Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


plano - Plano de vôo GLO-1677 Gse_multipart13851

Plano de vôo GLO-1677

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por Hiago Sales Sex 23 Nov 2012, 15:44

Boa tarde amigos. Há uns dias atrás vim querendo simular um voo real no FSX, pegando todos os dados dele (Carta de saída do aeroporto, pontos de interseção etc). Se trata do vôo GLO/G3 1677, com partida em Brasília em direção à Guarulhos. Bom, logo quando fui ao site do CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) já tive um desentendimento com a aerovia que o plano pede para eu seguir:

051112 UFN 1234560 GLO1677 B738/M SBBR1053 N0460 360 DCT BR048 DCT MAVNI UZ2 ARX DCT PIR SBGR0115 EQPT/WRGDFIKLOXY PBN/A1B1D1O1S2

Primeiramente não consegui entender as seguintes siglas da rota: DCT, MAVNI e PIR. Outro problema foi em relação à aerovia: UZ2.

plano - Plano de vôo GLO-1677 Image%202012-11-23%20at%203.22.52%20PM

No meu FSX ela aparece em direção ao norte, coisa meio sem noção, pois em relação à Brasília, Guarulhos fica na direção sul, como vocês vêem na imagem.

Outra coisa que não consegui entender bem foi a carta de saída de SBBR.

plano - Plano de vôo GLO-1677 Image%202012-11-23%20at%203.28.50%20PM

Ela pede para assim que eu chegar a 5000 ft. virar à direita em direção à BR048 (Não achei nenhum ponto de interseção com esse nome no FSX) e depois seguir para algum ponto de interseção destes: KODNA, ISOPI, EGBIT, KEVOP, IRULA ou NIGBO. O problema é que não achei absolutamente nenhum deles no mapa do FSX.

Nesse caso, pode haver algum erro com meu FSX ou estes pontos de interseção são recentes? E sobre a aerovia UZ2? Ela está realmente correta no plano de vôo? Acho que ela poderia ser substituída por UW2 ou W2, já que quando clico em "Calcular rota" ou "Find Route" no meu plano de vôo do FSX, essas mesmas aerovias ja estão. configuradas automaticamente.
Hiago Sales
Hiago Sales
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por marcos1sp Sex 23 Nov 2012, 16:01

Boa tarde

Você usou algum add para criar seu plano de vôo tipo Vroute, FSC9, ou criou seu plano de vôo no próprio FSX? Se for no FSX, é melhor esquecer. Utilize o Vroute ou o FSC9 que o resultado será melhor.

Daqui a pouco a galera mais experiente entrará para ajudá-lo.

Boa sorte thumbsup

_________________
Marcos Montanheiro
plano - Plano de vôo GLO-1677 Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por André Luiz Sex 23 Nov 2012, 16:06

Cara, o DCT MAVNI UZ2 significa:

DCT=Direto
MAVNI=Fixo
UZ2= Aerovias

Então você vai direto para MAVNI e vai via UZ2 para Guarulhos.

Sugiro a compra do FlghtSimCommander. Você no FSC vai fazer suas rotas a partir das SID's e das STAR'S que você pegou no http://www.aisweb.aer.mil.br/.

A segunda coisa é que você precisa saber a Pista em uso, o METAR (METeorological Aerodrome Report - Informe meteorológico regular de aeródromo).

METAR SBBR 231700Z 08008KT 9999 VCSH SCT030 FEW040TCU BKN070 23/19 Q1017

Metar do aeródromo de Brasilia

231700Z = Do dia 23 do mês corrente confeccionado às 1700UTC seguido da letra Z(Horário Zulu)
08008KT= Ventos de 080º De proa com 8 Nós de Velocidade do Vento

É a parte que precisamos: Tiramos o "0" da Proa do Vento e da Pista.
Então: 11-08= 3, 29-8= 13, vemos a que tem menos diferença é a pista em uso, Por exemplo se tiver ventos de 1KT e a Pista em uso for a 29 podemos usar a 11 para pousos e decolagem pois o vento não está forte e não da muita alteração no avião!

Sugiro praticar na IVAO tem um Manual de Fraseologia que vou desponibilzar para melhor simulação http://www.ivaobr.com.br/arquivos/manuais/TD%20-%20Fraseologia.pdf

Espero ter ajudado! thumbsup

_________________
plano - Plano de vôo GLO-1677 395277

plano - Plano de vôo GLO-1677 H3 plano - Plano de vôo GLO-1677 CSP
André Luiz
André Luiz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 1065
Reputação : 17
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por Leber Sex 23 Nov 2012, 16:10

Complementando a resposta dos colegas, na verdade não tem nada de errado com o seu FSX Hiago, ele está apenas desatualizado já que o simulador é de 2006, e como as aerovias, fixos, transições são atualizadas periodicamente, o FSX acaba ficando para rás.

Sugiro seguir a dica do Marcos e André e usar um programa a parte para desenhar suas rotas, caso nao seja possível, veo o link no tópico abaixo, onde se discute a atualização do AIRAC default do FSX.

https://www.voovirtual.com/t21559-atualizacao-do-airac-default-para-fsx?highlight=gps+default

Quanto as coisas que você não entendeu, vai a tradução:

DCT - direct

MAVNI = fixo

PIR = VOR de Pirassununga (Este VOR no FSX default vem como PSN 113.3, por isso você pode não localizá-lo)

No mais era isso, ahh Welcome ao VV !

Ps: Mais um link sobre atualização de navaids.

https://www.voovirtual.com/t15713-atualizacao-das-frequencias



Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por André Luiz Sex 23 Nov 2012, 16:16

Leber escreveu:Complementando a resposta dos colegas, na verdade não tem nada de errado com o seu FSX Hiago, ele está apenas desatualizado já que o simulador é de 2006, e como as aerovias, fixos, transições são atualizadas periodicamente, o FSX acaba ficando para rás.

Sugiro seguir a dica do Marcos e André e usar um programa a parte para desenhar suas rotas, caso nao seja possível, veo o link no tópico abaixo, onde se discute a atualização do AIRAC default do FSX.

https://www.voovirtual.com/t21559-atualizacao-do-airac-default-para-fsx?highlight=gps+default

Quanto as coisas que você não entendeu, vai a tradução:

DCT - direct

MAVNI = fixo

PIR = VOR de Pirassununga (Este VOR no FSX default vem como PSN 113.3, por isso você pode não localizá-lo)

No mais era isso, ahh Welcome ao VV !

Ps: Mais um link sobre atualização de navaids.

https://www.voovirtual.com/t15713-atualizacao-das-frequencias




Me esqueci do AIRAC, se usa uma aeronave com FMC você pode atualizar suas aerovias, VOR , fixos e etc. Aqui está a ultima versão do AIRAC (10 Euros), mais tem para todo tipo de Aeronave.https://www.voovirtual.com/t25678-navigraph-airac-1212

Bem vindo happy

_________________
plano - Plano de vôo GLO-1677 395277

plano - Plano de vôo GLO-1677 H3 plano - Plano de vôo GLO-1677 CSP
André Luiz
André Luiz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 1065
Reputação : 17
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por Hiago Sales Sex 23 Nov 2012, 16:28

Obrigado pelas dicas pessoal. Vou ir tentando usar as dicas de cada um que postaram até agora. Ainda não tenho nenhuma aeronave com FMC pois só tenho os aviões default do FSX, mas estou pensando em comprar o 737NGX da PMDG.

_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales
Hiago Sales
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 16:34

hiaaago_ escreveu: N0460 360 DCT BR048 DCT MAVNI UZ2 ARX DCT PIR

Primeiramente não consegui entender as seguintes siglas da rota: DCT, MAVNI e PIR. Outro problema foi em relação à aerovia: UZ2.

Welcome hiaago_!

A galera já cantou a bola, vou complementar em relação a rota.
N460 = Indica a velocidade verdadeira (TAS da aeronave).
360 = Nível de voo pretendido. Nem sempre é o usado.
DCT BR048 = Vai voar direto para o fixo BR048
DCT MANVI = Depois, direto MANVI (fixo)
UZ2 ARX = Vai interceptar o eixo da UZ2 voando até o VOR ARX
DCT PIR = Após ARX, voa direto o VOR PIR

hiaaago_ escreveu:No meu FSX ela aparece em direção ao norte, coisa meio sem noção, pois em relação à Brasília, Guarulhos fica na direção sul, como vocês vêem na imagem.

O mapa do FSX é desatualizado, não dá pra contar com ele e nem é interessante usar a função de plano de voo. O ideal é um FSCommander da vida pra você ter a visualização de mapa. Mas se a idéia é só planejar o voo e inserir em algum computador de aeronave e até mesmo para voar convencionalmente as cartas disponíveis no AISWeb servem.

hiaaago_ escreveu:Outra coisa que não consegui entender bem foi a carta de saída de SBBR.

Ela pede para assim que eu chegar a 5000 ft. virar à direita em direção à BR048 (Não achei nenhum ponto de interseção com esse nome no FSX) e depois seguir para algum ponto de interseção destes: KODNA, ISOPI, EGBIT, KEVOP, IRULA ou NIGBO. O problema é que não achei absolutamente nenhum deles no mapa do FSX.

Esta é uma saída do tipo RNAV. Só as aeronaves homologadas para essa operação e que cumpram determinados requisitos podem voá-la. Você não citou a aeronave que pretende usar mas se não for uma que possua o FMC, essa saída não estará disponível. A alternativa é procurar uma outra que seja convencional, ou seja, baseada nos auxílios em solo (VOR/NDB).

As aeronaves da Gol são homologadas para RNAV e podem usar essa rota. Já as aeronaves da Rio que executam o mesmo voo não são, portanto voam a seguinte rota: DCT ISOPI DCT MAVNI DCT MATKI DCT ARX DCT PIR DCT. A saída seria a Luziânia 2/3.

Com relação a interpretação da carta, é bem isso: você vai manter a proa da pista após a decolagem até 5000ft. Curva a direita direto para o fixo BR048 passando por ele no nível 110 ou abaixo. Dai pra frente depende de qual a aerovia que você vai voar ou a transição passada pelo controle. No caso específico dessa rota você voará para MANVI após BR048. Se fosse um voo em uma aerovia normal iria prosseguir por uma das transições.

hiaaago_ escreveu:Nesse caso, pode haver algum erro com meu FSX ou estes pontos de interseção são recentes? E sobre a aerovia UZ2? Ela está realmente correta no plano de vôo? Acho que ela poderia ser substituída por UW2 ou W2, já que quando clico em "Calcular rota" ou "Find Route" no meu plano de vôo do FSX, essas mesmas aerovias ja estão. configuradas automaticamente.

Conforme falei acima, o mapa e os fixos do FSX estão desatualizados. Até há como atualizar mas nunca ficará 100% conforme a ultima atualização. A aerovia está correta sim, o problema é o mapa utilizado e os fixos.

Portanto a dica é largar do PV e mapa do FSX e passar pro FSC se o bolso permitir. Como money que é good normalmente nóis num have, as cartas ERC da AISWeb sanam o problema.

André Luiz escreveu:

A segunda coisa é que você precisa saber a Pista em uso, o METAR (METeorological Aerodrome Report - Informe meteorológico regular de aeródromo).

METAR SBBR 231700Z 08008KT 9999 VCSH SCT030 FEW040TCU BKN070 23/19 Q1017

Metar do aeródromo de Brasilia

231700Z = Do dia 23 do mês corrente confeccionado às 1700UTC seguido da letra Z(Horário Zulu)
08008KT= Ventos de 080º De proa com 8 Nós de Velocidade do Vento

É a parte que precisamos: Tiramos o "0" da Proa do Vento e da Pista.
Então: 11-08= 3, 29-8= 13, vemos a que tem menos diferença é a pista em uso, Por exemplo se tiver ventos de 1KT e a Pista em uso for a 29 podemos usar a 11 para pousos e decolagem pois o vento não está forte e não da muita alteração no avião!

lol parabéns, você caiu na pegadinha do METAR. Eu só fui descobrir isso há mais ou menos 1 ano atrás então não se preocupe, muita gente não sabe mesmo:
O vento do metar é em relação ao norte verdadeiro, ou seja, não inclui a declinação magnética. Em alguns lugares a declinação é pouca, 3º, por exemplo, mas em outros é 18-20º e dá uma diferençazinha no vento.
Já o vento informado pela torre é em relação ao norte magnético.

Em SBBR a declinação é 23º W portanto devemos somá-la ao vento. Nesse metar específico o vento magnético é 103º, quase aproado com a pista 11.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Plano de vôo GLO-1677

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos