Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano  Gse_multipart13851

[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano

Ir para baixo

[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano  Empty [Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano

Mensagem por Amilckar Qui 27 Set 2012, 23:38

Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano





750 funcionários fazem pintura, troca de tecidos e de fuselagem dos aviões.

Centro de manutenção em Confins faz 95% da manutenção estrutural.


Os aviões da Gol vão ter as turbinas pintadas de laranja e o primeiro já está quase pronto no centro de manutenção da empresa do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. É nos quatro hangares, localizados em uma área de 120 mil m², que é feito o “banho de loja” – as tarefas de manutenção estrutural das aeronaves, que são as mais complexas e longas, como troca de fuselagem, banheiros, assentos, freios, pneus e pintura dos aviões.


[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano  Aviao-em-620
Avião da Gol passa por manutenção e tem turbina pintada em Confins (MG)


“Grande parte (da manutenção estrutural), talvez mais de 95%, é feita em Confins por conta da infraestrutura. Há uma série de restrições que muitas vezes inviabiliza mandar um avião para Congonhas”, diz o gerente geral de manutenção do hangar da Gol, Carlos Alberto Costa, se referindo à outra base de manutenção de infraestrutura, em São Paulo. “É impossível conseguir um slot para fazer um teste na cabeceira da pista em Congonhas”, diz.


A cada um ano e meio, ou 5 mil horas de voo, os aviões param por cerca de 11 dias para uma avaliação estrutural no centro. “Quando você para um avião num hangar, tem acesso a áreas que geralmente não tem, remove assentos, chão, piso, banheiro”, explica Costa. Muitas vezes não se trata de atividades complexas, mas geralmente são trabalhosas porque quase desmontam a aeronave.


Com capacidade para fazer a manutenção de seis aviões ao mesmo tempo, com as portas fechadas, o centro de manutenção de Confins deve ser ampliado. “Com isso poderíamos prestar serviço para outras empresas”, diz Costa.


No total, cerca de 2.700 funcionários da área de manutenção da Gol realizam mais de 8 mil tarefas de manutenção por mês. Em Confins, 750 funcionários fazem a parte pesada, que exige equipamento específico e mais tempo, e representa 30% do número de tarefas de manutenção dos aviões da Gol. Os 70% restantes são mais simples e rápidas, que acabam sendo feitas “na linha”, em paradas rápidas em outros aeroportos do país.


[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano  Manutencao-620
Funcionário faz manutenção de turbina


Os quatro hangares do centro de Confins são divididos em tarefas por nível de complexidade. Pintar um avião é atividade para quase um mês: são 15 dias só de polimento e retirada da camada de tinta anterior e outros 10 de pintura. A tinta precisa ser tirada do avião antes de aplicar uma nova camada por conta do peso, que chega a 300 quilos, o que tornaria necessário mais combustível para voar.


Na oficina de interiores são reparados os assentos de passageiros, comissários e comandantes dos aviões e é feito o polimento das janelas, por meio de uma combinação de três lixas que restaura os vidros. Na oficina de rodas e freios, esses equipamentos são trocados. As seis rodas da aeronave (quatro grandes e duas pequenas) são substituídas cerca de duas vezes por mês, a cada 250 ciclos de pousos e decolagens; e os freios, a cada três meses ou 900 ciclos.


Clique aqui e veja a galeria de fotos.


Fonte e fotos: Simone Cunha (G1)
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Aviões da Gol param para ‘banho de loja’ por 11 dias a cada 1,5 ano  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 57
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos