Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


 TAM 3054 - Página 2 Gse_multipart13851

TAM 3054

+6
Alexandre da Silva
Whipple
Edenio Rodrigues
Pimentel
Fortunati
Amilckar
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

 TAM 3054 - Página 2 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Dom 28 Abr 2013, 14:21

Augusto Sposito escreveu:Pelo Voice Recorder percebe-se que houve poucos diálogos no pouso... Tentaram jogar a aeronave no pátio... Fico pensando, e se conseguissem??? A tragédia poderia ser bem maior.... pinch

Acho que o vira vira que se ouve no final era pra trazer o avião de volta pra pista... acho. Mas se tivesse batido no terminal... não quero nem pensar. O avião estava a 175km/h

_________________
i7 2600K @ 4,5Ghz com 1,33 Vcore
GTX 780 overclocked Gigabyte
16Gb RAM @ 1600Mhz KIngston HiperX
SSD 120Gb Corsair Force GT
Watercooler Corsair H100
Saitek Cessna Yoke, Quadrant, Pedals e Track IR5

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 - Página 2 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Pimentel Dom 28 Abr 2013, 15:04

Augusto Sposito escreveu:Só me responde uma coisa Hiago, porque então, na metade da pista, ainda ganhando velocidade, nenhum deles optou por decolar novamente? Havia velocidade o suficiente para isso. assobiar


A aeronave não ganhou velocidade após o toque...aonde você ouviu isto?

Ela tocou com 142 kias e se chocou com 96kt no prédio da TAM.
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 - Página 2 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Bruno Rodrigues Ter 30 Abr 2013, 16:36

Serei negativado,mas Sinceramente eu gostaria de saber,por que tem pessoas que não conseguem presumir que um Ser Humano erra!pilotos não são seres divinos,eles são humanos comuns a culpa deste acidente é da TAM e infelismente do comandante que SIM! ele não fez o procedimento correto,pode parecer impossivel que ele esqueça de colocar as manetes de CL para IDLE mas sim ele esqueceu,o AT do Airbus não cometiria jamais este erro pelo simples fato de que ele não é programado para cometer um erro destes,alguns levam o sistema de automação da Familia Airbus a um patamar inexistente,o sistema de AT é simples de funcionar porem tem consequencias gravissimas se operado inadivertidamente,a TAM sempre foi campeã em manutenção porcaria Fokker 100 ta ai para demonstrar isto,eu sinceramente,espero que vocês não coloquem gosto pela aeronave como um fator para culpar o equipamento,na minha opinião a analise feita pelo NAT GEO foi correta,o Cenipa participou,teve participação do FAA,parem com esta conversa que sempre colocam a culpa no Piloto,quando é falha no equipamente vide os 737 que cairam anos atraz por falha no sistema do Rudder é falha do equipamento,como os DC-10 e suas portas de carga e sistema hidraulico mau projetado,a Falha mortal que os 747 tinham em seu tanque de combustivel,e por ai vaio problema dos Airbus na minha opinião é que muitas pessoas não entendem que a filosofia é outra,no caso do AF447 os pilotos não tinham ciencia do modo de lei alternativa que no caso é quando o Airbus transefere todos os comandos para o piloto,ou seja a automação ante STALL é inexistente porem eles não tiveram treinamento para isso,para eles o A330 nunca stolaria,no caso da TAM foi erro da manutenção em por um A320 com um reverso pinado,e infelismente o Comandante foi infeliz em suas ações,KLM,Air France Austrian e outras tinham dado treinamento para seus pilotos caso o Reverso do F-100/70 abrisse em voo,que a manete voltaria para traz,mas na TAM nunca receberam este treinamento,o AT da 3 alertas e os pilotos continuam a decolagem,o propio sisterma alertava para se fazer a manutenção e ela não foi feita.os Airbus me desculpem os cegos fãs de Boeing da de 100x0 no questo segurança do que um 737NG da vida,video o A320 da US Airways que pousou com sucesso no Hudson graças seu excelente envelope de voô e veja o que aconteçeu com o 737 recentemente que tentou a mesma manobra,a mais ai eu ja sei o culpado foi o Piloto e o Avião é Boeing né OK! hmm

_________________
Macbook PRO 14 M1 PRO

Powered By Xplane
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 978
Reputação : 74
Idade : 34
Simulador preferido : Xplane 11
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 - Página 2 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Braconi Ter 30 Abr 2013, 17:51

Não vejo razão para criticarem o colega, entretanto há exagero em concentrar "culpas" em apenas uma pessoa tendo em vista que nenhum evento se desencadeia e se consolida apenas com base em um único fator.

O fato da manete ter sido ou não deixada em climb não foi o único fator que causou o acidente. Existe por trás deste evento uma cadeia de fatores extremamente deficientes que vieram permitir a operação deste avião em condições perceptivelmente tão marginais.

Nota-se que quando se minimizam as margens de segurança, maximizam os riscos por menores que sejam.

Como observou bem o Cmte. Branco em seu livro [Bastava apenas um pouco de bom senso], isto não se encontra em tabelas, gráficos, MEL e manuais.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 - Página 2 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos