Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita Gse_multipart13851

[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita

Ir para baixo

[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita Empty [Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita

Mensagem por Amilckar Qua 23 Jun 2010, 19:59

F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita de Linköping



[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita Gripen3-zz

A escolha do caça Gripen NG beneficiaria a região do ABCD paulista. (Foto: Katsuhiko Tokunaga / Gripen International)

[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita F-X2O investimento na indústria aeroespacial mais que dobra os recursos que forem injetados inicialmente. É o que afirma a prefeita de Linköping, Ann-Cathrine Hjerdt, em entrevista exclusiva ao ABCD MAIOR. Ann-Cathrine está à frente da cidade sueca que é sede da Saab, empresa que produz o caça Gripen, um dos modelos que são avaliados para reforçar a Força Aérea Brasileira. De acordo com a prefeita, estudos apontam que investimentos neste tipo de indústria têm gerado benefícios da ordem de 2,6 vezes o que for investido. Com a entrada de São Bernardo no processo de produção do Gripen, o ganho da cidade iria além do setor aeroespacial.
[Brasil] F-X2: Caça Gripen pode multiplicar investimentos, segundo a prefeita 21672

Ann-Cathrine Hjerdt: indústria aeroespacial tem papel importante no desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

Ann-Cathrine Hjerdt visitou a Região dias 21 e 22 e se encontrou com o prefeito Luiz Marinho, um dos defensores da implantação do projeto Gripen no ABCD. A seguir, a entrevista:
ABCD MAIORQual a importância da indústria aeroespacial para o desenvolvimento econômico de Linköping (cidade da Suécia que é sede da Saab, empresa que produz o caça Gripen)?
ANN-CATHRINE HJERDT – A indústria aeroespacial tem um papel importante no desenvolvimento econômico da cidade. Em 1937, este segmento foi fundado em Linköping por intermédio de uma decisão parlamentar, para assegurar a autonomia sueca no suprimento de aviões para a força aérea do País. Baseado nisso, a construção de diferentes gerações de aeronaves aprimorou a base industrial por causa dos “spin offs” (fábricas que crescem ao redor de uma indústria para sanar as demandas existentes) criados em função das atividades que também contribuíram para o estabelecimento da universidade do município.
ABCD MAIORComo o setor industrial da cidade se desenvolveu pela indústria aeroespacial que foi instalada? Esta indústria contribui para a vinda de outras indústrias?
ANN-CATHRINE – A indústria aeroespacial é um dos negócios mais intensos que se pode encontrar. Isso formou nossa cidade, a universidade e a estrutura industrial.
ABCD MAIOR Que perspectivas de produção da Nova Geração do Gripen da Saab foi criada em Linköping?
ANN-CATHRINE – O Gripen NG é o desenvolvimento natural de tecnologias previamente adquiridas por outras gerações de aeronaves que somadas atingem outros patamares. Desta vez, o desenvolvimento pode ser potencialmente dividido com o Brasil. Certamente, haverá um número alto de companhias spin off com novas tecnologias derivadas do novo Gripen.
ABCD MAIORÉ possível avaliar quais seriam os benefícios para São Bernardo se o governo brasileiro escolher o caça da Saab para o projeto FX-2 e a construção do polo aeroespacial para produzir peças na cidade? Poderia fazer uma análise do assunto?
ANN-CATHRINE – Na publicação “Procuração pública avançada como política industrial – A indústria aeronáutica como universidade técnica”, o pesquisador e professor Gunnar Eliasson conclui que investimentos neste tipo de indústria têm gerado benefícios da ordem de 2,6 vezes o que for investido inicialmente. Do nosso ponto de vista, não há dúvidas de que este seja o caso para o Brasil.
ABCD MAIORComo as relações políticas e comerciais entre Linköping e São Bernardo poderiam crescer depois de tomada a decisão favorável ao Gripen?
ANN-CATHRINE – A seleção do Gripen significaria muita interação entre companhias em Linköping e São Bernardo e também a troca de funcionários. É, portanto, natural que isto também desenvolva as relações entre as comunidades.
ABCD MAIOREm se tratando de conhecimento, há perspectivas de colaboração entre universidades, centros de tecnologias e outras iniciativas?
ANN-CATHRINE – A colaboração estreita entre a prefeitura, universidade e indústria criou um ambiente onde conhecimento é difundido entre os diferentes atores. A Suécia é um país dependente de acordos com outras nações e, como consequência deste fator, somos muito abertos à cooperação, o que cria situações de ganho para ambos os lados. O acordo bilateral assinado entre Suécia e Brasil seria um reflexo disto.
ABCD MAIORComo a prefeitura de Linköping está envolvida no processo de incentivar a decisão sobre qual aeronave o governo brasileiro deve comprar?
ANN-CATHRINE – Não há envolvimento maior do que receber e dar suporte para a indústria ao receber as delegações brasileiras.
ABCD MAIORCaso o Gripen seja escolhido, São Bernardo e Linköping se tornariam cidades gêmeas?
ANN-CATHRINE – Haverá um fórum de cooperação mútua. A intenção é explorar áreas de interesses em comum. São Bernardo e Linköping trarão suas capacidades e competências para a relação.
ABCD MAIOR Se isso acontecer, o que mudaria e como o processo beneficiaria ambas as cidades?
ANN-CATHRINE – Em nossos primeiros contatos há algumas ideias iniciais que, além da colaboração natural entre os campos da indústria aeroespacial, cobririam educação e treinamento, parques científicos, conceitos de sustentabilidade e seguro saúde.
ABCD MAIORHá outras cidades gêmeas de Linköping pelo mundo? Como isso beneficiou as cidades?
ANN-CATHRINE – Temos relações com muitas cidades europeias, assim como em outras partes do planeta. São projetos específicos em conjunto, redes de trabalho e visitas de estudo. É importante para nós estabelecermos relações com novas cidades com o propósito de trocar conhecimento e experiências ao priorizar as áreas de interesse.
Fonte: ABCD Maior – Vinicius Morende
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos