Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Gse_multipart13851

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Empty [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

Mensagem por Amilckar Qua 12 Set 2012, 14:30

O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-lateral-foto-poder-aereo-580x187

O único quadrimotor Douglas DC-6 preservado no Brasil está no Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo, localizado na cidade de Bebedouro (interior do estado de São Paulo).

Em 1948 a Douglas começou a estudar versões ampliadas do DC-6. A fuselagem foi alongada e motores mais potentes foram incorporados. Surgiram assim o DC-6A e o DC-6B. O primeiro era a versão de carga da aeronave e contava com piso interno reforçado. Porém, externamente a diferença mais marcante estava nas duas portas de carga localizadas na lateral esquerda da aeronave, sendo uma à frente da asa e outra atrás (ver fotos abaixo).

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-porta-de-carga-da-frente-foto-poder-aereo-580x413[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-porta-de-carga-atras-foto-poder-aereo-580x412
A primeira companhia a operar o DC-6 no Brasil foi o Lóide Aéreo Nacional, que encomendou quatro aeronaves do modelo cargueiro (na verdade eram os últimos produzidos pela fábrica) no final da década de 1950.

Assim que as aeronaves foram recebidas o Lóide considerou as aeronaves “grandes demais” e arrendou-as para a Panair do Brasil, que se tornou a primeira operadora do avião no país. Os aviões foram utilizados nas rotas internacionais da empresa.

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-ventral-foto-poder-aereo-580x776Dois dos quatro DC-6A da Panair foram arrendados pelos belgas para a evacuação dos civis do Congo Belga em 1960. Os aviões e as tripulações eram civis, mas muitos voos (ou seriam missões?) tinham perfil militar como decolagens noturnas com luzes totalmente apagadas sob fogo dos guerrilheiros (alguns projéteis chegaram a atingir as aeronaves).

Quando as aeronaves retornaram para o Lóide, elas receberam uma configuração interna luxuosa para transporte de passageiros e foram denominadas DC-6C (mesmo com a pintura desgastada, ainda é possível ler “DC-6C” no topo da deriva). Oficialmente o fabricante nunca reconheceu esta versão. Com a crise econômica logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, o Lóide acabou sendo absorvido pela VASP em 1962.

No final da carreira as aeronaves foram convertidas para a função original, transporte de cargas, e permaneceram voando com a VASP até 1974, quando foram substituídas pelos Boeing 737-200. Naquele ano o PP-LFB foi doado ao museu de Bebedouro. Outras duas aeronaves seguiram para a Bolívia e uma para os Estados Unidos.

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-cauda-foto-poder-aereo-580x354[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6-parte-da-frente-foto-poder-aereo-580x435[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6-foto-poder-aereo-580x433
A versão DC-6B também foi operada no Brasil pela Real Aerovias, que foi absorvida pela Varig em 1961. Estes aviões foram comprados pela FAB em 1970 e transferidos para a Força Aérea do Paraguai em 1975.

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-DC-6A-motor-foto-poder-aereo-580x433

* “Urso Roncador” era o apelido que os DC-6A da VASP receberam em função do barulho que os motores P&W Double Wasp C16 de 2400 HP (foto acima) faziam quando a aeronave atravessava uma zona de turbulência.

Fonte: Poder Aéreo

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Empty Re: [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

Mensagem por andre_sp Qua 12 Set 2012, 14:36

Ótimo post, Amilckar! aplauso

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11831
Reputação : 1176
Idade : 52
Simulador preferido : FSX / MSFS
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Empty Re: [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

Mensagem por Amilckar Qua 12 Set 2012, 14:51

Também gostei André, valeu!!! [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro 652185

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 56
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro Empty Re: [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos