Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda  Gse_multipart13851

[Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda

Ir para baixo

[Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda  Empty [Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda

Mensagem por Amilckar Ter 04 Dez 2012, 19:18

Portugal: Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda





O alerta foi dado por autoridades espanholas. Os aviões portugueses chegaram a ter contacto visual com a aeronave, mas perderam-lhe o rasto a dez quilômetros da fronteira.


[Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda  735613?tp=UH&db=IMAGENS&w=749
Os dois F-16 partiram da base área militar de Monte Real


Dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) interceptaram este domingo um avião ligeiro não identificado na zona da Guarda, junto à fronteira, após um alerta das autoridades espanholas.


De acordo com o porta-voz da FAP, tenente-coronel Rui Roque, o alerta das autoridades espanholas foi dado às 4h50 da madrugada, após Espanha ter interceptado uma aeronave ligeira, de dois lugares, não identificada.


No âmbito do sistema de defesa aérea, um avião militar espanhol tinha acompanhado a aeronave ligeira a partir das imediações do golfo de Cádis, no extremo Sul do país, até à zona de fronteira com Portugal, mas teve de abandonar a missão, por falta de combustível.


Cerca das 6h20, segundo o porta-voz, a FAP decidiu enviar dois aviões F-16 da base aérea militar de Monte Real, em Leiria, no encalço da aeronave não identificada, que seguia para norte, sempre junto à fronteira entre Espanha e Portugal.


O tenente-coronel Rui Roque indicou ainda que os aviões portugueses chegaram a ter contacto por radar e visual com a aeronave, mas foi subitamente perdido a dez quilômetros da fronteira, na zona do Sabugal, distrito da Guarda.


“Os dois F-16 fizeram várias passagens pelo local onde a aeronave deixou de ser avistada, não voltando a localizá-la, e depreenderam que terá aterrado no campo”, indicou o porta-voz da FAP.


A Força Aérea decidiu então dar por terminada a missão de defesa do espaço aéreo e notificar a GNR, para tentar averiguar a situação no terreno, “porque havia suspeita de transporte de estupefacientes”.


“Tudo se passou entre as 4h50 e as 7h22 da manhã”, indicou o tenente-coronel Rui Roque, acrescentando que não foi possível confirmar se se tratava de um avião que transportava drogas.


Contactado pela Lusa, o Comando-Geral da GNR, em Lisboa, indicou que foi feito um patrulhamento na região, mas não foi encontrado qualquer avião.


Fonte: Agência Lusa via Público.pt - Foto: Carlos Lopes
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar
[Portugal] Força Aérea intercepta aeronave não identificada na zona da Guarda  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos