Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’ Gse_multipart13851

[Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’

Ir para baixo

[Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’ Empty [Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’

Mensagem por Amilckar Ter 12 Fev 2013, 21:41

Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’





[Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’ Ipanema-foto-embraer-580x436
Um dos principais nomes no país em aviação: José Carlos de Barros – mais conhecido como “Neiva”, faleceu neste sábado (09/02) em São Sebastião (SP).Neiva o renomado projetista e fabricante dos planadores BN-1, e Neiva B, foi fundador da Sociedade Construção Aeronáutica – NEIVA Ltda, onde projetou e construiu os aviões Regente e T-25 Universal bem como fabricou os Paulistinha P-56. Neiva deixa dois filhos: Antonio Carlos e Fernando, noras e netos.
História

Fundada por José Carlos Neiva, fabricou inicialmente planadores, além de inúmeros aviões de treinamento Paulistinha, ainda presente em aeroclubes brasileiros. A partir de 1974, com um acordo com a Piper, começou a produzir aviões sob licença, mudando seus nomes.
A Neiva é uma subsidiária da Embraer desde a década de 1980. A partir de 1999, a fabricação do turboélice regional para transporte de passageiros EMB-120 Brasília foi transferida para a Neiva.
No início da década de 2000, a Neiva possuía aproximadamente 1.000 empregados diretos, a maioria com especialização e muitos deles treinados pela própria empresa.
A Neiva possui atualmente a Certificação SAE AS 9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.
Tecnologia

A subsidiária da Embraer domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.
Atualmente, a aeronave agrícola EMB-202 Ipanema (foto) é um dos principais produtos da Indústria Aeronáutica Neiva, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.
Aviões construídos


  • Planador BN-1
  • Planador Neiva B Monitor
  • Neiva P-56 Paulistinha
  • Neiva Regente
  • EMB-712 Tupi, avião fabricado sob licença da empresa Piper
  • EMB-810D Seneca II, avião fabricado sob licença da Piper
  • EMB-820C Navajo, avião fabricado sob licença da Piper
  • EMB-202 Ipanema
  • T-25 Universal
FONTE: 360graus.terra.com.br
Via: Poder Aéreo

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’ Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 57
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos