Voo Virtual
Ol�, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda n�o seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conte�dos do site.
Por favor leia as regras do f�rum aqui antes de postar, para evitar advert�ncias e suspens�o.

Cartas STAR552

Cartas STAR

P�gina 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cartas STAR

Mensagem por Jefferson Marques em Qui 30 Ago 2012, 16:55

Boa tarde Pessoal.

Gostaria que os colegas se pudessem me tirassem uma duvida.

Ontem tava fazendo um voo entre recife e petrolina, s� que n�o percebi que petrolina n�o tem carta star, como sou novo com cartas a�reas n�o conclui um voo.

O controle de petrolina me deu aproxima��o visual na pista 13.

Nesse caso que carta eu usaria para o pouso.

Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em: 17/09/2011
Reputa��o: 18
Simulador preferido: FS2004 / FSX
Emprego/lazer: T�cnico e Professor de inform�tica
Nacionalidade: Brasil

Re: Cartas STAR

Mensagem por MrFlyerAviation em Qui 30 Ago 2012, 17:12

Oi amigo,

Eu me sumo ao topico, deste tipo de situa��es, porque muitos aeroportos menores n�o tem algumas cartas para poder voar e neste caso, que fazemos? adoptamos algum outro procedimento padr�o para app e pouso?. Abra�os!

Acho que o que disse � o que eles fazem comumente. Eu nao afirmo por isso disse que "Eu acho" rsrs.

MrFlyerAviation
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em: 29/08/2012
Reputa��o: 4
Simulador preferido: FS2004
Nacionalidade: Argentina

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 17:34

Boa pergunta Afro.

Suponho que voc� estava fazendo o voo segundo as regras IFR. Petrolina n�o possui STAR, mas possui IAC.
O correto � voar direto para o aux�lio b�sico do procedimento, executar um ajuste, se necess�rio, e voar a IAC.

O que aconteceu na verdade est� errado. O controle deveria lhe autorizar a voar o aux�lio b�sico e autorizar a descida at� a MSA do setor. Essa chegada visual para a pista poderia ser sugerida por voc�, a seu crit�rio, caso as condi��es permitissem. Mas se voc� aceita ou n�o � crit�rio seu, podia dizer n�o e o controle teria que lhe autorizar uma IAC. Isso falando de controle de voo real/IVAO porque o ATC do FSX n�o sabe disso, � melhor voar sem ele.

Falando em situa��es no FSX, voc� pode voar conforme falei acima, para o aux�lio b�sico, ou caso esteja voando online o controle pode te vetorar para a final do procedimento. Aqui em Curitiba era bastante comum o controle vetorar a galera quando as STARs estavam suspensas, j� em lugares onde o controle � convencional, sem radar, ele faz o que falei acima e vai lhe autorizando as descidas conforme os m�nimos do setor.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 07/04/2011
Reputa��o: 502
Simulador preferido: FSX

Mensagem por Jefferson Marques em Qui 30 Ago 2012, 20:39

Paulo Stavis escreveu:Boa pergunta Afro.

Suponho que voc� estava fazendo o voo segundo as regras IFR. Petrolina n�o possui STAR, mas possui IAC.
O correto � voar direto para o aux�lio b�sico do procedimento, executar um ajuste, se necess�rio, e voar a IAC.

O que aconteceu na verdade est� errado. O controle deveria lhe autorizar a voar o aux�lio b�sico e autorizar a descida at� a MSA do setor. Essa chegada visual para a pista poderia ser sugerida por voc�, a seu crit�rio, caso as condi��es permitissem. Mas se voc� aceita ou n�o � crit�rio seu, podia dizer n�o e o controle teria que lhe autorizar uma IAC. Isso falando de controle de voo real/IVAO porque o ATC do FSX n�o sabe disso, � melhor voar sem ele.

Falando em situa��es no FSX, voc� pode voar conforme falei acima, para o aux�lio b�sico, ou caso esteja voando online o controle pode te vetorar para a final do procedimento. Aqui em Curitiba era bastante comum o controle vetorar a galera quando as STARs estavam suspensas, j� em lugares onde o controle � convencional, sem radar, ele faz o que falei acima e vai lhe autorizando as descidas conforme os m�nimos do setor.

Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai � onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada � um pouco complicada.

Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 21:56

afropopbrasileiro escreveu:Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai � onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada � um pouco complicada.

N�o tem salada maior que essa...
Larga do ATC. Eu s� uso pra pedir pra decolar e pra pousar, e olhe l�.

Voc� usa algum gerador de tempo externo tipo Active Sky ou o da IVAO? Se usar, d� pra saber o vento do aeroporto de destino e com isso saber a pista em uso. Normalmente vou acompanhando o vento durante o cruzeiro para saber qual a pista que est� em uso e assim j� programo a STAR e a IAC.

Sem gerador externo a �nica maneira de saber �, se voc� usa tr�fego addon, escutar o que o ATC est� passando pra eles e ir nessa. Ou escolhe uma e pousa por conta.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Jefferson Marques em Qui 30 Ago 2012, 22:18

Paulo Stavis escreveu:
afropopbrasileiro escreveu:Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai � onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada � um pouco complicada.

N�o tem salada maior que essa...
Larga do ATC. Eu s� uso pra pedir pra decolar e pra pousar, e olhe l�.

Voc� usa algum gerador de tempo externo tipo Active Sky ou o da IVAO? Se usar, d� pra saber o vento do aeroporto de destino e com isso saber a pista em uso. Normalmente vou acompanhando o vento durante o cruzeiro para saber qual a pista que est� em uso e assim j� programo a STAR e a IAC.

Sem gerador externo a �nica maneira de saber �, se voc� usa tr�fego addon, escutar o que o ATC est� passando pra eles e ir nessa. Ou escolhe uma e pousa por conta.

O atc do fs2004 so uso para decolar, uso o active sky agora a pista em uso para pouso no aeroporto de destino eu n�o sei como saber antes.

Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 22:38

afropopbrasileiro escreveu:O atc do fs2004 so uso para decolar, uso o active sky agora a pista em uso para pouso no aeroporto de destino eu n�o sei como saber antes.

No Active Sky, acredito que nas ultimas vers�es somente, h� uma aba chamada "Flight Plan". L� voc� pode montar um planinho mixuruca colocando a origem, destino e alternativa. Assim ele pega os �ltimos metares de cada aeroporto e te mostra.
No AS2012 tem um bot�o chamado "Refresh Plan" e clicando nele o programa atualiza os metares para os �ltimos dispon�veis, assim d� pra saber o vento e a pista.

Como provavelmente voc� vai perguntar, a pista em uso � aquela em que voc� pousa com o vento aproado, ou seja, em uma pista de rumo 150� voc� pousar� com vento 150�. Em meteorologia aeron�utica, a dire��o do vento indica de onde ele vem. Concluimos ent�o que se um vento vem de 300�, para t�-lo como vento de proa voc� deve voar no rumo 300�, para que seja de cauda deve voar o rumo 120�.
Quando o vento n�o est� aproado � s� diminuir o vento da pista. Exemplos:

1) Vento de dire��o 250� e pista de orienta��es 15/33 (150�/330�). Qual a pista em uso?
Primeiro vamos tentar com a 33: 330� - 250� = 80�.
Agora tentemos com a 15: 150� - 250 = -100�. Portanto fazemos o inverso: 250 - 150 = 100�.

A menor diferen�a ser� a pista em uso, que neste caso � a 33. Como o vento est� quase de trav�s n�o haveria grande problema em pousar na 15 tamb�m.

2) Vento 020� e pista 05/23 (050�/230�). Qual a pista em uso?
Com a 23: 230 - 20 = 210�.
Com a 05: 050 - 20 = 30�.

Portanto a pista em uso � a 05.

Com o tempo isso fica autom�tico, nem c�lculo precisa mais.

thumbsup

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 30 Ago 2012, 22:49

Boa Paulo. Mas vale ressaltar tamb�m, que junto a esse c�lculo deve ser acrescentada a declina��o magn�tica do aeroporto, que pode ser encontrada na carta ADC do aer�dromo. Tem um site que possui um script que faz esse c�lculo automaticamente: http://webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/

Jo�o Pedro Duarte
PC SPECS: i7-4770 | 8GB HYPERX FURY 1600MHz 2X4GB | 1TB SATA 3Gb/s (7200 RPM) | EVGA GTX 770 SC | Kingston V300 60GB

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 30/11/2011
Reputa��o: 143
Simulador preferido: S�rie FS
Emprego/lazer: Estudante

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 22:52

Jo�o Pedro escreveu:Boa Paulo. Mas vale ressaltar tamb�m, que junto a esse c�lculo deve ser acrescentada a declina��o magn�tica do aeroporto, que pode ser encontrada na carta ADC do aer�dromo. Tem um site que possui um script que faz esse c�lculo automaticamente: http://webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/

mad Sh*t happens lol
� isso a�, esse procedimento que eu passei levou em conta somente os rumos verdadeiros.
Na verdade precisa somar ou diminuir a declina��o mang�tica do aeroporto no vento e depois fazer o c�lculo com as pistas.

Eu uso como n�mero m�dio 15�W pois a maioria dos aeroportos que eu voo s�o pr�ximos a 18�W, que no c�lculo seria somado ao valor do vento. Caso fosse 18�E seria diminuido do vento.

Ponto pra voc� Jo�o!

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 30 Ago 2012, 22:57

�... Confesso que tem aeroportos que para o pouso eu s� checo a temperatura, j� quem tem algumas pistas neles que s�o verdadeiros elefantes brancos como: a 32 em SBJP, 36 em SBRF, 31 em SBFZ, 24 em SBBE, 28 em SBSV, 32 em SBCF e deve ter v�rios outros. Esses � mais dif�cil o mundo acabar do que essas cabeceiras estarem em uso. lol

Jo�o Pedro Duarte
PC SPECS: i7-4770 | 8GB HYPERX FURY 1600MHz 2X4GB | 1TB SATA 3Gb/s (7200 RPM) | EVGA GTX 770 SC | Kingston V300 60GB

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 23:00

Jo�o Pedro escreveu:�... Confesso que tem aeroportos que para o pouso eu s� checo a temperatura, j� quem tem algumas pistas neles que s�o verdadeiros elefantes brancos como: a 32 em SBJP, 36 em SBRF, 31 em SBFZ, 24 em SBBE, 28 em SBSV, 32 em SBCF e deve ter v�rios outros. Esses � mais dif�cil o mundo acabar do que essas cabeceiras estarem em uso. lol

Fato! lol
32 de SBCF � a que mais se destaca, nunca pousei l�. A 36 de SBRF � uma que eu s� pousei umas 2x. 28 de SBSV umas 2x j� tamb�m.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 30 Ago 2012, 23:03

Ahhhh. Porque eu nunca tenho essa chance? Moro em Recife a 6 anos e moro na rota do ILS da 18. N�o tem um dia que um avi�o n�o passe ali. � um verdadeiro elefante branco... A 28 de SBSV j� deve ter ca�do algumas vezes (por isso possui o ILS). Acho que devia-se instalar o ILS na 33 de SBKP tamb�m... N�o faria mal a ningu�m.

Jo�o Pedro Duarte

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 23:07

Jo�o Pedro escreveu:Ahhhh. Porque eu nunca tenho essa chance? Moro em Recife a 6 anos e moro na rota do ILS da 18. N�o tem um dia que um avi�o n�o passe ali. � um verdadeiro elefante branco... A 28 de SBSV j� deve ter ca�do algumas vezes (por isso possui o ILS). Acho que devia-se instalar o ILS na 33 de SBKP tamb�m... N�o faria mal a ningu�m.

Como n�o tem muito sentido fazer uma pista com uma cabeceira s�, que fique assim lol
Aqui em SBCT 80% do ano � a 15, os outros 20% � a 33.

Curiosamente, sempre quis fazer o ILS da 15 na real. Quando estava fazendo o meu IFR ca� numa epoca que s� ia pra 33. O santo dia que consegui um ILS na 15 e queria ver o ALSF-2 funcionando, o maldito estava em manuten��o lol Agora s� daqui um ano mais ou menos quando eu vender meu rim e fazer o multi.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Jo�o Pedro em Qui 30 Ago 2012, 23:17

Vender o rim... Essa foi peso. Mas � assim. Boa sorte na sua forma��o Paulo! Sucesso para voc�. Espero um dia chegar a esse n�vel. Por enquanto eu fico no FS e fazendo spotting da janela do quarto. Quem sabe um dia eu posto as fotos. Hoje passou um C-130 no ILS (adivinha de onde...). Quando saquei o celular do bolso, o maldito j� tinha sumido mad Fica pra pr�xima.

Jo�o Pedro Duarte

Jo�o Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 23:21

Jo�o Pedro escreveu:Vender o rim... Essa foi peso. Mas � assim. Boa sorte na sua forma��o Paulo! Sucesso para voc�. Espero um dia chegar a esse n�vel. Por enquanto eu fico no FS e fazendo spotting da janela do quarto. Quem sabe um dia eu posto as fotos. Hoje passou um C-130 no ILS (adivinha de onde...). Quando saquei o celular do bolso, o maldito j� tinha sumido mad Fica pra pr�xima.

Obrigado!
Pode ter certeza que voc� vai conseguir, � s� focar no objetivo e estudar, o que interessa e o que "n�o interessa". As vezes aquele manual do Piper Seneca que voc� acha na internet n�o serve pra muita coisa agora, mas � conhecimento adquirido que pode ser �til no futuro...

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino

P�gina 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum