Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas Gse_multipart13851

Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

+3
Leber
Renato Vicente
juniorpasini
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qua 21 Nov 2012, 13:59

Boa Tarde Pessoal, antes de mais nada obrigado pela ajuda.

1) Rex + Active Sky: Estou com problema em relação ao Rex, tenho a versão 2012 (REX Essential + HD) e ele instala as texturas, não sei se são do rex mesmo, porque as taxiways e pistas ficam bonitas porém as nuvens não tanto (embaixo uma imagem para exemplificar). E quando coloco chuva (procurando pelo ASE um local aonde tenha vento e chuva fortes) nada aparece, porque será?
Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas Novaimagemdebitmapq
Essas nuvens são do REX?

2) Saitek Yoke: Acabo de comprar o mesmo, com manche (PZ44) e o Throtlle (PZ45) todavia notei que o mesmo tende a dar uma "agarrada" quando sai do centro (tanto em x quanto em y). Li comentários no fórum que citam o mesmo problema e falam para usar grafite para lubrificar para retirar essa zona morta do yoke, só que, botem-se no meu lugar, paguei um valor caro para abrir algo que não se conhece e correr o risco de estragar? Claro que não, entretanto se alguém tiver um vídeo explicativo de como abrir e aonde aplicar exatamente o grafite, ficaria muito grato.

3) Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas: Pretendo voar na IVAO até final do ano, por isso estou montando um simulador a prova de falhas, mudando o FSX.cfg, instalando apenas coisas compradas, mas como quero voar apenas no Brasil os cenários payware são muito poucos e na minha opinião fracos. Por isso, como a maioria existe freeware, resolvi baixar os recomendados pelo site da IVAO: Freeware Scenery só que vou instalar esse FS Global para a America do Sul, pergunto, existe alguma incompatibilidade com os dados que possam me gerar problemas, como na hora de começar a voar a aeronave ficar enterrada? Algum desses cenários são muito ruins e não recomendados?

Valeu galera, sei que até certo ponto são perguntas complicadas mas a experiência do pessoal vai ajudar.
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Renato Vicente Qua 21 Nov 2012, 14:18

Junior. Você poderia dizer o que está achando desse FS Global das Americas, melhora muita coisa em relação ao apenas FS Global?

Obrigado

Renato Vicente
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 228
Reputação : 9
Idade : 33
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qua 21 Nov 2012, 14:29

Renato Vicente escreveu:Junior. Você poderia dizer o que está achando desse FS Global das Americas, melhora muita coisa em relação ao apenas FS Global?

Obrigado

Renato, não instalei ainda, são mais de 20 Giga de download, por 50 Euros (+/-)!!! Do jeito q tá baixando, vai semanas ainda!!!
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Leber Qua 21 Nov 2012, 14:42

Junior, seja muito Welcome ao Vôo Virtual.

Quanto aos seus questionamento, vou ver no que posso ajudar/sugerir para melhorar:

1) Quanto ao Rex, verifique qual a resolução das texturas você optou. Estas das imagens não me parecem estar em 2048 ou 4096, penso que estejam em 1024.

2) Tenho o mesmo yoke que você, e confesso que nunca percebi este pequeno problema que você citou (vou conferir). Mas penso que quando falam em aplicar grafite, não seria apenas no eixo do manche, sem a necessidade de abrir o mesmo?

3) Quanto ao FS Global, instale ele abaixo de todos os cenários que você for instalar, desta forma o FSX vai dar preferência para este bgl´s. (me corrijam se estiver falando besteira)

Ainda quanto a instalação, veja o tópico do link abaixo, vai ser uma mão na roda !

https://www.voovirtual.com/t911-instalando-o-fsx-de-uma-vez-por-todas#3507

Abraço

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qua 21 Nov 2012, 15:05

Leber escreveu:Junior, seja muito Welcome ao Vôo Virtual.

Quanto aos seus questionamento, vou ver no que posso ajudar/sugerir para melhorar:

1) Quanto ao Rex, verifique qual a resolução das texturas você optou. Estas das imagens não me parecem estar em 2048 ou 4096, penso que estejam em 1024.

2) Tenho o mesmo yoke que você, e confesso que nunca percebi este pequeno problema que você citou (vou conferir). Mas penso que quando falam em aplicar grafite, não seria apenas no eixo do manche, sem a necessidade de abrir o mesmo?

3) Quanto ao FS Global, instale ele abaixo de todos os cenários que você for instalar, desta forma o FSX vai dar preferência para este bgl´s. (me corrijam se estiver falando besteira)

Ainda quanto a instalação, veja o tópico do link abaixo, vai ser uma mão na roda !

https://www.voovirtual.com/t911-instalando-o-fsx-de-uma-vez-por-todas#3507

Abraço

Obrigado Leber!!
1) Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas Novaimagemdebitmapq
Porém, com aquele tópico que tu me mandou (q eu já estava utilizando mesmo assim obrigado) ele fala algo sobre alterar o fsx.cfg para que as resoluções entrem, correto?

2) A algum tempo atrás, eu achei no youtube um vídeo sobre um como abrir e substituir as springs (molas) por elásticos para retirar essa dead zone e não dar o baque cada vez q você queira começar uma curva ou ainda a descida sem o pitch trim. Mas não consigo mais achar e elástico, abrir não é muito a minha intenção, entende! heheh

3) Pelo que eu intendi, instalo primeiro o FS Global e depois os cenários, um por um, testando cada um, correto? Tu utiliza algum desse link q eu passei?

obrigado
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por andre_sp Qua 21 Nov 2012, 15:07

juniorpasini, como está usando a textura em 4096, certifique-se que o valor dentro do FSX.CFG seja esse:

TEXTURE_MAX_LOAD=4096

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por rodrigo mago Qua 21 Nov 2012, 15:25

E marque em Wave Animation, DXT1 thumbsup Em 32 bits você tem queda de frames voando por sobre os oceanos! thumbsup

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qua 21 Nov 2012, 15:39

andre_sp escreveu:juniorpasini, como está usando a textura em 4096, certifique-se que o valor dentro do FSX.CFG seja esse:

TEXTURE_MAX_LOAD=4096

Tava em 1024, ou seja, cada vez q eu rodar o fsx novamente vou ter q alterar esse número né! humpf!!
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Pessanha Qua 21 Nov 2012, 15:41

Leber escreveu:Junior, seja muito Welcome ao Vôo Virtual.

2) Tenho o mesmo yoke que você, e confesso que nunca percebi este pequeno problema que você citou (vou conferir). Mas penso que quando falam em aplicar grafite, não seria apenas no eixo do manche, sem a necessidade de abrir o mesmo?


2
Pessanha
Pessanha
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/04/2012
Mensagens : 669
Reputação : 41
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Leber Qua 21 Nov 2012, 15:44

juniorpasini escreveu:Obrigado Leber!!

Porém, com aquele tópico que tu me mandou (q eu já estava utilizando mesmo assim obrigado) ele fala algo sobre alterar o fsx.cfg para que as resoluções entrem, correto?

2) A algum tempo atrás, eu achei no youtube um vídeo sobre um como abrir e substituir as springs (molas) por elásticos para retirar essa dead zone e não dar o baque cada vez q você queira começar uma curva ou ainda a descida sem o pitch trim. Mas não consigo mais achar e elástico, abrir não é muito a minha intenção, entende! heheh

3) Pelo que eu intendi, instalo primeiro o FS Global e depois os cenários, um por um, testando cada um, correto? Tu utiliza algum desse link q eu passei?

obrigado

Então Junior,

Sempre que você alterar alguma das settings dentro do FSX (e não cada vez que executar o FSX), esse valor do Texture Max Load dentro do FSX.cfg, vai voltar pra 1024, sendo necessário alterar manualmente.

Quanto ao yoke, não tenho mais muito o que sugerir, fica a seu critério...

E quanto ao FS Global, é isso mesmo que você entendeu. Agora os cenários do link, vai do gosto de cada um, baixo e instale o que que achar interessante. Caso não for, desinstale da forma correta no FSX, que você nao vai ter problemas.

thumbsup



Última edição por Leber em Qua 21 Nov 2012, 15:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição de texto)
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Alvega Qua 21 Nov 2012, 17:24

juniorpasini, eu também tenho esse yoke e não tenho problema nenhum com ele. Será que o seu não veio com defeito?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qua 21 Nov 2012, 17:39

Alvega escreveu:juniorpasini, eu também tenho esse yoke e não tenho problema nenhum com ele. Será que o seu não veio com defeito?

Alvega, não é, porque já achei varias pessoas falando da mesma coisa, só não fala como resolver!!!

Ainda estou empacado no REX e no ASE!!! Não sei pq, o ASE agora não funciona mais, não conecta com o FSX, antes era o contrário, o REX funcionava e o ASE não, agora mudou! Não consigo ver chuva no jogo ainda!!! Q parto!!!
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Leber Qua 21 Nov 2012, 18:52

Também não vou poder lhe ajudar muito, pois não tenho o ASE instalado. Mas abaixo seguem dois links tratando do assunto, e quem sabe você pode tirar algum proveito deles para resolver seu problema:

https://www.voovirtual.com/t15111-active-sky-evolution-rex?highlight=active+sky

https://www.voovirtual.com/t13783-conflito-entre-active-sky-evolution-e-rex?highlight=active+sky

Pelo que lí dos tópicos, eles trazem informações para problemas similares ao seu.

Abraço

Junior,

Já que está interessado em cenários free, caso não conheça, sugiro procurar em http://www.terra-brasilis.org/ . Ali você vai encontrar cenários de ótima qualidade do Zanolli, Amengol, Paulo entre outros tantos. Esses sim eu recomendo, pode baixar de olhos fechados !

thumbsup

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qui 22 Nov 2012, 11:54

Leber, já uso alguns do terrabrasilis, são muito bons, o site da ivao que eu coloquei leva para alguns deles.

Andei vendo sobre o yoke a achei uns videos, não sei se posso postar videos de youtube aqui então vou por, se pedir para retirar eu mesmo retiro. Lá vai:

Esse é sobre a alteração em outro yoke:


Esse é sobre a alteração no da saitek:


no segundo vídeo fala o seguinte:
It's actually smoother than it looks, After proper lubs. ou seja, "Na verdade é mais macio do que parece, depois de lubrificado apropriadamente" Minha pergunta é, lubrificar aonde?? Como? Com que produto? Tem que abrir??? hauahuahau Se você assistir o vídeo 1, note que aparece um cara pilotando notem a facilidade com que ele tira o manche do stand bye para o movimento, dá pra fazer com as pontas dos dedos. Já no meu caso, não, tem-se que usar a mão inteira e ainda fazer um pouco de força!!!

Quanto ao tópico do ASE e REX, tenho um outro computador com o mesmo ASE e FS9, só que, lá o ASE injeta a snapshot no programa, nesse computador dá o seguinte erro:
Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas Novaimagemdebitmapc

Li os tópicos que me foram mandados, mas basicamente o Alvega manda não utilizar o programa huhauaha e no outro o tópico fica sem solução!!!

Obrigado galera por serem tão atenciosos!!!
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Leber Qui 22 Nov 2012, 12:06

Realmente quanto ao ASE vou ficar devendo, pois não tenho o produto. Mas assim, ele fala em "increase you Snapshot selection", isto não seria o caso de alguma configuração? Seleção de temas, enfim algo do tipo.

E fiquei um pouco surpreendido quando você fala que tem que usar a força para movimentar seu yoke !, lhe garanto que por aqui não é assim não, é bem suave e não fiz nenhuma alteração nele.

Se for mesmo assim, penso que seria até o caso de pedir garantia do produto.

Abraço e boa sorte !

thumbsup

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Alvega Qui 22 Nov 2012, 14:43

juniorpasini, esse tópico onde você diz que eu "mando" não usar o programa é antigo e quando eu postei isso o ASE não mostrava as condições meteorológicas corretas. Depois eles corrigiram o problema e eu passei o usar o ASE com as texturas do REX. Agora uso o OpusFSX, que simula melhor condições LIFR, para além de muitas outras vantagens que tenho vindo a descobrir.
Atualmente para mim, o REX weather engine é o pior dos três.

Em relação a esse erro, no manual diz:

Press the "Install Graphics Snapshot" button to have ASE use the weather shown in this screen to make weather -influenced decisions and automatically pick an appropriate graphics snapshot for these conditions. This feature is
available for both FSX and FS9. You must have already created at least one snapshot to use with this feature.

Penso que o erro acontece porque você não criou pelo menos um snapshot, então ele não pode instalar.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qui 22 Nov 2012, 16:17

É modo de dizer Alvega, heheheh, então, eu tinha criado uma mas mesmo assim não to conseguindo.
Estou lendo sobre o 2012 e vi videos na internet que falam sobre o weather engine dele, q ele faz as 2 coisas, alguém já usou e sabe se é bom?

Realmente, o REX como w.e. é péssimo, apesar de bonito.

O OpusFSX, entrei no site, achei interessante, vou me informar mais sobre ele, mas acho difícil, depois do q foi investido!! Ele faz o trabalho do ASE e do REX juntos não é?

Como eu faço para saber quais programas estão atuando no meu clima? Pq as vezes recebo mensagem no REX e as vezes do AES, algum programa gerencia isso? o FSUIP?
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qui 22 Nov 2012, 16:29

Nossa, achei bonito esse Opus como gráfico, mas por incrível que pareça o que mais que cativou foi o ase 2012!!

juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por juniorpasini Qui 22 Nov 2012, 17:08

Conseguiiiii uhuuuuuuuul!!!
Sabe qual era o problema? Eu tinha criado uma snapshot no lugar errado, tem q ser no default aí ela gera normal!!
Consegui configurar o Rex para funcionar apenas com as texturas e o ASE como w.e.!!!
Obrigado a todos que ajudaram.
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Alvega Qui 22 Nov 2012, 19:39

juniorpasini, favor ler as regras do fórum em: https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.


_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Rex + Active Sky + Saitek Yoke + Cenários Freeware + FS Global Ultimate The Americas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos