Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças Gse_multipart13851

[Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças

Ir para baixo

[Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças Empty [Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças

Mensagem por Amilckar Seg 10 Set 2012, 08:40

Empresas dão patrocínio de olho em caças


Enquanto esperam sinais do Planalto sobre a compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), as três empresas concorrentes buscam se aproximar do governo investindo num programa que é a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff.

No limbo desde o fim do governo Lula, a americana Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault decidiram apostar no patrocínio de bolsas para alunos brasileiros pelo Ciência sem Fronteiras.

O programa é bandeira de Dilma e visa promover a expansão de ciência e tecnologia por meio de intercâmbios. Ele já teve 5.978 bolsas implementadas até julho –cerca de 6% do que o governo federal pretende em quatro anos.

Representantes das empresas e dos governos envolvidos na negociação dos caças não escondem a expectativa de que a ação surta resultados na escolha do governo brasileiro sobre o negócio, estimado em até R$ 16 bilhões.

“Acho que demonstrar seu compromisso além da venda de bens ou serviços ajuda qualquer empresa americana”, disse à Folha Francisco Sánchez, subsecretário de Comércio dos EUA, logo depois de se encontrar com representantes da Boeing no Brasil durante visita a São Paulo, na última semana.

O último contato feito pelo governo federal com as empresas interessadas no fornecimento dos caças foi por meio de uma carta, em junho, pedindo a extensão das propostas (termos, condições e valores) até 31 de dezembro.

As ofertas dos caças Rafale (Dassault), F-18 Superhornet (Boeing) e Gripen NG (Saab) haviam sido apresentadas ainda no governo Lula.

ESTRATÉGIA

O diretor de estratégia da Saab, Dan Jungblad, que esteve no Brasil nos últimos dias, também disse “esperar” que a participação ajude na aproximação com o governo.

“No meio-tempo [enquanto a decisão não é tomada], trabalhamos com o Ciência sem Fronteiras e com projetos de transferência de tecnologia e inovação”, disse.

A Saab já selecionou nove estudantes de doutorado e pós-doutorado para terem os cursos financiados em universidades da Suécia. Em 2011, a empresa anunciou que pretendia cofinanciar cerca de cem bolsas.

A Boeing pediu ao governo uma lista com todos os graduandos em engenharia aeroespacial e aeronáutica inscritos no programa –14 já estão estudando nos EUA desde janeiro. A intenção, segundo a empresa, é repetir a concessão de bolsas em 2013.

Representantes do consórcio francês Rafale no Brasil dizem ajudar o governo francês na concessão das bolsas.

Por um acordo assinado em dezembro de 2011, entre os dois governos, a França prometeu 10 mil bolsas.

“Caso o [caça] Rafale seja o escolhido, a parceria entre Brasil e França irá aumentar exponencialmente, tanto para o intercâmbio de estudantes e estágios em empresas francesas quanto para pesquisa e desenvolvimento”, disse, em nota, Jean-Marc Merialdo, do consórcio Rafale.

As empresas não revelam os gastos com as bolsas.

[Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças 12253436

Fonte: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Empresas dão patrocínio de olho em caças Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos