Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


aeroporto - [Brasil] Modernização do aeroporto decola Gse_multipart13851

[Brasil] Modernização do aeroporto decola

Ir para baixo

aeroporto - [Brasil] Modernização do aeroporto decola Empty [Brasil] Modernização do aeroporto decola

Mensagem por Amilckar Qua 12 Set 2012, 14:20

Modernização do aeroporto decola

aeroporto - [Brasil] Modernização do aeroporto decola 13953157

Obras para instalar luzes de aproximação e do centro de pista do Salgado Filho devem ser concluídas até novembro de 2013

KAMILA ALMEIDA




A novela que se estende há 15 anos, cujo enredo inclui promessas e adiamentos para a construção de um sistema que permita operações em dias de nevoeiro no Salgado Filho, pode ter nova data para terminar. Conforme a Infraero, a previsão de entrega das obras de modernização do terminal, avaliadas em R$ 40 milhões, é novembro de 2013.

As melhorias formam os ingredientes necessários para a homologação do Instrument Landing System (ILS, ou sistema de pouso por instrumentos) na categoria 2. Esse equipamento é um sinal eletrônico enviado a partir da cabeceira da pista para direcionar o avião no momento do pouso.

Um dos sistemas em instalação é o ALS 2 (Approach Lighting System, ou luzes de aproximação), que cria uma rampa luminosa para o piloto enxergar a pista. As luzes indicam o eixo, o ponto de toque do avião e a saída em direção ao terminal de passageiros. Para que essa ladeira brilhante funcione, são necessárias diversas adaptações.

A primeira já começou com a substituição das torres de sustentação das luzes de aproximação. Mas as obras mais robustas devem se iniciar até o fim do mês (veja quadro), incluindo a iluminação de LED embutida na pista e o alargamento do acostamento. Hoje, os pousos são feitos com base nas luzes de aproximação antigas, que estão sendo substituídas por lâmpadas mais brilhantes.

– Se o pouso é feito completamente no escuro, não se tem noção de onde se vai, guiado apenas por instrumentos da aeronave. Quando se coloca um sistema de luminárias, o piloto, na hora de descer, verá um campo iluminado. Esse conjunto visual, somado ao de instrumentos, vai proporcionar um pouso mais seguro – explica Adilson Teixeira Lima, gerente regional de engenharia da Infraero.

Quando o novo sistema funcionar, transtornos como os de abril e maio, quando o aeroporto ficou mais de 18 horas fechado, tendem a diminuir.

– A liberação do equipamento é feita pela Aeronáutica e pela Anac, que precisarão de algum tempo depois do término da obra para autorizar a utilização do sistema – diz Lima.

A Infraero garante que não haverá a necessidade de paralisar as operações no aeroporto, já que os trabalhos serão realizados da 1h às 5h45min.

Fonte: Zero Hora

Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
aeroporto - [Brasil] Modernização do aeroporto decola Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos