Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Banca da ANAC Gse_multipart13851

Banca da ANAC

+2
Paulo Stavis
Julio Giunti
6 participantes

Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Qua 20 Mar 2013, 15:10

Bom pessoal com 35 anos agora tenho estabilidade financeira para prosseguir com o sonho de voar. Mesmo que seja apenas por realização pessoal, já que chegar a uma aérea acredito que seja de fato impossível na minha idade.

Enfim gostaria que vocês me ajudassem a nortear o que preciso fazer para realizar a banca da anac até junho sozinho me respondendo algumas questões.

Tenho um bom conhecimento na área de meteorologia, navegação aérea, regulamento e regras de vôo visual, teoria de vôo já que sou controlador de vôo. Até onde isto me ajuda nas provas? Será que com o conhecimento que tenho já é o bastante para passar ou devo reforçar estudando? Alguém teria um simulado ou algo do tipo para eu fazer um teste?

Estou pensando em comprar os livros para estudo na Bianch, é necessário comprar também o computador de vôo ou consigo fazer a prova sem ele?

Quanto custa, como me inscrevo e a banca é realizada em datas certas ou posso realizar no dia e hora e quantas vezes quiser daqui para lá?

Eu já tenho CCF de controlador, ela basta para fazer as horas ou tenho que tirar a de piloto também?

Aqui em SBTE não temos aeroclube (apenas temos um clube de ultraleves aonde um piloto comprou um C152 e vai fazer as horas de vôo para PP e a faculdade de técnicas de pilotagem que tem aqui). Depois caso eu queira emendar e fazer o PC serei obrigado a frequentar um curso em aeroclube correto? Quanto tempo demora este curso e quanto é a média geral de preço?

Ou seja, para mim é passar agora sozinho, ou vai ficar muito complicado de conseguir voar, pois fazer a faculdade sai completamente fora do meu orçamento. Resumindo, eu consigo daqui para Junho passar sozinho?

Agradeço a todos que perderem um tempinho respondendo minhas questões!

Julio
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Paulo Stavis Qua 20 Mar 2013, 15:49

Julio Giunti escreveu:Tenho um bom conhecimento na área de meteorologia, navegação aérea, regulamento e regras de vôo visual, teoria de vôo já que sou controlador de vôo. Até onde isto me ajuda nas provas? Será que com o conhecimento que tenho já é o bastante para passar ou devo reforçar estudando? Alguém teria um simulado ou algo do tipo para eu fazer um teste?

Se esse conhecimento é suficiente ou não eu não sei dizer. Acredito conhecimentos técnicos e TVO seriam as áreas onde você mais precisa reforçar. Minha sugestão é que você adquira o livro de questões que é vendido em vários lugares ou adquira os simulados online do site Piloto brasil.

Faça alguns e veja qual o seu desempenho e em cima disso estude o que precisar. Pessoalmente eu gosto de primeiro rever toda a parte teórica, fazer um resumão e depois partir pros simulados.

Julio Giunti escreveu:Estou pensando em comprar os livros para estudo na Bianch, é necessário comprar também o computador de vôo ou consigo fazer a prova sem ele?

Até onde li, são ótimos livros, melhores até que os que já estão no mercado há tempos. O computador de voo é necessário sim para os estudos e para a banca.

Julio Giunti escreveu:Quanto custa, como me inscrevo e a banca é realizada em datas certas ou posso realizar no dia e hora e quantas vezes quiser daqui para lá?

A banca é agendada conforme sua disponibilidade e da ANAC. Tem vários lugares que fazem banca, o site da anac tem todos. Rio, SP, POA, Curitiba e BSB são os lugares que me lembro. Alguns possuem uma fila um pouco maior (pode demorar 1 mês pra poder fazer, por exemplo) e outros marca pra assim que possível (Curitiba, por exemplo).
Está custando R$ 50,00 por matéria, sendo 5 matérias o total é R$ 250,00.

Pra se inscrever dá pra ser presencial ou via email (novamente, o site da anac tem todas estas informações). Alguns lugares (SP) demoram pra responder o email, outros são mais rápidos (CTBA). Dá pra um amigo seu marcar usando uma procuração também. Pagando a taxa você tem direito a fazer uma vez. Não sendo aprovado, podem ocorrer duas situações:

1) 2ª época: Se não me engano, se você não passar em até 2 matérias e acertar mais que um numero X de questões nestas duas, você refaz somente elas. Paga novamente uma taxa correspondente às duas.
2) Reprovação: Não atendendo ao requisito anterior, você é reprovado e precisa pagar novamente os R$ 250,00.

Em ambos os casos é preciso esperar 15 dias entre a não-aprovação e a nova banca.

Julio Giunti escreveu:Eu já tenho CCF de controlador, ela basta para fazer as horas ou tenho que tirar a de piloto também?

Precisa fazer um novo, neste caso um CCF de 2ª classe que vale por 5 anos agora.

Julio Giunti escreveu:Aqui em SBTE não temos aeroclube (apenas temos um clube de ultraleves aonde um piloto comprou um C152 e vai fazer as horas de vôo para PP e a faculdade de técnicas de pilotagem que tem aqui). Depois caso eu queira emendar e fazer o PC serei obrigado a frequentar um curso em aeroclube correto? Quanto tempo demora este curso e quanto é a média geral de preço?

Tem que checar se esse piloto constituiu uma escola. Segundo o RBAC 61 é necessário que a instrução de PP seja realizada em um centro de treinamento e que o instrutor tenha carteira de INVA. São 35h mínimas para o cheque.
Para o PC é obrigatório o curso teórico, dura em média 4 meses (o PP também demora +- isso). Os preços variam muito mas aqui em CTBA é por volta de 1000 dilmas.

Julio Giunti escreveu:Ou seja, para mim é passar agora sozinho, ou vai ficar muito complicado de conseguir voar, pois fazer a faculdade sai completamente fora do meu orçamento. Resumindo, eu consigo daqui para Junho passar sozinho?

Acredito que consegue sim, por você já ser controlador acaba "eliminando" REG e MET do estudo pesado. Sobra TVO, NAV e CT sendo que NAV e TVO você provavelmente já tem uma ótima base.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Qua 20 Mar 2013, 17:47

O problema é esse!

Se eu quiser fazer o PC e ir em frente, vou travar porque aqui em Teresina não tem.

Quanto ao instrutor, ele já faz o curso de piloto desportivo no clube de ultraleves e acredito que por ele já ter este curso seja habilitado para dar as horas de PP...

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Paulo Stavis Qua 20 Mar 2013, 18:03

Julio Giunti escreveu:O problema é esse!

Se eu quiser fazer o PC e ir em frente, vou travar porque aqui em Teresina não tem.

Quanto ao instrutor, ele já faz o curso de piloto desportivo no clube de ultraleves e acredito que por ele já ter este curso seja habilitado para dar as horas de PP...


Poisé, o PC precisa ser presencial mesmo. Mas honestamente, até você chegar no PC ainda tem um bom caminho.

É bom verificar as habilitações desse instrutor. Curso/carteira de piloto desportivo, na verdade, acredito que não autoriza ele a voar o C152, somente ultraleves. Sem ter uma instituição de ensino ele não pode ministrar instrução para PP segundo o RBAC 61. Cabe verificar direitinho com alguém que entenda mais dessa parte porém isso é o que está escrito no RBAC.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Qua 20 Mar 2013, 19:34

Vou conversar diretamente com ele!

Mas ele pilota um Cirrus 22 de um taxi aéreo direto. Então ele é no mínimo PC, falta saber se ele é inva.

Certo Stavis, decidido se vou fazer a banca sozinho, como tenho que prosseguir na ANAC para me cadastrar, solicitar prova, pagamento e por ultimo, preciso ter o CCF para piloto já quando for fazer a prova ou ele só é necessário depois da banca?
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Paulo Stavis Qua 20 Mar 2013, 19:36

Julio Giunti escreveu:Vou conversar diretamente com ele!

Mas ele pilota um Cirrus 22 de um taxi aéreo direto. Então ele é no mínimo PC, falta saber se ele é inva.

Certo Stavis, decidido se vou fazer a banca sozinho, como tenho que prosseguir na ANAC para me cadastrar, solicitar prova, pagamento e por ultimo, preciso ter o CCF para piloto já quando for fazer a prova ou ele só é necessário depois da banca?

Isso, veja direitinho só pra garantir mesmo. Ele voar o SR22 não significa muito, tem PP que voa Cirrus porai...

O CCF vai da sua vontade. Neste exato momento você já pode começar a voar se possuir o CCF e em paralelo fazer a banca. Pra fazer a banca tem que emitir a GRU no site da ANAC, pagar, esperar 5 dias uteis e depois tentar marcar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Ter 26 Mar 2013, 22:28

Update de status:

Comprei os livros. Kit da Bianch completo com computador de vôo da Jeppensen

Fiz o cadastro na ANAC, gerei meu código, escaneei e fiz upload dos documentos todos necessários.

Agora é estudar muito. Fiz alguns simulados do piloto Brasil e regulamentos fui aprovado, teoria de vôo também e as outras matérias fiquei entre 5 a 10 acertos em cada e isto me animou pois não estudei nada!

Parte boa que dia 15 de junho saio de férias e vou para Recife e posso fazer a prova lá até o dia 22.

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Simulados site Piloto Brasil

Mensagem por Julio Giunti Seg 08 Abr 2013, 22:40

Ando fazendo os simulados do Piloto Brasil.

Eles refletem bem o que é a banca da anac ou são fora da realidade?

Tenho ficado já com mais de 10 acertos em cada matéria com poucos dias de estudo, mas estou meio desconfiado desse meu rendimento, mesmo já tenho como base todo o estudo para ATCO...

Alguém pode me falar algo sobre estes simulados?
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Dani.Santoro Ter 09 Abr 2013, 01:37

Olá Julio,

Os simulados do Piloto Brasil ajudam bastante. Eles englobam praticamente todo o conteúdo que cai na banca. Eu fiz quase 100 simulados quando estava estudando para a banca do PP que fiz agora em fevereiro.

Não sei quais livros você está usando para estudar, mas em Navegação procure ler a parte de perfil de subida e descida, além de todo o resto, é claro. Na minha banca caíram duas questões desse tipo, mas nos simulados não peguei nenhuma dessas.

Se você pretende fazer a banca, faça logo, pois em breve o curso de PP vai se tornar obrigatório também e mais longo e mais complexo do que é hoje. Pelo menos são as informações que eu tenho do aeroclube aqui da minha cidade.

Amigo, se você tem o sonho de ser piloto de linha aérea, não desista por causa da idade. Ainda há tempo. Eu tenho só 3 anos a menos do que você estou na luta pra chegar lá. Não desista dos seus sonhos!

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Ter 09 Abr 2013, 06:24

Cara comprei os livros da bianch + meteorologia do Sonnemaker. Estou gostando bastante do material, bem didático! Alem de usar minhas apostilas referentes do curso de controlador para um apoio extra...

Sim Dani...vou fazer a prova sozinho. Já havia me infornado do prazo para fazer no sistema autodidata, já me inscrevi...gerei o CANAC e a GRU só falta marcar a prova entre 16 e 19 de Junho pois dia 20 é a data limite e depois passa a valer a nova regra.

Resumindo dois meses para estudar e uma unica chance, porque aqui em Teresina não tem aeroclube e a faculdade de aviação local e fora do meu planejamento financeiro, mas como disse antes já sai com vantagem pois tenho conhecimento em Regulamento, Teoria de vôo, Meteorologia e Navegação aérea...então isso já ajuda um bocado!!!

Tenho certeza que vai dar certo! Com dedicação e estudo tudo acontece!
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por BernardoCR Sex 21 Jun 2013, 18:12

Pessoal,

Há 2 semanas fiz a prova de 2ª época da banca da ANAC (faltou apenas Navegação e Regulamentos Aéreos) e, novamente em Regulamentos faltou uma questão para eu ser aprovado.

Na primeira prova que fiz passei em todas as matérias, e faltou uma questão em Navegação e uma em Regulamentos.

Agora, apesar de ter ir super bem em navegação, faltou uma questão em regulamentos.

As 4 ou 5 primeiras perguntas simplesmente não constavam na apostila que comprei (do Tito Roos), e eu estou com vontade de recorrer pedindo a anulação de alguma delas.

A primeira questão perguntava quem era o responsável pela publicação de determinado Manual ou Regulamento, bem como outras questões no mesmo sentido.

Vocês sabem onde eu posso achar a lista de matérias específicas cobradas em Regulamentos Aéreos? Preciso disso para fundamentar o recurso e dizer que a aquela pergunta não consta no programa (além de não medir conhecimento dos candidatos).

Obrigado.

BernardoCR
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 21/06/2013
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Paulo Stavis Sex 21 Jun 2013, 18:15

BernardoCR escreveu:Pessoal,

Há 2 semanas fiz a prova de 2ª época da banca da ANAC (faltou apenas Navegação e Regulamentos Aéreos) e, novamente em Regulamentos faltou uma questão para eu ser aprovado.

Na primeira prova que fiz passei em todas as matérias, e faltou uma questão em Navegação e uma em Regulamentos.

Agora, apesar de ter ir super bem em navegação, faltou uma questão em regulamentos.

As 4 ou 5 primeiras perguntas simplesmente não constavam na apostila que comprei (do Tito Roos), e eu estou com vontade de recorrer pedindo a anulação de alguma delas.

A primeira questão perguntava quem era o responsável pela publicação de determinado Manual ou Regulamento, bem como outras questões no mesmo sentido.

Vocês sabem onde eu posso achar a lista de matérias específicas cobradas em Regulamentos Aéreos? Preciso disso para fundamentar o recurso e dizer que a aquela pergunta não consta no programa (além de não medir conhecimento dos candidatos).

Obrigado.

Welcome

Quais seriam estas questões especificamente? O que o curso de PP deve lhe ensinar está contido no manual de cursos da ANAC, só não sei se especifica a matéria toda.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por BernardoCR Sex 21 Jun 2013, 18:36

A questão perguntava quem era o responsável pela publicação do Regulamento n. tal. Não me lembro ao certo.

Eu enviei à ANAC o Requerimento de Acesso a Documento Reservado e, assim que tiver acesso à prova, terei maiores informações sobre a questão.

Obrigado.

BernardoCR
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 21/06/2013
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Braconi Sex 21 Jun 2013, 21:57

Esta correto recorrer, mas na maioria das vezes o requerente não tem razão.

Culpa dos coordenadores de curso que programam o ensino apenas para adestrar os alunos a passar na banca ao invés de doutrina-los. Uma instrução fraca e associada a estes simulados online que vicia as pessoas termina virando uma cilada para alguns...dai quando mudam a cor da grama na banca....vem bomba

OBS: o segundo parágrafo do meu comentário não faz menção ao caso do membro BernardoCR

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por BernardoCR Sáb 22 Jun 2013, 08:58

Eu estudei por conta, não frequentei curso. O problema é que as questões não tinham na apostila. E é justamente por isso que preciso saber onde estão as matérias cobradas na banca (tipo, o edital que fala todas as matérias que inclui Regulamentos Aéreos).

Em todo o caso, volto a entrar em contato a hora que eu tiver o teor da questão em mãos.

Estou pensando em entrar, inclusive, com Mandado de Segurança contra a decisão da ANAC. Aí quem vai decidir se tenho razão ou não é o Judiciário.

Obrigado.

BernardoCR
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 21/06/2013
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Braconi Sáb 22 Jun 2013, 11:27

BernardoCR escreveu:Eu estudei por conta, não frequentei curso. O problema é que as questões não tinham na apostila. E é justamente por isso que preciso saber onde estão as matérias cobradas na banca (tipo, o edital que fala todas as matérias que inclui Regulamentos Aéreos).

Em todo o caso, volto a entrar em contato a hora que eu tiver o teor da questão em mãos.

Estou pensando em entrar, inclusive, com Mandado de Segurança contra a decisão da ANAC. Aí quem vai decidir se tenho razão ou não é o Judiciário.

Obrigado.

Você já consultou o manual do curso de PP? http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/MCA58-3.pdf

Tudo que compõe o aspecto técnico e pedagógico referente ao programa de instrução de PP esta nele, inclusive citando quais são as matérias, temas abordados e carga horária.

Não sou técnico em regulação ou muito menos do grupo de exames, logo> quem sou eu para dizer algo?.... Mas com base nas suas alegações referente a regulamento e navegação, creio serem totalmente infundadas.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Renato Vicente Sáb 22 Jun 2013, 13:35

Quem deseja estudar em casa, tem agora mais 1 ano

Boa Sorte a todos

Renato Vicente
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 228
Reputação : 9
Idade : 33
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Braconi Sáb 22 Jun 2013, 14:00

Renato Vicente escreveu:Quem deseja estudar em casa, tem agora mais 1 ano

Boa Sorte a todos

A noticia agradou muita gente!

Tem uma molecada safa ai que passa na banca com um pé nas costas, que já tava arrancando os cabelos. thumbsup4
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Julio Giunti Seg 24 Jun 2013, 22:34

Eu mesmo fui muito ajudado por já trabalhar como controlador, o conhecimento que eu já tinha adiantou muita coisa na hora de estudar e mesmo assim em alguns assuntos tive bastante dificuldade. Senão, acho que em três meses eu não haveria conseguido absorver e compreender todo o conhecimento para as provas...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Banca da ANAC Empty Re: Banca da ANAC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos