Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A Gse_multipart13851

[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A

Ir para baixo

[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A Empty [Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A

Mensagem por Amilckar Seg 24 maio 2010, 11:09

Boeing anuncia voo de teste do hipersônico X-51A WaveRider no dia 25 de maio



[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A 78fd2de47b4116820

O X-51A Waverider, mostrado aqui sob a asa do B-52 Stratobomber, preparado para demonstrar o voo hipersônico. Equipado com um motor scramjet Pratt Whitney Rocketdyne SJY61, foi projetado para atingir a velocidade de Mach 6. (Foto: U.S. Air Force)

A Boeing Company anunciou na sexta-feira, dia 21, que o X-51A WaveRider fará sua primeira tentativa de voo de teste hipersônico a partir da Base Aérea de Edwards na terça-feira, dia 25 de maio. O veículo aéreo não-tripulado será lançado de um bombardeiro B-52 sobre a costa no extremo sul da California.
[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A 78f16820

Nessa concepção artística podemos ver o X-51A Waverider, após ser lançado do B-52, iniciando sua corrida para atingir a velocidade superônica prevista de Mach 6. (Foto: U.S. Air Force)

Espera-se que o X-51A voe de forma autônoma por cinco minutos – equipado com um motor de combustão supersônica ramjet (scramjet) – acelere para cerca de Mach 6 e transmita grande quantidade de informações para as estações no solo antes de cair no Pacífico e se partir, conforme planejado. Não existem planos para recuperar o veículo de teste de voo, um dos quatro construídos.




“Nesses 300 segundos, nós esperamos aprender mais sobre o voo hipersônico com o uso do motor scramjet que todos testes de voo anteriores combinaram,” disse Charlie Brink, gerente do programa X-51A com a Direção de Propulsão do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL), da Base Aérea de Wright-Patterson. O mais longo voo de teste de uma aeronave hipersônica scramjet, executada pelo X-43 da NASA em 2004, foi mais veloz, mas durou apenas 10 segundos e utilizou menos combustível de hidrogênio logisticamente sustentável.[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A X-51A-Waverider

Nessa imagem pode-se ter uma idéia do tamanho do veículo não tripulado X-51A WaveRider, colocado sob a asa do B-52. (Foto: U.S. Air Force)

O programa X-51A é um esforço de colaboração do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) e da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), com os parceiros industriais Boeing Company e Pratt & Whitney Rocketdyne.[Internacional] Boeing anuncia vôo de teste do Hipersônico X-51A 122109_waverider_800

Em dezembro de 2009 um B-52H do Centro de Testes de Voo da USAF, efetuou voos de testes para verificar o veículo X-51A WaveRider em situação de voo. (Foto: Mike Cassidy / U.S. Air Force)

A tentativa do dia 25 de maio será a única tentativa de voo hipersônico neste ano fiscal, uma mudança nos plano original de testes, o qual previa voar uma vez em dezembro de 2009 e mais três vezes em 2010. Uma combinação de fatores, incluindo uma alta demanda de voos de testes e plataformas para lançamento do veículo, tal como o B-52, contribuiram para a pausa.
“Esse é um X-plane experimental e esse é um teste complicado. Nós sabemos que o cronograma original foi agressivo e nós tivemos a necessidade de torná-lo flexível,” disse Brink. “Ele também é caro, pois precisamos manter uma equipe de engenheiros e de apoio de prontidão e não temos condições de voar quando esse apoio não está disponível. Então nós decidimos efetuar somente um voo hipersônico nesse mês e então daremos uma pausa por alguns meses para juntar mais investimentos.”
Alex Lopez, vice-presidente da Boeing para Sistemas Espaciais & Redes Avançadas, disse que o programa X-51A criará o caminho para as armas hipersônicas e o futuro acesso ao espaço.
“Este tem sido um dos grandes esforços da equipe nos últimos sete anos,” disse Lopez. “Se os testes de voo atenderem até mesmo o mínimo de nossas espectativas, o passo que daremos na tecnologia do motor será o equivalente ao pulo dos motores à hélices pós-Segunda Guerra Mundial para os jatos. Isso será um evento histórico.”
Fonte: Cavok
Assista o vídeo aqui: http://cavok.com.br/blog/?p=11833
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos