Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás Gse_multipart13851

[Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás

Ir para baixo

[Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás Empty [Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás

Mensagem por Amilckar Seg 01 Out 2012, 13:03

Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás

[Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás Aeroporto-de-cabo-frio

Terminal de Cabo Frio receberá R$ 60 milhões até 2014 para atender empresas do setor

VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO



Construído no final dos anos 1990 para receber turistas vindos principalmente da Argentina, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no Rio, se transforma agora para ser um grande centro da indústria do petróleo e gás.

Até 2014, serão investidos R$ 60 milhões na ampliação do pátio de aeronaves e na construção de novos terminais de cargas e passageiros para atender empresas como a Petrobras, a OGX (do empresário Eike Batista) e a BP.

A indústria petrolífera também movimenta outros aeroportos regionais do Estado, como o de Macaé, sob gestão da Infraero (empresa que administra os aeroportos), e o municipal de Maricá.

Só de janeiro a agosto deste ano, o desembarque de cargas em Cabo Frio -máquinas, equipamentos e insumos industriais- vindas do exterior para as petrolíferas cresceu 75,7% em relação ao mesmo período de 2011.

Proporcionalmente, o aumento verificado na cidade é superior ao registrado no transporte de cargas em Cumbica (18,5%) e Viracopos (-5,45%), em São Paulo, e no Galeão (32,4%), no Rio, durante o mesmo período.

Atualmente, três voos cargueiros semanais vindos de Miami (EUA) chegam ao aeroporto. E, há 20 dias, a Libra Aeroportos, atual concessionária de Cabo Frio, fechou acordo com a Lufthansa para cargas de transferência.

Segundo o diretor da empresa, Pedro Orsini, novos voos internacionais poderão chegar a Cabo Frio. "Temos equipes nos Estados Unidos fazendo corpo a corpo e mostrando as vantagens de operar no aeroporto", disse.

Já os embarques e desembarques de passageiros cresceram 48,8% neste ano em relação ao mesmo período de 2011, e os pousos aumentaram 61,7%.

Nos dois casos, a maioria é de funcionários e helicópteros das plataformas de petróleo em alto mar.

"O nosso entendimento é que queremos crescer", disse Orsini. "A concorrência com o Galeão é sadia. Estamos lá para concorrer. Cada um tem seu nicho e a nossa perspectiva é crescer ainda mais", completou.

AMPLIAÇÃO

De acordo com a Libra Aeroportos, serão mais 30 posições para helicópteros, 16 mil m² de área coberta para cargas e um terminal com capacidade para até 1,2 milhão de passageiros por ano.

Atualmente, o aeródromo tem 13 posições para helicópteros (em operação simultânea), 70 mil m² de área de carga (alfandegada) e terminal para 300 passageiros (por voo), além da capacidade de receber aviões cargueiros.

A próxima etapa da Libra é obter autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importação de substâncias para a indústria farmacêutica.

No terminal de cargas, áreas específicas para os produtos já estão construídas.

Fonte: Folha de S.Paulo

Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Aeroporto no Rio cresce com petróleo e gás Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos