Configura��o do FSUIPC em rela��o ao PRO FLIGHT YOKE SYSTEM da saitek
P�gina 1 de 1 • Compartilhe •
Configura��o do FSUIPC em rela��o ao PRO FLIGHT YOKE SYSTEM da saitek
Boas a todos,
Ent�o, eu registei o meu FSUIPC e tentei configura-lo para usar o reverso no airbus X extended, mas o que consegui foi bagun�ar o que ja n�o estava legal, em primeiro tem como por a configura��o DEFAULT (de como estava antes de registar o meu FSUIPC) ? porque o que ta acontecendo agora que no throttle quando eu chegava na posi��o IDLE ele desacelerava completamente, agora quando chego em IDLE ele aciona o reverso, mas n�o gosto at� porque quem conhece o throttle da saitek sabe que quando chega na posi��o IDLE ainda pode baixar usando um "bot�o X" para acionar o reverso que � o que eu preferia... alem disso o que ta acontecendo tambem � que a acelera��o ta indo tipo do 0 para o 100, desculpa tantas quest�es mas � que acabei de registar o meu FSUIPC e n�o sei como ele funciona direito... se alguem puder ajudar,
desde ja obrigado!
Ent�o, eu registei o meu FSUIPC e tentei configura-lo para usar o reverso no airbus X extended, mas o que consegui foi bagun�ar o que ja n�o estava legal, em primeiro tem como por a configura��o DEFAULT (de como estava antes de registar o meu FSUIPC) ? porque o que ta acontecendo agora que no throttle quando eu chegava na posi��o IDLE ele desacelerava completamente, agora quando chego em IDLE ele aciona o reverso, mas n�o gosto at� porque quem conhece o throttle da saitek sabe que quando chega na posi��o IDLE ainda pode baixar usando um "bot�o X" para acionar o reverso que � o que eu preferia... alem disso o que ta acontecendo tambem � que a acelera��o ta indo tipo do 0 para o 100, desculpa tantas quest�es mas � que acabei de registar o meu FSUIPC e n�o sei como ele funciona direito... se alguem puder ajudar,
desde ja obrigado!
MY COMPUTER
TOWER COOLER MASTER RAF932 * ASUS P6T DELUXE * INTEL CORE I7920 @ 4.2GHZ RAM DDR3 12GB 1600MHZ MODE TRIPLE CHANNEL * FONTE CORSAIR HX750W * WATER COOLER CORSAIR H55 * NVIDIA GTX 1050TI 4096MB GDDR5
ASUS 27P FULLHD * SANSUNG 22P FULLHD * SANSUNG SSD 250GB MODE AHCI * SANSUNG DISK 1TB MODE AHCI * WINDOWS 7 ULTIMATE X64
Re: Configura��o do FSUIPC em rela��o ao PRO FLIGHT YOKE SYSTEM da saitek
Seja bem vindo ao mundo novo, voc� n�o ir� se arrepender com certeza.
O primeiro passo pra trabalhar com o FSUIPC � sempre usar profiles. Conforme eu falei aqui no VV j�, eu trabalho com profiles padr�o e customizados. Tenho aqui, por exemplo, um profile pra monomotor sem propeller, com propeller, bimotor turboh�lice, a jato, trimotor, quadrimotor e helic�pteros. Com isso eu configuro qualquer aeronave rapidamente.
Quando � uma aeronave que requer algo especial, crio um profile pra ela (aeronaves da A2A, por exemplo).
Mas o mais importante � remover TODOS os comandos do manche que passam pelo FS. Sugiro esse tutorial aqui:
O meu, na sess�o de joysticks ficou assim:
Qualquer d�vida nessa parte, me envia o seu standard.xml que eu edito uma vez e voc� v� como tem que ficar.
Depois disso voc� vai fazer o primeiro profile, que eu costumo nomer como "1- Single Engine No Prop". V� na aba Axis Assignment, marque a op��o Profile Specific e d� o nome que voc� preferir ou o que eu sugeri. Mexa o primeiro eixo (profundor, por exemplo), marque a op��o "Send direct to FSUIPC calibration", selecione o comando (elevator, por exemplo) e fa�a isso com todos os outros. No caso do profile que eu sugeri, eu coloco a manete preta como throttle e a vermelha pra mistura, deixando a de propeller sem nada.
V� ent�o na aba joystick calibration e na p�gina 3 voc� ver� uma op��o chamada "No Reverse Zone". Marque-a e n�o ter� mais o reverso ao longo do eixo, s� se voc� programar um bot�o.
Pra programar os bot�es siga a mesma id�ia. Pro reverso em espec�fico (se voc� usar a sugest�o de profile que eu dei, nesse n�o coloco reverso, s� no "2- Single Engine W/ Prop) voc� usar� as seguintes combina��es:
Na aba buttons + switches, aperte o bot�o do reverso. Marque o Profile Specific e Select for FS control. Na lacuna "Control sent when button pressed" marque "Throttle Decrease". Marque a op��o Control to repeat while held. Na outra lacuna "Control sent when button released" selecione a "Throttle Cut".
Se for pra aeronaves de multiplos motores (at� 3 se voc� usar somente um throttle saitek) v� marcando as op��es correspondentes � cada motor/manete (Throttle 1 Decrease/Cut, Throttle 2 Decrease/Cut, etc). Pra quadrimotoras eu pego a manete do meio (uso somente um throttle saitek) com a op��o Throttle Decrease/Cut (sem nenhum numero pois assim comandar� todos os motores).
Acredito que isso cobriu 50% da sua d�vida. A outra parte eu n�o entendi...
PS: Os profiles que uso s�o esses, caso voc� queira usar tamb�m:
1- Single Engine No Prop (sem propeller e sem reverso)
2- Single Engine W/ Prop (com prop e reverso. N�o conhe�o aeronave que tenha reverso mas n�o tenha prop).
3- Twin Engine W/ Prop (c/ reverso e throttle independente, o propeller fica na manete de mistura).
4- Twin Engine Jet (igual ao 3 por�m sem propeller).
5- Tri Engine Jet
6- Quad Engine Jet (Aqui a manete 1 comanda o motor 1, a 2 comanda o 2 e o 3 e a manete 3 fica com o motor 4. Lembrar de programar o reverso na manete do meio).
7- Helicopter (como tenho joy tamb�m, fiz um espec�fico).
Como os bot�es (trocar vis�o/flaps up e down/gear up down e etc) s�o muito parecidos se n�o iguais pra todos, eu uso a op��o "New, based on" quando vou criar um novo profile. Assim eu preciso programar totalmente somente o 1, os outros vou baseando no anterior e modificando somente o necess�rio.
PS2: No come�o � um saco programar mas voc� vai ver que quando precisa programar uma aeronave nova � dois palitos.
Por fim, se voc� usar as aeronaves mais complexas (A2A, PMDG e cia) provavelmente vai se interessar pela LINDA. D� uma googleada pra descobrir sobre.
O primeiro passo pra trabalhar com o FSUIPC � sempre usar profiles. Conforme eu falei aqui no VV j�, eu trabalho com profiles padr�o e customizados. Tenho aqui, por exemplo, um profile pra monomotor sem propeller, com propeller, bimotor turboh�lice, a jato, trimotor, quadrimotor e helic�pteros. Com isso eu configuro qualquer aeronave rapidamente.
Quando � uma aeronave que requer algo especial, crio um profile pra ela (aeronaves da A2A, por exemplo).
Mas o mais importante � remover TODOS os comandos do manche que passam pelo FS. Sugiro esse tutorial aqui:
- Spoiler:
- To delete all FSX Joystick assignments at once, do the following:
� Open your FSX folder (containing your FSX.cfg)
(This folder is normally: C:\Users\\AppData\Roaming\Microsoft\FSX. Please note that in order to be able to see it you need to have the
ability to see hidden files and folders. Please search in Google for how to enable this, if you�re not sure).
� Open the Controls subdirectory (C:\Users\\AppData\Roaming\Microsoft\FSX\Controls).
� Open the file called Standard.xml using Notepad or a similar text-only editor: do not use Microsoft Word!
� Scroll through the contents until you see the two entries for each of your Joysticks, e.g.Saitek X52 Pro Flight Controller{2A5740B0-D7E8-11DF-8006-444553540000} andSaitek X52 Pro Flight Controller SLEW {2A5740B0-D7E8-11DF-8006-444553540000}
� Now delete everything between each of those entries and their next entry. (Note the preceding slash).
This removes the entire contents of the relevant sections.
� Save the edited file.
Now you have deleted all the Joystick assignments at once. Here is an example of how my Standard.xml looked afterwards:Logitech Extreme 3D{2A5740B0-D7E8-11DF-8004-444553540000} Logitech Extreme 3D SLEW {2A5740B0-D7E8-11DF-8004-444553540000} Saitek X52 Pro Flight Controller{2A5740B0-D7E8-11DF-8006-444553540000} 0 PAN_VIEW 1 Saitek X52 Pro Flight Controller SLEW {2A5740B0-D7E8-11DF-8006-444553540000} Saitek Pro Flight Rudder Pedals{4567DA00-D7C4-11DF-8001-444553540000} Saitek Pro Flight Rudder Pedals SLEW {4567DA00-D7C4-11DF-8001-444553540000}
Note that I haven�t deleted the POV entry in my main Joystick, the X52. This is the coolie hat,
because I find the steering of the view better than assigned with FSUIPC
LINDA
O meu, na sess�o de joysticks ficou assim:
- Spoiler:
Saitek Aviator Stick{F8654B10-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Saitek Aviator Stick SLEW {F8654B10-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Saitek Pro Flight Rudder Pedals{D6BCCEC0-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Saitek Pro Flight Rudder Pedals SLEW {D6BCCEC0-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Saitek Pro Flight Yoke{AC5936F0-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Saitek Pro Flight Yoke SLEW {AC5936F0-16F6-11E2-8001-444553540000}
0
PAN_VIEW
1
Qualquer d�vida nessa parte, me envia o seu standard.xml que eu edito uma vez e voc� v� como tem que ficar.
Depois disso voc� vai fazer o primeiro profile, que eu costumo nomer como "1- Single Engine No Prop". V� na aba Axis Assignment, marque a op��o Profile Specific e d� o nome que voc� preferir ou o que eu sugeri. Mexa o primeiro eixo (profundor, por exemplo), marque a op��o "Send direct to FSUIPC calibration", selecione o comando (elevator, por exemplo) e fa�a isso com todos os outros. No caso do profile que eu sugeri, eu coloco a manete preta como throttle e a vermelha pra mistura, deixando a de propeller sem nada.
V� ent�o na aba joystick calibration e na p�gina 3 voc� ver� uma op��o chamada "No Reverse Zone". Marque-a e n�o ter� mais o reverso ao longo do eixo, s� se voc� programar um bot�o.
Pra programar os bot�es siga a mesma id�ia. Pro reverso em espec�fico (se voc� usar a sugest�o de profile que eu dei, nesse n�o coloco reverso, s� no "2- Single Engine W/ Prop) voc� usar� as seguintes combina��es:
Na aba buttons + switches, aperte o bot�o do reverso. Marque o Profile Specific e Select for FS control. Na lacuna "Control sent when button pressed" marque "Throttle Decrease". Marque a op��o Control to repeat while held. Na outra lacuna "Control sent when button released" selecione a "Throttle Cut".
Se for pra aeronaves de multiplos motores (at� 3 se voc� usar somente um throttle saitek) v� marcando as op��es correspondentes � cada motor/manete (Throttle 1 Decrease/Cut, Throttle 2 Decrease/Cut, etc). Pra quadrimotoras eu pego a manete do meio (uso somente um throttle saitek) com a op��o Throttle Decrease/Cut (sem nenhum numero pois assim comandar� todos os motores).
Acredito que isso cobriu 50% da sua d�vida. A outra parte eu n�o entendi...
PS: Os profiles que uso s�o esses, caso voc� queira usar tamb�m:
1- Single Engine No Prop (sem propeller e sem reverso)
2- Single Engine W/ Prop (com prop e reverso. N�o conhe�o aeronave que tenha reverso mas n�o tenha prop).
3- Twin Engine W/ Prop (c/ reverso e throttle independente, o propeller fica na manete de mistura).
4- Twin Engine Jet (igual ao 3 por�m sem propeller).
5- Tri Engine Jet
6- Quad Engine Jet (Aqui a manete 1 comanda o motor 1, a 2 comanda o 2 e o 3 e a manete 3 fica com o motor 4. Lembrar de programar o reverso na manete do meio).
7- Helicopter (como tenho joy tamb�m, fiz um espec�fico).
Como os bot�es (trocar vis�o/flaps up e down/gear up down e etc) s�o muito parecidos se n�o iguais pra todos, eu uso a op��o "New, based on" quando vou criar um novo profile. Assim eu preciso programar totalmente somente o 1, os outros vou baseando no anterior e modificando somente o necess�rio.
PS2: No come�o � um saco programar mas voc� vai ver que quando precisa programar uma aeronave nova � dois palitos.
Por fim, se voc� usar as aeronaves mais complexas (A2A, PMDG e cia) provavelmente vai se interessar pela LINDA. D� uma googleada pra descobrir sobre.

Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputa��o : 602
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Cara isso � um tutorial
Show de bola, eu estou saindo agora, mas mais tarde ou amanh� leio com calma e te mando o meu standard.xml, ok?
Muito obrigado cara! eu n�o sei como dar pontos aqui no f�rum, mas se voc� souber como me diz que eu "credito na sua conta"
at� mais.
---------------------------------------------
Paulo Stavis
Ent�o eu li o seu post hoje (s� hoje tive tempo) e n�o fiz exatamente o que voc� disse, quanto a remover todos os comandos do manche, que passam pelo FS, isso eu deixei como estava, at� porque esse airbus foi o unico avi�o que tive problemas, consegui finalmente por o bot�o como reverso pelo (buttons + switches), eu estava quase la antes da sua resposta, mas n�o conseguia porque na hora de escolher o "throttle" eu fazia para o "throttle 1" e depois para o "throttle 2" s� que um anulava o outro... ai fazendo s� para o "throttle" ele funciona para ambos
, ja no(joystick calibration) foi dificil resolver o problema do reverse zone, na pagina 3, a "propriedade do no reverse zone" ficava como se eu n�o pudesse alterar o valor, mas depois consegui resolver escolhendo os motores embaixo,
Ou seja, juntando suas dicas consegui finalmente por a configura��o como eu queria, muito obrigado cara

Show de bola, eu estou saindo agora, mas mais tarde ou amanh� leio com calma e te mando o meu standard.xml, ok?
Muito obrigado cara! eu n�o sei como dar pontos aqui no f�rum, mas se voc� souber como me diz que eu "credito na sua conta"

at� mais.
---------------------------------------------
Paulo Stavis
Ent�o eu li o seu post hoje (s� hoje tive tempo) e n�o fiz exatamente o que voc� disse, quanto a remover todos os comandos do manche, que passam pelo FS, isso eu deixei como estava, at� porque esse airbus foi o unico avi�o que tive problemas, consegui finalmente por o bot�o como reverso pelo (buttons + switches), eu estava quase la antes da sua resposta, mas n�o conseguia porque na hora de escolher o "throttle" eu fazia para o "throttle 1" e depois para o "throttle 2" s� que um anulava o outro... ai fazendo s� para o "throttle" ele funciona para ambos

Ou seja, juntando suas dicas consegui finalmente por a configura��o como eu queria, muito obrigado cara

MY COMPUTER
TOWER COOLER MASTER RAF932 * ASUS P6T DELUXE * INTEL CORE I7920 @ 4.2GHZ RAM DDR3 12GB 1600MHZ MODE TRIPLE CHANNEL * FONTE CORSAIR HX750W * WATER COOLER CORSAIR H55 * NVIDIA GTX 1050TI 4096MB GDDR5
ASUS 27P FULLHD * SANSUNG 22P FULLHD * SANSUNG SSD 250GB MODE AHCI * SANSUNG DISK 1TB MODE AHCI * WINDOWS 7 ULTIMATE X64
Cmte Master Junior escreveu:Paulo Stavis
Ent�o eu li o seu post hoje (s� hoje tive tempo) e n�o fiz exatamente o que voc� disse, quanto a remover todos os comandos do manche, que passam pelo FS, isso eu deixei como estava, at� porque esse airbus foi o unico avi�o que tive problemas, consegui finalmente por o bot�o como reverso pelo (buttons + switches), eu estava quase la antes da sua resposta, mas n�o conseguia porque na hora de escolher o "throttle" eu fazia para o "throttle 1" e depois para o "throttle 2" s� que um anulava o outro... ai fazendo s� para o "throttle" ele funciona para ambos, ja no(joystick calibration) foi dificil resolver o problema do reverse zone, na pagina 3, a "propriedade do no reverse zone" ficava como se eu n�o pudesse alterar o valor, mas depois consegui resolver escolhendo os motores embaixo,
Ou seja, juntando suas dicas consegui finalmente por a configura��o como eu queria, muito obrigado cara![]()
Eu recomendo remover os comandos que passam pelo FS justamente pela customiza��o que o FSUIPC permite, conforme falei acima. Um exemplo � o Gear Up/Down, como ele n�o � aplic�vel a toda aeronave eu crio os profiles assim posso dedicar os bot�es desse comando � outra fun��o quando necess�rio.
No quesito reverso vai depender de quantos motores a aeronave possue e quantos eixos voc� vai usar. Eu sempre programo os bimotores em eixos separados e com reversos separados (usando, portanto, Throttle 1 e Throttle 2 separadamente em cada bot�o).
Por fim, n�o sei porque n�o apareceu o No Reverse Zone geral mas como voc� falou, d� um Set em cada motor e altera conforme necess�rio.
Qualquer coisa � s� postar

Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Grande Paulo, sempre com uma boa solu��o!!
Eu uso o Pedal da CH, como fa�o por exemplo para configura-lo no FSUIPC somente os freios que est�o na parte superior, e tem comando independentes?
Abra�os!!
Eu uso o Pedal da CH, como fa�o por exemplo para configura-lo no FSUIPC somente os freios que est�o na parte superior, e tem comando independentes?
Abra�os!!
I7 3820 4.6Ghz-32Gb Ram 1866Mhz-ASUS GTX680 DirectCU II TOP Edition 2GB-ASUS Sabertooth X79-2X OCZ Vertex 4 256GB Raid 0-Cooler Corsair Hydro Series H100-Saitek Pro Flight Yoke-CH PRODUCTS Pro Pedals Discover Bundle-W7 64bits
Pessanha- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 17/04/2012
Reputa��o : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Pessanha escreveu:Grande Paulo, sempre com uma boa solu��o!!
Abra�os!!
O pedal, como � uma coisa que toda ANV tem n�o precisa programar dentro de um profile.
Voc� vai na aba Axis, d� um Rescan e aperta o lado direito. Vai marcar "Send direct to FSUIPC calibration", marca a primeira caixa e o comando vai ser "Right Brake". Faz o mesmo para o pedal esquerdo.
As vezes (o meu � assim em alguns simuladores) voc� vai notar que quando come�a o voo o freio est� acionado. A� voc� precisa voltar l� no FSUIPC, aba Calibration. Procura pela p�gina que tem os freios independentes, clica em Set e depois em Rev ou reverse, n�o lembro. Assim ele inverte o eixo e resolve o problema.

Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Paulo, suas respostas est�o claras e objetivas. Obrigado!
Tenho uma duvida, como fa�o para configurar os Bot�es extras do Quadrante Saitek no FSUIPC?
Mais uma duvida, porque o meu LED do Multi Painel AutoPilot Saitek PZ 70, n�o muda os numeros, mesmo que no PMDG esteja funcionando?
Um abra�o
Tenho uma duvida, como fa�o para configurar os Bot�es extras do Quadrante Saitek no FSUIPC?
Mais uma duvida, porque o meu LED do Multi Painel AutoPilot Saitek PZ 70, n�o muda os numeros, mesmo que no PMDG esteja funcionando?
Um abra�o
rafaelbigao- Recruta
-
Inscrito em : 14/07/2013
Reputa��o : 0
Emprego/lazer : Empres�rio
Nacionalidade :
rafaelbigao escreveu:Paulo, suas respostas est�o claras e objetivas. Obrigado!
Um abra�o
Acho que os moderadores v�o te alertar sobre desenterrar t�picos antigo, mas vamos l�!

Voc� pode configurar diretamente no FSX (com os bot�es eu uso o FSX mesmo, o FSUIPC eu uso para ou fazer os ajustes dos controles deslizantes).
Em outras palavras, Potencias, eixos X Y e Z (Leme) al�m de outros eixos (p.ex mistura rica ou pobre, passo de h�lice ect), eu uso o FSUIPC mesmo.
Tenho um Saitek Quad. igual ao seu e um X52-Pro (Estou vendendo um semelhante aqui mesmo no forum). o Quadrante uso somente para Avia��o Geral (Pot�ncia, Passo de H�lice e Mistura de Combust�vel). Os "Jatos", configurei tudo no X52 e ainda sobrou bot�o que n�o uso!

Em linhas gerais, o cmte Stavis explicou, agora o PZ70, sugiro que vc d� uma navegada aqui http://fstools.weebly.com/ Saitek Panels Advanced Driver. Certamente vc ir� encontrar l� (e aqui tamb�m no forum da VV, pois j� foi discutido) o que vc precisa, mas de forma inicial, o SAITEK n�o conversa com o PMDG, ent�o vc ir� precisar deste DLL para fazer a coisa "acontecer".
espero t�-lo ajudado com suas

TAM Virtual (LATAMv Brasil) - t� chegando
rafaelbigao escreveu:Paulo, suas respostas est�o claras e objetivas. Obrigado!
Um abra�o
�Rafael.
O procedimento � o mesmo que descrevi acima:
"Na aba buttons + switches, aperte o bot�o do reverso. Marque o Profile Specific e Select for FS control. Na lacuna "Control sent when button pressed" marque "Throttle Decrease". Marque a op��o Control to repeat while held. Na outra lacuna "Control sent when button released" selecione a "Throttle Cut"."
S� � necess�rio trocar o comando "Throttle Decrease" para o que voc� desejar.
Quanto � segunda pergunta, n�o sei informar.
Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Caro rafaelbigao, seja bem vindo ao nosso forum! Temos algumas regras por aqui a serem seguidas, uma delas:
21. Quando um t�pico estiver sem respostas h� MAIS DE UM M�S, evite fazer postagens nele. N�o � recomend�vel trazer de volta uma discuss�o que j� terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o t�pico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando t�pico" ou "Reativando t�pico" no in�cio da sua mensagem. Usu�rios que ressuscitem t�picos sem conte�do adicional relevante ou que n�o escrevam "Ressuscitando t�pico" no in�cio da mensagem ser�o advertidos.
Sugiro dar uma lida: http://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Obrigado
21. Quando um t�pico estiver sem respostas h� MAIS DE UM M�S, evite fazer postagens nele. N�o � recomend�vel trazer de volta uma discuss�o que j� terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o t�pico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando t�pico" ou "Reativando t�pico" no in�cio da sua mensagem. Usu�rios que ressuscitem t�picos sem conte�do adicional relevante ou que n�o escrevam "Ressuscitando t�pico" no in�cio da mensagem ser�o advertidos.
Sugiro dar uma lida: http://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Obrigado

flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputa��o : 776
Simulador preferido : P3Dv4.1, FSXSE
Nacionalidade :
Modera��o, vou ler agora as regras. Amigos obrigado pela resposta!
rafaelbigao- Recruta
-
Inscrito em : 14/07/2013
Reputa��o : 0
Emprego/lazer : Empres�rio
Nacionalidade :
Reativando t�pico
Paul�o, show de bola! Funciona redondo no P3D!
Abra��o,
Paul�o, show de bola! Funciona redondo no P3D!
Abra��o,
Galeno- Coronel
-
Inscrito em : 14/03/2011
Reputa��o : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : PC/MLTE/IFR
Nacionalidade :
P�gina 1 de 1
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum