Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013 Gse_multipart13851

[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013

Ir para baixo

[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013 Empty [Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013

Mensagem por Amilckar Seg 17 Dez 2012, 17:31

Itaipu lançará avião bicombustível em 2013


Aviões movidos a eletricidade já podem ser considerados uma realidade, ainda que restritos a ultraleves e aviões experimentais, como o Solar Impulse. No entanto, o Brasil deve entrar nesse mercado promissor no ano que vem.


O primeiro avião elétrico do país deve ser lançado em agosto de 2013. Com um motor híbrido, que funciona com bateria elétrica e biocombustível, a aeronave terá autonomia de aproximadamente 300 quilômetros com apenas uma carga –o equivalente a uma viagem de São Paulo a Ribeirão Preto (SP), por exemplo.

Uma parceria entre ACS Solutions e a Itaipu Binacional permitirá a pesquisa de novas tecnologias capazes de dar mais autonomia de voo aos aviões. Reduzir o peso e aumentar a potência da bateria utilizada são os maiores desafios desse projeto.

[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013 ACS_100_Sora_Canal_Piloto

Conforme o coordenador brasileiro do programa de veículos elétricos da Itaipu Binacional, Celso Novaes, as pesquisas colocam o Brasil em uma posição de destaque no cenário internacional:

[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013 Eletricidade_Canal_Piloto

“Um dos fatores limitadores para os veículos elétricos é a autonomia. No mundo inteiro, as baterias estão no limite. Buscamos ter mais energia na mesma bateria e reduzir o peso. A indústria mais sensível nesse sentido é a indústria aeronáutica”, afirma Celso.

O modelo utilizado nas pesquisas, o ACS 100 Sora, que utiliza um motor a combustão, está sendo adaptado para receber a nova tecnologia.

Novaes ainda afirmou que os primeiros voos de teste serão realizados em julho do próximo ano. Após as empresas conseguirem as certificações necessárias, a meta é comercializar o modelo.

“A ideia é que o avião seja produzido em escala industrial. O fator que vai viabilizar isso é o custo final do projeto. Queremos ser um exportador dessa tecnologia, a Embraer dos motores elétricos”, diz.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Via: Canal Piloto

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Itaipu lançará avião bicombustível em 2013 Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos