PP, PC e PLA?
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PP, PC e PLA?
Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^
CMTE Mauricio Toledo- Segundo-Tenente
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Re: PP, PC e PLA?
O idealizador deste canal é especialista no seu tipo de questão, tem muita coisa voltada neste canal que pode ajudar.
http://canalpiloto.com.br/
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Braconi- Coronel
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Re: PP, PC e PLA?
CMTE Mauricio Toledo escreveu:Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^
Mauricio primeiro de tudo é interessante separar sonho de profissão. Nem sempre o que você sonha é o que você tem afinidade. É bom pensar que no começo é muito trabalho e pouco retorno e pra chegar até uma CIA aérea leva bastante tempo, se o mercado estiver ruim ou pouco, se houver um boom igual a 6 meses atrás.
A formação funciona da seguinte maneira, vou explicar desde o PC por cima:
- Você inicia o curso teórico do PP e em paralelo faz o CCF, que é o documento que atesta sua condição de saúde. O CCF custa geralmente 350 reais mais os exames que precisem ser feitos fora do Hospital da FAB (varia de cada lugar, alguns não pedem nenhum e outros pedem vários). O curso teórico deve sair uns R$ 800,00 mais uns 300 de material.
- Aí vem a banca da ANAC. Uma prova com 20 questões sobre cada uma das 5 materias que você estudou no PP. A prova custa 50 por materia, portanto o total é 250 por cada prova. O mínimo é 14 em cada mas se você tirar menos que 14 em no máximo 2 matérias e mais que um X (me esqueci qual), refaz só as materias que reprovou (pagando as mesmas, é claro).
- Feita a banca ou quase paralelo a isso, você parte pras horas de voo. No PP o programa mínimo é 35h mas na pratica leva 40h + voo check (2h +-). Cada hora vai variar de escola pra escola. Na aerocon, aqui em Curitiba é 330 reais no pacote de 10h. Portanto vai aí umas 42h totais = 13.860 reais
- Checado o PP, você paga as taxas da ANAC e solicita a licença. No PP morrem 300 reais na mão deles, se não me engano.
- Assim que você recebe a licença provisória ou sai no sistema, pode se preocupar com o PC. Eu recomendo tirar logo o CCF de 1ª classe pra tirar qualquer dúvida sobre sua saúde. Aqui são mais 350 reais ou mais, dependendo de onde você fizer.
- Feito o CCF ou paralelo a ele, você voará as horas do PC. Elas são divididas da seguinte forma:
1) 70h em comando (ou seja, após o PP) sendo destas 50h em navegação (A-B-A. Não pode ser voo local, A para A).
2) 40h do IFR, caso você o faça, sendo que destas você abate algumas com simulador. O simulador é 25h nele que abatem 20h reais. Portanto sobram 20h pra serem voadas em avião. Se você for fazer o multimotor, são 12h nele e 8h no monomotor. A hora do mono é por volta de 360 reais, 80 pelo simulador e 800 pelo multi.
3) 150h totais (PP + PC). Portanto se você chegou com as 42h o PP, 150 - 42 = 108h que devem ser feitas no PC. Sendo que destas você fez pelo menos 70h em comando e as 20h do IFR em avião, você poderá fazer as restantes da forma que quiser. Aqui a galera faz voo local ou navegação, portanto volta pra aeronave de 330 reais.
A soma das opções fica assim:
PC/VFR/MNTE: 70h comando + 25h simulador + 5h de IFR no avião + 33h visuais (pra fechar as 150) = +- 38.000
PC/IFR/MNTE: 70h comando + 25h sim + 20h no avião + 18h visuais = 38.240
PC/IFR/MLTE: 70h comando + 25 sim + 12 multi e 8 mnte + 18h visuais = 43.540
- Paralelo às horas você faz o teórico do PC, 1200 reais em média e presta uma nova banca nas mesmas condições da anterior. 250 reais.
- Aí você põe mais 2h de check dependendo da categoria, se for pros VFR é 330h (660 reais pelo check), IFR 360 (720 pelo check) e multi 800 (1200 pelo check).
- Você envia a papelada pra anac e lá morrem mais 300 reais.
Dependendo da opção, você faz a conta final e vê o que fica o ideal pra você. Isso fora os outros custos como sua alimentação, eventuais deslocamentos, horas a mais que você precise fazer, etc.
Checado o PC/IFR/MLTE, por exemplo, daqui pra frente será um grande mistério. Digamos que o mercado volte a ser conforme estava há um ano atrás. Você tem chances de ir direto pra Azul, só precisa fazer um curso adicional (jet training, +- 3000 reais) e ter sorte.
Agora se o troço continua do jeito que tá, o jeito vai ser procurar outra coisa. Até você se formar PC provavelmente já estará valendo a regra de 200h pro inva portanto você terá que fazer mais 50h pra poder fazer mais 23h, um teorico e uma banca pra virar INVA.
O tempo pra sair do PP até o PC varia muito conforme seu bolso, o lugar onde você voa e o seu estudo. Pode ser de 1 ano até muito mais. Também entra na conta das horas que elas sobem, a quantidade de gente que está cursando é maior ou menor (portanto mais voos por semana pra cada um), etc.
Em resumo, vai uma boa grana, tempo dedicado e não pense que você sai da escola pra uma TAM da vida direto

Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: PP, PC e PLA?
Movido para aviação real.
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W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: PP, PC e PLA?
Paulo Stavis escreveu:CMTE Mauricio Toledo escreveu:Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^
Mauricio primeiro de tudo é interessante separar sonho de profissão. Nem sempre o que você sonha é o que você tem afinidade. É bom pensar que no começo é muito trabalho e pouco retorno e pra chegar até uma CIA aérea leva bastante tempo, se o mercado estiver ruim ou pouco, se houver um boom igual a 6 meses atrás.
A formação funciona da seguinte maneira, vou explicar desde o PC por cima:
- Você inicia o curso teórico do PP e em paralelo faz o CCF, que é o documento que atesta sua condição de saúde. O CCF custa geralmente 350 reais mais os exames que precisem ser feitos fora do Hospital da FAB (varia de cada lugar, alguns não pedem nenhum e outros pedem vários). O curso teórico deve sair uns R$ 800,00 mais uns 300 de material.
- Aí vem a banca da ANAC. Uma prova com 20 questões sobre cada uma das 5 materias que você estudou no PP. A prova custa 50 por materia, portanto o total é 250 por cada prova. O mínimo é 14 em cada mas se você tirar menos que 14 em no máximo 2 matérias e mais que um X (me esqueci qual), refaz só as materias que reprovou (pagando as mesmas, é claro).
- Feita a banca ou quase paralelo a isso, você parte pras horas de voo. No PP o programa mínimo é 35h mas na pratica leva 40h + voo check (2h +-). Cada hora vai variar de escola pra escola. Na aerocon, aqui em Curitiba é 330 reais no pacote de 10h. Portanto vai aí umas 42h totais = 13.860 reais
- Checado o PP, você paga as taxas da ANAC e solicita a licença. No PP morrem 300 reais na mão deles, se não me engano.
- Assim que você recebe a licença provisória ou sai no sistema, pode se preocupar com o PC. Eu recomendo tirar logo o CCF de 1ª classe pra tirar qualquer dúvida sobre sua saúde. Aqui são mais 350 reais ou mais, dependendo de onde você fizer.
- Feito o CCF ou paralelo a ele, você voará as horas do PC. Elas são divididas da seguinte forma:
1) 70h em comando (ou seja, após o PP) sendo destas 50h em navegação (A-B-A. Não pode ser voo local, A para A).
2) 40h do IFR, caso você o faça, sendo que destas você abate algumas com simulador. O simulador é 25h nele que abatem 20h reais. Portanto sobram 20h pra serem voadas em avião. Se você for fazer o multimotor, são 12h nele e 8h no monomotor. A hora do mono é por volta de 360 reais, 80 pelo simulador e 800 pelo multi.
3) 150h totais (PP + PC). Portanto se você chegou com as 42h o PP, 150 - 42 = 108h que devem ser feitas no PC. Sendo que destas você fez pelo menos 70h em comando e as 20h do IFR em avião, você poderá fazer as restantes da forma que quiser. Aqui a galera faz voo local ou navegação, portanto volta pra aeronave de 330 reais.
A soma das opções fica assim:
PC/VFR/MNTE: 70h comando + 25h simulador + 5h de IFR no avião + 33h visuais (pra fechar as 150) = +- 38.000
PC/IFR/MNTE: 70h comando + 25h sim + 20h no avião + 18h visuais = 38.240
PC/IFR/MLTE: 70h comando + 25 sim + 12 multi e 8 mnte + 18h visuais = 43.540
- Paralelo às horas você faz o teórico do PC, 1200 reais em média e presta uma nova banca nas mesmas condições da anterior. 250 reais.
- Aí você põe mais 2h de check dependendo da categoria, se for pros VFR é 330h (660 reais pelo check), IFR 360 (720 pelo check) e multi 800 (1200 pelo check).
- Você envia a papelada pra anac e lá morrem mais 300 reais.
Dependendo da opção, você faz a conta final e vê o que fica o ideal pra você. Isso fora os outros custos como sua alimentação, eventuais deslocamentos, horas a mais que você precise fazer, etc.
Checado o PC/IFR/MLTE, por exemplo, daqui pra frente será um grande mistério. Digamos que o mercado volte a ser conforme estava há um ano atrás. Você tem chances de ir direto pra Azul, só precisa fazer um curso adicional (jet training, +- 3000 reais) e ter sorte.
Agora se o troço continua do jeito que tá, o jeito vai ser procurar outra coisa. Até você se formar PC provavelmente já estará valendo a regra de 200h pro inva portanto você terá que fazer mais 50h pra poder fazer mais 23h, um teorico e uma banca pra virar INVA.
O tempo pra sair do PP até o PC varia muito conforme seu bolso, o lugar onde você voa e o seu estudo. Pode ser de 1 ano até muito mais. Também entra na conta das horas que elas sobem, a quantidade de gente que está cursando é maior ou menor (portanto mais voos por semana pra cada um), etc.
Em resumo, vai uma boa grana, tempo dedicado e não pense que você sai da escola pra uma TAM da vida direto![]()
Boa noite comando, muito obrigado pelas informações, ajudou muito mesmo!
Espero que dê tudo certo em breve, abraço.. rs
CMTE Mauricio Toledo- Segundo-Tenente
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Inscrito em : 19/12/2011
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Re: PP, PC e PLA?
Lembrando da importância do inglês, que hoje é como se fosse um muro em determinado ponto da carreira... Hoje o custo de uma formação no projeto ASA( Parceria da Azul com a EJ e o Santander) esta saindo em torno de R$ 82.000, qualquer informação a mais pode me mandar in box...
abraço e boa sorte
abraço e boa sorte

Gustavo Mascarenhas- Capitão
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Inscrito em : 13/03/2011
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