Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


PP, PC e PLA? Gse_multipart13851

PP, PC e PLA?

Ir em baixo

Resolvido PP, PC e PLA?

Mensagem por CMTE Mauricio Toledo Qui 29 Nov 2012, 21:55

Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^
CMTE Mauricio Toledo
CMTE Mauricio Toledo
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/12/2011
Mensagens : 42
Reputação : -4
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por Braconi Qui 29 Nov 2012, 22:55

O idealizador deste canal é especialista no seu tipo de questão, tem muita coisa voltada neste canal que pode ajudar.

http://canalpiloto.com.br/
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por Paulo Stavis Qui 29 Nov 2012, 23:10

CMTE Mauricio Toledo escreveu:Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^

Mauricio primeiro de tudo é interessante separar sonho de profissão. Nem sempre o que você sonha é o que você tem afinidade. É bom pensar que no começo é muito trabalho e pouco retorno e pra chegar até uma CIA aérea leva bastante tempo, se o mercado estiver ruim ou pouco, se houver um boom igual a 6 meses atrás.

A formação funciona da seguinte maneira, vou explicar desde o PC por cima:

- Você inicia o curso teórico do PP e em paralelo faz o CCF, que é o documento que atesta sua condição de saúde. O CCF custa geralmente 350 reais mais os exames que precisem ser feitos fora do Hospital da FAB (varia de cada lugar, alguns não pedem nenhum e outros pedem vários). O curso teórico deve sair uns R$ 800,00 mais uns 300 de material.

- Aí vem a banca da ANAC. Uma prova com 20 questões sobre cada uma das 5 materias que você estudou no PP. A prova custa 50 por materia, portanto o total é 250 por cada prova. O mínimo é 14 em cada mas se você tirar menos que 14 em no máximo 2 matérias e mais que um X (me esqueci qual), refaz só as materias que reprovou (pagando as mesmas, é claro).

- Feita a banca ou quase paralelo a isso, você parte pras horas de voo. No PP o programa mínimo é 35h mas na pratica leva 40h + voo check (2h +-). Cada hora vai variar de escola pra escola. Na aerocon, aqui em Curitiba é 330 reais no pacote de 10h. Portanto vai aí umas 42h totais = 13.860 reais

- Checado o PP, você paga as taxas da ANAC e solicita a licença. No PP morrem 300 reais na mão deles, se não me engano.

- Assim que você recebe a licença provisória ou sai no sistema, pode se preocupar com o PC. Eu recomendo tirar logo o CCF de 1ª classe pra tirar qualquer dúvida sobre sua saúde. Aqui são mais 350 reais ou mais, dependendo de onde você fizer.

- Feito o CCF ou paralelo a ele, você voará as horas do PC. Elas são divididas da seguinte forma:
1) 70h em comando (ou seja, após o PP) sendo destas 50h em navegação (A-B-A. Não pode ser voo local, A para A).
2) 40h do IFR, caso você o faça, sendo que destas você abate algumas com simulador. O simulador é 25h nele que abatem 20h reais. Portanto sobram 20h pra serem voadas em avião. Se você for fazer o multimotor, são 12h nele e 8h no monomotor. A hora do mono é por volta de 360 reais, 80 pelo simulador e 800 pelo multi.
3) 150h totais (PP + PC). Portanto se você chegou com as 42h o PP, 150 - 42 = 108h que devem ser feitas no PC. Sendo que destas você fez pelo menos 70h em comando e as 20h do IFR em avião, você poderá fazer as restantes da forma que quiser. Aqui a galera faz voo local ou navegação, portanto volta pra aeronave de 330 reais.

A soma das opções fica assim:
PC/VFR/MNTE: 70h comando + 25h simulador + 5h de IFR no avião + 33h visuais (pra fechar as 150) = +- 38.000
PC/IFR/MNTE: 70h comando + 25h sim + 20h no avião + 18h visuais = 38.240
PC/IFR/MLTE: 70h comando + 25 sim + 12 multi e 8 mnte + 18h visuais = 43.540

- Paralelo às horas você faz o teórico do PC, 1200 reais em média e presta uma nova banca nas mesmas condições da anterior. 250 reais.

- Aí você põe mais 2h de check dependendo da categoria, se for pros VFR é 330h (660 reais pelo check), IFR 360 (720 pelo check) e multi 800 (1200 pelo check).

- Você envia a papelada pra anac e lá morrem mais 300 reais.

Dependendo da opção, você faz a conta final e vê o que fica o ideal pra você. Isso fora os outros custos como sua alimentação, eventuais deslocamentos, horas a mais que você precise fazer, etc.

Checado o PC/IFR/MLTE, por exemplo, daqui pra frente será um grande mistério. Digamos que o mercado volte a ser conforme estava há um ano atrás. Você tem chances de ir direto pra Azul, só precisa fazer um curso adicional (jet training, +- 3000 reais) e ter sorte.
Agora se o troço continua do jeito que tá, o jeito vai ser procurar outra coisa. Até você se formar PC provavelmente já estará valendo a regra de 200h pro inva portanto você terá que fazer mais 50h pra poder fazer mais 23h, um teorico e uma banca pra virar INVA.

O tempo pra sair do PP até o PC varia muito conforme seu bolso, o lugar onde você voa e o seu estudo. Pode ser de 1 ano até muito mais. Também entra na conta das horas que elas sobem, a quantidade de gente que está cursando é maior ou menor (portanto mais voos por semana pra cada um), etc.

Em resumo, vai uma boa grana, tempo dedicado e não pense que você sai da escola pra uma TAM da vida direto thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3211
Reputação : 702
Idade : 29
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 30 Nov 2012, 08:34

Movido para aviação real.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6925
Reputação : 587
Idade : 31
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por CMTE Mauricio Toledo Sex 30 Nov 2012, 21:42

Paulo Stavis escreveu:
CMTE Mauricio Toledo escreveu:Pessoal, pretendo daqui dois anos começar a cursar PP, PC e PLA.... Quero seguir a carreira comercial, é meu sonho desde bem pequeno.. Eu queria que alguém me explicasse como funciona o PC e PLA.. Eu curso os dois ao mesmo tempo após concluir o PP? E em quanto tempo posso me formar (anos) na aviação comercial a partir de quando começar a cursar o PP?
E também queria alguma informação concreta em relação ao investimento total.. Um camarada, há um tempo atrás pelo TS3 que cursava PP, disse que a conclusão de todos os cursos leva mais ou menos um investimento de R$100.000 ou mais.. Isso está correto? Obrigado ^^

Mauricio primeiro de tudo é interessante separar sonho de profissão. Nem sempre o que você sonha é o que você tem afinidade. É bom pensar que no começo é muito trabalho e pouco retorno e pra chegar até uma CIA aérea leva bastante tempo, se o mercado estiver ruim ou pouco, se houver um boom igual a 6 meses atrás.

A formação funciona da seguinte maneira, vou explicar desde o PC por cima:

- Você inicia o curso teórico do PP e em paralelo faz o CCF, que é o documento que atesta sua condição de saúde. O CCF custa geralmente 350 reais mais os exames que precisem ser feitos fora do Hospital da FAB (varia de cada lugar, alguns não pedem nenhum e outros pedem vários). O curso teórico deve sair uns R$ 800,00 mais uns 300 de material.

- Aí vem a banca da ANAC. Uma prova com 20 questões sobre cada uma das 5 materias que você estudou no PP. A prova custa 50 por materia, portanto o total é 250 por cada prova. O mínimo é 14 em cada mas se você tirar menos que 14 em no máximo 2 matérias e mais que um X (me esqueci qual), refaz só as materias que reprovou (pagando as mesmas, é claro).

- Feita a banca ou quase paralelo a isso, você parte pras horas de voo. No PP o programa mínimo é 35h mas na pratica leva 40h + voo check (2h +-). Cada hora vai variar de escola pra escola. Na aerocon, aqui em Curitiba é 330 reais no pacote de 10h. Portanto vai aí umas 42h totais = 13.860 reais

- Checado o PP, você paga as taxas da ANAC e solicita a licença. No PP morrem 300 reais na mão deles, se não me engano.

- Assim que você recebe a licença provisória ou sai no sistema, pode se preocupar com o PC. Eu recomendo tirar logo o CCF de 1ª classe pra tirar qualquer dúvida sobre sua saúde. Aqui são mais 350 reais ou mais, dependendo de onde você fizer.

- Feito o CCF ou paralelo a ele, você voará as horas do PC. Elas são divididas da seguinte forma:
1) 70h em comando (ou seja, após o PP) sendo destas 50h em navegação (A-B-A. Não pode ser voo local, A para A).
2) 40h do IFR, caso você o faça, sendo que destas você abate algumas com simulador. O simulador é 25h nele que abatem 20h reais. Portanto sobram 20h pra serem voadas em avião. Se você for fazer o multimotor, são 12h nele e 8h no monomotor. A hora do mono é por volta de 360 reais, 80 pelo simulador e 800 pelo multi.
3) 150h totais (PP + PC). Portanto se você chegou com as 42h o PP, 150 - 42 = 108h que devem ser feitas no PC. Sendo que destas você fez pelo menos 70h em comando e as 20h do IFR em avião, você poderá fazer as restantes da forma que quiser. Aqui a galera faz voo local ou navegação, portanto volta pra aeronave de 330 reais.

A soma das opções fica assim:
PC/VFR/MNTE: 70h comando + 25h simulador + 5h de IFR no avião + 33h visuais (pra fechar as 150) = +- 38.000
PC/IFR/MNTE: 70h comando + 25h sim + 20h no avião + 18h visuais = 38.240
PC/IFR/MLTE: 70h comando + 25 sim + 12 multi e 8 mnte + 18h visuais = 43.540

- Paralelo às horas você faz o teórico do PC, 1200 reais em média e presta uma nova banca nas mesmas condições da anterior. 250 reais.

- Aí você põe mais 2h de check dependendo da categoria, se for pros VFR é 330h (660 reais pelo check), IFR 360 (720 pelo check) e multi 800 (1200 pelo check).

- Você envia a papelada pra anac e lá morrem mais 300 reais.

Dependendo da opção, você faz a conta final e vê o que fica o ideal pra você. Isso fora os outros custos como sua alimentação, eventuais deslocamentos, horas a mais que você precise fazer, etc.

Checado o PC/IFR/MLTE, por exemplo, daqui pra frente será um grande mistério. Digamos que o mercado volte a ser conforme estava há um ano atrás. Você tem chances de ir direto pra Azul, só precisa fazer um curso adicional (jet training, +- 3000 reais) e ter sorte.
Agora se o troço continua do jeito que tá, o jeito vai ser procurar outra coisa. Até você se formar PC provavelmente já estará valendo a regra de 200h pro inva portanto você terá que fazer mais 50h pra poder fazer mais 23h, um teorico e uma banca pra virar INVA.

O tempo pra sair do PP até o PC varia muito conforme seu bolso, o lugar onde você voa e o seu estudo. Pode ser de 1 ano até muito mais. Também entra na conta das horas que elas sobem, a quantidade de gente que está cursando é maior ou menor (portanto mais voos por semana pra cada um), etc.

Em resumo, vai uma boa grana, tempo dedicado e não pense que você sai da escola pra uma TAM da vida direto thumbsup


Boa noite comando, muito obrigado pelas informações, ajudou muito mesmo!
Espero que dê tudo certo em breve, abraço.. rs

_________________
PP, PC e PLA? 1440
Estou meio inativo por causa dos estudos, nos fins de semana e nesse final de ano estou por aí, pelos céus virtuais, quem sabe não nos encontramos? rs
CMTE Mauricio Toledo
CMTE Mauricio Toledo
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/12/2011
Mensagens : 42
Reputação : -4
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por Gustavo Mascarenhas Qua 05 Dez 2012, 10:20

Lembrando da importância do inglês, que hoje é como se fosse um muro em determinado ponto da carreira... Hoje o custo de uma formação no projeto ASA( Parceria da Azul com a EJ e o Santander) esta saindo em torno de R$ 82.000, qualquer informação a mais pode me mandar in box...
abraço e boa sorte thumbsup

Gustavo Mascarenhas
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 156
Reputação : 22
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: PP, PC e PLA?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum