Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro Gse_multipart13851

[Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro

Ir para baixo

[Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro Empty [Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro

Mensagem por Amilckar Qua 10 Abr 2013, 09:00

Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro

Estudo indica que a elevação das concentrações na atmosfera de CO2, um dos vilões do aquecimento global, deve aumentar a quantidade e a intensidade das turbulências até 2050

Getty Images

[Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro Size_590_aviao

As chances de uma aeronave atravessar uma turbulência aumentarão entre 40% e 170% até 2050


São Paulo – Se você já não curte muito viajar de avião, é bom se preparar. Um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change sugere que o aquecimento global deve tornar as turbulências em voos transatlânticos mais frequentes e graves em 2050. E os aviões que quiserem fugir do problema precisarão realizar rotas mais longas, o que por tabela aumentaria o consumo de combustível - e a passagem.
A indústria aérea é uma das fontes de crescimento mais rápido de emissões de dióxido de carbono, uma dos gases vilões do efeito estufa, mas essa é a primeira vez que os efeitos da mudança climática sobre a turbulência são estudados.
Segundo os pesquisadores das Universidades britâncias de Reading e East Anglia, responsáveis pelo estudo, as sacudidelas nas aeronaves vão se tornar mais fortes e recorrentes se as emissões de CO2 realmente dobrarem até 2050 conforme prevê a Agência Internacional de Energia. O aumento das concentrações de CO2 eleva a temperatura média global e acaba mudando a atmosfera por onde passam as rotas aéreas, tornando-a mais instável para os aviões.
Num primeiro momento, a pesquisa focou na travessia transtlântica entre Europa e América do Norte, realizada diariamente por cerca de 600 aeronaves. Usando simulações computacionais para avaliar os efeitos do aquecimento sobre as condições de voo, os cientistas descobriram que as chances de uma aeronave atravessar uma turbulência aumentarão entre 40% e 170%. Já a intensidade da sacudidela poderá aumentar entre 10 e 40%.
Como consequência, advertem os pesquisadores, trajetos mais turbulentos poderão aumentar o desconforto do voo e os riscos de acidentes para os passageiros e a tripulação. Para evitar o problema, os aviões precisarão mudar a rota, realizando trajetos mais longos e, por tabela, consumirão mais combustível, o que em última instância acabaria por elevar o preço da passagem.

Fonte: Exame.com


_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos