Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Duvida sobre VOR e Navegação  Gse_multipart13851

Duvida sobre VOR e Navegação

4 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por GusttavoRufino Seg 22 Out 2012, 21:41

Olá companheiros, estou com uma duvida que está me matando mad , ja pesquisei em tudo e não achei nada, aeronaves que não possuem o equipamento de medir a distancia do VOR (DME) como faço pra medir a distancia? Aeronaves do tipo Cessna 152 e o Paulistinha por exemplo, qual é o tipo de navegação que usamos nessas aeronaves, VOR, NDB ou apenas no VRF? Essas perguntas podem parecer tolice Embarassed é porque eu apenas voava no FMC, valeu ai galera happy
GusttavoRufino
GusttavoRufino
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 22/10/2012
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por Vagner735 Seg 22 Out 2012, 22:24

Ai não tem jeito amigo ou faz os estimados, calculando proas, tempo e distância ou usa o GPS... Paulistinha que eu conheço não tem equipamentos para voo IFR é tudo VFR! Caso só tenha o VOR/ADF poderá saber a Radial/QDM,QDR mas não a distância por meios diretos.

Vagner735
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/09/2011
Mensagens : 19
Reputação : 3
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por cafejava Seg 22 Out 2012, 22:35

Desculpe amigo mas tenho que te falar uma verdade. Você começou no simulador da pior maneira possível. Mas fique tranquilo, ainda há tempo para reverter essa situação. Procure livros, artigos e até mesmo tutoriais de navegação aérea. Aprenda o básico sobre aeronavegablidade, inicie com vôos vfr, e depois vc pode fazer vôos ifr com o auxilio do ndb e vor.

Uma coisa posso te garantir, se você encarar o simulador, da forma mais real que conseguir seus vôos serão completamente diferentes e muito mais emocionantes.

Boa sorte e qualquer coisa e só perguntar.
cafejava
cafejava
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 41
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por GusttavoRufino Seg 22 Out 2012, 23:29

Muito obrigado, a partir de hoje vou começar a voar VFR, e depois irei para o IFR ;]

_________________
"Dizem que quem sonha alto o tombo é grande, mas esqueçeram de perguntar se eu tenho medo de cair."
GusttavoRufino
GusttavoRufino
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 22/10/2012
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por cafejava Ter 23 Out 2012, 00:31

Legal gustavo, agora respondendo a sua pergunta. Mesma sem o DME e possível saber a distancia de uma estação VOR.mSe você planejar seu vôo, com o uso de uma carta da região, e uma régua, você consegue estabelecer checkpoint que no começo podem ser referencias visuais no solo.Como uma cidade, entroncamento de uma rodovia, lago ou aeródromo. Você deve medir a distancia desde ponto em relação ao VOR.

EU uso o FSNavigator para fazer os meus planejamentos de VÔO. Mas você pode usar outro, ou até mesmo utilizar um caderno e caneta.

Obviamente não e um método de precisão, mas já ajuda um bocado.

Outro modo que utilizo e ao bloquear uma estação para se afastar dela, e cronometrar o tempo de afastamento. Se mantiver uma velocidade constante, e fácil saber a que distancia estarei depois de 5 ou 10 minutos por exemplo. Mas este também não e um método preciso, afinal os fatores como o vento podem afetar a sua noção de distancia do VOR.

Enfim devem existir outros métodos que não citei aqui, alguns mais técnicos que os meus. espero ter ajudado.

cafejava
cafejava
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 41
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por andre_sp Ter 23 Out 2012, 08:47

Seja Welcome GusttavoRufino.

Estou movendo seu tópico para o fórum mais adequado thumbs2

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre VOR e Navegação  Empty Re: Duvida sobre VOR e Navegação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos