Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Gse_multipart13851

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

+5
pablowhispers
Bruno Nascimento
CmteDouglas
Jonathan Dias
sergiotucano
9 participantes

Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano Sáb 17 Nov 2012, 18:40

Pessoal, seguindo a ideia do Bruno Nascimento, que mostrou um translato do ATR da WIC, segue um relato do translato do ATR da Azul, PR-ATV por Gustavo Nedel, Comandante da Azul Virtual :


LFBO/Toulouse (TLS) - GCRR/Lanzarote (ACE)

No dia 29/09/2012, a Azul Virtual.org iniciou seu primeiro traslado, ficando cada vez mais próxima de nossa inspiração, a Azul Linhas Aéreas.
A aeronave trasladada foi o moderníssimo ATR 72-600, última geração se tratando de turboélices. Vale lembrar que a Azul é a primeira a operar essa aeronave no Brasil e a segunda no mundo. Com capacidade para 70 passageiros, a aeronave foi batizado com o nome de "Magia Azul". O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação Azul no Aeroporto de Toulouse - Blagnac (ICAO: LFBO; IATA: TLS) no final da tarde do dia 28 de setembro.
Enquanto a equipe administrativa da empresa acertava os últimos detalhes da entrega da aeronave, o Comandante Gustavo Nedel, mais o Comandante Marcio Funashima, trabalhavam junto à ATR na programação do voo e escolha da rota a ser voada até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.
Com todos as pendências burocráticas acertadas, já no fim da tarde do dia 28, a TRIPulação, juntamente com o pessoal do administrativo da Azul Virtual.org e ATR, e mais alguns convidados jantaram em um famoso Brasserie (Brasserie des Beaux-Arts (La), Toulouse), para comemorar e ao mesmo tempo se depsedir da França.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 598735_274485246005884_1653636036_n

A aeronave partiu as 21:11, horário local (19:11Z, no Brasil, 16:11), início da madrugada do dia 29. A temperatura não era muito agradável, fazia 7 graus celsius naquele momento. No entanto, o céu estava limpo, com visibilidade maior que 10km. A TRIPulação chegou com antecedência do jantar, para a programação da aeronave, assim como os passageiros, no final da noite do dia 28. A aeronave já foi avistada de longe, em solo, quase pronta. Faltava apenas as malas e últimos acertos. Todos estavam ansiosos com esse momento, que precediria um feito ainda não alcançado pela Azul Virtual.org!
Portas fechadas e com a área segura, o Comandante Nedel e Funashima deram início às instruções do 'clearance'. Programaram a SID ANETO5B, utilizando a pista 32/R. Após o 'pushback', iniciamos nosso taxi exatamente as 22:05, através das 'taxiways' T40-P10-N1 até o ponto de espera. Após 8 minutos de taxi, aproximando-se da cabeçeira 32/R, nossa decolagem foi autorizada pela torre de Toulouse. Algo assim: "AZUL 9150, clear for take off runway 32/R. Wind 261 degrees @ 12 knots". Após a V1-VR de 118 knots, o Comandante Gustavo Nedel tirou a aeronave do solo, iniciando subida com a V2 programada. Naquele momento, o combustível consumido era de aproximadamente 830 kg por hora voada. Após a decolagem, mantivemos a proa até o bloqueio do VOR de Toulouse, quando uma leve curva à esquerda foi iniciada, que levaria a aeronave em direçào ao fixo ANETO. Para curiosidade, esse fixo recebeu esse nome pois é um lugar 'mágico', chamado de Pico Aneto. É o mais alto na região dos Pirineos, com 3.404 metros acima do nível do mar (http://es.wikipedia.org/wiki/Pico_Aneto). Antes mesmo de chegar nessa 'Magia Azul', nos despedimos da França, ao passar na última cidade francesa, chamada Bagnères-de-Luchon.
O ATR desenvolvia aproximadamente 250 nós, com um leve vento de proa, o que nos prejudicava na performance e nos estimados. No entanto, nada tirava a beleza e o conforto da viagem. Tanto o exterior, quanto o interior da aeronave, nos surpreendia com tanta qualidade e modernidade. Tínhamos um bom trecho ainda até Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Após estabilizarmos no nosso nível de cruzeiro inicial, 18.000 pés, o consumo de combustível diminuiu, passando para aproximadamente 750 kg por hora. Passados 30 minutos, estávamos nos sentindo muito confortáveis. Conforto, esse, que aumentou quando nos foi oferecido um serviço de bordo impecável. O tempo continuava CAVOK, a temperatura ideal para apreciar pães, queijos e geléias francesas. "Amazing!"
Enquanto isso, o controle autorizava o Comandante a voar diretamente para Zaragoza e, após, Sevilha, última cidade da Espanha antes de entrarmos no trecho sobre o Atlântico. Essa autorização do controle nos fez economizar combustível e tempo, o que era bastante interessante. Sobre o oceano, não esperávamos o momento em que fosse possível avistar as Ilhas Canárias. Foi nesse instante que, após estar mais leve, devido ao consumo de combustível, o Comandante deciciu ascender de 18.000 para 24.000 pés, economizando ainda mais combustível.
Avistando as ilhas a frente, em meio as nuvens, iniciamos nossa descida, após 4 horas de viagem. A chegada autorizada pelo controle foi a STAR TERTO 2P, para pouso diretamente na pista 03, no Aeroporto de Lanzarote (IATA: ACE, ICAO: GCRR). Após o aviso do Comandante Nedel, que o pouso havia sido autorizado, ajustamos o cinto de segurança e apreciamos um pouso bastante suave, exatamente as 02:29Z.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 576892_268533869934355_1377361203_n

Após 04:10 horas de voo, ainda com 2.033 kg de combustível nos tanques, livramos a pista e nos dirigimos para o estacionamento, descansar e reabastecer a aeronave, pois um longo e novo trecho nos aguardava em breve.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 227419_268533843267691_1506067788_n


GCRR/Lanzarote (ACE) - GVAC/Ilha do Sal (SID)

Enquanto a TRIPulação e passageiros aproveitavam para descansar, a equipe responsável pela manutenção inspecionava a aeronave e reabastecia novamente para o segundo trecho do traslado. Partindo das Ilhas Canárias, no início da noite do mesmo dia 29, com destino ao Arquipélago de Cabo Verde. Tudo o avião pronto e programado para a viagem, o Comandante Nedel liberou o embarque. Antes do entardecer, percebemos que mais uma nova jornada iniciava-se. Uma van nos pegou no hotel e nos levou até o aeroporto, onde encontramos nossa linda máquina. Incrível Ilha do Sal, aí vamos nós!
Para essa perna, utilizamos a SID GRAN CANARIA 3M, decolando a partir da cabeçeira 03. Fora do solo as 21:16Z (também horário local), iniciamos uma curva à esquerda para interceptar a radia 220 graus do VOR SAL (115.30 CVS). Já nos encontrávamos sobre o oceano, apreciando o entardecer com o visual do arquipélago. Mais 903.1 milhas náuticas estavam por vir. Teria uma duração levemente menor do que o primeiro trecho.
Nivelados no nível de voo 180, começou-se os preparativos para nossa janta. Surpreendentes! Era servido na bandeja uma entrada de salada de pequenos camarões e como prato principal, salmão poché e tagliarini ao molho branco. Um pavé com framboesas e um confiável tinto do sudoeste francês, degustado no copinho de plástico, tornaram o momento especial.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 545311_268533933267682_1455605586_n

Com o Arquipélago de Cabo Verde na proa, iniciamos nossa descida através da STAR PISPU 1S, para pousar na cabeçeira 19. No solo, controlado, as 00:58Z (também horário local), iniciamos nosso taxi até o estacionamento. Os motores foram cortados a 01:03Z. Esse segundo trecho teve duração de 03:25 horas. Todos se dirigiram ao hotel para descansar novamente, pois o trecho sobre o Atlântico seria o mais longo desse traslado.


GVAC/Ilha do Sal (SID) - SBRF/Recife (REC)

Após um pernoite na Ilha do Sal, em função da necessidade de cumprirmos com o descanso regulamentar mínimo de 16 horas para os pilotos, poderíamos prosseguir nossa viagem. Era noite do dia 01 quando a TRIPulação, juntamente com o restante da equipe, se apresentou no Aeroporto Amilcar Cabral.
Enquanto a aeronave era abastecida, nossos Comandantes acertavam os últimos detalhes junto ao despacho aduaneiro. Consultaram, minuncioasamente, a meteorologia para a rota e, enfim, programaram nossa rota na super máquina. Estava tudo pronto para que a Azul Virtual.org cruzasse o Atlântico, pela primeira vez. Como dito anteriormente, essa era a rota mais longa do traslado, com aproximadamente 1649 milhas náuticas. A duração estimada para esse trecho era de 05:30 horas. Brasil, estamos chegando!

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 426221_268977556556653_359756388_n

Após o contato do comandante com a torre de Amilcar Cabral, a mesma autorizou nossa decolagem. A pista usada seria a 01 e a SID a ser cumprida seria a BULVO 1K. O vento vinha de 040 graus com intensidade de 11 knots. A decolagem foi tranquila e apreciada, haja vista a beleza do Arquipélago de Cabo verde.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 565024_268977543223321_592034132_n

A rolagem iniciou-se as 22:35Z (horário local). Quando fora do solo, trem de pouso e flaps recolhidos, ascendemos ao nível 210, inicialmente. Pois a aeronave estava com o limite máximo estrutural de decolagem, diante da ousada travessia do Atlântico. O penúltimo trecho, e o mais esperado estava começando.
Após, aproximadamente, 180 minutos, enquanto os passageiros descansavam, nosso Comandante resolver subir para o FL240, pois a aeronave estava mais leve. Ainda, seria possível uma maior economia de combustível. Incrível, também, foi a estabilidade com que o voo foi levado. Sequer tivemos uma turbulência. Mesmo cruzando a zona de convergência intertropical, cuja atmosfera é notoriamente instável, enfrentamos condições adversas.
Faltava pouco para ingressarmos no espaço aéreo brasileiro. Logo após esse feito, foi possível avistar, bem lá embaixo, o Arquipélado de Fernando de Noronha (FNO), pertencente ao Estado de Pernambuco. Lindas ilhas!

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 198675_268977376556671_1527014239_n

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 557661_268977419890000_1753541154_n

Quando a costa brasileira foi avistada, faltava pouco para, também, avistar nosso destino. O Aeroporto Gilberto Freire, no Estado de Recife. Após o cumprimento da chegada instruída pelo controle, e a transferência para a torre, obtivemos a autorização de pouso a 01:54 horas (04:54Z), horário local.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 246780_268977513223324_1797427623_n

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 156530_268977456556663_701078884_n

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 253021_268977529889989_68710541_n

Tocamos a pista a 01:56 horas.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 182509_268977486556660_1704809031_n

Após 06:12 horas de voo, restaram 1.424 kg de combustível em nossa aeronave. Apesar do voo ser tranquilo, a viagem, em si, foi muito cansativa. Após o processo alfandegário e controle de passaporte, fomos levados para um bom hotel. Merecíamos um belo descanso, pois, no próximo entardecer deveríamos estar prontos no aeroporto, para partir em direção ao nosso destino final. Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.


SBRF/Recife (REC) - SBCF/Confins (CNF)

Nessa última etapa do voo, não seria necessário completar os tanques da nossa aeronave. A mesma foi carregada com 3.139 kg de combustível. Esse último trecho possuía 881 milhas náuticas.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 302855_274485236005885_1862454665_n

Era noite do dia 02 de setembro de 2012, exatamente as 18:39 horas, horário local, a aeronave deixa o solo do nordeste rumo à Confins, em Minas Gerais.
Após estabilizarmos no nível 200, estávamos ansiosos, tanto pela nossa última refeição à bordo, devido ao excelente trabalho de nossa equipe, como pela nossa chegada à Minas Gerais. Estávamos contando as horas. Enquanto isso, apreciávamos um jantar simples: filé com legumes cozidos, pão e manteiga e pudim de leite.
Após nossa última refeição a bordo do PR-ATV, o Comandante emitiu os avisos sonoros para atar-mos o cinto, indicando que o pouso estava próximo.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 308035_274485329339209_273653982_n

Com a pista 16 na proa, estabilizado no localizador, descemos com o glide slope perfeito, haja vista o vento estar calmo no momento da aproximação.

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 29804_274485396005869_646630462_n

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual 644658_274485429339199_2021173897_n

Tocamos o solo as 22:29 horas local, entusiasmados por demais. Além desse ter sido um feito histórico para a Azul Vitual.org, nossa malha estava ganhando um novo integrante. Os motores foram cortados as 22:32 horas.
Para o traslado ter sido efetuado com sucesso, foi preciso superar as 4.593 milhas náuticas voadas. O tempo de operação, de calço a calço (block time) foi de 19:13 horas. Partimos do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul, do continente Europeu, cruzamos o continente Africano, até a América do Sul. Sobrevoamos por 4 países, consumindo 11.096 kg de combustível.
Tendo em vista o esforço dos nossos Comandantes, Gustavo Nedel e Marcio Funashima, do Diretor Gabriel Chaves Borba, o Presidente Danilo P. Araújo Filho, nossos Diretores de Treinamento Bernard Pitanga e Alvim Spinola, e em nome de todos que, direta ou indiretmente, fizeram parte desse traslado, é com prazer que a Azul Virtual.org apresenta o PR-ATV, "Magia Azul".

Gustavo Nedel
03/10/2012
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Jonathan Dias Sáb 17 Nov 2012, 20:02

Belo e bem detalhado relato! reverencia

_________________
Jonathan Dias
Jonathan Dias
Jonathan Dias
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/06/2012
Mensagens : 209
Reputação : 3
Idade : 28
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por CmteDouglas Sáb 17 Nov 2012, 20:37

reverencia
CmteDouglas
CmteDouglas
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 122
Reputação : 20
Idade : 30
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano Dom 18 Nov 2012, 01:58

Valeu Jonathan! Realmente o relato do Nedel esta muito detalhado ! Very Happy

Douglas, thumbsup wink

sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Bruno Nascimento Dom 18 Nov 2012, 22:57

Baita relato, o meu ficou no chinelo hahaha

Abração Sérgio!
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 36
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por pablowhispers Qui 22 Nov 2012, 00:41

Belas imagens, o ceu da primeira shot ta magnifico! thumbsup
pablowhispers
pablowhispers
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/09/2012
Mensagens : 57
Reputação : 1
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano Qui 22 Nov 2012, 10:43

Bruno Nascimento escreveu:Baita relato, o meu ficou no chinelo hahaha

Abração Sérgio!

Valeu Bruno!
Realmente ficou bem detalhado e com imagens muito boas o relato do Nedel!

No chinelo nada ! O seu esta show também! Very Happy


pablowhispers escreveu:Belas imagens, o ceu da primeira shot ta magnifico! thumbsup

Pois é! quem dera eu poder rodar o meu FS9 com essas configs.... Very Happy
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por danielsantana Qui 22 Nov 2012, 10:55

Bem bonitas as shots! a frente desse atr só me lembra o zorro.

_________________
CPU: I5 8400.
Memoria Ram: 16GB DDR4 2666mhz.
PV: GTX 1660 6GB.
Fonte: Corsair 500w.
danielsantana
danielsantana
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/03/2012
Mensagens : 912
Reputação : 75
Idade : 37
Simulador preferido : FS 2020
Emprego/lazer : Desenvolvedor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por harmach Qui 22 Nov 2012, 14:25

muito bom o relato, cmte, parabens!!!
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por André Luiz Sex 23 Nov 2012, 14:27

sergiotucano escreveu:O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação

lol lol lol Belo reporte!
André Luiz
André Luiz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 1057
Reputação : 17
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por sergiotucano Sáb 24 Nov 2012, 11:08

danielsantana escreveu:Bem bonitas as shots! a frente desse atr só me lembra o zorro.

Eu acho a frente do ATR bonitona!

harmach escreveu:muito bom o relato, cmte, parabens!!!

Valeu Harmach!

André Luiz escreveu:
sergiotucano escreveu:O PR-ATV - matrícula da aeronave - estava a espera da TRIPulação

lol lol lol Belo reporte!

Valeu André! laughing
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Gabriel Moradillo Qua 28 Nov 2012, 23:53

Mas que belo relato !!! Muito bom mesmo. Parabéns a Azul Virtual pelo novo ATR happy

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual Empty Re: Relato, Translato da aeronave ATR PR-ATV "Magia Azul" da Azul Virtual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos