Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional Gse_multipart13851

[Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional

Ir para baixo

[Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional Empty [Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional

Mensagem por Amilckar Qua 26 Set 2012, 11:08

Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional
[Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional 2155906
Projeto dos alunos pesa 3 kg, mas vai suportar uma carga de até 12 kg. Competição acontece em São José dos Campos (SP), em novembro.

Do G1 PE




Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão construindo um miniavião de cargas para participar de um concurso nacional de engenharia aeronáutica em São Paulo. O projeto multidisciplinar dos alunos pesa 3 kg, mas vai suportar uma carga de até 12 kg, quatro vezes o peso dela.

Para alcançar a etapa nacional, os pernambucanos tiveram que passar por três fases. “A primeira é projeto, que a gente dimensiona todas as parte do avião. A segunda é a construção do relatório, onde a gente tem que escrever e defender porque fez cada escolha no projeto. E a terceira é a construção, que é essa que a gente está fazendo agora”, explicou Gustavo Pedrosa, aluno de engenharia mecânica.

Para construir a máquina, cada integrante do grupo de onze estudantes dos cursos de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, naval e de produção contribuiu com os conhecimentos específicos da cada área. “A gente pôde investir na gestão do projeto. Isso trouxe um avanço muito grande para a organização da equipe”, informou Hugo Torres, estudante de engenharia de produção.

Os estudantes montaram o projeto com base em programas de computador utilizados pela Agência Espacial Americana (Nasa). O avião batizado de "Asa Branca", em homenagem a Luiz Gonzaga, vai ser controlado por rádio. A pequena aeronave vai voar alto, podendo chegar a três mil metros de altitude. Para suportar o peso, a escolha do material foi bastante específica, indo de fibras de carbono e fibras aramidas a madeira.

O programa educacional do qual os alunos estão participando é para divulgar e promover a troca de experiências na área de engenharia aeronáutica em todo o país. O concurso é em novembro, em São José dos Campos, no ABC paulista. A equipe da UFPE vai disputar o prêmio de melhor projeto com outros 97, de quatro países. "É um processo muito rico de engenharia, e isso tem mostrado a importância de estarem sempre presentes nisso", comentou o professor de engenharia mecânica Armando Medeiros.

A SAE Brasil Aero Design será entre os dias 1 e 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. Quatro equipes vão ser escolhidas para representar o Brasil na etapa internacional, que acontece nos Estados Unidos, em 2013.

Fonte: G1

Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Estudantes da UFPE fazem miniavião para participar de concurso nacional Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos