essa eliminação do PP/PC(a UTP aqui em CTBA não permite, não sei o resto) mas pagar 3 mil pra eliminar o PP não é negócio (o curso sai +- 1k, você iria pagar 4k no PP + eliminação na facul). Andei vendo a grade da Estacio e você terá as matérias do PP somente no 2º período e como agora o curso de PP é necessário para fazer a banca e, para voar mais de 15h você precisa da banca, fazendo a Estácio você só iria começar a voar após o primeiro ano da facul.

Tem também a opção mais conservadora, a PUC-RS, que já é largamente conhecida e bem recomendada. É rodeada de aeroclubes e boas escolas (Torres, por exemplo).

Boa Saul Galeno,

obrigado pelas dicas!! o ruim é que moro bem ao centro do RJ, daqui para QNE seria um chão grande mais de 1h. Mas isso não é o problema, pois estou disposto até ir na china se for preciso... thumbsup

Boa Paulo Stavis,

Então, em relação as condições financeiras, estou tentando arrumar o maximo que posso por aqui, porém infelizmente não sou rico, se eu tivesse que ir para SP ou qualquer outro lugar fora do RJ, sem duvidas eu teria que trampar para tentar garantir a vida lá, mas estava pensando e calculando, realmente seria uma despesa absurda pagar aluguel + horas de vôo + faculdade, realmente ficaria beem puxado para mim. Em relação a esta universidade de Curitiba me interessei bastante, mas é como você disse, acabo ficando com pé um pouco atrás por se tratar de uma universidade nova, porém seus pacotes são excelentes, agradeço a vocês pelas dicas, vou analisar e estudar bem elas para vê o que realmente faço de minha vida. Mas em relação a eliminação de matéria na universidade ainda anda muito burocrático??

Ouvi dizer que na Anhembi-Morumbi, para eliminar matérias teria que pagar 3000 mil reais no PP + 3000 no PC, e após pagar as mensalidades normalmente de 1300 todo mês, porém é como se você pagasse para elimina-las e faze-las... ou seja, acaba saindo mais caro do que fazer a faculdade do zero, sem eliminar nada...

OBS: Desculpe o flood, não sei o que fiz aqui, que acabei duplicando, se for possível apagar o primeiro thumbsup
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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 01 Jun 2013, 12:06

Bruno Bastos escreveu:Boa Paulo Stavis,

Então, em relação as condições financeiras, estou tentando arrumar o maximo que posso por aqui, porém infelizmente não sou rico, se eu tivesse que ir para SP ou qualquer outro lugar fora do RJ, sem duvidas eu teria que trampar para tentar garantir a vida lá, mas estava pensando e calculando, realmente seria uma despesa absurda pagar aluguel + horas de vôo + faculdade, realmente ficaria beem puxado para mim. Em relação a esta universidade de Curitiba me interessei bastante, mas é como você disse, acabo ficando com pé um pouco atrás por se tratar de uma universidade nova, porém seus pacotes são excelentes, agradeço a vocês pelas dicas, vou analisar e estudar bem elas para vê o que realmente faço de minha vida. Mas em relação a eliminação de matéria na universidade ainda anda muito burocrático??

Ouvi dizer que na Anhembi-Morumbi, para eliminar matérias teria que pagar 3000 mil reais no PP + 3000 no PC, e após pagar as mensalidades normalmente de 1300 todo mês, porém é como se você pagasse para elimina-las e faze-las... ou seja, acaba saindo mais caro do que fazer a faculdade do zero, sem eliminar nada...

Já que as condições não são boas é melhor você se manter na sua cidade mesmo. Quando a pessoa se dedica somente à aviação, fica legal (faz rápido) quando trabalha já cai o rendimento (demora mais) e se for pra se mudar, trabalhar pra pagar moradia e faculdade + horas aí provavelmente você vai desistir da idéia no meio. Considere que como primeiro emprego um salário mínimo é o que você ganhará e com ele você mal paga o seu custo de vida.

A UP já é antiga, é bem conhecida e não é ruim não. O curso é que é novo mas a galera parece ser de alto nível (um dos idealizadores é meu ex-professor). A EPA é de altíssimo nível então pior que a Estácio acho que não vá ser.

Quanto à eliminação posso falar da UTP: Eles não permitem pois segundo eles "a matéria dada na faculdade é no nível de 3º grau enquanto o PP é de 1º grau".

Concluo lendo o que você disse que é melhor ir pra Estácio mesmo, nem que seja "nas coxas" e garantir uma formação superior e voar na QNE, que é uma escola que sempre ouvi muito bem. Assim você se mantém no "ninho" e não precisa se preocupar com nada fora o estudo.
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Mensagem por Bruno Bastos Sáb 01 Jun 2013, 12:40

Paulo Stavis escreveu:
Bruno Bastos escreveu:Boa Paulo Stavis,

Então, em relação as condições financeiras, estou tentando arrumar o maximo que posso por aqui, porém infelizmente não sou rico, se eu tivesse que ir para SP ou qualquer outro lugar fora do RJ, sem duvidas eu teria que trampar para tentar garantir a vida lá, mas estava pensando e calculando, realmente seria uma despesa absurda pagar aluguel + horas de vôo + faculdade, realmente ficaria beem puxado para mim. Em relação a esta universidade de Curitiba me interessei bastante, mas é como você disse, acabo ficando com pé um pouco atrás por se tratar de uma universidade nova, porém seus pacotes são excelentes, agradeço a vocês pelas dicas, vou analisar e estudar bem elas para vê o que realmente faço de minha vida. Mas em relação a eliminação de matéria na universidade ainda anda muito burocrático??

Ouvi dizer que na Anhembi-Morumbi, para eliminar matérias teria que pagar 3000 mil reais no PP + 3000 no PC, e após pagar as mensalidades normalmente de 1300 todo mês, porém é como se você pagasse para elimina-las e faze-las... ou seja, acaba saindo mais caro do que fazer a faculdade do zero, sem eliminar nada...

Já que as condições não são boas é melhor você se manter na sua cidade mesmo. Quando a pessoa se dedica somente à aviação, fica legal (faz rápido) quando trabalha já cai o rendimento (demora mais) e se for pra se mudar, trabalhar pra pagar moradia e faculdade + horas aí provavelmente você vai desistir da idéia no meio. Considere que como primeiro emprego um salário mínimo é o que você ganhará e com ele você mal paga o seu custo de vida.

A UP já é antiga, é bem conhecida e não é ruim não. O curso é que é novo mas a galera parece ser de alto nível (um dos idealizadores é meu ex-professor). A EPA é de altíssimo nível então pior que a Estácio acho que não vá ser.

Quanto à eliminação posso falar da UTP: Eles não permitem pois segundo eles "a matéria dada na faculdade é no nível de 3º grau enquanto o PP é de 1º grau".

Concluo lendo o que você disse que é melhor ir pra Estácio mesmo, nem que seja "nas coxas" e garantir uma formação superior e voar na QNE, que é uma escola que sempre ouvi muito bem. Assim você se mantém no "ninho" e não precisa se preocupar com nada fora o estudo.

Boa Paulo,

Obrigado novamente, mas acho que a unica alternativa no momento é ir para a Estácio mesmo e se manter no ninho, e voar na QNE... pode até ser mentira, mas já ouvi bastante que a melhor formação é a aeronave (pratico)
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Mensagem por Galeno Sáb 01 Jun 2013, 15:14

Então...

Eu moro na Ilha e fico no alojamento deles. Sempre tento ficar uma semana direto e depois volto pro RJ. Afinal de contas, ninguém merece Maricá. Ô cidadezinha ruim! Very Happy

Eu acho a política da QNE bem interessante, ainda mais quando o assunto é reembolso. Logo quando comecei a voar, queria fazer minhas horas no Aeroclube de Campinas (O Aeroclube de Jundiaí não tinha disponibilidade), mas Campinas tinha um porém, se eu pagasse o pacote e quisesse sei lá, reavar o dinheiro, eles "comeriam" 20%. Já a QNE te devolve integral. Digo isso, porque há alguns meses eles tiveram problemas sucessivos com o Seneca e em virtude do tempo parado, ofereceram aos alunos a devolução do investimento.

Abraço,
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Mensagem por Bruno Bastos Sáb 01 Jun 2013, 16:08

Realmente a politica da QNE é bem legal, inclusive os pacotões de horas de vôo com preço bem reduzido, claro, dependendo do valor de "entrada". Agora Saul, você já teve alguma experiencia com a skylab? ou sabe de algum fator ruim que tenha ocorrido por lá? pois dizem muito bem dela por aqui, alias, não só dela, da FLY CENTER também localizada aqui no RJ (centro).

Abração e obrigado mais uma vez!!
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Mensagem por Galeno Sáb 01 Jun 2013, 17:31

Então, sobre a Fly Center eu também só ouço elogios, um amigo meu da QNE tava fazendo célula & aviônicos lá. Disse que vale a pena.

Quanto a SkyLab... assim, quando eles tão na área de instrução, ali em Maricá, é cagada em cima de cagada. Nêgo metendo avião na faca. Às vezes tem 4 aeronaves no circuito pra 08 e os caras fazem aproximação 360, 180 e 090 pra 26. Fora 5 incidentes que o PT-LOY leva nas costas.

Mas um carinha que fez o PP comigo na QNE tá fazendo o PC/Mono lá na SkyLab e tá curtindo. Ele é um caso a parte, porque o moleque é policial cívil e não tem disponibilidade de tempo pra ir até Maricá.

Eu vou tentar pegar mais informações com ele e te passo.

Abraço,
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Mensagem por Bruno Bastos Dom 02 Jun 2013, 11:51

Boa Saul!!!

Obrigado mais uma vez por está me ajudando, andei conversando com Ronaldo Borges (Norte Verdadeiro) e ele está na mesma situação que eu em relação a faculdade aqui no Rio de Janeiro, porém ele citou algo que gostaria de compartilhar com vocês, segundo ele AeCB (Aeroclube do Brasil) que é sem pestanejar a mais séria de todas, são mais de 100 anos formando pilotos. Fiquei muito interessado tanto pela QNE quanto pela AeCB, alguém poderia falar mais sobre o aeroclube do BRASIL?? Aecb?? você conhece Saul?? abração bons vôos! thumbsup
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Mensagem por renaq Ter 04 Jun 2013, 01:53

Olá,
Sou aluno da Universidade Positivo, de Curitiba. O nome oficial do curso é Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com mensalidade de R$1950 (Incluso Horas de Voo). A UP tem uma boa estrutura e estará investindo para melhorar ainda mais. Há alunos de diversas faculdades do Brasil querendo efetuar a transferência para a nossa faculdade, o que nos deixa muito orgulhosos e na espera por novos colegas. Atualmente, estamos no primeiro semestre e há 53 alunos.

Nosso coordenador é o Luiz Galetto, pilotou caças na FAB, foi instrutor da VARIG, tem uma vida toda de experiência na aviação. Atualmente é instrutor de Legacy na EPA.

Temos também o professor Edgar, foi instrutor de CRM na TAM, é um cara fantástico, com experiência nos mais variados tipos de voo, realmente um ótimo professor.

Completando nosso quadro de professores do primeiro semestre entra o professor Fábio, que foi piloto de ensaio no projeto AMX da FAB, um cara muito estudioso, que é também responsável por fazer as escalas de voo.

Sobre a EPA,
É uma Escola de Aviação de alto nível, com uma excelente estrutura. Ela fica localizada em Guaratuba, litoral do Paraná. Atualmente conta com 04 aviões Cessna 152 e 01 simulador, com previsão de aumentar a frota para até 12 aviões, contando em breve com um Bimotor (provavelmente Seneca) e um Full-Ifr (provavelmente Cessna 172). Uma das coisas bacanas, é a disciplina que seguimos na EPA, ou seja, horários respeitados, barba feita, higiene pessoal em dia e uniforme completo. (Tudo o que é exigido em empresas aéreas). Não preciso nem comentar do nível dos instrutores dessa Escola maravilhosa né?

A UP e a EPA estão "linkadas". Temos um Portal completo, com a escala de voo, próximas missões, relatório de voos realizados, materiais de estudo,etc. O sistema é muito eficiente e completo. Eu estou muito satisfeito com o curso, voando quase todo Fim de Semana e estudando durante semana.

Algumas fotos da EPA de Guaratuba: https://www.facebook.com/pages/EPA-Flight-Academy/495344650516088?id=495344650516088&sk=photos_stream

Qualquer dúvida dos amigos estarei a disposição para responder.
Abraços

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Mensagem por Joz Ter 04 Jun 2013, 09:17

Respondendo a dúvida inicial do nosso amigo Bruno Bastos, na minha perspectiva, acredito ser mais vantajoso fazer o PP/PC/IFR/MLTE em escolas de aviação e ter pelo menos um ICAO 5 ficando assim pronto para o mercado invés de ficar pelo menos 3 anos em alguma faculdade.
Não sei se a faculdade engloba também MLTE, que é imprescindível para a carreira, como também o nível do programa de proficiência em inglês.
E depois, você pode fazer a faculdade paralelamente enquanto procura emprego (se já não estiver empregado wink ). Assim você vai sair com muito mais horas de voo invés do mínimo que as faculdades propõem.

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Mensagem por Fabio9437 Seg 01 Jul 2013, 08:25

O problema do AECB é o preço absurso da hora. 400 e poucos a hora de C152. Estou voando agora na AEPM pq a QNE aumentou significativamente o preço da hora (375,00);.

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