Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


APU /external power. Gse_multipart13851

APU /external power.

Ir para baixo

APU /external power. Empty APU /external power.

Mensagem por el_lopes Qua 17 Abr 2013, 14:11

Caros Cmtes

Uma dúvida..

Quando a aeronave está desligada,podemos energiza-la ligando a bateria seguido do external power ou com o APU.Quando existe disponibilidade no gate de se ligar o external power tem de se ligar também o APU?
Penso que o APU (mesmo que haja external power disponivel no gate,) ele tem de ser ligado antes do acionamento dos motores certo?

_________________
Manuel Lopes
APU /external power. El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Paulo Stavis Qua 17 Abr 2013, 14:40

el_lopes escreveu: Caros Cmtes

Uma dúvida..

Quando a aeronave está desligada,podemos energiza-la ligando a bateria seguido do external power ou com o APU.Quando existe disponibilidade no gate de se ligar o external power tem de se ligar também o APU?
Penso que o APU (mesmo que haja external power disponivel no gate,) ele tem de ser ligado antes do acionamento dos motores certo?

Quando a aeronave está desligada, primeiro energiza-se com a bateria e depois prossegue a ligar o GPU (ground power unit) ou APU. Quando o aeroporto dispõe, será priorizado o GPU por ser mais barato, caso não vai APU.

Já na questão de acionamento temos duas opções:

1) Acionamento GPU + External Air: Aqui a aeronave permanece no gate, aciona o motor 1 com o auxilio do GPU e External air, faz o push e depois aciona o 2 com o procedimento de crossbleed.

2) Acionar o APU e depois desligar o GPU: Vai acionar com APU mesmo como se este estivesse ligado o tempo todo.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3215
Reputação : 706
Idade : 29
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por willian402m Qua 17 Abr 2013, 14:42

Perfeito como o Paulo falou, além da GPU ser mais barata, ele é muito mais silenciosa que a APU

_________________
APU /external power. 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2848
Reputação : 58
Idade : 34
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Leber Qua 17 Abr 2013, 15:17

Aproveitando o gancho, a APU fornece apenas energia elétrica, ou chega a fornecer alguma fração de energia hidráulica e pneumática?


_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3633
Reputação : 366
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por andre_sp Qua 17 Abr 2013, 15:41

Leber escreveu:Aproveitando o gancho, a APU fornece apenas energia elétrica, ou chega a fornecer alguma fração de energia hidráulica e pneumática?

Elétrica e pneumática thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11731
Reputação : 1108
Idade : 52
Simulador preferido : FSX / MSFS 2020
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por gooddark Qua 17 Abr 2013, 15:42

APU vai suprir a demanda de energia elétrica e a energia pneumática, principalmente durante a partida do motor 1, inclui tambem a alimentação do sistema de ar condicionado da aeronave em solo.

gooddark
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/05/2011
Mensagens : 76
Reputação : 5
Idade : 39
Simulador preferido : Fsx
Emprego/lazer : Mec.Aeronaves , simulador, internet
Nacionalidade : Brasil

http://www.hangardoaprendizado.com

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por el_lopes Qua 17 Abr 2013, 15:47


Esclarecido Cmtes!! thumbsup


_________________
Manuel Lopes
APU /external power. El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Leber Qua 17 Abr 2013, 15:49

Obrigado André e demais colegas !

reverencia

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3633
Reputação : 366
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Duley Qui 18 Abr 2013, 09:08

Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
Em países mais frios é bem comum nem acionar a APU após o pouso. Avião encosta no gate, corta os motores, energiza pela bateria e aguarda a equipe de solo conectar a GPU para então tirar a bateria da barra. Chega a ser estranho para nós (que não estamos acostumados), aquele silêncio na cabine.

Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb (4x16Gb) GSkill DDR4 3600 | GPU EVGA Geforce RTX 3080 FTW3 Ultra | SSD NVMe Sabrent Rocket 1Tb Gen 4 + SSD Samsung 860 Evo 1Tb SATA3 | PSU Corsair RM850x 850W | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3672
Reputação : 266
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Franham Qui 18 Abr 2013, 11:42

Legal Duley....muito interessante essas suas informações.
thumbsup

_________________
ASUS:P8H61-M Processador:Core i7 2600 3.40GHz Memória:8.00GB Sistema: Windows 7 64 bits HD:2T Placa de Video: GTX580 1.5GHz Monitor: LG D2342 Wide 29" Control: CyborgX 5
Último Addon: FS2Crew 737NGX (Nota 10, deveria ter para TODAS aeronaves)
Franham
Franham
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/03/2012
Mensagens : 277
Reputação : 24
Idade : 38
Simulador preferido : P3D v3.4
Emprego/lazer : Estatístico/Dormir
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por willian402m Qui 18 Abr 2013, 12:23

Duley escreveu:Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
Em países mais frios é bem comum nem acionar a APU após o pouso. Avião encosta no gate, corta os motores, energiza pela bateria e aguarda a equipe de solo conectar a GPU para então tirar a bateria da barra. Chega a ser estranho para nós (que não estamos acostumados), aquele silêncio na cabine.

Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

Como Duley disse, as airliners sempre ficam APU, quem sempre usa GPU são aeronaves que permanecem mais tempo em Solo, exemplo cargueiros.

_________________
APU /external power. 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2848
Reputação : 58
Idade : 34
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 18 Abr 2013, 12:40

Muito bom o tópico, bem explicativo.

aplauso

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6969
Reputação : 617
Idade : 32
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Brazil Land Games
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por virtualroutes Qui 18 Abr 2013, 19:53

Duley escreveu:Complementando o tópico.
Aqui no Brasil em termos de airliners é incomum empresas que usem a GPU, na maioria dos casos a aeronave fica o tempo todo com a APU acionada. Acredito que parte deste procedimento vem do nosso clima tropical. Quando suportado apenas pela GPU, o avião fica sem climatização, apenas refrigeração, e ai a temperatura da cabine vai la em cima gerando bastante desconforto aos passageiros.
Em países mais frios é bem comum nem acionar a APU após o pouso. Avião encosta no gate, corta os motores, energiza pela bateria e aguarda a equipe de solo conectar a GPU para então tirar a bateria da barra. Chega a ser estranho para nós (que não estamos acostumados), aquele silêncio na cabine.

Para acionamento de pelo menos um dos motores é necessário a APU. Em caso de pane de APU, um item MEL, ou seja, mesmo inoperante a aeronave pode continuar voando, mas com prazo para solução do problema, o acionamento deve ocorrer via LPU (low pressure unit), equipamento que fornece pressão pneumatica. Como disse o Paulo, aciona um dos motores com a LPU ainda no box e após realiza o acionamento do outro motor com a cross bleed. Acionamento em cross bleed precisa ser coordenado com a torre porque exige que o motor acionado tenha uma dose elevada de potência para manter o fluxo pneumatico durante o processo. A coordenação é para evitar outras aeronaves proximas da área de turbulencia do motor que terá potência aplicada. A Azul costuma utilizar bastante este procedimento nos Embraer. Passageiros atentos percebem facilmente este procedimento.

Completando o que o colega disse, esta certo em relação ao ar condicionado! Mas o buraco é mais em baixo, aqui no Brasil por falta de infra estrutura aeroportuária, a grande maioria dos aeroportos não tem GPU suficientes para atender a todas aeronaves parkeadas, normalmente o serviço é terceirizado, custa caro para as empresas pagar GPU ou esta indisponível, ou precisa ser rebocada do gate 26 para o gate 01 e não tem trator disponível no momento e por ai vai...Nem vou comentar que já existem aeroportos com GPU fixa no solo (não é o carrinho) onde é so conectar na aeronave que se fornece os 28VDC; isso em cada gate! já seria muita humilhação para a nossa INFRAERO ne?

Existe também as unidades de ar condicionado, mas essas são ainda mais raras e recai no mesmo problema das GPU, terceirização, disponibilidade, mal funcionamento etc.

O que resta as nossas empresas? Deixar a APU ligada! mas isso gasta combustível além de gastar as horas da APU, que é uma "turbininha" e tem vários componentes com vida limitada. O que falei nesse paragrafo, leia-se como: aumento de custos para as empresas.

O que foi explicado sobre acionamento dos motores sem APU (APU INOP) esta correto também. Fiz um vídeo sobre esse assunto, assim que a PMDG lançou o NGX, vocês podem conferir no YT:
https://youtu.be/Lsj0FKX5bPI


_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook
virtualroutes
virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 134
Reputação : 23
Idade : 48
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Duley Sex 19 Abr 2013, 09:43

Quanto a isso é verdade. Aeroportos de primeiro mundo tem uma oferta de GPU muito maior, mesmo em aeroportos menores. Que álias, tenho certeza que quem utiliza, paga uma taxa e ainda aumenta a lucratividade do operador do aeroporto.

Aqui no Brasil, as empresas adquirem suas próprias GPUs e através da camaradagem, em alguns locais, elas compartilham com suas "concorrentes". Sei de Ilhéus por exemplo, que só a GOL tem GPU e a Azul e a TAM usam a GPU da GOL. Dia desses a GPU da GOL estragou e foi correria pra todo mundo para refazer a malha do dia e evitar de enviar aeronaves para lá com APU INOP. Chega ser engraçado...

Vamos ver o que vai sair nestes aeroportos que já estão com a iniciativa privada com relação a equipamentos de suporte de solo.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb (4x16Gb) GSkill DDR4 3600 | GPU EVGA Geforce RTX 3080 FTW3 Ultra | SSD NVMe Sabrent Rocket 1Tb Gen 4 + SSD Samsung 860 Evo 1Tb SATA3 | PSU Corsair RM850x 850W | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3672
Reputação : 266
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Franham Sex 19 Abr 2013, 09:52

Duley escreveu:Quanto a isso é verdade. Aeroportos de primeiro mundo tem uma oferta de GPU muito maior, mesmo em aeroportos menores. Que álias, tenho certeza que quem utiliza, paga uma taxa e ainda aumenta a lucratividade do operador do aeroporto.

Aqui no Brasil, as empresas adquirem suas próprias GPUs e através da camaradagem, em alguns locais, elas compartilham com suas "concorrentes". Sei de Ilhéus por exemplo, que só a GOL tem GPU e a Azul e a TAM usam a GPU da GOL. Dia desses a GPU da GOL estragou e foi correria pra todo mundo para refazer a malha do dia e evitar de enviar aeronaves para lá com APU INOP. Chega ser engraçado...

Vamos ver o que vai sair nestes aeroportos que já estão com a iniciativa privada com relação a equipamentos de suporte de solo.

Nossa, tem aeronaves com APU inoperante??? Isso eu também não sabia, pensei que não era uma "opção". shocked

_________________
ASUS:P8H61-M Processador:Core i7 2600 3.40GHz Memória:8.00GB Sistema: Windows 7 64 bits HD:2T Placa de Video: GTX580 1.5GHz Monitor: LG D2342 Wide 29" Control: CyborgX 5
Último Addon: FS2Crew 737NGX (Nota 10, deveria ter para TODAS aeronaves)
Franham
Franham
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/03/2012
Mensagens : 277
Reputação : 24
Idade : 38
Simulador preferido : P3D v3.4
Emprego/lazer : Estatístico/Dormir
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Duley Sex 19 Abr 2013, 15:22

Como disse anteriormente Franham, APU é item MEL (Minimum Equipment List), ou seja, mesmo inoperante não afeta a aeronavegabilidade do avião por um prazo determinado.
Geralmente (geralmente porque depende do fabricante e do operador) é item MEL C. A categoria "C" quer dizer que a pane deve ser sanada e o equipamento voltar a funcionar em no máximo 10 dias. Se não resolver, AOG.


_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb (4x16Gb) GSkill DDR4 3600 | GPU EVGA Geforce RTX 3080 FTW3 Ultra | SSD NVMe Sabrent Rocket 1Tb Gen 4 + SSD Samsung 860 Evo 1Tb SATA3 | PSU Corsair RM850x 850W | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3672
Reputação : 266
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Roberto Barata Sex 19 Abr 2013, 15:58

Excelente explicação Duley, já dei ponto positivo no outro post e neste também darei. Também desconhecia que o APU fazia parte da MEL. Abraço.

_________________
APU /external power. Rggf
Roberto Barata
Roberto Barata
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 17/05/2012
Mensagens : 227
Reputação : 17
Idade : 35
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Portugal

http://www.valpalmela.com

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por ls_miguel Sex 19 Abr 2013, 16:27

Toda vez que leio os tópicos da Voo Virtual, acrecento algo mais no meu conhecimento. aplauso

Franham escreveu:
Nossa, tem aeronaves com APU inoperante??? Isso eu também não sabia, pensei que não era uma "opção". shocked

Fiquei chocado também com o fato de aeronaves estarem com APU inoperante hmm !!!

_________________
Win 10 | MFS2020, X-plane 11 |  Intel Core i5 4460 @3,4GHz Turbo | 16GB Corsair Vengeance | ASUS RX580 OC 8GB  
ls_miguel
ls_miguel
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 05/07/2011
Mensagens : 2260
Reputação : 148
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

https://bit.ly/3jjl053

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Braconi Sex 19 Abr 2013, 21:21

Tem local que uso de APU é restrito por questão de emissão de ruído e poluentes. Fica-se pendurado no suporte de solo para a/c e eletrica, podendo acionar o APU minutos antes do calços-fora.

Tem aeroporto que não funciona 24hs que o acionamento do APU é restrito sem que seja previamente coordenado.

Teve um (entre outros) casos, de uma cia conhecida que em CGH acionou o APU de um turbo-helice tarde da noite... e foi multada pela ANAC. R$10.000,00, mas parece que foi acatado recurso e o valor caiu.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Célio Nogues Sab 20 Abr 2013, 11:26

Parabéns a todos pelo tópico!!! Muito interessante as informações. Apesar de conter muitas siglas que desconheço, acredito que tenha entendido. O vídeo do virtualroutes também ficou excelente! thumbsup reverencia

_________________
Célio Nogues
Gigabyte 970A-D3 - Kingston 8Gb DDR3 1600Mhz - AMD FX 8350 Octa Core 4.0GHz cache 16Mb - XFX R7950 PCI-E 3Gb DDR5 900MHz 384bit - HD 500Gb - SSD 120GB SATA 3 V300 - Corsair 750W - 2 monitores 21,5' Led Full HD e 1 monitor 32" Led Full HD - Pro Flight Yoke System/Multi Panel/Radio Panel/Switch Panel
Célio Nogues
Célio Nogues
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/02/2013
Mensagens : 138
Reputação : 0
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil/Helimodelismo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APU /external power. Empty Re: APU /external power.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos