Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Rolagem  Gse_multipart13851

Rolagem

Ir em baixo

Rolagem  Empty Rolagem

Mensagem por Zulu Qui 21 Mar 2013, 08:29

Bom dia companheiros do vv.

Bateu a dúvida confused : o termo rolar é usado para informar que estou taxiando ou decolando?

Obrigado.
Zulu
Zulu
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/01/2013
Mensagens : 113
Reputação : 5
Idade : 44
Simulador preferido : Todos
Emprego/lazer : Aviação/simuleiro, plastimodelista e pinto aviação óleo sobre tela
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Valdir Ávila Qui 21 Mar 2013, 12:19

Rolar é utilizado para a rolagem na pista.. ou seja ..decolagem

_________________
Rolagem  GLO1108
http://www.flygolv.com/
Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 16GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - SSD Kingston 256 + Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - P3D 4.5
Valdir Ávila
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/08/2011
Mensagens : 874
Reputação : 28
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Zulu Qui 21 Mar 2013, 13:45

Pois é!

A revista LIDER NEWS (da empresa de taxi Lider) de número 91 jan/fev 2013, veio com uma matéria sobre segurança de voo com o título: A importância da comunicação.

Vou copiar toda a matéria para os Srs. analisarem o fato.

Uma boa comunicação é essencial para o entendimento, principalmente na aviação. A fonte A (origem) deseja enviar uma mensagem para B (destino) de forma que haja uma completa compreensão entre as partes.

Entretanto, a mensagem de A pode ser enviada para B e este último entender de forma errada, total ou parcialmente, devido a uma série de fatores presentes como meio de transmissão, equipamentos e idiomas utilizados. E como essa falha de comunicação (também conhecida como ruído de comunicação) pode afetar a segurança de voo?

A resposta está em um quase acidente aeronáutico que poderia ter acontecido envolvendo um King Air e um Boeing.

Ao pousar na pista auxiliar de Congonhas São Paulo (17L), a aeronave foi instruída para ingressar na pista de taxi C e aguardar autorização para cruzar a pista principal (17R).

Neste momento, a torre perguntou se o tripulante do King estava vendo uma aeronave de uma empresa regular que estava "rolando" (termo utilizado erradamente pela torre que estava referindo a um Boeing decolando da pista principal o correto seria utilizar o termo decolando).

Coincidentemente, havia outro Boeing da mesma empresa que estava passando justamente em frente ao King na pista de taxi paralela à pista de decolagem e o tripulante informou que avistava a referida aeronave.

Esse foi o conflito de comunicação. A torre entendeu que o King estava vendo o avião que decolava e o King entendeu que a torre estava referindo ao avião que taxiava. Neste momento a torre informou que o King poderia seguir após a passagem do Boeing. Ao iniciar o táxi para o cruzamento da pista principal e realizar um procedimento padrão de " esquerda e direita livre" os pilotos viram o Boeing que decolava e pararam de forma brusca o King.

Por pouco não ocorreu um acidente aeronáutico de grandes proporções e tudo pela falta de uma comunicação eficiente entre A e B.

Fim da matéria.

Pois é Srs., foi lendo essa matéria que gerou minha dúvida sobre "rolagem".

Eu também entendia rolar como decolar mas...

Quem estava errado, a torre ou o piloto do King que achava que a torre usou o termo errado???

Essa matéria foi escrita pelo Comandante Tomaz Jeferson - Chefe da seção de prevenção de acidentes aeronáuticos da Líder táxi aéreo.
Zulu
Zulu
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/01/2013
Mensagens : 113
Reputação : 5
Idade : 44
Simulador preferido : Todos
Emprego/lazer : Aviação/simuleiro, plastimodelista e pinto aviação óleo sobre tela
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Julio Giunti Qui 21 Mar 2013, 15:48

Este e tantos outros acidentes por conta de fraseologia dúbia.

Por exemplo, Hold foi proibido e trocado por Maintain porque o Hold poderia se confundir com o Roll.

No Brasil e acho que em nenhum lugar do mundo se usa rolagem (se usa está errado), quando uma aeronave está na cabeceira autorizada a decolar e quer informar a TWR que está decolando, fala simplesmente que esta INICIANDO e não ROLANDO.

Para o taxi falamos "autorizado taxi via taxiway A até a cabeceira 20 (ou ponto de espera em pistas que tem taxi até a cabeceira) reporte alinhado e pronto (ou no ponto de espera pronto). O piloto apenas coteja repetindo as instruções dada, não fala iniciando rolagem nem taxiando.

Cuidado para não inventarem fraseologia, fraseologia inventada foge a regra (pelo menos para nós ATCOS é fator de ser chamado pela chefia a escutar fita quando você é "sorteado" e sua fraseologia está errada e em casos mais graves, até afastamento da escala dependendo do grau de desvio!) e é um grande fator para causas de acidentes e incidentes aeronáuticos.

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Zulu Qui 21 Mar 2013, 17:20

Julio Giunti escreveu:Este e tantos outros acidentes por conta de fraseologia dúbia.

Por exemplo, Hold foi proibido e trocado por Maintain porque o Hold poderia se confundir com o Roll.

No Brasil e acho que em nenhum lugar do mundo se usa rolagem (se usa está errado), quando uma aeronave está na cabeceira autorizada a decolar e quer informar a TWR que está decolando, fala simplesmente que esta INICIANDO e não ROLANDO.

Para o taxi falamos "autorizado taxi via taxiway A até a cabeceira 20 (ou ponto de espera em pistas que tem taxi até a cabeceira) reporte alinhado e pronto (ou no ponto de espera pronto). O piloto apenas coteja repetindo as instruções dada, não fala iniciando rolagem nem taxiando.

Cuidado para não inventarem fraseologia, fraseologia inventada foge a regra (pelo menos para nós ATCOS é fator de ser chamado pela chefia a escutar fita quando você é "sorteado" e sua fraseologia está errada e em casos mais graves, até afastamento da escala dependendo do grau de desvio!) e é um grande fator para causas de acidentes e incidentes aeronáuticos.



Boa tarde Júlio!

Vivendo e aprendendo, fantástico!!

Diante dessa situação eu posso afirmar que os dois, controlador e piloto do King, estavam errados?

Obrigado pelos esclarecimentos.
Zulu
Zulu
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/01/2013
Mensagens : 113
Reputação : 5
Idade : 44
Simulador preferido : Todos
Emprego/lazer : Aviação/simuleiro, plastimodelista e pinto aviação óleo sobre tela
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Julio Giunti Qui 21 Mar 2013, 21:01

Afirmo!

Tem muita gente no meio que usa fraseologia errada. Tanto piloto como controlador!

Sugiro a você que baixe a ICA 100-12 e olhe o capítulo 15 de fraseologia para maiores esclarecimentos da fraseologia padrão utilizada.

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Zulu Qui 21 Mar 2013, 22:09

Julio Giunti escreveu:Afirmo!

Tem muita gente no meio que usa fraseologia errada. Tanto piloto como controlador!

Sugiro a você que baixe a ICA 100-12 e olhe o capítulo 15 de fraseologia para maiores esclarecimentos da fraseologia padrão utilizada.



Julio mais uma vez muito obrigado.

É de pessoas como você que precisamos. Mata a cobra e mostra o pau. thumbsup

Zulu
Zulu
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/01/2013
Mensagens : 113
Reputação : 5
Idade : 44
Simulador preferido : Todos
Emprego/lazer : Aviação/simuleiro, plastimodelista e pinto aviação óleo sobre tela
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Julio Giunti Sex 22 Mar 2013, 19:26

Zulu escreveu:Pois é!

Ao pousar na pista auxiliar de Congonhas São Paulo (17L), a aeronave foi instruída para ingressar na pista de taxi C e aguardar autorização para cruzar a pista principal (17R).

Neste momento, a torre perguntou se o tripulante do King estava vendo uma aeronave de uma empresa regular que estava "rolando" (termo utilizado erradamente pela torre que estava referindo a um Boeing decolando da pista principal o correto seria utilizar o termo decolando).

Coincidentemente, havia outro Boeing da mesma empresa que estava passando justamente em frente ao King na pista de taxi paralela à pista de decolagem e o tripulante informou que avistava a referida aeronave.

Esse foi o conflito de comunicação. A torre entendeu que o King estava vendo o avião que decolava e o King entendeu que a torre estava referindo ao avião que taxiava. Neste momento a torre informou que o King poderia seguir após a passagem do Boeing. Ao iniciar o táxi para o cruzamento da pista principal e realizar um procedimento padrão de " esquerda e direita livre" os pilotos viram o Boeing que decolava e pararam de forma brusca o King.

Por pouco não ocorreu um acidente aeronáutico de grandes proporções e tudo pela falta de uma comunicação eficiente entre A e B.

Quem estava errado, a torre ou o piloto do King que achava que a torre usou o termo errado??? [/b]


Autorizações condicionais se não forem usadas com inteligência e segurança, sempre dão nisso!

Para este caso em particular o correto seria (ao meu modo de ver):

Controlador: PT-KNG (King Air) Tem visual com o Boeing 737 da companhia GOL INICIANDO decolagem na pista 17 Direita e com tráfego adicional, da mesma companhia, taxiando na taxiway Z?

PT-KNG: TWR Congonhas Afirmo! visual com os dois tráfegos!

Controlador: PT-KNG, após a passagem da aeronave QUE DECOLA na 17 direita autorizado cruzamento, reporte livrando eixo da pista, segue como número dois no taxi atrás do 737 da Gol na taxiway Z.

Caso não sentir segurança, não usa condicional!Fato!

PT-KNG Mantenha ponto de espera taxiway C, aguarde para cruzamento.

Após a decolagem do tráfego na principal:

PT-KNG autorizado cruzamento da 17 direita, reporte livrando o eixo da pista, segue com número dois no taxi, tráfego a frente Boeing 737.

Neste momento, evita-se falar quaisquer coisa desnecessária, pois pode tirar a atenção completa da tripulação para as informações e manobras a serem executadas. Portanto, quaisquer informação adicional como atento a jetblast da aeronave a frente, segue para portão X ou qualquer outra coisa, é deixada para depois da manobra completa.

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Rolagem  Empty Re: Rolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum