Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Aviação agrícola debatida no Senado Gse_multipart13851

[Brasil] Aviação agrícola debatida no Senado

Ir para baixo

[Brasil] Aviação agrícola debatida no Senado Empty [Brasil] Aviação agrícola debatida no Senado

Mensagem por João Pedro Dom 09 Set 2012, 13:03

O alto preço dos combustíveis de aviação (que representam 32% do faturamento das empresas), a pesada taxa tributária (que come outros 25% do faturamento) e ainda o surgimento de projetos de lei tentando proibir a aviação agrícola no Brasil. Esses foram alguns dos pontos apresentado esta semana ao Senado pelo presidente do Sindag, Nelson Antônio Paim. Foi durante a décima sexta audiência Subcomissão Temporária de Aviação Civil (Cistac).

O encontro foi na quarta-feira e Paim citou também a necessidade de financiamento ou outro tipo de apoio para a formação de novos pilotos (que estão em falta no mercado) e a necessidade de retirar entraves que ainda dificultam o financiamento de aeronaves no País, por parte das empresas aeroagrícolas. O presidente ainda explicou aos senadores que o setor aeroagrícola é o único efetivamente regulado e fiscalizado. O que, aliado à alta tecnologia empregada e à especialização exigida dos pilotos e pessoal em terra envolvido nas operações, coloca a aviação como a melhor opção para diminuir impactos ao meio ambiente.

NÚMEROS

Nelson Paim lembrou que o Brasil tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo, com 1663 aeronaves (segundo dados da ANAC). Um mercado que abriga atualmente 1,4 mil pilotos, 450 agrônomos, 1.330 técnicos agrícolas (especializados em operações aéreas) e 3.827 auxiliares. “A aviação fatura anualmente em torno de R$ 936 milhões e gera R$ 234 milhões em impostos. São cerca de 495 mil horas voadas por ano”, assinala o presidente.

Conforme Paim, a expectativa é de que as informações sensibilizem os senadores quanto à importância da aviação, que, além de proteger as lavouras, é usada também para combater incêndios, no trato de florestas, no plantio de pastagens e até no povoamento de rios e lagos. Sem falar que é uma arma eficiente no combate a vetores.

COMISSÃO

A Cistac foi instalada em fevereiro deste ano, dentro da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. O grupo tem cinco membros e a presidência está a cargo do senador Vicentinho Alves (PR/TO), com relatoria do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB). O objetivo, segundo os legisladores, é verificar até que ponto as políticas públicas estão respondendo à altura às necessidade da aviação civil brasileira.

via

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos